aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-04-2016, 9h51

STF socorre Temer, mas se omite sobre Cunha

Versão externa é pedra no sapato de vice; Cunha mancha impeachment
47

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Enquanto socorre Michel Temer contra Dilma Rousseff na batalha da versão histórica sobre o impeachment, o Supremo Tribunal Federal se omite em relação ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O governo tem claro que está perdida a batalha de curto prazo _a travada no Senado. Sabe que só um milagre político salvaria o atual mandato de Dilma.

Nesse contexto, o governo espera ganhar com a ofensiva externa a disputa pela fotografia histórica do impeachment. Será importante o tom do discurso da presidente Dilma Rousseff na reunião da ONU nesta manhã de sexta, bem como o das entrevistas aos jornalistas estrangeiros ao longo do dia. Antes das falas, Dilma mediu até que ponto seria mais incisiva numa manifestação ou noutra.

Para a presidente, falar insistemente ser vítima de um golpe é uma questão biográfica. Ela procura mostrar que a punição que está recebendo é desproporcional aos erros cometidos. Lá na frente, longe do calor dos acontecimentos e carta fora do baralho do jogo do poder, ela terá exposto publicamente que resistiu com todas as forças a uma injustiça.

No médio prazo, há um outro ganho político para o PT e o ex-presidente Lula ao insistir na tese de golpe político-parlamentar. É uma maneira de tentar tirar a legitimidade do governo Temer aos olhos da comunidade internacional, o que tornará mais difícil para o peemedebista administrar o país. Isso poderia criar um ambiente interno mais favorável à tese de nova eleição presidencial neste ano. Também facilitaria planos futuros políticos e eleitorais do PT e de Lula.

Uma reprovação internacional ao impeachment teria efeitos domésticos negativos logo na largada do eventual governo Temer. Contribui para dificultar a formação da equipe. Alguns nomes têm dito não a sondagens com medo de um fracasso do peemedebista.

Como é tradição, o PSDB está em cima do muro. Ou seja, os tucanos foram fundamentais para derrubar Dilma, mas não querem abraçar completamente o novo governo com medo dos efeitos eleitorais no futuro.

Se Temer não trouxer estabilidade a partir de meados de maio e isso se confirmar em junho e julho, a tese de nova eleição presidencial poderia ser um pedra no sapato do virtual presidente.

*

Presidente x vice

Em resposta a Dilma, Temer rebateu a tese de golpe em entrevistas à imprensa internacional. Também tem tido ajuda da maioria do ministros do STF, sobretudo da fala assertiva do ministro Celso de Mello contra Dilma.

Essas iniciativas podem ter efeito internacional positivo para confrontar a ofensiva externa do governo. Elas dão argumento aos que defendem os aspectos legais do atual processo de impeachment.

Mas há falhas do Supremo nessa caminhada. A maior delas foi ter evitado se pronunciar sobre a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. Assim, permitiu que um político que responde a graves acusações de corrupção tenha sido o condutor e o principal juiz de uma votação que aprovou na Câmara o pedido de impeachment contra uma presidente sobre a qual não há, por ora, investigação.

De fato, a agenda do Supremo é muito complicada, mas, diante da gravidade da crise, o tribunal encontrou tempo para discutir a ordem de votação das bancadas dos Estados, um assunto do regimento interno da Câmara, e não fez um exame sobre o pedido do Ministério Público para afastar Cunha da presidência e do mandato de deputado federal.

Mesmo que a decisão fosse manter o peemedebista nesses cargos, seria importante que já tivesse sido tomada. Para a História, isso poderá ficar marcado como uma omissão do Supremo. A participação de Cunha no impeachment será registrada uma mancha.

Ouça o comentário de hoje no “Jornal da CBN”:

Comentários
47
  1. Não se esqueça de Renan Calheiros Kennedy. O Supremo Tribunal Federal sentou-se encima dos processos do Presidente do Senado e alguns estão lá a tanto tempo que os crimes já estão prescrevendo. Não se esqueça do Ministro Marco Aurélio de Mello. Que no julgamento dos pedidos da AGU para barrar o impeachment, quando houve empate tentou uma manobra regimental, para que o voto de desempate fosse proferido pelo Presidente Lewandowski. Errando o artigo do regimento interno e sendo corrigido pelo Ministro Celso de Mello, o Ministro Marco Aurélio de Mello, declarou que gosta do 13. A delação do ex-líder do governo no senado Delcidio do Amaral, revela o nível de isenção do Supremo Tribunal Federal em relação ao Palácio do Planalto.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  2. O Fim do foro privilegiado faria um grande bem ao Brasil.
    Seria o fim dos intocáveis!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • walter disse:

