aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
14-10-2015, 9h24

STF sinaliza rejeição a impeachment por via política

Discurso duro da presidente foi pensado para caso de derrota no Supremo
56

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A principal leitura política das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal sobre impeachment é que a corte deverá exigir mais do que argumentos políticos para avalizar uma eventual queda da presidente Dilma Rousseff.

As decisões desta terça dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber mostram uma atuação institucional correta e atenta à necessidade de um eventual impeachment obedecer a critérios jurídicos rigorosos.

Nesse sentido, o Supremo deixou claro que não aceitará um impeachment a jato, como a manobra política e jurídica feita em 2012 no Paraguai contra Fernando Lugo.

Ontem, deputados da oposição falavam em decisão bolivariana, no sentido de que os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber protegeram politicamente o governo que os indicou para o Supremo.

Ora, Zavascki é um ministro técnico, que tem feito um excelente trabalho na relatoria dos casos da Operação Lava Jato. A ministra Rosa Weber votou inúmeras vezes contra petistas, como fez no julgamento do mensalão.

É frágil e pouco inteligente esse argumento de ação bolivariana. Pelo contrário. Houve uma ação de proteção institucional. O Supremo é um exemplo do bom funcionamento das instituições no país.

*

Fora de hora

Depois de preparar duas versões, Dilma optou por fazer um discurso duro ontem à noite, falando em “moralistas sem moral” e acusando a oposição de tentar um golpe porque perdeu as eleições de 2014.

Esse discurso foi discutido ontem de manhã. O governo avaliava que era alta a chance de Eduardo Cunha recusar um pedido de impeachment e de a oposição apresentar um recurso, viabilizando a manobra combinada para acelerar o processo.

O governo tinha dúvida se teria êxito no Supremo porque uma semana antes havia perdido no tribunal ao tentar sustar o julgamento das contas de 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Era um discurso para ser feito em caso de derrota.

Mas o Supremo deu uma grande vitória política ao governo, surpreendendo o Palácio do Planalto. Fez-se, então, uma segunda versão do discurso, mais branda. Logo após essa reunião matinal, o ministro Edinho Silva, da Comunicação Social, falou em dialogar até com a oposição.

Mas, ao final do dia, sentindo-se fortalecida, a presidente optou por usar a versão mais dura. Foi a um evento da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pregou para convertidos. Voltou a repetir o discurso de que está sob ataque porque representa as conquistas do governo Lula e porque tentou adiar os efeitos da crise econômica internacional sobre o Brasil. Isso é falso.

Há risco de retrocesso em relação a conquistas do governo Lula.

Dilma está sob ataque porque perdeu popularidade com os erros que cometeu na política e na economia. Na política, entre seus muitos equívocos, fez um discurso na campanha e está governando com outro.

Na economia, apesar da crise internacional ter prejudicado o Brasil, a presidente destruiu a credibilidade fiscal do país, agravando o problema. Dilma fez o discurso errado para o dia de ontem, porque só acirra o ambiente de guerra política. E o governo está sem força para comprar briga.

*

Quem dá mais?

Até ontem de manhã, a oposição tinha mais chance de chegar a um entendimento com o presidente da Câmara a fim de ajudá-lo a tentar sobreviver politicamente, apesar das graves acusações que surgiram recentemente.

Havia o acordo de bastidor para Cunha ajudar a viabilizar o impeachment. Com as decisões do Supremo, o governo voltou a ter o que negociar com Cunha.

O governo não pode protegê-lo na Procuradoria Geral da República. Mas pode ajudá-lo a adiar a tramitação do processo de cassação de mandato no Conselho de Ética e uma votação no plenário da Casa.

O governo está sob fogo cerrado na Lava Jato e já sofre dano por conta de casos de corrupção. A oposição terá mais dificuldade para entregar essa proteção política de forma escancarada. Ontem, a oposição jogou a favor do presidente da Câmara. Nenhum deputado do PSDB ou DEM, os principais partidos de oposição, assinou o pedido de cassação de mandato de Cunha.

Dos 62 deputados do PT, 32 assinaram, mais da metade da bancada. Isso evidencia a hipocrisia política e o discurso ético seletivo da oposição. É duro pedir o impeachment de Dilma e se recusar a assinar o pedido de cassação do mandato de Cunha, diante das graves revelações suíças.

