aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-12-2015, 9h32

STF sinaliza que imporá limites a Cunha

Ao citar propina para Delcídio, Cerveró põe governo FHC na Lava Jato
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O ministro Luiz Edson Fachin agiu com responsabilidade institucional ao suspender a instalação da comissão do impeachment e o andamento desse processo até uma manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima quarta, dia 16.

Muito preparado tecnicamente, um civilista, a decisão de Fachin, tomada ontem, sinaliza a tendência de o STF impor limites ao poder e às manobras do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que desencadeou o atual debate sobre impeachment.

É bom que o Supremo aja assim. Impeachment é um mecanismo previsto na Constituição. Ele demanda razões políticas e jurídicas (crime de responsabilidade). Portanto, o controle da legalidade do atual processo fará bem ao país. Um impeachment manchado por ilegalidade é golpe travestido de institucionalidade.

Eduardo Cunha tem agido de forma incorreta. Aceitou o pedido em retaliação à recusa do PT em protegê-lo no Conselho de Ética da Câmara. Ontem, quebrou um acordo que havia para a indicação dos membros da comissão especial do impeachment e garantiu à oposição a vitória na primeira batalha com voto no plenário da Câmara.

A oposição ganhou a batalha, mas não venceu a guerra. Teve 272 votos. Faltam 70 para atingir 342. O governo foi derrotado na batalha, mas ainda não perdeu a guerra. Obteve 199 votos. É mais do que os 171 votos de que precisa para barrar o impeachment, mas a margem de segurança é estreita. A decisão do Fachin reequilibra o jogo e dará segurança para que essa guerra seja travada sem gol de mão.

*

Governo FHC entra na Lava Jato

Segundo um integrante do time de investigadores da Lava Jato, teve início, sim, uma tratativa a respeito de delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Quando surgiu a notícia da contratação do advogado Antonio Figueiredo Basto, responsável por mediar acordos de delação premiada na Lava Jato, houve apreensão no PT e no governo, porque Delcídio tinha acesso ao ex-presidente Lula e é amigo da presidente Dilma.

No entanto, uma reportagem da “Folha de S.Paulo” deverá levar preocupação também à oposição. Até hoje, a Lava Jato concentrou-se basicamente em investigações sobre o governo petista. Mas, segundo a “Folha”, Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional, contou que, quando Delcídio era diretor de Óleo e Gás da Petrobras no governo FHC, o senador recebeu propina de US$ 10 milhões da Alstom. Essa empresa já apareceu mal na fita em contratos com o governo do PSDB em São Paulo, acusada de corrupção.

Cerveró faz uma primeira ligação concreta da Lava Jato com o governo FHC. Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, já havia dito que havia corrupção na estatal antes da chegada do PT ao poder.

Agora, Cerveró oferece um fato que, se confirmado numa delação de Delcídio, poderá afetar o discurso duro que o PSDB faz em relação ao PT por causa da corrupção na Petrobras. É um dado importante em meio à guerra do impeachment.

*

DR federal

Partiu da presidente Dilma Rousseff, que foi aconselhada por ministros a não aumentar o problema, a iniciativa de propor um encontro com o vice-presidente Michel Temer. O vice foi consultado se aceitaria conversar com a presidente. Ele disse que sim.

Em conversa ontem com o SBT, Temer disse que, quando falou em “lastro jurídico” do impeachment, referiu-se ao poder de Eduardo Cunha de aceitar o pedido. Para ele, Cunha recorreu a um atribuição do seu cargo.

Segundo Temer, não foi uma manifestação sobre o mérito da questão. Ele afirmou que acredita que a presidente dará “respostas convincentes” e que a Câmara fará um “julgamento institucional”. Ou seja, fez um gesto apaziguador.

No encontro de hoje, haverá uma tentativa dois lados de colocar uma pedra em cima da carta de Temer. Também interessa ao vice restabelecer uma relação mínima com Dilma. A carta foi ruim para ambos.

Os papéis de cada um estão claros. Ela luta para manter o poder. Ele luta para chegar ao poder. Um confronto aberto entre os dois agora, num momento de tamanha indefinição, não interessa aos dois.

No PMDB, Temer não colheu apoio completo. Uma parcela importante do partido, sobretudo no Senado, criticou a carta do vice. No PMDB, quem era a favor do impeachment continuou assim. Quem era contra também. O partido continua dividido.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. Marcelo Campos disse:

    Golpistas choram com a decisão do Fachin. Já não basta a falta de bom-senso e falta de caráter em apoiar um pedido de impeachment sem fundamento vindo de uma chantagem do Eduardo Cunha, agora querem jogar no lixo o regimento do Congresso para agilizar o golpe. Ainda bem que o STF está de olho.

