aki

cadastre-se aqui
aki
Política
28-03-2016, 9h11

STF precisará dizer se julgará mérito de impeachment

É fundamental analisar consistência jurídica de pedido em análise na Câmara
47

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O principal ponto do debate sobre a eventual queda da presidente Dilma Rousseff é se há consistência jurídica no pedido de impeachment em tramitação na Câmara para que seja configurado um crime de responsabilidade. A resposta dependerá do grau de intervenção do Supremo Tribunal Federal nesse processo.

Obviamente, um impeachment baseado em provas, no qual fique evidente um crime de responsabilidade, não é golpe. Como também é cristalino que um impeachment fundamentado em evidências frágeis, sem que se prove crime de responsabilidade, resulta num golpe jurídico.

A situação hoje é a seguinte. A presidente Dilma não tem capacidade de negociação política. Mostrou isso em cinco anos. Não chegou a essa situação porque agiu acertadamente. Pelo contrário. Errou muito na política e na economia. O ex-presidente Lula possui capacidade de negociar, mas está desgastado e tem dificuldade de assumir a Casa Civil.

No quadro de hoje, seria mais provável a Câmara votar a favor do impeachment. O Diretório Nacional do PMDB decidirá amanhã romper com o governo, o que gerará um efeito dominó na Câmara, levando outros partidos que já se inclinam majoritariamente pelo impedimento a consolidar essa tendência.

Nesse cenário, restará à presidente pedir ao Supremo que se manifeste sobre a consistência jurídica do pedido em tramitação numa comissão da Câmara. Basicamente, o Supremo teria de dizer se esse pedido contempla claramente um crime de responsabilidade.

Até hoje, o Supremo decidiu sobre as regras de tramitação do impeachment. Não entrou no mérito do pedido em exame na Câmara.

O Supremo terá dois caminhos. Discutir o mérito desse pedido de impeachment e dizer se houve ou não crime de responsabilidade. Ou poderá definir que essa decisão cabe ao Legislativo, no qual a Câmara funciona como o Ministério Público, e o Senado, como um juiz. Ou seja, os deputados fariam o equivalente a uma denúncia. E os senadores seriam os juízes que aceitariam essa denúncia para julgar ou rejeitariam o pedido da Câmara para processar Dilma.

De qualquer forma, o Supremo será chamado a se manifestar a respeito disso. A decisão do tribunal, assim como a do Legislativo, será julgada pela História.

*

Sem moralidade seletiva

É baixa a possibilidade de um eventual impeachment frear a Lava Jato e resultar num acordão para evitar que haja dano maior à classe política. A Lava Jato assumiu um proporção no debate público que dificilmente poderá ser abafada.

Muitos dos que estão conduzindo o impeachment da presidente Dilma serão as próximas vítimas da guilhotina. Em relação a Eduardo Cunha, presidente da Câmara, há um caminhão de provas. Ele está apostando no impeachment da presidente para criar uma confusão maior e deixar seu problema em segundo plano. Se houver um impeachment de Dilma, qual é a chance de Cunha se salvar? Nenhuma.

O listão da Odebrecht, um aperitivo do material apreendido pela Lava Jato, tem nomes da oposição na Câmara que agem com enorme hipocrisia ao discursar contra a corrupção. Caciques do PSDB, como o senador Aécio Neves e alguns deputados que articulam o impeachment, provavelmente vão responder a inquéritos no âmbito da Lava Jato.

A força-tarefa de Curitiba descobriu eventuais crimes da Odebrecht em governos estaduais. Há uma anotação de um executivo da empresa apontando propina de 5% num contrato de 2002 com o governo paulista, na época nas mãos de Geraldo Alckmin.

A jornalista Monica Bergamo, em sua coluna na Folha de S.Paulo, publicou na semana passada uma informação importante: além de políticos, a investigação sobre a Odebrecht pode atingir figuras do Judiciário, do Ministério Público e das Forças Armadas. Há muita coisa ainda a ser investigada pela Lava Jato, inclusive informações fornecidas por outras empreiteiras.

O eventual impeachment da presidente não será o prenúncio da morte da Lava Jato. Haverá vozes na sociedade civil brasileira, que é complexa e vai muito além dos fascistas de redes sociais, a contestar uma eventual moralidade seletiva.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
47
  1. Não entendo o porque de tanto descontentamento por parte dos petistas nas redes sociais. A chapa eleita não era Dilma/Temer? Então! Tudo vai ficar como era antes. O governo ainda será do PT. Só que estará no nome de um amigo!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Fernando disse:

      É importante que se cumpra a lei, independentemente de preferência partidária. Também é importante que a Constituição de 1988 seja respeitada, até para não gerar nulidade em provas.