Mas Cunha sabe que, na hora em que ajudar a viabilizar o impeachment de Dilma, virará alvo da oposição.

Adiar uma decisão sobre o impeachment de Dilma ou ajudá-la a se segurar no poder pode significar a manutenção do mandato de deputado federal e o estratégico foro privilegiado para responder a acusações no Supremo. Cunha deverá se aliar ao lado que lhe oferecer essa comodidade, digamos assim, com maior segurança.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
56
  1. Eduardo Beniacar disse:

    gosto muito de suas análises e de sua postura Kennedy, a coluna é sempre genial, mas essa peca por não entender que mesmo os convertidos estão descrentes e que Dilma acertou em cheio ontem ao ciscar pra dentro. com o mínimo do fôlego, o primeiro movimento necessário é arrumar as próprias tropas, não oferecer mais uma vez a esta oposição irresponsável e insensata uma mão estendida.

    • Fernando Pinto da Silva disse:

      Concordo plenamente. A situação chegou a tal ponto devido à pusilanimidade da presidente, que deveria defender-se com mais firmeza, levantando o moral da tropa para o confronto.

    • Vera Lucia disse:

      Eduardo,

      Concordo.
      Acredito que parte do problema é a complacência da mídia com a oposição. Eles disseram que cunha deveria deixar a presidência a fim de se defender, mas no dia seguinte, um feriado, estavam na casa de Cunha para planejar os próximos passos para derrubar a Dilma. Golpistas que devem ser chamados pelo nome.

    • Anax disse:

      Concordo!! Chega de ficar acuada com esses pilantras mandando e desmandando. Tem que partir pra cima, afinal, o todo poderoso estar atolado até o pescoço com acusações no STF.

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa decisão, embora revestida de todo preciosismo legal, é mais uma medida que de um lado atrasa o país, e de outro acelera rumo ao submisso e rastejante porão Venezuelano de Maduro .

    • pedro disse:

      Maria, parabéns por ter tido a coragem de opinar. Na Lei, jovem, não há preciosismo. Ou é legal ou não é legal. Simples assim. Agora, não entendi esse desabafo em relação à Venezuela. O que tem tal país a ver conosco, com nossa situação política? Seria ainda o tal do decantado chavismo? Seria mais a seu gosto o obamismo. Meu Deus! Perdoai …

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Pedro, veja se agora você entende: Na Venezuela bolivariana de Maduro, as oposições são penalizadas através de manipulações legais, por juízes ligados ao regime. Qualquer semelhança …

  3. Paulo Henrique disse:

    O STF deu-nos ontem provas suficientes que o processo democrático do Brasil atual, consolida-se cada vez mais e já é maduro o suficiente para não permiter golpes políticos ao estilo paraguaio. Impedimento é um ato constitucional que deve ser aplicado sob os parâmetros determinados pela constituiçã.

    • César disse:

      Bem Maduro! Para não dizer venezuelano.

      • Paulo Henrique disse:

        Meu querido Cesar sempre tive matizes nacionalistas, acredito portanto que o Brasil é nosso universo, e que as chances da Venezuela se abrasileirar é infinitamenet maior do que o reverso,,,não precisa desta patrulha ideológica, a palavra “maduro” acredito estar bem contextualizada, e descanse em paz, não há nenhum fundo ideológico…

        • César disse:

          A impressão que eu tenho é a de que o governo petista tende a “aMadurecer”. Lembrando a fala do líder do MST, João Pedro Stédile que disse, “Já estamos em Cuba, vocês é que ainda não sabem.”

    • Pasquale disse:

      Papagaio? Estamos cheios de papagaios.

      • Djogo disse:

        Dê seu discurso pra nós e veremos se ele também não é de papagaio. Só é papagaio de coloração diferente, mas não deixa de ser a mesma espécie. O fato é que a presidente é incompetente em muitas áreas, mas não roubou 1 real. Se tivesse roubado algum centavo, já teria dançado faz tempo. E sabemos que se fosse por incompetência administrativa nem os militares terminariam os mandatos e nem os que vieram depois deles. Paixões e ódios de lado, as análises são exatamente essas que o Kennedy sempre faz. Está correto.

        • César disse:

          Lei de Responsabilidade Fiscal Diogo. Lei de Responsabilidade Fiscal! Descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal é “crime”.