    • Julio Vilela disse:

      Falando-se em “golpistas”, o cabeça sem dúvida é o partido tucano, cujo presidente tenta chegar ao poder usando todos os artifícios possíveis, após a derrota democrática nas urnas. Se conseguir tirar a Dilma da presidência, voltará todo o seu poderio balístico contra o Temer e a seguir o Cunha (se ele estiver por lá ainda). Desse modo, o caminho ficará aberto para o candidato da mídia, dos empresários, dos bancos privados, dos investidores e da elite. Aguardemos os próximos capítulos…

      • Geraldo disse:

        Candidato dos empresários e dos bancos são sem dúvida nenhuma os candidatos petistas, ou será que nestes 13 anos de governo ninguém acompanhou a escalada nos lucros dos bancos, e a corja de empresários que serviu este governo corrupto e hipócrita, petista tem mania de sentar no rabo e ficar apontando o dos outros, o fato é um só ninguém presta mas qualquer outro governo perto desse fica parecendo ladrão de galinhas !!!!

        • Marcos disse:

          Geraldo, mas nestes últimos 13 anos, todos: Banqueiros, comerciantes, trabalhadores, montadoras…ganharam muito…todos ganharam, o pais cresceu como nunca!

          • Cleber Silva disse:

            Amigo de qual país você está falando ?

          • Rômulo disse:

            Marcos, o que ganhamos nos últimos 13 anos foi ilusório. O que estamos perdendo e vamos perder agora sobrepuja tudo que ganhamos. O PT fez ciranda com o dinheiro público sem nenhuma responsabilidade fiscal. O povo ganhou, mas para que o PT pudesse ganhar muito mais e permanecer no poder. Em troca, o PT iria ingerir nossas vidas como tem feito através do MEC e da Super Receita. Fora COMUNISTAS!

    • Fernando Vianna disse:

      Calma sr Marcelo, não é golpe não, decretos de emprestimo sem autorização do congreso É CRIME DE RESPONSABILIDADE, qualquer aluno do curso medio entende esta situação, estude mais um pouco por favor.

      • Flavio Borges disse:

        A Folha de S. Paulo estampou em sua manchete principal no dia 25 de abril reportagem que mostra que o uso de recursos da Caixa Econômica Federal para o pagamento de benefícios sociais, que ficou conhecido como “pedalada”, ocorre desde o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).ou seja, prática comum…

      • sebas pinto disse:

        Esses caras não representam ninguém alem dos interesses deles, são bando sem qualquer responsabilidade, porque eles não fazer uma lei por exemplo punindo politico ladrão com cana pesada e nunca mais poder concorrer ou ocupar cargo publico. Qual o projeto, um só que beneficie o pais e o coitado do povão que é quem paga a conta. Pra quê 513 DePUTAdo…. Pra quê…?

      • a disse:

        Assinado pelo vice e pelo tesouro, não pela presidente, e isso sempre foi feito. A mídia deu o nome pejorativo de pedaladas para insinuar mal feito. O governo pediu que a CEF adiantasse pagamento para o Minha Casa Minha Vida e em 3 meses pagou, a CEF devia ao governo, portanto o governo ficou credor. Vê algo de errado nisso? onde há desvio, roubo?

    • walter disse:

      Muito bom Marcelo Campos, que você acredite no Supremo…também acho que o Fachin foi correto, embora seja muitoooo suspeito.
      Se o processo seguisse com a macula do segredo nas votações, embora seja um rito procedente; poderia ser questionado lá adiante; mas isso não ajuda o PT, a margem é mínima; será submetido ao colegiado, e poderá ser legitimado a Chapa 2…
      Kennedy, o TSE corre por fora, com a cassa de mandato por excessos na campanha, e medidas provisórias improcedentes; o lula já esta se mexendo; se a cisa ficar feia…possivelmente, a dilma renuncie, para dar lugar ao temer; mas tudo isso pode se complicar, se o Temer também for cassado…podemos ter novas eleições; desta forma a oposição não poderá se lamentar, por não ter todas as chances; esta difícil, a dilma abusou…

      • walter disse:

        CARO KENNEDY, QUEM VAI PARAR AS MANOBRAS DO CUNHA, O SUPREMO…
        Por isso estamos tão carentes na formula um; os tais “pilotos manobristas” estão no congresso ou no supremo, fica difícil.
        HJ mais um medida absurda; trocar o relator, é demais; precisamos de reformas, que limitem a ação do poder, quando acusados…
        Deveriam afastar-se imediatamente; esperar que um suposto julgamento seja feito por seus colegas, é uma piada; a impressão que temos, que o CORONÉ CUNHA, não sairá jamais…É certo que ele é um mal necessário;mas espero que no final destas contendas, que sejam previsto taís abusos, que os impeçam de manter manobras, como se fosse donos do País

    • Mauro disse:

      Não cante vitória antes da hora, pois Fachin “suspendeu” o processo e não cancelou-o.
      Para esclarecer os ignóbeis, o Ministro concedeu o que poderia ser comparado a uma liminar, que pode ser cassada a qualquer momento, pois não houve analise da questão. Ato juridico valido e perfeito que não interfere nem dá qualquer rumo negativo ou positivo a respeito do impeachment.
      Esse processo sofrerá várias interferências a favor e contra os dois lados pelo STF, mas o que importa é que isso demonstrará aos radicais ignorantes que não é, e nunca poderá ser chamado de GOLPE. É só varrição do lixo petista, para o esgoto da história. Simples assim!