    • walter disse:

      A Zika do Brasil, seu bom humor retrata a verdade; o poder do pt, será passado para um amigo; especialidade do lula…A questão no congresso, a dilma já perdeu; sua única chance, é o senado, e olhe lá; será positivo que a dilma se afaste, se não deve”!!!
      Kennedy, quanto a judicialização do processo, não há necessidade; o STF já determinou todos os trâmites; chega, não precisam se meter no legislativo; são soberanos, através do VOTO.
      Ainda assim, a dilma e o lula, poderiam se retirar, sem nada disso; serão massacrado, face a tantos acontecimentos que virão; muito mais fácil, seria um armistício…

    • Edi Rocha disse:

      Kennedy, como ficaria o cenário com a saída do PMDB? Refiro-me especificamente ao fato de que o PMDB tem a vice-presidência. Vamos ter um vice-presidente oposicionista? De dentro do governo e trabalhando contra o governo? Ele irá renunciar? Enfim. Houve uma chapa eleita e todos fazem parte do mesmo governo, não tem essa de querer dizer que não tem nada haver, o PMDB aliás fez parte de todos os governos ao longo dos anos, é bom que se diga.

    • Concordo com tudo que colocou aqui. Acho que caberia pontuar mais duas coisas: 1. o pedido de impeachment agora e o de Collor, incluindo o perfil dos favoráveis da saída de Collor e os de agora e o grau de informação dos manifestantes sobre a peça. 2. O possível oportunismo da OAB ao apresentar novo pedido sem acrescentar elementos de prova, ou seja, baseado em denuncias, com investigação em andamento. Considero que essas são questões importantes a serem consideradas na sua análise de um provável pronunciamento do STF sobre o mérito do pedido do impeachment.

  2. É uma tática bem conhecida de todos está adotada pelos petistas. Acusar os outros de tudo aquilo o que fazem. Acusar os outros de tudo aquilo o que são. O “partido da ética” se entregou a corrupção. O partido da “moral” se mostrou o mais sujo e baixo de todos. Um lixo de partido que ainda tenta fingir ser limpo.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  3. Que continuem todas as investigações. Lava Jato, Zelotes, Acrônimo…Que “todos” que roubaram o povo brasileiro sejam presos.
    Atenção petistas!
    Todos aqueles que roubaram o estado. Todos lesaram os contribuintes. Todos os corruptos independente de partido, sexo, raça, crença, etc… Que sejam todos presos.
    É assim que se muda um país! Não é defendendo “ladrão” que se muda um país.
    Eu apoio O Juiz Sérgio Moro! Eu apoio o Ministério Público! Eu apoio as investigações!
    Eu sou contra o rouba mas faz!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Racional disse:

      Pergunta para o Zika: De qual Sergio Moro vc está falando? O que só prendeu meia dúzia ladrões de bijuterias no escândalo do Banestado? Foram mais de 500 bilhões roubados dos cofres públicos. Os grandes ladrões estão aí soltos e impunes. E ainda se denominam “oposição” ao PT e à sua roubalheira. São todos ladrões, mas como todo bom ladrão, corrompem policiais, procuradores e juízes.
      Tirando a Dilma, essa lava-jato vira quarta de cinzas. A história está aí para comprovar o que estou dizendo. CPI no Brasil só prende ladrões de bijuterias.

    • Sônia Ribeiro disse:

      Fato! O problema destes ainda insistentes petistas é como o problema do marido traído: é difícil de acreditar, mas é necessário, para a própria cura. Estes petistas fanáticos (todo fanatismo é burro), não se conformam de terem sido traídos pelo ídolo: Lulinha “paz e amor”. Mas foram e têm que superarem. O marxismo é um engodo e ponto! Ademais, a outra “teoria” dos mesmos é a de que se outros políticos/partidos também corromperam, porque da “perseguição” ao ídolo (pra eles) Lula? Os cidadãos de bem deste país querem todos os corruptos e mafiosos, que lesaram a vida de todos os brasileiros na cadeia! Ninguém tem que ter “corrupto/furtador” de estimação! Entendam isto, em prol do Brasil, que é o que interessa! Aceitem que dói menos – vcs. foram enganados, petistas! O Lula é amigo de “coxinhas” e não de vcs – ele tá preocupado com seu bolso!