      A Zika do Brasil tem razão, este foro privilegiado para alguns, e para outros não, porque???
      Nos encontramos Kennedy, neste momento, numa encruzilhada; nem Temer, nem cunha, e nem renan; este Srs devem responder a justiça, como cidadão comum; temos que acabar com isso caro; por isso a luta do lula, para ser nomeado ministro; não há espaço para ele; chamou todos de “frouxos”, mais uma serie de acusações por delação, game over…
      Esperamos todos Kennedy, que o País seja passado a limpo, não importa quem o faça; mas o “ficha limpa” tem que valer para todos, inclusive no congresso;
      Agradeço se o seu mediador publicar o meu escrito; não há nada de irregular; agradeço…

  3. Paulo Estrela disse:

    Kennedy, o STF não deu resposta ao pedido da PGR porque ainda não encontraram uma forma de afastar ele. Ele só poderia ser afastado pelo conselho de ética da Câmara ou preso como Delcídio. Mas o cenário não é o mesmo de delcídio. Não pegaram uma prova que mostre um crime continuado.

    • Dimas J Trindade disse:

      Não precisa prova. Quando se quer, qualquer coisa vale. Vide o caso de Dilma. Quanto a EC, mais do que o próprio tem manobrado na Câmara para evitar a incriminação impossível. Só o Supremo não vê. Por sinal a explicação para a inoperância do Supremo não está no direito nem na lógica. Possivelmente encontraremos a explicação nas mãos do próprio EC. Só não sei como será possível remover a corrupção instalada no Supremo.

  4. Romanelli disse:

    O STF trabalha c/falácias Celso-Gilmar-Toffolianas, mas não cola e NÃO vai colar
    .
    Evidente q impeach é preceito constitucional como afirma a casa dos morcegões nababescos q não se furtaram a dar sustentação a 64
    .
    claro q a “forma” (absurdamente torta e inapropriada pros tempos modernos, aonde reza a cidadania) estaria sendo respeitada, mas DILMA e sociedade democrática focam o MÉRITO
    .
    ..não no papai, mamãe, vovó, filhinho, netinho ou rapariga, mesmo inflação e/ou desemprego, ou a empatia dos deputados
    .
    Temer (o golpista) além de ter se iniciado como secretário pelas mãos de A.de Barros (o rouba mas faz q DILMA surrupiou-lhe o cofre cheio de mal feitos ..veja q ironia) tenta dar ares de “legalidade” mas, jamais conseguira cobrir a imoralidade e injustiça q envolve o GOLPE e a presidanta (afinal, DILMA ainda não foi acusada de nada, a não ser de ser inapta e incompetente)
    .
    A solução preste enrosco deveria partir de TODOS os partidos e políticos ..mas, olha o nível?

  5. Realmente Kennedy. Estamos com essa relação entre vice e a presidente que deveriam sentar com a oposição como você tem salientado a muito tempo.
    Parabéns pelo jornalismo imparcial.
    André

  6. Elsonio disse:

    Não sou contra, quando dizem que o nosso pais precisa ser passado a limpo. Mas para que isso venha acontecer precisa também tirar a “Cunha e tambem Renam, pois todos são criminosos, e nosso povo jamais poderá ser governados por tantos corruptos. O nosso Brasil não foge a luta, vamos viver a Pátria livre”Brasil terra adorada. Pena que esses policos envergonha a nossa Pátria mãe gentil. Abraços a todos.

    • Jose Newton Duarte Gomes disse:

      Elsonio, o Brasil está ficando um arepubliqueta de quinta categoria, ora, eu sempre soube que denuncia, ou processo, tem que estar bem definido, outrossim, sempre ouvi falar que deve estar transitado e julgado, estar sendo processado não dá o direito de tirar alguém de algum cargo, S.M.J, estamos nós fazendo os próprios juízos, sou servidor público, e falei com um amigo no face, que não acredito em promotorias, que não acredito na justiça, um promotor me processou, eu falei na audiência que é o que penso e vou continuar pensando assim, portanto fui processado por pensar assim, se o meu Chefe quizesse popderia me demitir por eu estar sendo processado, então cuiodado o Romário foi denunciado por ter contas na Suiça pela veja, ao qual trouxe cópia dos saldo desta conta, Romário foi a Suiça e exigiu este dinheiro, a veja verificou que estes dados eram falsos, e se retratou, mas Romário quer os R$ 7.000.000,000 que a veja alardeou que ele tinha, se Cunha tem culpa que o processo o condene.

