aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
04-11-2013, 6h04

‘Dirceu deve se livrar de pena de quadrilha; Barbosa pediu ajuda a ex-ministro’

Para Almeida Castro, Barroso e Zavascki serão decisivos; ele diz que Joaquim Barbosa pediu ajuda a Dirceu para chegar ao Supremo
191

Antônio Carlos de Almeida Castro afirma que “a tendência é que caia a imputação de formação de quadrilha” contra José Dirceu. Para o advogado, dois “novos” ministros do STF, Roberto Barroso e Teori Zavascki, darão votos decisivos para rever condenação pelo crime de quadrilha na análise dos embargos infringentes. Almeida Castro defende a “tese antipática” de que a TV Justiça não transmita julgamentos penais. “Processo penal não pode virar esse espetáculo que virou o processo do mensalão.” Ele conta bastidores da indicação de Joaquim Barbosa para o Supremo, que teria pedido ajuda a Dirceu, então na Casa Civil do governo Lula. Afirma ter apresentado Barbosa a Dirceu. “[Barbosa] fez toda a força do mundo que podia fazer [para chegar ao Supremo]”, diz Almeida Castro. Segundo ele, Barbosa teria lhe dito: “Eu tenho excelente currículo. Preciso me aproximar das pessoas”. Na reunião, Dirceu teria dito a Barbosa: “O ideal é que o sr. não precisasse falar comigo, porque, em tese, o sr. pode me julgar no futuro”.

Pergunta 5 – ‘Pecha de quadrilheiro é o que mais incomoda Dirceu’

Pergunta 6 – TV Justiça não deveria transmitir julgamentos penais

Pergunta 7 – Barbosa recorreu a Dirceu para chegar ao Supremo

Clique aqui e assista ao bloco 3

 

Comentários
191
  1. Joaquim Salvador do Brasil disse:

    Isso deixa claro que a indicação de um Juíz para o Supremo é entendida pelo chefe de governo que o indica, como uma troca de favores. Trata-se, portanto, de uma suprema “aparelhagem” das instituições. Não duvidamos que, a uma certa altura, tenhamos que reverter todo esse processo e o Brasil ter que formalizar um pedido de desculpas a esses mensaleiros e pagar-lhes uma justa indenização pelos aborrecimentos sofridos. Não duvido que isso ocorra porque seria o que merecemos.

    • Ozenir Ferreira da Silva disse:

      Vc falou tudo amigo!

    • rruan carvalho disse:

      ISSO É HISTÓRIA DE QUEM AMAM CORRUPTOS E A CORRUPÇÃO. NÃO É A CARA DO DR.JOAQUIM BARBOSA QUE É UM HOMEM HONESTO E DE BEM

    • Wilton Araújo disse:

      Caro conterrâneo Joaquim, todos nos sabemos que o judiciário brasileiro é nada mais nada menos que;LACAIO DO EXECUTIVO A SERVIÇO DO LEGISLATIVO.Em memoria de Afonso Arinos me prove o contrario se for capaz?

    • Moacir de Albuquerque Cordeiro disse:

      Parabéns pela lucidez do comentário. Que Deus nos ajude. Está cada vez mais claro que a forma de preenchimento das vagas para as cortes não pode permanecer como está. Já chega os TCEs e TCU.

  2. Iolanda disse:

    O fato do Ministro Barbosa ter recorrido à ajuda de terceiros não diminui em nada seu caráter, ao contrário, cumpriu muito bem o seu dever de cidadão e ministro.

  3. paulo disse:

    Muito boa a matéria, isto mostra que ainda existem pessoas de caráter, o fato de ter que pedir indicação ao executivo para ser ministro não significa pactuar com a roubalheira e safadeza que fizeram, isto eleva ainda mais o prestígio do Joaquim Barbosa, que diante do crime condenou este bando de ladrões dos cofres públicos..

  4. Diógenes disse:

    Agora entendo porque esses marginais são “inocentes”.

  5. douglas disse:

    Caro Kennedy gostaria que no Brasil tivesse-mos uma justiça verdadeira, não essa fantasia que só incita o povão que vai a trás do que divulga a imprensa, gostaria que a imprensa entrevistasse o jornalista Raimundo Pereira, acredito que o mensalão vai tomar novos rumos.

    • PEDRO disse:

      Douglas nao ha entrevista que va fazer äquele mensalao”virar uma coisa seria por mais que se mude a forma os ministros, as entrevistas e as midias.

  6. clayton disse:

    Recomeça o jogo e o vale tudo. Falar é fácil, provar é que são elas. Jogar bost no ventilador pode ser um recurso para desacreditar a tudo e a todos. Realmente, esse brasil não é um país sério.

  7. benedito morais de carvalho (benê) disse:

    Comprova mais uma vez a seriedade do Ministro Barbosa, mesmo “indicado” “apresentado” ou sei lá o que, pelo o Sr José Dirceu, o Ministro está aplicando a Lei.

    • Edival Medeiros disse:

      Na verdade o nome do Ministro Barbosa foi sugerido pelo Frei Beto para atender uma “jogada de Marketing” de Lula que queria indicar um afro descendente para o STF. Só que o Molusco se ferrou porque acabou nomeando uma pessoa íntegra que não se curvou aos interesses da máfia que detem o poder no país.

  8. Darcy Duarte disse:

    Bom dia. Pelo visto, o senhor Joaquim Barbosa também se valeu de favores. Darcy Duarte

  9. orlando disse:

    Como dizia o Ministro da Justiça Armando Falcão(Governo Militar) “nada a declarar”.

  10. LAUDENETE TREZENA disse:

    EU JÁ SABIA.

  11. Davidson Filipe disse:

    Comungo da tese do nobre advogado, a voz do povo nunca foi ou será a voz de Deus. Motivo: pelo povo teriam pedido a morte ou prisão perpétua de Jose Dirceu e dos demais réus. Justiça, no Brasil, não é feita desta forma, salvo no caso de guerra declarada.

  12. Elaine Guedes disse:

    Gostei muito de ver as coisas por esse prisma, faz sentido. Temos que considerar o momento e o que leva a sociedade a querer acompanhar de um julgamento, um grande ponto também. As práticas acompanham o momento, e considerar o que ele diz é também pertinente.

    NO entanto o título da matéria sugere outro ponto de vista, tem entrelinhas bem mais maldosas nela.

  13. osman neves disse:

    Deverá não. Vai absolver. Isso é tudo uma farsa, não EXISTE justiça no Brasil para os poderosos. Só para os pobres.

  14. Darcy Duarte disse:

    Obrigado pela atenção. Darcy Duarte

  15. MARIO SANTANA disse:

    José Dirceu é um brasileiro que lutou pela democracia e tem uma história patriótica por isso recai sobre si essa acusação irreal de formação de quadrilha, e se for julgado é por ter comprado as prostitutas do Congresso, coisa que sempre houve desde o Império.

    • Luis Antonio Leme de Calais disse:

      Se Zé Dirceu foi algo, não o justificava ser traidor; pois devia ser íntegro e fazer para o povo, não para si e aos seus, nos ferrando e abandonando aos dentes de sempre dos nossos algozes do sistema que a tudo corrompe e faz pra não largar a ‘rapadura’. Barbosa haverá de discernir o justo entre gratidão e gratificação, desta vez- espero!