    • LEANDRO BARBOSA disse:

      Na era Color era uma exercício da Democracia, na era Dilma é um Golpe. A caso não fosse tido como retaliação, o povo elege, mas é obrigado a viver oprimido por 4 anos completos, a incompetência para exercer o cargo, o desgoverno, em qualquer empresa no setor privado gera demissão, no futebol, troca-se o técnico, no pais, quando a população sobrevive com a maior carga tributária do Mundo, pagando 27,5% de IR, compramos os carros mais caros do mundo, saúde, educação, segurança pública, afundam a cada dia que passa, a conta de luz só aumenta, reforma tributária, previdenciária, não saem da imaginação, reformas de infraestrutura, para viabilizar exposrtações e as importações não acontecem, construção de estradas e da malha ferroviária também não acontecem, BNDS, financiando obras bilionárias nos países da américa, Governo mantém folha de PGTO inchada, não reduz pessoal, não corta Ministérios, não proporciona segurança jurídica para investidores externos, já que o Brasil foi rebaixado.

  2. Mauro disse:

    Dona Dilma Roussef ao tentar um armisticio com Michel Temer, demonstra sua pouca inteligência e tenta reparar aquilo que pode ser um dano irreparavel para sua pretensão de não ser defenestrada do poder.
    Age com pouca inteligência ao dar passos atrás e escancarar fragilidade (que na realidade tem!) e
    mostra que a “fatia” Michel Temer no PMDB é fundamental para uma tentativa de salvar-se no processo de impeachment.
    Gostem ou nao de MT, todos tem de admitir, que alem de nome de enorme peso no PMDB (que dá suatentação ao governo), o presidente do partido é um jurista renomado, com profundo conhecimento de constituição e sua palavra a respeito da legalidade do processo aceito por Eduardo Cunha, tem inegavel e insuspeitado valor. Temer não é advogado de porta de cadeia e sim um professor catedrático que sabe o que fala.
    Não acredito em “volta atrás” de Temer em relação a carta e tudo agora será feito com uma aparente normalidade, mas em realidade com uma “guerra” de bastidores.

    • renato brum disse:

      Perfeito Mauro sua linha de raciocínio. Mas acredito que o MT, na verdade está sendo apenas explicito, como de costume e de forma extremamente educada. Ele é uma Rainha da Inglaterra e o poder para ele, se executa de forma diferente do até então aqui no Brasil, exercido. Não é um Homem de embates. Nisso tudo como ave de rapina, observa o PSDB, que com 50 milhões de votos conquistados, maturar a ideia que a busca na verdade é uma definição por porte do TSE e se façam novas eleições.

  3. Pedro disse:

    Como disse Gilberto Gil às coisas estão ficando cada vez mais claras! Os golpistas estão perdendo as máscaras de falsos democratas, de legalistas.., estão cada vez mais se revelando! Ontem no Congresso foi mostrado o quanto a oposição se aliou a Cunha e vice-versa, o quanto esses políticos podem descer e se desfazer da moral, da legalidade.. Quem ainda tinha a ilusão de que esse processo de impeachment não era golpe ontem teve a certeza de que é sim um golpe! Um golpe não nesse governo medíocre, mas um golpe na democracia, um golpe no povo trabalhador desse país, um golpe numa presidenta que a despeito de sua inabilidade política é honesta e honrada! Parabéns ao ministro Fachin por suspender esse circo! Cabe agora ao STF confirmar que é o povo e a democracia quem exerce a soberania nesse país! Que os gatunos e achacadores do congresso sirvam de lição a esse povo que ainda não aprendeu a votar!

  4. Julio Vilela disse:

    Bem, a justiça tem sido feita com as investigações, com as delações e sobretudo com as condenações, porém, com certa parcialidade. A balança da justiça pende apenas para um só lado, numa caça aos “corruptos petistas”, fazendo vista grossa às mazelas cometidas pela oposição em épocas passadas, não muito distantes. Espero que a mão da justiça alcance também os corruptos de outros tempos, cujos atos cometidos em causa própria, mesmo que esquecidos pela mídia, não saem de nossa lembrança.

    • Jose disse:

      Amigo o PT domina tudo até o judiciario, porque será que os petistas não provam e caçam os corruptos de outros partidos ???

    • Jose Melo disse:

      Caro companheiro Julio Vilela, eu fico me perguntando por quê só focam na Dilma e deixam de lado o Fernado Henrique que fez várias manobras política para conseguir aprovar entre outros a privatização de várias estatais e que só não privatizou a Petrobas porque houve manifestações pesadas de sindicalistas e funcionários, enfim, de vários seguimentos da sociedade brasileira!
      Nós sabemos que essa corrupção vem se arrastando desde do primeiro governo, que poderia ter sido o Tancredo Neves se não morrece, mas pela sua arrogância quando disse que se conseguisse quinhentos votos do seu partido (PMDB) nem DEUS tiraria ele do poder! Ele conseguiu os quinhentos votos mas não recebeu a faixa de presidente; quem recebeu foi o Jose Sarney! Sabemos o desastre que foi o governo do Sarney, a inflação chegou a +/- 84% ao mês! Então acho que o jogo de toma lá e dá cá começou no governo Sarney.
      Voltando ao governo do FHC, além de ter privatizado as estatais, não ter investido como promessa feito, ele e

  5. Leonilda da Silva Carvalho disse:

    Tomare que o ex-senador Delcídio equilibre a Lava-jato e ai PSDB o que farás????