    • davi disse:

      Isso mesmo ZIKA!
      …e que: Os próximos à assumir “sues cargos” de “governantes” fiquem cientes que HÁ (punição) a quem ocupa cargo público e o usa para favorecimento pessoa e enriquecimento com o nosso dinheiro.

    • juliano lucas disse:

      Olá Zika do Brasil, se prenderem todos os corruptos e ladrões teremos mais presos que o Império(USA)

  4. Mario Luna disse:

    “É baixa a possibilidade de um eventual impeachment frear a Lava Jato” .. meu caro Kennedy.. lamento lhe dizer, mas é muita ingenuidade sua pensar assim.. não se esqueça que o aparato policial / judiciário aqui no Brasil já se mostrou majoritariamente anti-petista.. há um acordão sim em derrubar o governo e varrer a sujeira pra debaixo do tapete

  5. Daniel disse:

    Vai ser cômico num primeiro momento após a saída de Dilma, tirada com votos de deputados infinitamente mais sujos que ela, ver o primeiro pronunciamento do então presidente Temer (espero que não seja em latim) falando do combate a corrupção com os papagaios de pirata do PSDB. Justamente ele do PMDB que é o partido mais citado no tal listão. Só espero que a Dilma não seja boi de piranha para um rebanho infectado de febre aftosa e síndrome da vaca louca passarem e permanecer num pasto de grama verdinha com a bandeira no país.

  6. Fabio disse:

    Queremos que a velha politica volte, que tudo volte como há vinte anos atras.
    Por isso somos milhões de Cunha!!
    Viva nosso Brasil do PMDB e PSDB!!
    Cunha presidente.

  7. Adhemar de Barros disse:

    ‘Crime de responsabilidade’, tal como definido em lei, de fato não há. O que existe é uma absoluta falta de capacidade política e administrativa que está prejudicando sensivelmente a economia e a vida dos cidadãos de uma nação em função do cumprimento de um projeto equivocado de poder. Uma emenda constitucional resolveria isto. Quando foi elaborada a constituição, não se previu que alguém pudesse falsear os fatos e mentir na proporção em que ocorreu. E muito embora nossa história relate presenças bizarras na presidência, não se imaginou tamanha falta de capacidade para o exercício do cargo. Daí a intenção de removê-la, que apenas ficará mais acentuada na medida em que são inventados obstáculos jurídicos de todo o tipo. É inútil tentar torcer os fatos. Falar em golpe, em fascismo, tentar vitimizar petistas. São o que são: o que há de mais podre e sub reptício neste país.

  8. Santos disse:

    É isso aí! O país tem uma chance ímpar de diminuir muito a corrupção sistêmica que nos atormenta há décadas, só temos que apoiar o que já está sendo uma realidade. Punição a todo e qualquer corrupto, seja político de situação ou oposição, conhecido ou desconhecido, cadeia nas ratazanas! Pagamos impostos absurdamente altos que sustentam grandes roubalheiras, mas não temos serviços públicos básicos com a mínima qualidade, já passou e muito da hora disso mudar. Este país só não quebrou ainda porque a população trabalhadora insiste em resistir e se tivermos seriedade com a coisa pública, rapidamente teremos nosso mais que merecido desenvolvimento e estabilidade.

  9. FALTA DE VERGONHA NA CARA TEM LIMITE: CADEIA NA LADRÃOZADA, PF, MPF, RF, STF, MORO! disse:

    Não importa quem as investigações da Lava Jato vai atingir: se ficar comprovado que é ladrão de cofre público, seja quem for, de que partido for, que cargo ocupe, se civil ou militar, tem que ser julgado, condenado, preso e devolver o que roubou – isso é que é democracia, o resto é falta de vergonha na cara!
    Segundo, essa história de que é preciso “ficar configurado” crime de responsabilidade da presidente, de Lula, de Cunha, de Renan e de mais um bando de semelhantes é outra falta de vergonha na cara – tudo é válido para criar empecilhos à aplicação da lei sobre essa ladrãozada, em cima da falsa “falta de provas”. Os fatos aconteceram, os bilhões foram roubados e ninguém é culpado? O cara de pau do Lula já chegou a insinuar que a Lava Jato tem responsabilidade na situação econômica do país!
    Vai faltar vergonha na cara assim…vão querer papel assinado pela Dilma, Lula, Renan, Cunha etc de que são responsáveis por roubalheiras absurdas?