  16. MARIO SANTANA disse:

    José Dirceu é um brasileiro que lutou pela democracia e tem uma história de luta contra a ditadura militar, por ser um dos articuladores do governo PT as ratazanas que deixaram o poder denunciaram a praxe que faziam quando governo (compra de votos). Portanto merece ter a pena reduzida, tirando a mesma em liberdade.

    • Rubens disse:

      Este tal de Zé Dirceu não fez nada para ninguém há não ser para ele próprio, se deve reduzir a pena dele você que cumpra o restante que faltar no lugar dele.

  17. luiz carlos wilcke disse:

    E agora JOSE, ou melhor BARBOSA…………Se gospe no prato que nos deram pra matar a fome, ou ajudamos o dono a lavar o mesmo????????
    A lei acima de tudo, mesmo sendo ajudado pelo reu???????????

  18. Sempre fui a favor que para chegar a corte mais alta do país o juiz precisa passar pelas instancias menores como uma carreira profissional, fazer cursos e concursos. Desta forma com o afunilamento e após determinada idade o juiz se aprovado dentro dos requisitos propostos poderá chegar ao Supremo. Sou contra indicação política, isto cheira rabo preso.

  19. Marino disse:

    Barbosa, acredito não ser verdade. Mas se até tu, tchao !!!!! defenda-se home se isto vai te macular

  20. MOSSUETO disse:

    A situação neste país está muito seria, vamos acreditar em quem? O tio Barbosa que parecia o ultimo baluarte da moral e dos bons costumes, está comendo nas mãos do “home”, como será os pobres mortais?

  21. Leonardo disse:

    Somente um leitor muito, mas MUITO ingênuo acreditaria que o ex-ministro José Dirceu diria algo tão cândido e puro como “O ideal é que o sr. não precisasse falar comigo, porque, em tese, o sr. pode me julgar no futuro”….

  22. Se for verdade,isso mostra o quando o Ministro Joaquim Barbosa é correto em seus julgamentos e não alivia para nenhum bandido,por mais importante que seja.
    O José Dirceu me dá nojo.Nunca vi um cara tão cínico.E seus advogados são iguais a ele,dinheiro compra sua moral.
    Por mim esses mensaleiros já deviam estarem presos.

    • luiz disse:

      Lamentavel, mas vc esta iludido mesmo, foi so a imprensa falar que esse sujeito (joaquim barbosa) era o “salvador da patria” pra todos acreditarem, ora vejam que quem colocou ele no poder maximo do STF, foi o Sr. Lula e vcs acreditam.

  23. WELINGTON CARDOSO disse:

    VEJA A NECESSIDADE DE SE MUDAR A FORMA DE GALGAR O POSTO DE MINISTRO DO STF. NÃO SE DEVE MISTURAR “POLÍTICA” COM AS FUNÇÕES DE JULGADOR, AINDA MAIS DO STF, POIS HÁ PERDA DA AUTONOMIA, DANDO CERTEZA DA TROCA DE FAVORES E DO DESMANDO NO PODER JUDICIÁRIO, ASSIM COMO OCORRE NO LEGISLATIVO E NO EXECUTIVO. ENTENDO, INCLUSIVE, QUE DEVERIA PROIBIR MINISTROS DO STJ E STF, APOSENTADOS, DE ADVOGAR.

  24. orlando disse:

    Todo processo público, seja penal ou não, deve ser transparente!!! As jogatas ocorrem por trás dos bastidores do judiciário, é mentira que ele é todo técnico…isso será para os pobres apenados, não para os de colarinho ‘limpinho’ lavado na base do dinheiro escuso, por trás dos bastidores, dos bilhetinhos passados pelos advogados de defesa dos criminosos aos jultadores em seus gabinetes…há tantos casos espúrios assim…as paredes não contarão jamais!!!

  25. Considero natural que qualquer cidadão almeje, dentro de sua profissão, o posto mais alto. Assim é o funcionário de uma empresa que quer ser gerente ou diretor, o jogador de futebol que deseja ir para a seleção do país, o pesquisador que espera coordenar uma equipe que trata de um assunto de impacto na sociedade e assim sucessivamente. O que me impressiona é este número, pouco explicável, de insinuações a respeito dos méritos deste brasileiro, de origem humilde que chegou ao topo de sua carreira. Assisti a todo o julgamento do mensalão e o que observei foi uma conduta firme do presidente do Supremo que pareceu-me não demonstrar qualquer atitude que se confuda com um sentimento de gratidão pelo recebimento de algum favor ilegal.
    Estes depoimentos, a menos que apresentem elementos mais robustos não alteram a minha posição de honrar e respeitar o ilustre Ministro.

  26. Claudio disse:

    Kennedy…Kennedy.. e se for assim? Quantas vezes o Gilmar Mendes defendeu o Serra? Vocês estão apavorados se o Dirceu não for condenado por chefe de quadrilha? por que? Qual é ,a da imprensa? Para os que não agem como gado levado pelo sinos no pescoço, sabem muito bem quais são os interesses da grande mídia que agem por baixo do pano e na maioria das vezes em cima do pano mesmo. Essa atitude constante de bater na Dilma mostram bem isso. Vendem um peixe estragado para os leitores quando o peixe está vivo e cheira bem. Afinal, até quando isso vai continuar?? até quando as bolas vão bater na trave do Serra e a imprensa vai chutar pra escanteio??? Caso Alston por exemplo… até quando??? Vcs tem partido e ponto final.

  27. Zenon Ferreira dos Santos disse:

    O fato de o senhor ministro Barbosa ter pedido ajuda a Dirceu, não significa que tenha obrigação moral de inocentá-lo. Naquela ocasião o José Dirceu parecia ser um político honesto. Espero que o Exelentíssimo Sr. Barbosa não decepcione o povo.

  28. Entrevista histórica, parabéns Kennedy!!!

  29. Couto disse:

    O mensalão se tornou um show da mídia. Não sei com quais intenções. As opiniões de diversos especialistas do Direito a respeito dos crimes, são conflitantes. Uma pessoa isenta pode concluir que o julgamento foi político. O justo, se fosse possível, seria começar tudo de novo

  30. douglas disse:

    Todo mundo já sabe disso!
    Qual ministro que esta lá não teve indicação para o supremo? supremo entre aspas!
    Só me indigna essa postagem por já terem usado a mesma tática antes da condenação!

  31. Faz tempo que fazem campanha para desmoralizar Joaquim Barbosa.Veja como as pessoas são tão baixas,quando a assunto é perder poder.Que mundo nojento é esse dos politicos do Brasil,principalmente aqueles que mais criticava seus adversarios politicos,como se tivessem uma mora inlimbada.São pequenos e não adianta ter dinheiro.

  32. André Almeida disse:

    Que amigo ingrato!!!!

  33. LULA JOSE DIRCEU DILA disse:

    Soh entra quem faz parte do time, porém aso homens de bem, faz seu papel sem precisar se vender, quem sabe estamos começando um novo PAIS.

  34. julio disse:

    Estão querendo manchar a reputação de Barbosa. Se ele pediu i8sso não faz dele um quadrilheiro.

  35. Johnny disse:

    Isso já é público e notório há muito tempo. Tem gente que ainda chama o Barbosa de “ingrato” pelo rigor com que ele relatou a ação penal 470.