    • claudio antônio disse:

      Equilibrar como? Mensalão, petrolão, mais de 10 diretorias envolvidas em corrupção e todas indicadas por PT, PMDB e PP…o que ele vai dizer? ganhei 10 milhões, achei pouco, sai e vim pro PT onde 10 milhões é o gorjeta. Vc acredita mesmo em mula sem cabeça e em político honesto.

      • Elizabete Gomes disse:

        Para haver equilibrio os casos de corrupção que envolvem outros partidos como o PSDB por exemplo deveriam ser julgados da mesma forma que os do PT. Mensalão Tucano corre o risco de ser prescrito, envolvimento do PSDB na Lava ao Jato não vem ao caso…e depois querem acabar com a corrupção…sei…

        • Joaquim disse:

          Elizabete o mensalão mineiro não foi julgado por que não interessa a ambos os lados, ou melhor não interessa a nenhum politico. Procure que é Walfrido dos Mares Guia e você entenderá o porque. Elizabete deixe de acreditar nesta turma de políticos, sindicalistas e assemelhados, os únicos que querem ver esta turma toda na cadeira somos nós os contribuintes.

  6. Nestor disse:

    Há muito para ser decifrado e que é relativo ao período FHC. FHC, Lula ou Dilma, não tem assim tanta importância. Em qualquer um dos governos houve mistérios sinistros, mas isto é porque o país é assim. E é assim porque na nossa cultura não se acredita e nem se permite o uso de ferramentas de controle. Aliado a isto, existe um elevado grau de imunidade, atrelado a uma máquina judiciária extremamente vagarosa. Mas é a falta de controle que permite a ocultação, fazendo com que os problemas sequer sejam conhecidos. O único controle eficaz que possuímos é o que verifica a tributação, o recolhimento dos impostos. Que é feito deles, jamais saberemos. Que há ratos, isso nós sabemos, e sabemos também que jamais conseguiremos exterminá-los todos, mas é fundamental manter-se a população de ratos sob controle. Desta vez proliferaram em excesso.

  7. Sônia Ribeiro disse:

    Caro jornalista:

    Não há a menor dúvida de que todos estes políticos são ratos de porão, sempre em detrimento do povo brasileiro e visando a perpetuação no poder, a qualquer custo, para não perderem suas mordomias de poder pelo poder e do dinheiro que da corrupção emana; às custas de um povo que nada tem (não tem segurança, nem saúde, nem educação, nem nada), inobstante a fortuna que paga de impostos. Todos sabemos, também, que o PT e seus líderes estão envolvidos até o pescoço. O ideal seria a renovação total: nem Dilma , nem Temer, nem PSDB, mas pessoas novas, efetivamente comprometidas com o desenvolvimento do país. Agora querer defender este PT e sua corja é demais. Não queremos chegar ao que chegou a Venezuela e não estamos muito longe, nem nos equipararmos à Grécia, muito embora a mídia estrangeira já esteja nos tratando como tal. O momento agora é do povo se unir contra todo esse crime organizado, chamado política; inclusive o sr., nobre jornalista, que também é um cidadão.

    • Elizabete Gomes disse:

      Pior do que o PT é a corja da oposição, que se faz de indignada, que se diz horrorizada com a crise, mas atua para tornar tudo pior. Sabotadores da Republica, sim. Hoje banqueiros, politicos, são presos no Brasil coisa que nunca se viu no governo FHC, onde ao invés de se investigarem os corruptos, pagava-se para esvaziar CPIS. O PT pode ter muitos defeitos, mas não vejo nenhum outro partido ou politico que tenha tantas qualidades, para poder jogar pedras. Todos estão metidos em corrupção sim! A sorte é que certos partidos são blindados, a sorte deles é que os jornalistas do pais agem como cabos eleitorais. Distorcem, vazam informações que interessam a eles. Jornais e revistas se transformaram em panfletos politicos. Os corruptos do PSDB estão todos soltos, o Mensalão Tucano nunca foi julgado. O Cartel do Metro não interessa. A compra de votos para a reeleição de FHC não causou espanto. O fato de Aecio Neves ter sido citado na Lava a Jato não vem ao caso…

    • Antonio Francisco disse:

      Meu caro respeito o ponto de vista que você acaba de expor. Só que você esqueceu de dizer que entre quem entrar precisará de apoio para governar. Quem estará lá para apoiar? Os ratos!!!! Por isso o importante não trocar 6 por meia duzia de quinta categoria. O essencial é mudar as leis para que sirvam de exemplo para quem entrar pense duas vezes antes de fazer.