        • Pasquale disse:

          A presidente falou na ONU,em estocar vento.
          Saudou a mandioca,mulher sapiens etc.etc.etc.
          VC quer que eu fale o que?
          Eu não vou perder meu tempo,com quer estocar vento.
          Poderemos quem sabe,ser o maior exportador de vento do mundo.

          • César disse:

            Quando fiquei sabendo da fala da Presidente Dilma Rousseff(ainda não havia visto e nem ouvido o discurso na ONU), pensei que ela havia citado Érico Veríssimo (O tempo e o vento). Só que não! Era esperar demais dela, que tivesse lucidez(mesmo que momentânea). Ao ouvi-la falar, fica fácil compreender porque estamos andando para trás. Dia das crianças com as piores vendas em 6 anos. O pior resultado no mês de Setembro dos últimos 15 anos. PIB negativo em 3%. Volta da inflação que já está chegando a 10%. A maior conquista tecnológica do Brasil é uma “Mandioca”. Quando a Presidente do país vê uma bola de folhas, fica maravilhada e confunde gênero com espécie. A coisa está feia! Se continuarmos a andar para trás,logo veremos que o próximo lançamento de Hollywood será o filme “E o vento levou”. Por falta e profissionais capacitados para nos inserirem nas ciências do amanhã, já que os cientistas e as mentes mais brilhantes de suas áreas disponíveis, são trocados por políticos sem compromissos com o país, apenas para se formar uma base com votos comprados. Talvez a Presidente esteja pensando em financiar o PT com o vento. Plantaram tanto vento, que agora colhem tempestade!

        • Luiz Cláudio disse:

          “Não roubar” não é mais que obrigação dela, mas é tão prepotente que enche o peito pra dizer que é honesta. Grande coisa! Ela está ali para promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil mas atua exatamente no sentido oposto. Impeachment nela e nada mais.

      • Paulo Henrique disse:

        Não haveria também tucanos nesta maravilhosa e diversa fauna???…

  4. Nilton Plinio Facci Ferreira disse:

    Senhores, com ministros colocados no STF primeiro pelo ex
    presidente Molusco pegajoso e ao depois com a presidente
    que também colocou ministros no órgão não dá, com sinceri
    dade para acreditar que estejam julgando com liberdade. É
    mentira deslavada. Os jornais dão notícias hoje de que as
    forças armadas estão preocupadas com as crises continuas.
    É esperar para vêr.

  5. walter disse:

    Impressionante Kennedy, alguém acha mesmo, que o Teori, ou rosa, deram “vantagens” para a dilma; é irreversível o impeachment…
    Pelas pedaladas de 2015, não há desculpa…a prof Janaina Paschoal da USP, que ajudou o Helio Bicudo, afirma que o os juízes do supremo, apenas ajustaram procedimentos; a dilma continua a atirar para todos os lados; o lula “confirmou as pedaladas para o bem do social”…pura hipocrisia…NÃO HÁ SAÍDA; PODE DEMORAR A MÉDIO!!!
    AS IRREGULARIDADES CONSTITUCIONAIS, SÃO MUITAS; nesta altura, o sonho do lula, é rasgar a constituição; querem provar quer esta “bagunça”, é para o “bem da nação”; pior, tem gente “cabecinha”, que aceita com devoção; por favor, fala sério”!!!

  6. Raymond disse:

    Brilhante como sempre. Entretanto, Kennedy, acho que a presidente fez um discurso a favor de seu mandato na hora certa. Estava mais do que na hora dela falar a palavra golpe. Palavra que o mundo democrático tem ojeriza. E o que ela disse está correto com relação aos que querem seu impitimam. Tenho lido alguns jornais internacionais e todos estão surpresos como uma pessoa com várias contas na Suíça quer comandar a deportação da presidente. Assim não dá! Assim não pode!

  7. César disse:

    O Supremo Tribunal Federal só é exemplo da morosidade da justiça do país, da justiça cega e surda, quando quer fingir não ver e não escutar, da indústria das liminares, da parcialidade da justiça, que é mais justa para quem tem poder econômico e político, do que para aqueles que não o tem. Espelho do Brasil de hoje!