  36. Carlos Fonseca disse:

    Prezados boa tarde,

    Até o Joaquim Barbaridade tem rabo preso.

    Atenciosamente,

    • joao pelizario disse:

      concordo, esse , tem muito rabo preso, SIM, porque a quem ele favoreceu no passado, para conseguir , gente que o indicasse até o zé Dirceu, a mau ver , esse ministro, só faz tipo, tanto que já esta pensando , em se candidatar a presidente, ou sei lá o que, quando sair do stf.. e ai como fica ,,,

  37. Nesta altura todo mundo jã conhece o Joachin.

  38. EMILIANO LUIZ GIANNETTI disse:

    MAIS UMA PROVA QUE BARBOSA É HONESTO.

  39. Silva, G ferreira disse:

    A cada dia se sabe de algo no reino da podridão. Não quero acreditar, mas, acreditando…

  40. a carlos disse:

    bom se o dirceu indicou o barbosa, foi a única coisa boa que ele, dirceu, fez no mundo.

  41. AGUINALDO disse:

    Isso mostra que ele tem caráter.

  42. Celso Teixeira disse:

    Esse é mais um que vendia seu peixe como um nobre da justiça…
    Farinha do mesmo saco…

  43. Melo disse:

    Barbosa é o orgulho do povo brasileiro.Dirceu é a vergonha. Têm muitos brasileiros presos porque roubaram um celular e este senhor esta livre denegrir a imagem do ministro Barbosa. Porque o Dirceu tem medo da TV Justiça ? Deveria ser o DATENA.

  44. Oliveira Castro disse:

    simplesmente é uma vergonha, todos já sabiam de tudo isto, fala Joaquim

  45. Wagner Prestes disse:

    Esse cidadão acha que o povo não pode aplaudir a justiça quando se faz justiça?
    pensa que tudo deve ficar escondido para encobrir as falcatruas?
    Todo mundo se esforça para subir na vida, isso não quer dizer que devemos compactuar com criminosos para ter sucesso. logo se vê que a postura desse cidadão é de comunista.

  46. DANTAS disse:

    Interessante será que Barbosa já empossado esqueça a indicação de Dirceu e corte o malfadado vínculo e doravante faça valer a postura que tanto prega em relação à verdadeira aplicação da justiça … Pergunta-se. Será que fará isso? ou teremos que aguardar por outro messias que aos mesmos moldes fará mudar as imoralidades até então apresentada para o povo. Devemos entender que as benesses até agora apresentadas pelo STF estão servindo de modelos éticos para aqueles que isso esperam para cometerem iguais atrocidades, crentes que ao final haverá impunibilidade.

  47. Mais uma vez, como sempre acontece, ao contrário do que muitos idiotas e falsos patriotas vivem cantando por ai, e batendo com a mão no peito pra dizer : “sou brasileiro com muito orgulho e muito amor”,eu particularmente me sinto envergonhado de pertencer a ESTA NOSSA SOCIEDADE BRASILEIRA QUE VERGONHOSAMENTE CONVIVE TRANQUILA COM CORRUPÇÃO, CRIMINALIDADE E CONSTANTE IMPUNIDADE. Sou brasileiro, nasci no Rio de Janeiro, adoro este país lindo e de clima tropical, porém não concordo com esta demagogia imbecíl de pseudo nacionalismo e patriotismo, quando a realidade mostra exatamente o oposto. Somos um povo despolitizado, pouco interessado em reclamar, reivindicar ou tentar transformar este estado de coisas que nos coloca numa posicão HUMILHANTE em comparação com outros países e sociedades. Quando é que realmente este nosso GIGANTE ADORMECIDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO VAI ACORDAR E TOMAR VERGONHA NA CARA ?

  48. Mariana Martins disse:

    Será que só Barbosa recorreu a José Dirceu? Ele deve saber os podres de muita gente, incluindo a imprensa

  49. JOILSON disse:

    É verdade, mas onde esta a novidade. O que o BARBOSA não pode é lembrar do
    Dirceu para negar os crimes por ele cometidos, negando o seu dever de julgar de acordo com a lei.

  50. José Roberto Soares da Silva disse:

    Para mim, indicação, não é sinonimo de que ele deva recompensar o colaborador ou corcordar com coisas erradas.

    Quando se promove ou ajuda alguem, dali para frente depende da capacidade do que foi ajudado a continuar no cargo, dai acaba os favores.

  51. Nelson Ribeiro disse:

    São duas informações separadas? Se for uma única com duas vertentes, deve-se julgar se houve ou não participação do Barbosa e se houve que este também seja julgado, já se não houve favorecimento o fato de terem se conhecido não muda muita coisa.

  52. José Carlos disse:

    E dai que o Ministro Barbosa pediu apoio ao quadrilheiro (Zé Dirceu). Nada haver uma coisa com outra, o próprio quadrilheiro (Zé Dirceu) já sabendo que iria cair um dia, já previu ao futuro Ministro que seria julgado pelo mesmo. Até agora Joaquim Barbosa mostrou que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Entenderam?

  53. Angelo Frizzo disse:

    Afinal, já apareceu alguma PROVA contra José Dirceu? Já descobriram algum dinheiro público nesse processo?

  54. Francisco F.carvalho disse:

    Se recorreu ou não ao Jose Dirceu,o que é que isto tem haver com seu papel profissional e de sua imparcialidade no caso do mensalão: Ladrão e quadrilheiros tem que ir para CADEIA como todos nós filhos de DEUS.

  55. benivaldo s rocha disse:

    ninguém é inocente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  56. Pereira disse:

    Estamos vendo hoje a total total falta de respeito a justiça, onde os criminosos já não temem a lei, a policia e o sistema, com estas atitudes irresponsaveis , em pouco tempo , não teremos mais controle do estado, todos serão prejudicados, acho que esta na hora de terem o minimo de bom senso, onde teremos uma lei justa e severa, onde todos , paguem p/ seus erros.

  57. Gessó Lopes disse:

    Como nossa República passa por um terrível momento. Todas as pessoas honestas e que querem mudar este esquema endêmico de corrupção e atraso, são alvos de desqualificados e oportunistas. O Ministro Joaquim Barbosa é um dos poucos exemplos de pessoa integra e que não se rendeu ao tecnicismo hipócrita que toma conta do Legislativo, Executivo e também do Judiciário.

  58. carlos Franco disse:

    Apesar de achar o mensalão um julgamento muito importante, não o vejo como o mais de todos, até porque os Planos Econômicos é o mais esperado por todos. São milhares de processos parados no judiciário e milhões de pessoas aguardando o desfecho desse tema. Gostaria de fazer-lhe uma sugestão, qual seja, entrevistar os ministros do STF para saber quando será o julgamento desse bandito tema, até porque milhares de idosos estão aguardando esse julgamento. Alguns até já morreram sem ver qualquer solução para os processos. Faz quase quatro anos que os processos estão parados por decisão do ministro Dias Toffoli.