  10. Que se puna todos os que cometeram crimes, sejam eles de que partidos forem. O que se discute não é se foi cometido crimes pela oposição, mas sim os já comprovados crimes do governo. Me admira a vontade do nobre comentarista em diminuir os crimes do PT, os defensores desta sigla só podem se fazer de cegos para não ver onde este povo nos levaram. Eles destruíram a economia do país, destruíram a Petrobras, acabaram com os fundos de pensão, se bem que isso é uma coisa boa, pois os funcionários públicos sempre endeusaram o PT, agora o que eles querem é complacência? E quem teve misericórdia dos empresários que trabalham, produzem e pagam seus impostos? Quem teve dó dos trabalhadores pagadores de impostos? Eles se lambuzaram, quebraram e roubaram muito que desfrutem agora da sua plantação, de preferencia na cadeia, que é o lugar de corruptos e corruptores. Não são e nunca serão heróis, serão sempre vilões e história vai demonstrar isso.

  11. silverio disse:

    Bom dia,
    Minha preocupação é com o Brasil a democracia e sua autonomia. Poucos brasileiros sabem da verdade que envolve esse momento crítico do Brasil. É um jogo de interesse geopolítico, que agiu em outros países de forma semelhante. Parte da classe politica, judiciaria e setores econômicos estão juntos para quebrar a nossa autonomia no setor estratégico “energético” e avanços sociais. É hora de união em defesa da nossa autonomia, de um Brasil forte e interromper a farsa moralidade. O Brasil a democracia e sua autonomia esta acima de qualquer partido político. Brasileiros! informe mais sobre a situação.

  12. Stanislaw: O BRASIL TEM JEITO SIM: VERGONHA NA CARA! disse:

    A vergonha na cara exigiria algumas medidas imprescindíveis, urgentemente, em sequência:
    1 – Derrubar esse governo corrupto imediatamente, para que volte a confiança de que o Brasil tem jeito;
    2 – Seja quem assumir o governo, o povo exigir que a PF, MPF, RF, JUDICIÁRIO, em especial o STF e o juiz Sergio Moro, continuem a operação Lava Jato e as outras atualmente em curso, doa a quem doer, colocando na cadeia todos os ladrões de cofre público, condenados pela justiça, dentro do processo legal;
    3 – O povo exigir que o Congresso vote lei que equipare a pena para ladrão de cofre público às das penas de homicídio doloso e (ou) latrocínio (12 a 30 anos de cadeia);
    4 – O povo, a partir das próximas eleições, comece a banir da política toda essa ladrãozada atual, facilmente identificável, através da melhor arma que tem: O VOTO.

  13. Mario Elizeu Herrmann disse:

    Muito inteligente a formatação de uma narrativa que promova a idéia de que o Impeachment nada tem a ver com um “salve-se quem puder”. Se fosse tal qual diz o Kennedy, então qual seria o sentido de publicar a lista da Odebrecht??? Nenhuma. O fato real é que os 300 picaretas estão tentando salvar o coro e, para isso, vão jogar um corpo ao mar. Primeira atitude depois será segurar Cunha, evitando até mesmo a votação da cassação e acabar com a Lava jato. Condenam a única inocente para inocentar 300 corruptos.

  14. Sônia Ribeiro disse:

    fechava acordos trabalhistas com advogados de outros Estados superfaturando os cálculos e ficava com um percentual sobre o acordo. Outras pessoas faziam o mesmo, como uma funcionária que se denominava evangélica.

    No prédio em que moro, o síndico se recusa a aplicar regras e punições aos proprietários mais antigos, como se os mais novos não pudessem desfrutar da plenitude de suas propriedades….

    Dá-se propina no trânsito, no departamento público, no judiciário, para que o oficial de justiça, por exemplo, cumpra o mandado mais rapidamente. Como se isto não fosse sua obrigação funcional, etc….

    Somos todos farinha do mesmo saco.

    A honestidade aqui no Brasil tem “outro significado”, infelizmente.

    Não importa como a pessoa acumulou seu patrimônio, interessa que ela tenha para ostentar e todos “babam” por essa pessoa…..Triste!

    Critica-se a prática na política, mas ser amigo de um corrupto, mau caráter….Aí pode – SQN!