    • robyson andreotti disse:

      é impressionante a hipocrisia dos que votaram em Aécio, se o STF tivesse mandado tirar a Dilma esta mesma semana, o Senhor César, estaria de joelhos agradecendo e louvando a atuação do STF, mas como é ao contrário, o STF é um tribunal a serviço de Dilma.

  8. Omar disse:

    Vai dar em nada como tudo nesse pais. As unicas coisas apovadas são aquelas de prejudicam o povo em geral. Vergonha essa aposta para ver que joga a toalha primeiro sem ter alguem que tenha a coragem de tomar uma decisão justa e aplica-la.

    • Francisco disse:

      Meu povo querido. Gostaria de ver ainda e a curto prazo, algum presidente que tivesse a ousadia, de cortar os privilégios que existem nos órgãos de justiça desse país. Com certeza, o povo ficaria muito mais estarrecido, de quanto custa manter os homens de “capa preta” e seus subordinador, em uma justiça morosa que muitas vezes é parcial, tendenciosa e equivocada. Com certeza iria viabilizar muitas creches e hospitais pelo país.
      Não está na constituição que temos direitos (moradia, segurança, educação, etc) e deveres ?(impostos: para isso o estado é muito eficiente), então minha gente vamos sair da zona de conforto cobrar ao menos que nossos direitos sejam cumpridos e não somente os deveres. Isso cabe ao povo e não a qualquer político que nos traem após as eleições. Abc a todos

  9. César disse:

    Até Lula já admitiu; Pedalou! Só o STF da justiça cega, não quer ver.

  10. Augustinus disse:

    Ora, mas claro que Dilma pregou para convertidos mesmos. Eles estavam esmorecidos.

  11. Cleber Silva disse:

    Para aqueles que são bom entendedores guarde essas palavras, o brasil se tirar a dilma agora vai levar ainda uns 2 anos para conseguir concertar e daí então remar novamente para frente.
    Caso a dilma fique até o final de seu mandado o país vai estar igual a Grécia com a diferença que o povo brasileiro é muito mais ignorante e menos culto coisa que vai pesar para se reerguer se é que isso será possível.
    Vejo muitos comentários partidários mais no fim todos vão perder, guardem essas palavras pois vai ser o futuro e isso é um comentário bom base econômica e não de alegre.

  12. Tudo bem, é tudo dentro da lei, mas será que não irão achar nada mais consistente para por fim nesta novela que já encheu o saco.
    Temos o Cunha que parece que tem um imã no rabo, mesmo sendo investigado e com provas já mostradas, continua aprontando como presidente da câmara.
    Enquanto isso o nosso Brasil que é de todos os brasileiros e não dessa cambada de vagabundos e marginais, vai de mal a pior.
    Que apareça alguém que tenha força suficiente para meter todos os envolvidos na cadeia e o mais rápido possível.

  13. César disse:

    O Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é só mais um comparsa dos “Governos do PT” que foi traído. Faz oposição ao “Governo Dilma” porque se sente traído e ameaçado, mas, foi durante os “Governos petistas” que participou dos desvios de recursos da Petrobrás. Querem liga-lo a oposição, mas ele era do partido da “base do Governo”(Lula e Dilma),o PMDB do Vice-Presidente Michel Temer. Que se afundem juntos! Os que roubaram e os que deixaram roubar.

  14. J Claudio disse:

    Parabéns a esse blog, lucidez e principalmente imparcialidade, algo raro no jornalismo das poderosas famílias que detém o monopólio da informação no Brasil. Não se trata aqui, de partidarismo e sim de preservar o que foi conquistado à dura penas, elogiado pelo planeta chamado Terra, a consolidação da nossa democracia é referência universal e isso, não tem preço.

  15. Maurício Tadeu disse:

    Se bem me lembro quando foi solicitado o impeachment de Fernando Collor, não houve tanta manobra por parte do STF para mantê-lo no cargo. O Governo Lula e Dilma foram rápidos no gatilho e articularam uma forma de indicar ministros ao STF para lhes favorecer no futuro, isto sim é um golpe, mas contra o povo que esta sendo roubado e lesado em suas riquezas, são inúmeros os relatos de corrupção da Gestão de Lula e Dilma, agora o conhecido Fernando Baiano diz que entregou quantia vultuosa ao filho do Lula, e o que vais dar nisto? Infelizmente nada, o bode velho continuara roubando o povo e a justiça nada fará, será que os ministros que foram indicados para ocupar os cargo no STF estão defendendo o interesse do povo ou desta quadrilha que se instalou no governo? O que mais tem que ser provado, um enriquecimento absurdo da família de Lula e seus partidários, escândalos imensos sendo reportado todos os dias na imprensa, será senhores ministros, que é somente uma questão política? ou uma questão de polícia? pois, nada mais nos falta para mostrar os absurdos desta gestão corrupta.