  59. carlos Franco disse:

    Apesar de achar o mensalão um julgamento muito importante, não o vejo como o mais de todos, até porque os Planos Econômicos é o mais esperado por todos. São milhares de processos parados no judiciário e milhões de pessoas aguardando o desfecho desse tema. Gostaria de fazer-lhe uma sugestão, qual seja, entrevistar os ministros do STF para saber quando será o julgamento desse bendito tema, até porque milhares de idosos estão aguardando esse julgamento. Alguns até já morreram sem ver qualquer solução para os processos. Faz quase quatro anos que os processos estão parados por decisão do ministro Dias Toffoli.

    Atenciosamente,

    Ass:Carlos

  60. roberto disse:

    penso que ministros de justiças no caso do supremo e outras cortes no pais jamais deveriam ser indicados por políticos deviriam ser de carreira fica aqui meu pensamento

  61. Jose Maria disse:

    A coisa não é bem assim, problema técnico, é problema moral, qualquer criatura com meio neurônio percebe isso. Temos uma justiça desmoralizada, risível, conforme os gringos. Impunidade!!!!

  62. Amauri Filho disse:

    Se essa história for verdade, que Deus nos ajude!

  63. jose carlos damaceno disse:

    Ta na cara que o Barbosa tem alguma coisa contra o Zé Dirceu só não vê quem quer vêr OU FAZ DE CONTA QUE NÃO VÊ

  64. Nelson Lima disse:

    Muito bom Kennedy. Parabéns.

  65. adalto das dores lima disse:

    não vejo problema nenhum em o barbosa julgar o mensalão ja provou que não depende do jo´se dirceu para julgar tanto é que ele condenou a atitude dele me diz qual dos cargos no governo ,na presidencia que não precisa de indicação pois são os politicos que aprova a entrada dos ministro não deveria ser mais a lei permiti o que pode ser feito a não ser recorrer a recursos de ele ter falado com o josé dirceu acho normal pois na epoca ele estava no mandato e não tinha nada contra ele . so surgiu depois e a qual caiu na mão do supremo que tem que julgar sim e condenar estes atos não importa quem seja

  66. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Que pobreza jurídica vive o Brasil.

  67. Cemy Vargas Fraga disse:

    Quem diria, heim?

  68. Nelson Lima disse:

    O cara se contradiz.

    O Juiz não pode sofrer influencia das ruas mas pode sofrer influencia do executivo pela conquista do cargo?!?!?!?! É Isso????

  69. Claudio Diniz disse:

    Infelizmente no Brasil não há autoridade pública que não tenha o rabo preso … Mais uma decepção … O povo está só e muito mal servido … Se democracia é isto, é necessário repensar o futuro político deste país.

  70. jomar disse:

    O julgamento tomou outro rumo com a indignação do povo.
    Hoje quem esta sendo julgado não é quadrilha do mensalão e sim o STF.

  71. joão miguel disse:

    então esta tudo explicado, não precisamos de mais palavras

  72. Francisco Mauro Nonato disse:

    Parabéns Sr. Joaquim. O senhor galgou as escadas do poder, pelos seus próprios méritos. Não foi empurrado pela janela. Eu também faria o mesmo. Mesmo que me dessem uma oportunidade, considerado favor, por alguém, isso não quer dizer que eu tenha que acoitar as arbitrariedades destes corruptos. Mais uma vez parabéns. Estou com vossa Excelência e não abro.

  73. manoel fonseca disse:

    Sr. Kennedy, o que mais nos incomoda é alguém ser julgado e condenado tendo como base o ” domínio dos fatos ” se esta tese é validada, se conforme o STF utilizou deste instrumento para substituir a falta de provas, muda todo o código penal brasileiro, na mesma tese devemos condenar o ex secretário da fazenda da cidade de São Paulo, pois conforme sua entrevista (dele), tomou conhecimento dos fatos através de uma carta anônima, encaminhou para um dos acusados pedindo esclarecimentos e como a reposta foi contraditória, a denuncia simplesmente foi arquivada e deu o caso como encerrado, agora descobre-se que tratava-se de uma quadrilha que desviou mais de 500 mm dos cofres municipais, hora isto é o que podemos chamar de domínio dos fatos, concordas??.

  74. ADEMAR disse:

    MAS ESTE PAÍS É ASSIM MESMO É UMA PANELA E TODOS SETORES E COM JOAQUIM NÃO
    SERIA DIFERENTE, ISTO É SE FOR VERDADE.

  75. RONALDO CORDEIRO disse:

    O DR. ANTONIO CARLOS QUER VENDER UMA IMAGEM DO SR. JOSE DIRCEU QUE ELE NÃO PARA JUSTIFICAR A ARTICULAÇÃO QUE EXISTE NO SUPREMO. É UMA VERGONHA E ME DÁ NOJO DE TER QUE CONVIVER COM ISSO. QUANDO SERÁ QUE O NOSSO PAÍS SERÁ GOVERNADO POR PESSOAS SÉRIAS E O QUE É PIOR, QUANDO TEREMOS UM JUDICIÁRIO SÉRIO. O LEGISLATIVO NEM DÁ PARA COMENTAR.
    MAS NÃO PODEMOS DESISTIR, TEMOS QUE EDUCAR NOSSOS FILHOS PARA PELO MENOS REPUDIAR ATITUDES DESTA NATUREZA.

  76. Romulo Nobrega disse:

    Os quadrilheiros se preparando para mais um grande golpe a nação brasileira. Isto é fato.

  77. JOSIAS INACIO DA SILVA disse:

    PRESTO MINHA SOLIDARIEDADE AO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. O QUE FEZ O MINISTRO DE ERRADO OU ANTI-ÉTICO? NADA, APENAS EXERCEU O SEU DIREITO DE SE APRESENTAR E DIVULGAR AS SUAS CREDENCIAIS QUE O HABILITAVAM PARA O ALTO CARGO A QUE SE PROPUNHA. ISSO É DIFERENTE DE PEDIR FAVORES EXCUSOS, DE IMISCUIR-SE COM PESSOAS DE REPUTAÇÃO DUVIDOSA, DE TER O RABO PRESO. MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, ERGA A CABEÇA, PEDIR AJUDA É ABSOLUTAMENTE NORMAL, DESDE QUE ELA SE PAUTE POR PRECEITOS ÉTICOS E MORAIS. NÃO SE DEIXE DESESTABILIZAR POR INTRIGAS OU TENTATIVAS DE MÁCULA DA SUA IMAGEM. NOSSO BRASIL NECESSITA, E MUITO, DE HOMENS DA SUA POSTURA E HONRADEZ.

  78. SE ISTO FOR VERDADEIRO, NEM O SR JOAQUIM MERECE MAIS O RESPEITO DOS BRASILEIROS,
    SERÁ QUE NEM ESTE ESCAPA???

    • Almir Lima disse:

      Não penso, o Ministro Barbosa merece todo os nosso respeito, pois mesmo estando sim na correnteza continua nadando uma andoria so nao faz verao ele precisa sim da ajuda e do apoio dos colegas Ministros que é para acabar de uma vez com essa erva daninha na politica.
      Se todos os ministros indicado ou pelo Dirceu ou Genuíno ou o próprio PT não encara-se isso como favor ai sim haveria justiça

  79. João Mota disse:

    O fato de Joaquim Barbosa pedir ajuda á quem ocupava aquele cargo não o diminui. Escandaloso é o sistema político que fez chegar o quadrilheiro áquele cargo.