  8. alfredo T. Martins disse:

    face a importância da situação, as questões de interesse partidário e ou particular, deveriam ser excluídas e somente a questão da legalidade dos atos praticados pela presidente, como agredir ou ferir a Constituição ou outra Lei é que deveriam ser levados em conta, no julgamento que se espera ser justo e legal. Para tanto, a esperança na isenção do STF é procedimento aguardado por todos aqueles que acreditam na LEI.

  9. Ricardo disse:

    O maior problema do Brasil chama-se congresso nacional. No Brasil o ato de fazer política é dar algo em troco do apoio. Isso é feito em todos os municípios com prefeitos e vereadores, nos estados com deputados e governador e no governo federal com o presidente e deputados e senadores. Enquanto o Brasil não fizer uma reforma política séria, feita pela sociedade civil e seus órgãos representativos (OAB, conselhos, sindicatos, juristas, etc) o Brasil vai ficar nessa venda de apoio. Em todos os governos foi assim. A Dilma, que muitos chamam de cabeça dura, turrona, teimosa, tenta sair destes esquema mas é forçada pelo congresso e pela oposição a se render aos cargos e troca de favores. Infelizmente o povo não acordou ainda, tinha que entrar no congresso nacional e limpar no tapa aquele antro e forçar uma reforma política.

    • Elizabete Gomes disse:

      Quando a Dilma propôs a Reforma Politica, ninguém quis. É claro, com a reforma, esses oportunistas iriam perder várias mamatas. Depois os hipócritas da oposição vão na tv, reclamar da crise, da corrupção, como se eles não tivessem papel fundamental no agravamento da crise e como se não tivessem metido em corrupção até a medula. Jogar a culpa em cima da presidente é fácil, né?

    • Neusa Maria Paes disse:

      Ricardo, assino embaixo. Seu raciocínio está corretíssimo!! Democracia é que está em jogo no mmento.

  10. Raimundo Maia disse:

    Dr. Aécio Neves, quem não tem competência nunca chegará ao poder, mas os incompetentes chegam mesmo que tenham de se aliar com os corruptos, Dê seu apoio a nossa presidente e o senhor será bem recompensado pelos eleitores na próxima eleição para presidente.

    • Geraldo disse:

      Raimundo ai o coitado fica entre a cruz e a espada, porque o Cunha pode ser ladrão, mas a Dilma é santa ????
      Faça-me o favor, se colocar um do lado do outro a única diferença é a cor do terninho !!!

  11. geisa disse:

    Um impeachment manchado por ilegalidade é golpe travestido de institucionalidade. GOLPE FOI O QUE O PT DEU NO BRASIL. Se o Impeachment é golpe, o que podemos dizer da fraude eleitoral? Sei, os defensores dirão que a presidenta foi eleita democraticamente. Pode até ser, mas a insatisfação do povo mostra que não há ilegalidade alguma em queremos o Impeachment. Um presidente é igual a um funcionário de qualquer empresa, se não está correspondendo ao cargo que ocupa, é convidado a passar no RH. O presidente de qualquer NAÇÃO tem a obrigação de zelar pelo bem estar dos seus cidadãos e, não querer impor a sua permanência num cargo que lhe foi confiado. A “presidenta” e o partido ao qual ela representa, NÃO REPRESENTA a maioria dos CIDADÃOS DE BEM DESSE PAÍS. Que a Lava Jato chegue ao governo do FHC, se isso servirá de alento e de prerrogativa para que a CORRUPÇÃO tenha sido INSTITUCIONALIZADA PELO PT, que chegue então de uma vez e que todos dividam a culpa pela desgraça do BRASIL.

  12. Assisto horrorizado as noticias a respeito da política brasileira. O nosso pais é um gigante, se assim não fosse, já teria sucumbido diante das loucuras realizadas no congresso nacional. Onde já se viu, deputados que apoiam o governo do PT, entrarem nas urnas de votação e promoverem todo tipo de depredação e quebradeira possível.
    Jamais imaginei que viria tal coisa acontecendo, então vem a pergunta. Quem vai pagar pelas urnas quebradas e danificadas pelos deputados federais do PT? Infelizmente eu tenho a resposta, o povo brasileiro que tem uma das mais altas cargas de impostos do planeta, é por isso que o governo do PT quer mais impostos sendo cobrados do povo brasileiro, só tosquiando a nação com mais impostos eles vão continuar cometendo estas imoralidades políticas vistas nestes últimos anos.
    Tomara que o senador do PT , Delcídio do Amaral resolva fazer um acordo de delação premiada, quem sabe com isso, o nosso Brasil será passado a limpo.