  16. Pedro disse:

    “Eu me insurjo contra o golpismo e suas ações conspiratórias. Pergunto, com toda a franqueza: quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficientes para atacar a minha honra?” (Dilma Vana Rousseff). Estamos com a presidenta e defenderemos a democracia!No dia em que ela tiver um opositor a altura de sua moral e história, aí poderemos pensar em escutá-lo. Mas o principal opositor a Dilma e principalmente ao Brasil, não passa de um doente, tarado pela cadeira de presidente custe o que custar, de reputação altamente duvidosa e de caráter corrompido!

    • robyson andreotti disse:

      concordo, em gênero, número e grau, com tudo que escreveste, a hora que aparecer um político da oposição com um histórico, igual ou melhor, que Dilma, ai sim!!!!. poderemos escuta-lo, pois esse playboysinho de minas gerais tem um histórico lixo.

  17. Alexander Henrique Chiriato de Angelis disse:

    Na minha humilde opinião, não vejo problema nenhum em nada disso, acho ótimo e muito positivo. Independente de posição política ou partidária, qualquer brasileiro sério deve esperar que os corruptos e incompetentes que figuram no cenário político brasileiro sejam punidos e afastados de seus cargos, inclusive a presidente porque sem sombra de dúvidas se encaixa nesse time. Afinal de contas, queremos punição pra quem merece ou não ? O processo de impeachment quanto mais rigoroso, técnico e racional for, melhor pra todos. Esses que hoje comandam o país, não podem ficar por razões descritas acima. Não enxergar isso, é no mínimo, pura irresponsabilidade. Mais cego é aquele que não quer enxergar.

    • robyson andreotti disse:

      porquê você não manda essa mensagem, para a sede do partido do INCOMPETENTE Geraldo Alkimim?? se ser incompetente merece um impeachment?? toda noite falta água na minha casa, graças a esse incompetente governador de são paulo.

  18. Marco Túlio Castro disse:

    O Teori a a Rosa só estão pagando a indicação, agora a recorrem isto vai para plenário e a presentam novo pedido de impedimento. A Dilma deveria ser mais decente e sair por conta propria. Ao ficar na presidencia detonando o país ela não mostra coragem, mostra falta de vergonha.

    • robyson andreotti disse:

      mas nos últimos 2 anos do governo Fernando Henrique, muitos pediram o impeachment dele, ele não fez esse favor de sair por conta própria, por quê a Dilma teria que sair por conta própria??

  19. Vera Lucia disse:

    Kennedy,
    Voce diz que ela errou no discurso, mas não considera que ela tinha a obrigação de ressaltar que não negocia com corruptos. Ela não negocia também porque não pode prometer o que não pode cumprir – ela não pode proteger o Cunha da PGR. E na Câmara o poder de influência dela, convenhamos, é muito discutível.
    A Dilma precisa da manutenção dos seus vetos para derrubar a pauta bomba que a própria oposição criou – isso foi mencionado no discurso. Ela tem dificuldade de reunir uma base de apoio e a ironia da situação é que Cunha precisa exatamente da base de apoio do governo para se manter.
    Cadeia para Cunha, já. E voces, por favor, não sejam tão complacentes com as manobras de uma oposição tão deplorável, formada pelo que há de mais reacionário, coronelista, oligárquico e corrupto que este país foi capaz de produzir – incluindo o blindado PSDB.

  20. luis disse:

    Independente desse jogo politico, o Congresso poderia ser um pouco mais inteligente e
    votar a pauta fiscal…
    Pois a falência total não será bom prá ninguém…

    Acho que isso é óbvio.