    Enquanto não mudarmos nossa mentalidade por completo, serem

  15. v.silva disse:

    Eu já acho o contrário. Depois de derrubarem a Dilma e assumirem o governo, vão fazer um acordão e acabar com a lava jato. Fica tudo como antes no quartel de abrantes.

  16. Amalia Maria de Oliveira disse:

    Concordo com voce, Zika do Brasil. Que todos paguem pelo que fez, seja PMDB, PT, PSDB, REDE, PP, PR E OS OUTROs Ps da DO BRASIL. CADEIA PARA TODOS! GRAÇAS A DEUS! VIVA OS SERGIOS MORO DO BRASIL.
    NÓS APOIAMOS!!!!!!!!!!!!!!

  17. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Tomara que a Lava Jato, via STF, atinja o Temer, o Serra e demais corruptos que estão tramando para assumirem o governo. Será mais do mesmo. Então, quem está absolutamente certa é a Marina da Silva que aponta o caminho da destituição da Dilma e Temer via STF e novas eleições, visto como, do contrário, nada mudará.

  18. Elaine de Sousa disse:

    Que TODOS, absolutamente todos sejam presos, sem distinção de partidos. Por que ou o povo quer acabar com a corrupção ou acabar com partido. Pessoal vamos colocar a cabeça para pensar mais e falar menos.

  19. Marcos disse:

    Kennedy, concordo em parte com seu comentário. Discordo quando você diz que após a saída de Dilma a Lava Jato não esfriará. Creio que isto ocorrerá sim, já que quem hoje “patrocina” a operação (mídia, setores da PF e da justiça e alguns partidos) já teriam alcançado seu objetivo político. A partir daí, poderia também trazer muito prejuízo a todos os outros envolvidos que igualmente receberam recursos de empreiteiras. Vai esfriar, vai sumir da mídia, o juiz não terá mais interesse, até cair no esquecimento e morrer.

  20. Takarracha disse:

    Você nunca esteve tão errado quanto agora. O STF não tem a menor competência para se imiscuir no mérito do crime de responsabilidade. A Constituição diz que quem julga tais crimes é o Senado Federal, após autorização da Câmara. Jamais o STF irá adentrar o mérito disso. Até porque o que há são apenas acusações. Somente após o julgamento do Senado é que se dirá se houve crime de responsabilidade ou não! O resto é chorumela e chororo.

  21. VINICIUS OLLIVER DOMINGUES MARCONDES disse:

    Esse clamor anti político que tomam os debates e as ruas pelos coxinhas deverá significar um novo momento político do Brasil.
    Torça que a herança da lava jato seja para uma política feita de forma clara, transparente e liberal-social, sem o jeitinho brasileiro para se organizar e que já é uma rega falida.

    Quem sabe seja o início de uma nova era, da melhor era que já experimentamos em nossos 516 anos, pela primeira vez no rumo da ORDEM E PROGRESSO
    .

  22. Joaquim disse:

    Como é possível ainda ter gente querendo dizer que não há crime. Então para os desavisados a lei é a complementar nº 101 de 05/2000 art. 36. E não foi coisa pouquinha como o governo diz foram cerca de R$ 50bi ( nunca antes neste pais ). Metade do defecit fiscal de 2015. Será que existe gente disposta a questionar isto no supremo, duvido. Será mais uma vergonha para este desgoverno. O que se pode tentar minimizar é se este crime é suficiente para caracterizar crime de responsabilidade, pode até ter gente que acha que um buraco de R$50bi não é falta de responsabilidade, mas para min e para a maioria absoluta dos brasileiros é uma tremenda temeridade e falta de caráter com a coisa alheia.

  23. Esli disse:

    Veja o discurso de posse do Lula em 2003 (trecho):
    O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu Governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida pública. Não permitiremos que a corrupção, a sonegação e o desperdício continuem privando a população de recursos que são seus e que tanto poderiam ajudar na sua dura luta pela sobrevivência. Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. É também aplicar com eficiência e transparência, sem desperdícios, os recursos públicos focados em resultados sociais concretos. …E acreditem, acreditem mesmo, não pretendo desperdiçar essa oportunidade conquistada com a luta de muitos milhões e milhões de brasileiros e brasileiras.

    Cadê este Lula? Resposta: Foi comprado pelo dinheiro da corrupção.