  13. Marco Antonio disse:

    Há que se separar as picuinhas e desavenças pessoais existentes entre os titulares do Governo Federal e do Congresso Nacional. Essas diferenças não podem impedir que sejam apuradas as falcatruas, pedaladas e outras ações igualmente desqualificadas que têm sido engendradas de lado a lado.
    Os crimes, sejam pessoalmente praticados ou mediante quadrilhas postas para roubarem a Nação, não podem ficar impunes devido a trocas de silêncios escusos.
    Há que se apurar tudo aquilo que diz respeito ao interesse coletivo, de um povo sofrido e que, se já se acostumou a ser manipulado e sempre pagar as contas dos desvios praticados ao sabor dessa política hedionda, merece ter melhor tratamento por parte dos poderes constituídos.

  14. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    O poder, antes de qualquer outro conceito, parece ser o começo de um mundo solitário. Não é possível que depois de uma catástrofe geral sobre a terra, qualquer um de nós, único sobrevivente, possa ostentar o poder. Para que ter poder numa circunstância de uma catástrofe em que desapareceram todos os nossos súditos, todos os vassalos e neutralizam-se todas as formas de sobrevivência para nós e para os nossos naturais predadores? Esta, além de uma pergunta grande, também, é uma grande pergunta. A resposta, antes da catástrofe é uma – terei um poder absoluto! Depois do CATACLISMA é outra – serei detentor de um poder soberano, mas não tenho ninguém sobre minhas asas. Isso é fato, então, a oposição que parece tanto querer o poder, deve pensar no dia seguinte: no dia seguinte, o Brasil não será o mesmo!!

  15. JULIO CESAR disse:

    Excelente a decisão do ministro do STF . O trem estava saindo dos trilhos . È muito perigoso quando há quebra de leis pré estabelecidas. A democracia corria um sério risco. A interferência do STF , mostra que o Judiciário não é omisso e principalmente , que se tornou uma instituição INDEPENDENTE.

  16. Paulo Esteves Junior disse:

    O que a câmara está fazendo ai incluindo o Cunha é o que o povo quer e pediu nas Ruas, o que não pode haver é o STF agir para impor a sua vontade acima da constituição. Ainda mais um STF mal visto pela população. ISSO É MUITO PERIGOSO.

  17. claudio antônio disse:

    Kennedy e amigos, vamos com calma. Deixo aqui uma pergunta básica: Se o governo arrota ter mais de 320 votos na câmara, pq então perdeu de lavada ontem? Estão muito fixos na questão do rito, quando na verdade deveriam estar focados nas traições…que alias comprovam a tese de que o governo Dilma já morreu, falta apenas o atestado de óbito. Secreto ou aberto, a questão é que acompanhei toda a votação e foi tudo no ritmo normal da bagunça da câmara, muita gritaria, muita falácia, mas o resultado não seria alterado. Querem resolver de vez a questão? Simples, convocamos para daqui dois ou três meses um plebiscito no qual os brasileiros dirão se querem ou não a permanência do governo Dilma…pronto…voto popular…Mas isso o PT jamais vai aceitar, vai alegar que é golpe do povo…tudo é golpe. A verdade é que o PT não quer aceitar que a derrota de ontem foi esmagadora e desanimadora e a saída do governo pode estar próxima.

  18. claudio antônio disse:

    Outra pergunta é pq o governo quer acelerar o processo? Simples, inflação acaba de passar da casa dos dois dígitos, desemprego já chegou a 15%, vem ai CPMF no lombo do trabalhador…desta forma, em março, o povo estaria no sufoco ainda maior e ai vai pra rua para o tudo ou nada e o Governo já tem esses números e sabe que quando mais demorar, mais vai sangrar e mais traições na base vai ocorrer. Não sou partidário de ninguém, alias nem voto mais pois não acredito em nosso sistema político partidário…mas infelizmente eu digo, o governo Dilma já acabou e mesmo que fique, vai sangrar até 2018 e quem vai pagar a conta? Estão todos na mesma lama…sujos e mau lavados…ninguém e nenhum deles merece nossa confiança…mas vamos pagar a conta, com certeza.

  19. Alvaro Souza disse:

    A oportunidade de passar o pais a limpo vai sendo ampliando conforme o avanço da operação Java Jato. Se possibilidade de uma delação premiada do senador Delcídio permitir que as investigações alcancem o governo do PSDB, será muito bom para o pais, pois o telhado de vidro se expande e com isso poderemos alijar todos os políticos, envolvidos, dos processos eleitorais que estão por vir Além de promover uma reorganização dos ética dos partidos, que deverão excluir de suas fileiras todo e qualquer filiado que não possuir genuinamente a ficha limpa. Ilusão ou não, a transparência se apresenta cada vez mais necessária, para a credibilidade de todas as instituições e principalmente dos eleitores.

  20. Paulada disse:

    A decisão do STF veio em boa hora, mas acho que já deveriam ter intervido mais vezes. Contudo, por outro lado é bom que não intervir sempre, o acompanhamento do STF está sendo saudável, observando se a casa tem agido corretamente.
    Me parece que o próprio STF deixa correr solto um Eduardo Cunha para dar mais emoção, mais discussão, expor as divergências para a sociedade para que se produza reflexão.
    Quanto a esta notícia de jogar o FHC na Lava Jato seria muito boa porque existe uma parcela da população que julga somente o PT pelo que vêem saindo da Lava Jato e colocam o PSDB no trono da decência, o que não é verdade. A escolha para as próximas eleições tem que ter candidatos com histórico limpo(ou pelo menos um pouco mais do que já e´)..