  80. luiz carlos disse:

    eu sabia que o salvador da pátria tinha rastro de pólvora

  81. PAULO CAMPISTA disse:

    Creio que é uma sórdida tentativa de desmoralizar o Ministro Joaquim Barbosa homem digno e honesto.

  82. Sandra Helena de Souza disse:

    É evidente que se tal comentário for verídico, em nada depõe contra a reconhecida capacidade intelectual e moral ilibada do Ministro Joaquim Barbosa. O Sr. José Dirceu que deveria ter preservado a sí e ao cargo que ocupava. O ex ministro José Dirceu saiu do cenário político pelas portas do fundo; entretanto, o Ministro Joaquim Barbosa, entrou pela porta da frente do Superior Tribunal Federal e ´por ela, certamente, um dia, irá sair.

    Sandra Helena.

  83. Jader disse:

    Infelizmente nosso judiciário, executivo e legislativo é um escárnio. Não dá para se acreditar em mais nada. Estamos a mercê do congresso mais corrupto do mundo.

  84. Amauri Riberti Valle disse:

    Se o José Dircel é mesmo o responsável pela indicação do ministro Joaquim Barbosa para o STF , devemos considerar que foi a melhor coisa que esse cidadão fez de bom na política . Considerando o pensamento petista de que os fins justificam os meios , é lícito que Barbosa tenha se aproximado desse sujeito . Afinal tudo nesse país é questão política e a política aqui como se sabe é mesmo um mar de lama podre e corrosiva .

  85. jesiel ferreira de oliveira disse:

    E AGORA , MINISTRO , isto é MENTIRA ?.

  86. danilo martins dos santos disse:

    achei que agora nós ia ter um ministro sem rabo preso, que pudesse julgar sem ser julgado, mas vejo que me enganei, não tem isso no brasil e nem vai ter até que não seja indicado pelo presidente.sera que um dia isso vai acabar?

  87. Marlon Belo disse:

    infelizmente é tudo farinha do mesmo saco

  88. RONALDO disse:

    QUANDO PENSÁVAMOS QUE ÍAMOS TER UMA JUSTIÇA JUSTA AO FINAL, ACABOU COMO SEMPRE EM PIZZA,SERÁ QUE UM DIA VEREMOS ALGO SERIO.

  89. Lunardi disse:

    Por ter pedido apoi nada o impede que julge com correção.Agora os novos ministros foram clocados com proprositos !!!!

  90. Fracisco Oliveira disse:

    É muito estranho que o sr. Almeida Castro já saiba o resultado dos voto do “NOVATOS” Teorí Zavascki e do Roberto Barroso. O Julgamento deve sim ser transmitido ao vivo para a população acompanhar o julgamento.
    Quanto ao ministro Barbosa pedir ajuda para ser nomeado ministro tenho minhas dúvidas, Mas caso isso tenha ocorrido, ele, mostrou que foi uma escolha acertadíssima! Pois não se corrompeu, muito menos teve que PAGAR favores ADVOGANDO e DEFENDENDO criminosos, ao contrário de “alguns” que parecem até advogados de defesa, e que sabemos possuir laços bem próximos com os mensaleiros e principalmente com o “chefe da quadrilha”.

  91. Carlos Fernandes Balera disse:

    acredito tanto na integridade de Joaquim Barbosa – Ele com certeza não se sentirá com o “rabo preso” ao julgar José Dirceu. Agirá com imparcialidade como tem demonstrado em seus julgamentos.

  92. COMO PODERIAM SOMENTE AGORA SURGIR ESSES COMENTÁRIOS ??? SE FOSSEM VERDADEIROS JÁ TERIAM SIDO MENCIONADOS NO COMEÇO !!!!!!

  93. Carlos Fernandes Balera disse:

    acredito na integridade de Joaquim Barbosa. Ele com certeza não se sente constrangido ao julgar José Dirceu. Agirá com imparcialidade

  94. Fernando Soares disse:

    A VERDADE É QUE O MINISTRO BARBOSA NÃO TINHA CONDIÇÕES EMOCIONAIS PARA IR AO SUPREMO. OS FATOS FALAM POR SE SÓ.

  95. Mauro Motta disse:

    A tese sustentada de que os processos penais se tornaram espetáculo é, no mínimo, absurda. Denota-se, desta forma, novel manobra para que casos diferenciados permeiem o “calabouço” do Poder Judiciário, sem que os reles mortais tenham acesso. Se a proposição for levada a efeito, os plenários do Tribunal do Juri (que tem a incumbência de julgarem todos os crimes contra a vida), em todo o país ficarão com os seus espaços ociosos. Os próprios jurados se tornarão empecilho para o exercício de sua grandiosa tarefa, por ser composto de cidadãos que voluntariamente se candidatam e, portanto, como não são advogados ou defensores públicos, membros do ministério público ou partes interessadas não deveriam participar. Tenta-se tapar o sol com uma peneira rasgada, onde já é de domínio público as mazelas dos diferentes níveis de TODOS os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e o Judiciário). Todavia o excelentíssimo ministro tem razão em um aspecto, qual seja, a transformação de questões sérias em espetáculo. Um espetáculo com apresentações cotidianas em um circo armado na Praça dos Três Poderes no qual o povo brasileiro é sempre o palhaço. O país se tornou um barco sem rumo em que anarquia encontra-se travestida de democracia.

  96. Josafa Duarte disse:

    O feitiço virou contra o feiticeiro

  97. Josafa Duarte disse:

    Diga-me com quem andas que direi quem tu és.

  98. Josafa Duarte disse:

    Esteja certo que seu pecado ha de achá-lo

  99. Luciane Uflacker Dornelles disse:

    A relação entre dois novos Ministros do STF e a modificação da sentença é clara, mas a relação entre um Ministro (antes de alçar o STF)e um condenado e posteriormente seu voto baseado provavelmente nos vultosos altos do processo é uma enigma. Seria esclarecedor ao povo saber que nem sempre a indicação de Ministro do STF é baseado no notório conhecimento e na reputação ilibada, mas sim na indicação (às escuras) política e se posicionar contra essa ideia ridícula de mandato por tempo determinado para eles. Deveriam galgar ao posto apenas servidores públicos concursados (Juízes, Promotores, Defensores Públicos ou Procuradores) que cumprissem vastos requisitos objetivamente definidos (e com total transparência).

  100. Maria Helena disse:

    O ministro deve julgar conforme as provas existentes dentro da lei, não acredito que ele faça o contrário, pois é um homem sério e não vai decepcionar a nação brasileira.

    • Rose Silva disse:

      Esse é o problema: não existem provas. A condenação do José Dirceu, segundo o jurista Ives Gandra em reportagem da Folha de São Paulo de 04 de Novembro, se deu com base em uma teoria do domínio do fato, ou seja, com base em suposições e indícios. Então, houve a intenção de condenar e não de julgar.

    • Marilza Macedo disse:

      O ministro Joaquim Barbosa é um homem sério e não vai decepcionar o Brasil , ele é justo e o fato de ter pedido ajuda ao Ex MINISTRO JOSÉ DIRCEU não deprecia seu curriculum pois ele tem competencia para assumir seu cargo, vai julgar sem aliviar a pena merecida ao Ex ministro .

    • Quem escreveu a biografia livre de José Dirceu?
      Lá está registrado isso. Que Barbosa pediu ajuda do então ministro para chegar ao STF.