  24. ricardão disse:

    a memória seletiva de alguns esquece que as pedaladas fiscais foram declaradas crime de responsabilidade fiscal pelo PLENÁRIO DO TCU… se esquecem também da ira do lulla quando era presidente e propalava que devia acabar com o TCU porque aquele órgão de fiscalização “não o deixava governar”… se roubou tanto quanto está surgindo na lava-jato mesmo com o TCU no pé, imagina com sua extinção…

  25. Caro Kennedy,
    não caberá ao supremo julgar a decisão do congresso sobre o impeachment da Dilma, que a esta altura dos acontecimentos caminha a passos largos.
    Caberá ao supremo julgar o mais breve possível os processo contra Cunha e Renan, pois com o julgamento dos processos contra a chapa Dilma/Temer no STE, o Temer também deverá cair.
    O supremo não pode deixar que a presidência do Brasil fique nas mãos de um dos dois corruptos que hoje presidem a câmara e o senado.
    Para o bem do Brasil o STF deverá ser breve nesses julgamentos, para que novos presidentes sejam empossados no congresso.
    Paschoal

  26. Vicente disse:

    Se o novo governo não terá condições de frear a Lava Jato, qual o receio sobre o impeachment?

  27. Aparecido disse:

    Caro Sr Kennedy.
    Antes de proceder meus comentarios gostaria de parabenizá-lo pela postura de seu blog,pois independente de opiniões diversas o Sr tem colocado os comentarios sem ,censurá-los como alguns outros o fazem.
    Mas creio que independente do Impeachment da Dilma,que sou a favor,corremos o rico de ficar na mão de outros “Bandidos e ladroes” senão vejamos. o PMDB,PP e outros sempre se fartaram de usar o “Toma La da Cá” para ter seus pedidos atendidos pelo “Desgoverno” da Dilma e PT.
    Creio que deveriamos nos precaver desta “Desgraça” pois sai um ladrão entra outro.
    Devemos ficar atentos pois Ladroes eles tb são e nem o PSDB se salva.
    Abraços

  28. Kennedy, concordo em partes, se a LavaJato não tivesse tomado o aspecto de “instrumento de desestabilização do governo”, mas de uma investigação de fato, eu acreditaria na LavaJato a partir de uma eventual queda de Dilma. Quando, por exemplo, o senador José Serra chega no jornal Estadão e diz que “não deverá haver caça às bruxas”, é o sinal mais do que claro que a LavaJato, como tem sido hoje instrumento para derrubar o governo, será o instrumento para o próximo governo obter maioria no Congresso. Abraço!

  29. Carlos disse:

    Caro Kennedy
    Infelizmente o acordo já está fechado. Em breve o governo estará nas mãos do PMDB (mais fisiológico e pragmático dos partidos brasileiros) de Serra (que não conseguiu ganhar nenhuma eleição e foi defenestrado pelo próprio PSDB) e por Eduardo Cunha. Teremos um grande acórdão com redistribuição de cargos na Petrobrás (agora sob o comando do Serra), demais estatais, ministérios e cargos de segundo escalão. Sai PT e entram PSDB e DEM. Voltaremos á fase pré Lava Jato. Não podemos desconsiderar que o “novo” governo contará com o apoio da grande midia e da Fiesp. Teremos pela frente 30 anos de retrocesso no campo dos direitos sociais com pleno apoio do atual Congresso (o pior da história em termos de bandeiras e de corrupção). A Lava Jato será sepultada. Aliás, o governo da Dilma cairá pela incapacidade de frear o Moro. Moro será descontruido e esquecido em breve. Será divulgada a versão que a Lava Jato já cumpriu seu papel. Os 300 da Odebrecht dormirão em sono tranquilo.

  30. Gil Cabral disse:

    Que vá Dilma e quem mais tiver de ir,Lula,cunha…

  31. Lana disse:

    só me preocupa sermos ancorados pelo Cunha! Jamais me representará. gostaria mesmo de ver antes de qualquer outro político esse gangster e seus comparsas presos!

  32. Alexandre disse:

    Como o esperado, não foi possível implantar um governo popular através do voto. O país continuara no domínio da minoria branca. Os brancos não entregam o osso por bem, mais é nunca.

  33. Marco Túlio Castro disse:

    Moralidade seletiva é a marca registada do PT desde a sua criação. Agora só estão a ser julgados e serão condenados pelos próprios atos. Os petistas não conseguem se defender. O que fazem é sempre acusar todos de serem iguais. Se fossem porque em 16 anos de governo não fizeram nada ? Foi por incompetencia ou prevaricação ? Não Sr. Kennedy, queremos todos na cadeia a começar por este senhor deboca suja conforme constatamos nas gravações da PF.