  21. César disse:

    Eu e muitos outros “brasileiros de verdade” podemos cobra-la de cabeças erguidas Presidente Dilma Rousseff! Eu e todos os “brasileiros honestos” que não roubaram a ninguém e estão pagando a conta da corrupção em seu desgoverno, temos moral para cobra-la. Nós, os fichas limpas, podemos olhar nos olhos uns dos outros sem desviar o olhar. Nós que não mentimos para nos elegermos e nem compramos base parlamentar com recursos públicos, temos moral para reclamar. Nós que pagamos os seus salários para bem administrar o país, temos o direito de cobra-la. Nós que não nos vendemos por pão com mortadela, bolsas ou pixulecos milionários, temos o direito de cobra-la. Vossas Excelências nos devem respeito! Vossas Excelências nos devem explicações! Vossas excelências nos devem Bilhões!

    • CESAR faço coro à sua cobrança. eu como vc apenas pago seis meses por ano de trabalho para administrar Esse País que nasci e no momento falido pela má administração LULA DILMA.

    • robyson andreotti disse:

      César fiquei confuso!! não entendi?? você disse que poderia olhar a Dilma de cabeça erguida, pois nunca roubou é honesto e está pagando a conta dos corruptos, mas você ficou contra Dilma quando ela quis acabar com o seguro desemprego, de empregados corruptos, que trabalham 6 meses sem registrar a carteira, só pra receber o seguro desemprego, mesmo eles estando trabalhando numa firma, é nesse sentido que você escreveu?? você está pagando a conta dos trabalhadores corruptos?? mas você os defendeu, e criticou o ajuste fiscal de Dilma!!!.
      quando você disse que está pagando as contas dos corruptos, se refere a isso?? Aécio Neves usou aviões públicos 124 vezes, foi você quem pagou a conta do QUEROSENE?? usado nos aviões públicos??.

  22. Aparecido disse:

    Tem algumas coisas que não entendo.Talvez pq não seja tão “polizado” ou “partidario”.deste ou daquele,mas vejamos.
    Quando o STF dá algum parecer contrario ao Governo,mesmo o STF estar baseado na “Constituição”.Este STF está “vendido,é bajulador,etc,etc.
    Quando este mesmo STF faz o contrario,ele é o ‘Esteio” do Pais,etc,etc.
    Bom,como não tenho outras cores,que não a da Bandeira do Brasil,espero que a “Legalidade” seja a viga mestra.
    Se houver fatos que levam ao tal “Impeachment” que ele seja implementado e fim de papo.
    Se o Cunha tb estiver metido em falcatruas,como comprovado no “Petrolão” que tenha tb, a força da Lei em seu ombro e fim de papo.
    E seria muito bom que os verdadeiros brasileiros pensassem como Brasileiros e não como um pedaço de algo,pois os Partidos nada mais são que isso.

  23. Bonito discurso de ambas as parte, logo, todos são profissioionais, mas me respondam,
    voces acreditam que . mesmo com uma credibilidade, berando zero, a presidenta deveria
    permanecer no cargo , afirmando que é manobra política para tirá-la do poder, ou foram os
    erros que ela cometeu, esqueçamos as belas palavras jurídicas e interesses particulares,
    se noventa por cento , até os que a elegeram estão arrependidos, os interesses particulares
    daqueles a defendem justificam a sua permanência. Caso achem que é golpe de oposição é caso
    sério de alienação e não existem remédio.

  24. Idalma disse:

    A pergunta que não quer calar: PORQUE OS TUCANOS NÃO ASSINARAM A CASSAÇÃO DE CUNHA????? Ora, por não estarem preocupados com a corrupção, mas sim chegar ao poder, custe o que custar. Tudo o mais que for dito é bla bla bla pra enganar os incautos, com certeza.

  25. Elaine disse:

    Caro Kennedy, respeito a sua análise, mas sou obrigada a discordar com algumas questões: Primeiro, a crítica de que Dilma errou na economia e política, minha pergunta é? E qual presidente junto com sua equipe não errou? Segundo, o discurso de Dilma é real e necessário,o golpe foi escancarado esta semana sim, ou não? Que autoridade moral tem Eduardo Cunha e seus asseclas para conduzir um processo tão sério como esse? Terceiro essa história de que a popularidade de Dilma está baixa, mas está baixa porque? Porque foi obrigada a fechar a torneira e adotar medidas de austeridade fiscal? Porque não está poupando inimigos e nem amigos nas investigações? Porque as empresas estão apreensivas de serem as próximas vítimas? Deixem a Dilma trabalhar, porque ela tem 03 anos e 02 meses pela frente. Simples assim.