  101. FRANCISCO COSTA JR. disse:

    E é por isso que este processo do mensalão não vai dar em nada, como tudo no Brasil. É como dizia Rui Barbosa, “…temos vergonha de ser honestos!”

  102. Justiniano PRADO de Carvalho disse:

    É por isso que algumas decisões do STF não fazem sentido e não estão nem mesmo de acordo com CM. Vejamos um julgamento recente de Previdência Fechada de Estatal em que a decisão foi para que estes processos sejam decididos pela justiça Comum, mesmo estando CD ART 114 que esses julgamentos sejam feitos pela especializada TRT’S. Ainda assim, será que quem propôs a ação para essa mudança acha que o Justiça comum é menos competente para analisar estas questões? E teve um ministro que ainda fez deboche dizendo que esta decisão veio de encontro aos anseios de milhares aposentados que estão sendo roubados pelos planos de previdência complementar fechada.

    Justiniano PRADO/ Diretor Secretário Sindipetro PA/AM MA/AP

  103. vitoria maria lima lourenço disse:

    Meu Deus, preciso correr, fugir, mas não vejo para onde .

  104. Ramiro Cordeiro disse:

    Isto estava escrito nas estrelas. E aí, querem ainda que o Ministro Barbosa seja candidato a Presidência da Republica, rsrsrsrs. Mas no Brasil nem DEUS poderia ocupar este cargo, ou mandaria todos estes corruptos para fazer parte da empresa do seu amigo Capeta.Mandaria todos estes bandidos, corruptos, etc., para a cadeia.
    Sr. Kennedy, como gostaria que o senhor tivesse provas a respeito!

  105. Maria Helena disse:

    O ministro Joaquim Barbosa provou a todos que é um homem de carater, desde o inicio do julgamento e tenho certeza que continuará procedendo da mesma forma até o final.

  106. jose augusto filho disse:

    Eu que ja admirava esse Ministro agora mais ainda.

  107. RAFAEL DE MILAN disse:

    ENQUANTO A DIREITA BRASILEIRA APLAUDIA JOAQUIM BARBOSA, JOSÉ DIRCEU ERA CONDENADO SEM PROVAS. ELE SÓ NÃO TENTOU CONDENAR LULA POR QUE O BURACO ERA MAIS EM BEIXO

  108. Gilmar domingues disse:

    o fato de Jose Dirceu ter ajudado ou não , não o livra de ser julgado pelo ministro barbosa ,homem de caráter , seria horrível vir a publico neste momento ,é que o ministro estaria fazendo manobras para não julga-lo , o fato é que o senhor Jose Dirceu pela sua arrogância e soberba , e achando que o conhecimento dos podres dos políticos era intocável, e até seu fiel(trairá) lula o abandonou, mas uma coisa tem que elogiar o zé , ELE É FIEL E MATOU NO PEITO , NÃO SAIU DEDURANDO SEUS ALIADOS.

  109. Marino Reneu Dresch disse:

    Se a multidão soubesse julgar não teria condenado Jesus Cristo. O Joaquim Barbosa ao colocar o povo para opinar sobre o julgamento ele humilhou a consciência de todos os Magistrados.

  110. Ramati Dalmeia disse:

    Julgamento do Mensalão .E Pizza a Lá Maquiavel .
    Soam a Mesmissima Coisa. Escrevam – Se o Joaquim . teve que passar na Mesa do Zé D -Minha Gente.a Vassalagem está configurada. Podem ter certeza . Assim como desde que Fomos Colonia de Portugal, O Resultado é ” O Mensalão nunca existiu . Que´ é os Lulopetistas Querem. e o Ze está sedefendendo . com Unhas Dentes e Canetadas.Vou Rir muito!!! . HrsHrsHrs….

  111. jose marcos barbosa disse:

    considerando as atitudes de conhecimento público, o Ministro do STF é confiável, contudo
    o maquiavélico advogado em pauta deveria ser investigado!

  112. Martins disse:

    O importante é que o Ministro Barbosa se inteirou de todo o processo contra o Dirceu, chegando à conclusão de que ele é o sub-chefe dos mensaleiros. O chefe real nós todos já sabemos quem é.

  113. 1 – O SISTEMA DE INDICAÇÃO DE MINISTRO DO JUDICIÁRIO É ESTE:DISTORCIDO, DESAVE4GOMHADO, ALÉM DE O CANDIDATO A MINISTROS TER AS OBRIGAÇÕES-DEVERES DE:
    A – DE SE BANHAR NOS CALDEIRÕES DO TROCA-TROCA, DO EMPURRA-SEGURA. DO RECEBE-DAR O QUE IQUIVLE DIZER: TEM QUE SE BANHAR NAS ÁGUAS DA CORRUPÇÃO;
    – DE MENDIGAR A BOA VONTADE DOS DEPUTADOS-SENADORES-POLITICOS-POLITIQUEIROS, LEGAL, LÍCITA E OBRIGATORIAMENTE UNASPORÇÕES-PEDAÇOS DE PODER-BATIZDOR-SACRAMENTAADOR;
    – DEDAROBEIÇO PARA RECEBER O PREGO QUE O PRENDE À CADEIRA-MINISTERIAL.

    2 – ENQUANTO ESSE SUPLÍCIO NÃO MUDAR, O CANDIDATO A MINISTRO TEM QUE SE RALAR, SE DESMORALIZAR OU SE VENDER…

    3 – NÃO HÁ COMO NÃO´PASSAR POR ESTE CALVÁRIO OU ESTE REINO EXECRÁVEL DO TROCA-TROCA…

    4 – MAS NEM TODOS OS PASSANTES SE CORROMPEM; HÁ OS QUE VOLTAM A SER MAGISTRADOS TÉCNICOS E IMPARCIAIS, COMO TAMBÉM HÁ OS QUE NÃO TEM CORAGEM DE TRABALHAR FORA DAS “LATRINAS POLÍTICAS” INFLIZMENTE.

  114. Jose Reinaldo disse:

    SE DEPENDER DE INCRIMINAR O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA POR ESTE VIÉS, EU E TODOS OS BRASILEIROS SOMOS CORRUPTOS, POIS DUVIDO QUE ALGUM ELEITOR NAO TENHA VOTADO NUM CORRUPTO, GENTE! NÃO É POR AÍ.

  115. Romeu Agostinho Santomauror disse:

    Tudo isso prova simplesmente que continuamos sob a égide do sistema Somos amigos do Rei”

  116. Alan kardeck disse:

    deve-se mudar a forma de escolher um ministro,ser mas transparente …

  117. adalto das dores lima disse:

    parabens pela atitude do joaquim barbosa pois mesmos pessoas achando que ele iria contra o povo ele fez a justiça ter credito pois não se rendeu a chantagem como muitos outros fazem ele julgou o que era justo e condenou o que devia independente de pedir ajuda ou não ele merece o nosso respeito sim e tambem tem o meu apoio sim joaQUIM BARBOSA

  118. Luiz Carlos Cavalcante disse:

    A ideia que fazem de nós brasileiros, e que sempre se dá um jeitinho pra tudo, essa atitude do ministro,nada mais é uma forma de alcançar seu objetivo de forma mais fácil, e penso que essa atitude é vergonhoso para um ministro do STJ.