  21. Helena/S.André SP disse:

    O STF não tem que ficar impondo limites a Cunha não. Tem é que mandar prender esse cara. O PGR Janot parece que está com medo de Cunha pois não faz nada contra ele. Que medo é esse que o judiciário está demonstrando que tem de Eduardo Cunha?

  22. Mauro disse:

    Sabendo que lidam com a ignorância popular, que foi o principal ingrediente da eleição do PT, maldosamente e com intuito de posarem de vitimas, a Palavra GOLPE virou a palavra da moda e de resistência do PT e de Dilma, para agarrarem-se ao poder.
    Seria um golpe (merecido a meu ver!) se partes da população, ou parte das forças armadas, empunhassem armas e adentrassem o palácio enxotando a senhora presidenta do poder. Mas não é assim e nem será.
    O processo de impeachment a ser instalado no Congresso, tem amparo na constituição e leis complementares e seguirá um rito com direito a ampla defesa e contraditório e portanto falar em golpe é querer posar de vitima onde não é, nunca foi e nunca será. NÃO É GOLPE! É A LEI!

  23. Oscar Gusmão disse:

    Conterrâneos porque não somos tratados pela República como cidadãos, mas roubo na Petrobras existem desde que nasceu todas as empresas estatais funcionam assim esqueceu esta besteira de FHC, LULA, DILMA o problema é muito maior, o correto seria privatizar tudo nada na mão da República senão vamos ficar pagando um absurdo pela tarifas daí inventam tarifas sociais, meia entrada porque não nos dão o que precisamos, EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA.
    Emprego público tem que ser nas regras do trabalhador da CLT, nada de “passei em concurso jamais serei demitido” que é o que acontece daí tratam mal a população e não trabalham o que é pior, para tanto basta acabar com indicação política para as repartições públicas, diretores seriam funcionários de carreira.
    Está tudo errado, que é o maior empregador nesta República é ela mesmo.
    Para que existe VEREADOR ? Representantes de bairros que vão reivindicar o melhor para seu bairro e não VEREADORES.

  24. Mauro Cardoso ALves disse:

    O PT mais o Lula e quadrilha chegaram no poder e viram tudo isso de vez corrigir não fizeram foram institucionalizar o crime agora vão pagar o pato após tanto tempo espero que quem cometeu crime hoje ontem e amanha comecem a pagar não importa o partido.

    Essas militância de esquerda e de direita ficam apontando o dedo uma para outro devem e cobrar dos seus candidatos o postura, pois o congresso, senado e palácio do planalto não transmite postura de pessoas honesta e muito menos transparência.

    Se não fosse Joaquim Barbosa e agora Juiz Sergio moro as coisas estariam pior pois, esse outros ministro do supremo e eu falo todos não me transmite confiança espero estar errado.

  25. Na boa, mesmo que a Dilma consiga 172 votos para barrar o impeachment, como ela governará não tendo a maioria no congresso. De novo, na boa, se ela ganhar não ira continuar como está ???? Ou passado o processo os congressistas vão mudar ????. Se vão mudar, porque não mudam já ????
    Outra, se o CUNHA usa de forma incorreta sua posição é porque o GOVERNO deu motivo e o Supremo tem referendado, mesmo sem querer a posição dele. Ou seja, Cunha é culpado de usar o CRIMe alheio para tentar se livrar do seu proprio CRIME. Não seria aquela máxima do “tem cem anos de perdão ????” Independentemente da ideologia inicial de igualdade pregado pelo PT, que eu respeitava, ou que vemos na prática, ou coisa bem diferente. Os caras gostam é de mordomia, garantida pelo dinheiro dos ricos, em nome dos pobres. Alguma coisa assim…….

  26. Alberto disse:

    Quebra de urnas,apagão de luz,empurra-empurra na Câmara,enfim uma zona total.Essa é a cara da terra brasilis.A judicialização está só iniciando e comerá tempo,o que,segundo dizem,é prejudicial ao (des)governo,em virtude da situação periclitante econômica e inflacionária que a terra brasilis atravessa.Muita bobagem,muito desconhecimento,muita invencionice ,mas o mais interessante é que cidadão Cunha é livre,leve e solto.A terra brasilis virou um cabaré de beira de estrada.Se o ministro Teori estiver certo o pior ainda está por vir.Amém.

  27. JC Tavares disse:

    Se Dilma fez pedalada, o Sr. Temer também o fez. O PMDB que conspira o golpe se acha tão esperto, que não consegue enxergar que os patrocinadores do golpe não os querem no comando do Planalto. Eles querem mesmo, são os seus apadrinhados tucanos pra roubarem o Brasil sem serem incomodados, com certeza.