  34. Braga disse:

    Nunca tantos roubaram tanto de tantos.
    E para continuar a roubalheira vem as chantagens, cada hora de um lado.
    Olha que eu saio. Olha que eu fico. Me dá o que eu quero se não eu saio.

  35. Francisco Airton da Silva Silva disse:

    Eu sou de acordo com as investigações, e nós só temos estas investigações graças ao Presidente Lula que abriu as portas para que fosse feito investigações sobre tudo de errado que acontecesse, e isso nunca foi feito nos Governos anteriores, qual politico tenha sido preso nos Governos antecessores a Lula. Nunca houvi falar, um exemplo Collor Roubou foi preso?
    Lula e Dilma tem que ser respeitados essa coja de ladrões que estão atrapalhando Dilma é que tem que sair, que saia PMDB é um a menos pra atrapalhar.

  36. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Caro Kennedy. O STF, teve tempo hábil para que pudesse se manifestar a respeito da legalidade ou não, do processo do impeachment. Alguns ministros, já fizeram solitariamente, suas considerações, a respeito do discurso que Dilma e, os seus apoiadores, vem dizendo sobre o impeachment.
    Portanto, se o STF meter a colher nesta altura da situação, e der parecer contrário, chamará para sí, o descrédito que a maioria da população poderá ter a respeito da justiça do nosso país. Já há uma insatisfação, que a pós 2 anos da Operação Lava Jato, o até a presente data, não tenha mandado nenhum político para a cadeia. Inclusive o Renan Calheiros que tem crime desde 2007 parado no STF

  37. Mauro disse:

    Qualquer aluno de Direito, de primeiro semestre é capaz de saber e entender que o processo de impeachment, desde que iniciado, é um processo que envolve um julgamento politico e não juridico, pois legalmente posto que foi pelo Tribunal de Contas da União, terem sido manobras ilegais as famosas pedaladas fiscais.
    Juridicamente falando não não nenhuma ilegalidade na proposta de Hélio Bicudo e outros na proposição de impeachment e falar em golpe é nada mais nada menos do que no meio juridico se chama de “jus esperneandi”.
    O Supremo jamais fará o papel de dizer o que deve ser dito pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e de uma vez por todas, para os inteligentes, esclarecidos e letrados, IMPEACHMENT É JULGAMENTO POLITICO DAS ATITUDES E ATOS SOBRE DESVIOS DE CONDUTA OU DE PROCEDIMENTO, ENVOLVENDO, NO CASO A PRESIDENTA DA REPÚBLICA.É JULGAMENTO POLITICO E NADA MAIS!

  38. Vandirson disse:

    Golpe uma farsa travestida de impeachment legalista
    Meritíssimos e Operadores do Direito, sabemos que aritmética da democracia por vezes poder ser dolorosa para perdedores, porque além dos cidadãos terem o mesmo valor o que consagra é a soma maioria simples, acostumados a um mundo onde a arguição pode mudar vidas causa incomodo essa igualdade democrática, onde não é necessário explicar que a peça “impeachment” não é golpe por si só, torna-se se golpe pela maneira sorrateira que suas vestais operam o complô, onde os Capitães do impeachment representam uma corja que covardemente quando acusada e acuada tenta resolver com a barbárie do linchamento, desrespeitar o sistema eleitoral democrático não precisa de ordenamento jurídico apenas e sim legitimidade republicana acima de tudo, pena que os Liberais e seus executivos não consigam também entender o principio de igualdade das democracias, ficaremos refém de uma empresa de comunicação que por “vaidade” acostumou-se a derrubar presid

  39. Vander disse:

    A Lava Jato tem proporção porque tem um objetivo claro, derrubar o PT. Sem o PT no poder, veremos se as noticias acontecerão todos os dias, em todos os jornais, se as operações a PF continuarao agressivas em grande quantidade.

    A história mostra que não, que os que entrarão não serão investigados, que não haverá mais noticias frequentes.

    Aliás, você sabe disso, caro amigo. No SBT havia uma linha editorial até 2013, e há outra hoje. Não preciso lhe explicar o Be-a-Bá. E a justiça, ambos também sabemos como funciona, ou o delatado 6x já teria sido, no mínimo, investigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 22:02:02