  119. Abelio Pereira Siva disse:

    Nesse jogo de super-poderosos é difícil entender o que é certo ou errado, um fato é certeiro, existe muita corrupção e falta de ética no alto escalão de todos os governos.
    A minha pergunta é simples, por que somente agora (na segunda fase do julgamento do mensalão)o Sr Antônio Carlos de Almeida resolveu se manifestar?
    Isso é péssimo para uma nação e, demostra mais uma vez as manobras que tais poderosos fazem para livrar-se das penalidades legais cabíveis.

  120. luiz mendes disse:

    Como esta evidente nas atitude dos ministro o favorecimento de absolvicao dos julgados acho que fica mais barato para a nossa patria fornecer a absolvicao e arquivar os processos.
    -Basta somar os valores que foram roubados e desviados e que nao voltarao para os cofres publicos.
    -Agora vamos somar o tempo que os ministros estao discutindo os processos.
    -Vamos somar os salarios que os ministros recebem por mes,mais cafe , lanche , almoco , passagem aerea,carros oficiais, acessores etc…..
    Vamos acabar chegando aos valores roubados e a patria pagara pelos roubos executado e pelos trabalhos da corte somando dois debitos sem sucesso. porque afinal todos ja sabemos que nenhum deles sera condenado e nem vao devolver os valores desviados.

  121. Luiz Ramos disse:

    Existe um ditado que diz: “Se não podes com ele, alie-se a ele, nem que seja para derrubá-lo depois.” Se existe algum BOM EXEMPLO neste País, este chama-se JOAQUIM BARBOSA. Parabéns Ministro por sua atuação em toda sua vida, particularmente no STF.

  122. wilson disse:

    Vai uma pizza ai!

  123. Clarice Barros Garcia disse:

    ACREDITAR EM QUÊ E EM QUEM?PAÍS SÉRIO É AQUELE ONDE A DEMOCRACIA REINA E AS PESSOAS VENCEM POR SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS.AGORA, TROCA DE FAVORES.É ISSO AÍ.A CARA DO BRASIL.SÓ VENCE AQUELE QUE SE VENDE.TRISTE NOTÍCIA.

  124. José Carlos disse:

    Tudo isso,não passa de fumaça para desviar o assunto principal,o caso é que todo cargo político ou cargo de grande interesse dos políticos,tem que passar pela sabatina do congresso,eles os políticos colocam pessoas que futuramente podem favorecer os seus planos,seus roubos e também a sua liberdade,e aqueles que vão contra os seus propósitos são marcados,como vilão e são jogados aos leões da opinião pública.Se Joaquim Barbosa foi falar com José Dirceu,e foi atendido é porque ele”José Dirceu já estava pensando no futuro e no favor prestado,mas não contava que essa pessoa não compactuava com as suas ações e julgou de forma séria e justa,mas como ele não é um ser supremo não pode condenar os condenados.Seus amigos foram mais fortes para o mal do que para o bem,pagaram o favor e deram um tapa a cara do Brasil.

  125. claudine jaures disse:

    Barbosão entrou no STF por ser super competente. Mas não é por ter recebido alguma ajuda do Dirceu
    ( se é que isso é verdade ) que ele vai aceitar as
    falcatruas e safadezas do amiguinho do lulalá. JB é duro e enfático porque é o único honesto na área jurídica em Brasília. Ele tem moral, ética e digni-
    dade.

  126. Mendes disse:

    Se hoje funciona assim,- por indicação- que mal faz? sendo que não sabia das qualidades do réu até então.
    Triste eé achar quem ainda defende os réus depois de tantas provas reunidas, não acha blogueiro?

  127. Almir Lima disse:

    Eu acredito que para isso ter toda a transparência os Ministro do Supremo deveria ser escolhido pelo povo com a responsabilidade de apresenta-los ao povo pela OAB, que os escolheria pelo Mérito deles

  128. joaquim dos reis ramos disse:

    já não acreditava em decência na política e nem que no Brasil haja honestidade em alguma entidade publica, os bandidos corruptos estão em toda parte, se fôssemos um pais sério esses salafrários já estariam na cadeia ha muito tempo. e não teríamos esse big brother do judiciário que a meu ver ainda não fez nada. passou um melzinho na boca dos pobres e eternos idiotas brasileiros na esperança de justiça e logo em seguida se abrem tantas brechas e leva tanto tempo para julgar que se alguém for, se for, condenado já terá prescrevido a pena, e realmente é uma pena que se desperdiçou uma ótima oportunidade de mudar esse querido mais corrupto Brasil.

  129. Jefferson Levy disse:

    Pelos comentários de alguns leitores transparecem que a indicação política é prática exclusiva em nosso país. Malgrado ter sido indicado o Min. Barbosa, ele se revelou uma pessoa íntegra, escorreita, e principalmente, um cidadão que sonha com um país justo, solidário e igualitário. Nessa vertente, fica confirmado que o julgamento não foi realizado pela ostentação social ou proximidade, mas simplesmente, pelo dever de ofício de ser aplicar a lei ao caso concreto, não importa quem seja. Parabéns, Min. Joaquim Barbosa, que Deus te abençoe muito e lhe de muita sabedoria.

  130. roberto disse:

    Agora deu p/ entender o barbosa. Não é justiça o q ele procura, é vingança….afinal ele achou q o dirceu fez pouco caso dele. Ele se acha…

  131. cleber santos da silva disse:

    E quem não recebeu ajuda de alguém? Todos são indicações políticas do Presidente da República. Notório saber jurídico (risos). alguns dizem que só se arrependem daquilo que foi revelado, pois são tao iguais aqueles que condenam. Abaixo a moral e viva a ética, para um mundo melhor.

  132. douglas disse:

    Se STF provar que o dinheiro do mensalão é publico o julgamento será justo, porque tem provas de que o dinheiro é privado, aí o julgamento muda de rumo, não importando se J Dirceu ajudou o Min: Joaquim, isso não tem importancia porque a maioria dos ministros foram indicados pelo PT, e se por isso absolvessem todos, podiam fechar o STF e jogar a chave fora.

  133. Haroldo luiz santana disse:

    Eu acredito no ministro Joaquim Barbosa ele tem vergonha na cara ele sabe honra os seus princípios ele e um negro de respeito

  134. Herminio Gularte disse:

    Concordo com a Luciane U. Dornelles e devíamos fazer uma campanha para terminar com STF, pois ja temos o STJ com juízes idôneos e, que deveriam ser o membros do STF.

  135. Haroldo luiz santana disse:

    Eu acredito no ministro Joaquim Barbosa ele tem vergonha na cara e sabe honra os seus princípios ele e um negro de respeito sim.

  136. Bárbara disse:

    Concordo plenamente com as idéias do Sr. José Rabelo Araújo. Aliás, acho muito “normal” o interesse de alguns em macular a imagem do Ministro Joaquim Barbosa, que hoje é um ícone do Poder Judiciário, em sua Suprema Corte. Seu nome tem sido cogitado também para chefe do Poder Executivo desse país, sendo isso, segredo pra ninguém. Muita gente está com medo dessa possibilidade. O Ministro, sozinho, não tem poder de inocentar ninguém. Os votos anteriores neste mesmo caso, falam por si só e ele nao votou a favor de nenhum dos que pactuaram do esquema do mensalão. Precisamos ser menos inocentes.