  28. juá disse:

    Concordo que a Dilma tem falhado, mais é om para ela conhecer os tipos de pessoas que estão ao seu lado e ao seu governo. Temer é Padilha é da Mesma Ceita que tem como Mestre Eduardo Cunha que já deveria está preso, e junto com ele os integrantes da ceita que foram todos aqueles seguiram o que o seu mestre mandou, o importantes para todos esse deputados que fazem parte desta ceita é lutar e defender seu mestre. e não o povo que o elegeram, peço ao povo brasilheiro que acompanhe os fatos que na nas proximas eleçoes não votem nesse golpista, e nem nos envolvidos com a lava-jato. esse é meu recado a essa nação que amo, o povo do meu BRASIL. MEU NOME É JUA DESTA LINDA CIDADE MAUÁ – SP

  29. Isa disse:

    Veremos até quando ela vai se segurar com ajuda do STF. Depois de tantos anos ainda tem gente que defende partidos políticos. Sejamos apartidários, não despolitizados. No momento que o Brasil vive, nenhum presta.

  30. Elizabete Gomes disse:

    Cunha só terá limites, quando estiver atrás das grades. Janot tá esperando o que? Sobre FHC e a Lava a Jato, é obvio que o esquema começou no seu governo, querer dar um de virgem imaculado é debochar da nossa cara…E aquela revista, será que vai fazer uma capa com o famoso ele sabia de tudo? É claro que não…Como dizem por aí, não vem ao caso…

  31. Wiilian disse:

    Se esse golpe se concretizar, eu nunca mais sairei de casa para votar, perde o totalmente o sentido.
    Boicote porque uma presidente se reelegeu, apenas em um país atrasado isso acontece.
    Por essas coisa que eu me envergonho de ser brasileiro.

  32. Manuel Antonio Fialho disse:

    Para os militantes profissionais da autodenominada esquerda tudo que não lhes convém é ilegal, imoral ou engorda. Todo mundo sabe que Cunha e cambada não valem nada mas, qualquer meio para tirar essa bandidagem do poder é valido. Esses subletrados que ficam classificando quem pensa diferente como burguesia a serviço ” DAZELITE” tem medo de perder a boquinha ou está á espera de uma .

  33. Não tem que restringir e sim encostar todas as viaturas da PF na porta do Congresso e mandar todos os investigados e os envolvidos para a cadeia.
    Isso já está demorando demais.
    Essa Constituição Brasileira foi elaborada para facilitar a vida dos políticos marginais, essas classe não merece nenhum respeito.
    São mais de 500 praticando toda sorte de maracutaias e roubalheiras, é muito poder na mão de bandidos.
    É só ver para onde eles levaram este país.
    Desejo um Brasil livre dessa gente para que possamos crescer como país e o povo honesto e trabalhador tendo o que precisa…saúde, educação, segurança, principalmente empregos e liberdade.

    • Francisco Miranda disse:

      Oi Eduardo. Boa tarde. Tenho 64 anos e uma das maiores tristezas da minha vida, foi quando o Dr Ulisses Guimarães levantou um chumaço de papel de mais de mil folhas dizendo que era a nova Constituição. Ali começou a decadência de nosso calvário. Leis impraticáveis pelo governos vindouros que não sabia o que era democracia, como segurança, saúde e educação. Pilares de uma democracia sólida.

  34. Pasquale disse:

    A Argentina já tirou,a Venezuela tambem,agora só restou o Brasil.
    Os vermelhos acabaram.

  35. Anafilófio disse:

    Sim, é ótimo que o STF imponha limites – os que estão nas leis e na Constituição – para o bom andamento do processo. O freio, não se enganem, que o Ministro petista Luiz Fachin “aplicou” ao processo serve a todos e não apenas a Cunha, que até agora atuou no limite da legalidade na condução do processo.

    Certamente ultrapassaria o limite, assim como o governo também o faria se pudesse, então esta corretíssimo o Ministro, que diga-se, nada vai decidir, por ser decisão a ser tomada por todos os Ministros do STF.

    Ironicamente, como bem demonstra a subida meteórica das ações da Petrobrás, o tiro saiu pela culatra. Ao tentar favorecer o PT – embora a decisão seja correta sabemos porque foi tomada – o Ministro acabou por atrasar mais o processo, o que apenas prejudica Dilma e o PT.

  36. juarez disse:

    Meu Recado é para o STF do Brasil, Corte Suprema e Democrática do meu Pais, Foi ordenada a prisão do Senador Delcidio do Amaral em pleno mandato, por atrapalha e fazer manobras contra a operação lava jato, e porque não acontece isso com o Eduardo Cunha que cria todo uma instabilidade a uma nação, trava o pais, deita e rola com o congresso, e com a comissão de ética do pais, não respeita nada nem ninguém.Cunha transforma o congresso nacional em baderna sem moral. O pio é que ninguém faz nada para barra-lo.

  37. Sooretama disse:

    Com certeza o STF vai empurrar a situação de Cunha por alguns meses. O governo está procurando quem é o maior que vamos usar, como sempre. Democracia? hahaha, tem gente que ainda acredita nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 11:37:01