  7. Francisco Januario Neto disse:

    O que eu tenho acompanhado e visto nas redes sobre o supremo, tem demonstrado uma parcialidade dos ministros em relação aos fatos, de forma clara tem protegido os deputados envolvidos em corrupção em especial o PMDB e PP o que me leva a crer que estariam apenas esperando o impeachment para começarem a engavetar processos e alegando falta de provas ou qualquer outro motivo com apoio do novo governo, e das novas coligações que estão surgindo a tentativa do PSDB de se afastar desse novo governo que surge demonstra algo obscuro nesta historia um processo como este comandado por corruptos da forma com foi feito e de meter medo no que vira pela frente a conta pode sair muito mais caro do parece, com ajuda do povo estão tirando alguém que não teve ate o momento qualquer acusação de recebimento de propina e entregando a pessoas que tem varias acusações tiramos uma pessoa tem tem dado total apoio as investigações e o preço que essa pessoa ira pagar pelo combate a corrução sera a condenação.

  8. João Alves de Oliveira disse:

    Embora, não sou Petista, Dilmista e nem Lulista, mas o que estão fazendo para derrubar a Presidenta da Republica, destruir o PT e Lula. Isso tem que ser denunciado inclusive junto ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, para que inicie imediatamente uma investigação contra todos envolvidos direta e indiretamente no golpe para derrubar a presidenta da Republica e leve todos a julgamento no Tribunal Penal Internacional. Pois, estão pondo em risco a democracia tanto no Brasil, com em vários países e continetes.

    • Cleber Silva disse:

      Fico imaginando se você fosse petista.
      Seguindo sua ótica a primeira coisa a ser feita é devolver a presidência ao Collor e a cúpula toda do PT pedir desculpas pelo GOLPE que apoiaram na época.

  9. Carlos Eduardo Veiga Alcantata disse:

    Repararam que ninguém fala sobre Renan que é um escroque tão grande quanto o Cunha? Será que no Senado vai ter gente do PT e PC do B gritando fora Renan?

  10. Amiltton José Marques disse:

    … Na verdade, a “tropa da carvoaria” se levantou contra um governo legítimo; a presidente não entrou lá pelas portas dos fundos, e, quem já está pagando o preço é o povo. Dai, pergunta-se: Outros governos não cometeram erros? O Brasil sempre teve governo que defendesse os interesses do povo, dando condições de ensiná-los a tomar decisões? O governo prefere e sempre preferiu um povo fácil de governar que aceita tudo pela goela abaixo. Nossos políticos sempre foram desonestos no que tange ao defender os interesses do povo; tirá-lo de uma situação de pobreza e transformá-los em cidadãos de classe média (como é o caso do povo americano). O cidadão tem que aprender a tomar conta de si mesmo e não ficar pensando que o governo vai fazer alguma coisa por ele! Fico por aqui

  11. Marcos disse:

    Não importa o que Dilma ou Temer digam, o que consolidou que se trata de um golpe foram as matérias e entrevistas de Glenn Greenwald. Vencedor do Pulitzer de 2014 e um dos jornalistas mais conceituados hoje no mundo. Claro que Dilma vai dizer que é golpe e Temer que não é. Claro que seus apoiadores dirão a mesma coisa. A imprensa e a opinião pública internacional não são provincianas como a nossa e a percepção deles já está consolidada. O maior exemplo é que Temer só consegue defender sua posição em jornais de finanças e no New York Times que sempre apoiou o golpe.

  12. Leonardo Gama disse:

    de fato, STF agiu como Pôncio Pilatos, com relação a Cunha, e olhe que é dos poucos temas que, em um país dividido, consegue ser consenso, ou seja, o afastamento de Cunha não traria rugas para o STF, de nenhum dos lados.
    STF lavou as mãos, e o país virou piada no exterior… ao ter o político mais sujo do país, como condutor e principal juiz do processo mais decisivo do Brasil.

  13. Giordano disse:

    O supremo não é confiável e isso faz tempo. Pesa contra a suprema corte a decisão pela extradição de Olga Benário. Um crime contra os direitos humanos e contra a sociedade. Se acovardou perante o ditador Getúlio Vargas, se acovardou diante o golpe cívico-militar de 64, se acovardou diante do banqueiro Daniel Dantas e agora se acovarda diante o presidente da Câmara. O STF de hoje não é diferente. É covarde! Mas o povo não é! Lutaremos pelos nossos direitos nem que isso custe as nossas vidas.

  14. luis disse:

    Enquanto Renan e Cunha estiverem no poder… será difícil o executivo caminhar…,
    pois esses dois corruptos só trabalham pelos próprios interesses e das suas gangues…
    como todo mundo sabe…

  15. Rodrigo Dias disse:

    O governo alega ilegitimidade do presidente da Câmara para conduzir o processo de impeachment, por conta das acusações quem pesam contra ele, mas se esquece daquilo que pesa contra o presidente do senado por se tratar de fogo amigo!