  137. Adir Castro disse:

    Essa corte é só um cabide de empregos. Marionetes nas mãos de quem lhes coloca lá.

  138. josé gomes da fonseca disse:

    Sei não. Acho que o Barbosa foi precionado a votar a votar do jeito que votou(Chantagem até…)pela mídia nativa. Acima de tudo um julgamento político e apressado. Afinal ainda não julgaram o mensalão I.

  139. Aldenor Costa Macedo disse:

    CASA CAIU, BAIBOSA !! PEDE PRA SAIR, JÁ QUE FEZ LOBBY PRA ENTRAR !!!!

  140. Marcos Costa disse:

    Lamentável a dedicação que se tem em tentar desmoralizar pessoas éticas em um país mergulhado em um mar de lama. Uma quadrilha que oficializou a corrupção e desmoralizou o STF que também tem seu ratos embutidos. Taí a democracia tão almejada, educação, saúde e segurança um lixo e a oficialização da corrupção com vermes sugando as riquezas de um País e debochando do povo, mas cada um tem o que merece, logo logo teremos o carnaval e o futebol e tudo será esquecido.

  141. weliton luiz disse:

    Eu já sabia o resultado quando começou o julgamento, no BRASIL, tudo e fictício, novela e mais real, que os fatos no BRASIL. não haverá prisão nem pagamento das multas, foi dois meses do STF jogado fora, bem que não faz mada mesmo? este é o BRASIL, dos ladrões, menor trabalhar é crime rouba, furtar, é infração penal, liberdade total, e para os filhos irem trainando.

  142. Wander disse:

    Todos os Ministros do Supremo deveriam se espelhar em Joaquim Barbosa , Homem sério e honesto , que faz com que a nossa pobre lei seja cumprida, não se importando com a “Identidade” dos réus , é de Ministros com esse caráter que o Brasil precisa !!!Já o Lewandowisk , este é do pt ….

  143. Reinaldo de Oliveira disse:

    Tudo isso é bom, para estampar onde mora as causas das mazelas do Brasil…

  144. dimas sousa disse:

    Vou direto ao assunto. estes comentários maudosos contra o presidente do supremo. cheira-me a racismo.

  145. Paulo disse:

    Kennedy,quando você foi para a cbn pensei que ia virar a casaca,mas não,continuo o mesmo justo e imparcial jornalista.Parabéns! A propósito,fala pro Merval cobrar o julgamento do mensalão tucano(Minas segundo a imprensa),mas todos se esqueceram.o que aconteceu? Não consigo também ver ninguém da imprensa indignado como encobrimento do caso alston.

  146. O Príncipe do Universo, o maior advogado que este mundo já conheceu, pregava para o povo daquela época.
    “Sede simples como a pomba, mas espertos como uma serpente”
    Más, as Legislações deixam brechas
    Aí os seres humanos as usam em (Benefícios Próprios).

  147. mauricio pereira da rocha disse:

    ouvimos tanta coisa absurda mas como tudo é democratico, se é tambem permitido.vejamos então:o sr almeida castro diz que mostrar na tv o julgamento é espetaculo. na verdade já é um espetaculo com tv ou sem tv e ao final todos os envolvidos vao pra casa sorrindo e orgulhosos de seus feitos. outra coisa: é dito tambem que o sr juiz celso de mello não se deixou influenciar pelas ruas e a influencia do outro lado não conta.não ouvi ninguem falar sobre a influencia dos envolvidos.na verdade seria bem mais interessante ele se deixar influenciar pelo povo já que todo poder emana do povo não é?se bem que essa frase é mais uma balela.e por aí vai

  148. CLAYTON ALVES FERREIRA disse:

    Digas com quem andas …e Eu lhe digo quem tu és…
    É isso mesmo!!!!

  149. Joao Marcos Pimentel disse:

    Esta provado que assim como no poder legislativo e do executivo, o poder judiciário tinha que ser por voto popular também,

  150. claudio disse:

    A primeira grande verdade é que: “Quem tem boca, diz o que quer”, não é? A outra grande verdade é: “Não há verdades nesta piada de Julgamento de Mensalão, somente mentiras e canalhices”.

  151. Há muito tempo venho dizendo: OAB, CRM, POLÍTICA e MÍDIA, são as pragas de uma sociedade! Pensem nisso!

  152. ROMAIN R. P. LEAL disse:

    Independentemente de qualquer que seja a verdade, duas coisas ficam evidentes nesse processo: 1 – Os comentários são de convertidos para crentes, isto é, quem já acreditava numa coisa, ouve o que lhe é favorável, e vice-versa para quem já acreditava em outra coisa; 2 – Não é preciso ser muito informado para perceber que qualquer que tenha sido a corrupção nestes marcos e circunstância, nem de longe poderia ser descrita como a maior da história de um país corrupto até a alma.

  153. Gustavo Costa disse:

    Entendo ser muito comum na cultura nacional, a questão dos relacionamentos para angariar votos e indicações para cargos públicos, como disse, faz parte da nossa cultura, da política social, desde que não se configure troca de favores e, portanto, deve o Ministro Brabosa provar que tal indicação em nada significou um troca futura de favores, se mantiver o seu entendimento inicial, fato que restará provado para a opinião pública o seu caráter imparcial nos seu julgado, independente de que esteja no banco dos réus. O futuro responderá os nossos questionamentos. Acautelemo-nos, pois e aguardemos; o tempo dirá e que lado está o Ministro: do lado do povo ou se será mais um a ser desmascarado por fatos ocultos, que envolvem essas quadrilhas oficializadas, os quais não tardam a vir à tona. Desperta Brasil!!!

  154. Airton H. Konishi disse:

    Pelo menos o Sr. Joaquim Barbosa está agindo com decência, e os últimos indicados, que papel estão fazendo? A quem estão favorecendo? Estou contigo Ministro Barbosa, até agora,está agindo corretamente.

  155. Gelson Otavio da Silva disse:

    O caráter,a competência e o Curriculum do
    Ministro Joaquim Barbosa esta acima de qualquer
    preconceito,seja pelo time que torce;Pela religião ou por sua cor.

  156. Hércules Casases da Silva disse:

    Se o relato for a expressão verdade, PARABENS Sr Ministro JOAQUIM BARBOSA, pela sua imparcialidade mesmo sendo indicado pelo REU, em QUESTAM, vergonho so e saber que os indicados a posteriori foram indicados e colocados no SUPREMO, para fazer valer a IMPUNIDADE…

  157. Raí disse:

    Se ao contrário do 1º julgamento, os “deuses” do STF, aterem-se apenas aos fatos, e não ao domínio do fato,certamente diversos juízos anteriores, serão modificados, entre eles, a acusação de formação de quadrilha, que na AP-470, foi imputado ao companheiro Dirceu.

  158. alcy disse:

    Só existiu um homem que não precisou de indicação:Foi Cristo.Nos seres humanos samos dependente de tudo,além de indicações neste mundo. Então parabenizo o Dr: Almeida Castro por sua indicação do atual ministro,Joaquim Barbosa, QUE NA MINHA OPINIÃO ,EXCELENTE ADVOGADO E Apostolado na profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-09-19 12:36:22