  26. Julianna disse:

    Zorra: Uma palavra politicamente correta.( Georges Najjar Jr )

  27. Roberto disse:

    Parabéns ao Kennedy. Seus comentários são sempre equilibrados e apartidários. É muito importante que os formadores de opinião esclareçam os fatos de maneira impessoal e não passional. Outros comentaristas (aqui do IG mesmo) gostam de manipular a opinião dos leitores de maneira que absurdos pareçam razoáveis como na oportunidade em que, justificando a alta do dolar, esse comentarista disse que se atualizássemos o dolar desde a criação do Real seu valor deveria passar do 5 reais.
    Mas o importante mesmo nessa novela toda de impedimento e situação politico-econômica que o país está passando é que o brasileiro precisa aprender a votar.
    Quando se fala que o nordeste elegeu a Dilma por causa do bolsa família se esquece de avaliar que os votos que ela teve nas regiões sul e sudeste é que fizeram a verdadeira diferença.
    Que os estados do nordeste são reféns dos políticos, todos estão cansados de saber (vide família Sarney), então não podemos esperar que naquela região sofrida e explorada pelo coronelismo que não tem a menor intenção de resolver qualquer problema estrutural, tenha discernimento para mudar o voto.
    Aí é que entram as regiões, supostamente, mais desenvolvidas e que deveriam votar pela mudança. E o que fizeram? Dilma teve 2 milhões de votos a mais no sul-sudeste que no norte-nordeste. Então a culpa não é da compra de votos pelo bolsa família, e sim dos votos daqueles que não estão “morrendo de fome” ou recebendo benesses do governo federal.
    A Dilma não pode ser retirada do cargo, porque o PT vai sair gritando na rua que é golpe e a situação do pais vai ficar ainda pior. O que a oposição precisa é começar a mostrar de maneira clara quais são as atitudes que o PT e “cumpanheros” tomam que atrapalham e atrapalharão ainda mais a situação do país. Vide o que ocorreu quando a presidente colocou a culpa da situação econômica na “crise mundial”. O mundo econômico entendeu que ela estava sim procurando um “bode expiatório” para sua incompetência, e deu no que deu!
    Quando a oposição não estiver mais tão interessada nos cargos, e sim no desenvolvimento do país, vai esclarecer os eleitores, e quando estes aprenderem votar, não teremos mais governantes como os que estão aí.
    O difícil vai ser encontrar políticos que queiram lutar pela melhora dos país, mesmo que tenham que “perder a boquinha”, porque dos políticos que temos aí, só estão interessados em ser eleitos para também se perpetuarem no poder. Ou algum deles já propôs a redução de cadeiras no legislativo? ou a redução das mordomias? ou a redução das benesses (auxilio paletó, passagens, motoristas, assessores, plano de saúde)?
    Infelizmente os eleitores vão ter que aprender sozinhos pela tentativa e erro, e a melhor maneira de enxergarem o “erro” é mantendo a “Dillma lá”, para que o Lulla nunca mais se candidate a “Lulla lá”!

  28. Carlos henrique disse:

    Com menos de um ano de mandato a Dilma está enfraquecida. Não manda mais nada. Sua reprovação é gigantesca. Menos de 10% fazem bom julgamento dela. A oposição pensa em impedimentos mas na verdade mantém a Dilma na fritura em fogo alto. Ela pode agonizar até 2018. Ela pode ter seu mandato contestado e “cancelado” por ter irrigado sua campanha com dinheiro oriundo de corrupção na Petrobras ou outras empresas. Pode sofrer cassação via reprovação de contas (irresponsabilidade fiscal< costumeira). O horizonte lhe é sinistro! Haja fritura.
    E os crimes da lava a jato ainda estão saindo do forno…uma avalanche de notícias ruins deve acontecer em 2016/2017.

  29. Felipe disse:

    JÁ ERA, com este STF. Agora só falta fechar o Brasil.
    Só um inocente ou tendencioso parece não entender isso…

  30. Luis disse:

    A política brasileira, no atual momento, desceu a um estado de putrefação. O povo está atento a esses conluios e a permanência de Dilma e Cunha pode até acontecer, mas custará a morte política de ambos e de seus respectivos partidos. É um preço caríssimo que o PT pagará p/ manter Dilma decorativamente no Planalto até 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 20:40:49