  16. Alberto disse:

    Como tudo é golpe agora o STF é golpista.Aliás a Constituição de 88 também o é na cabeça dos fãs da orcrim.Conselho de Segurança da ONU e Tribunal Penal Iternacional?Realmente!!!!

  17. carla disse:

    É um absurdo o STF aceitar esse pedido de impeachment sem qualquer fundamento jurídico e de mérito exclusivamente político.
    A Lei de Responsabilidade Fiscal de que tanto se fala, Lei Complementar nº 101/2000, define RESPONSABILIDADES, as quais vem sendo reiteradamente absolvidas pelo tribunais estaduais como no recente caso do atual deputado federal Pauderney Avelino no Amazonas e o já transitado em julgado no estado do RJ em relação ao atual vereador César Maia, ambos do DEM.
    Crime de Responsabilidade Fiscal se dá contra a lei orçamentária, LOA e LDO, votadas ao final de cada ano pelo legislativo para implementação no exercício financeiro do ano seguinte de cada executivo, conforme dispõe a Lei nº 1079/1950.

  18. Betinha da Inglaterra,mas conhecida como rainha disse:

    Dilma amarelou,no discurso?

  19. Marc disse:

    O problema de antecipar eleições é que isso teria de ser feito mediante uma PEC, que então teria de ser aprovada pelo mesmo congresso que aprovou o impeachment. Seria difícil explicar para a opinião pública como o mesmo congresso que não tem legitimidade para aprovar o impeachment tem para aprovar uma emenda constitucional dessa importância.

    Fora isso, é curioso como o próprio Lula tem se posicionado contra a ideia de novas eleições, e já li na blogosfera suja petistas se opondo a “eleições comandadas pela direita.” Impossível não pensar nas teorias de conspiração segundo as quais quem controla as urnas eletrônicas controla a eleição.

    • andre oliveira disse:

      Eleição controlada pela direita, cite-se como exemplo a do Paraguai, que tirou o Lugo e elegeu um direitista no lugar. Seria triste para história do Brasil termos o mesmo desfecho….

  20. Antonio A. Santos disse:

    VERGONHA, de ser BRASILEIRO e ter que assistir a este GOLPE, orquestrado pela classe dominante, manipulando uma NAÇÃO através da MÍDIA e POLITICOS CORRUPTOS, sem moral e que respondem a varios processos. Em um JUDICIARIO desqualificado, articulado defendendo bases politicas e politicos, e DESTRUINDO os desafetos partidarios, quando deferia ser imparcial e defender a CONSTITUIÇÃO E O POVO DESFAVORECIDO, tendo interpretações da CONSTITUIÇÃO em beneficio proprio, ou de sua base partidaria. O que o nação não entende e que 70% dos DEPUTADOS FEDERAIS são foram indicados pelo voto direto nas eleições, entraram por indicação dos partidos, e que 65% destes deputados estão respondendo a processos. E destes deputados divididos em 28 partidos são os responsaveis diretos pela crise brasileira, não votando projetos importantes para resolver a situação. Nosso JUDICIARIO são cargos indicados por partidos, e cada MAGISTRADO defende direitos dos seus indicadores.

  21. Os eleitores brasileiros tem que conhecer melhor o sistema presidencialista.
    Tem que saber que quem votou em Dilma Rousseff, também votou em Michel Temer.
    No sistema presidencialista a figura do Vice-Presidente existe para ter-se um substituto do Presidente em caso de viajem, doença, morte, impeachment, sem a necessidade de novas eleições. O Vice-Presidente é o substituto legítimo do Presidente, ambos eleitos em chapa única. O Vice foi escolhido por ela.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Jose Newton Duarte GOmes disse:

      A zika está correta, acontece que tem muitos ignorantes no Brasil que afirmam o contrário, inclusive nossa imprensa faciosa fala nisso, eu ao votar votei pelo PMDB, sou filiado e ex-presidente do Partido, e na urna eletrônica aparecia o rosto dos dois da PresidentA e do Vice-Presidente. Então os intelectuais do Brasil, falam que temer não teve nenhum voto, teve sim o meu, pois sou PMDBista e só voto no meu partido ou quando coligado voto na coligação.

  22. Stanislaw: Impeachment não é golpe... Lava Jato é História do Brasil e Mundial! disse:

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    1 – A roubalheira de Cunha não causou à nação e ao país nem sombra do que a roubalheira dos governos lula e Dilma causaram.
    2 – O impeachment é constitucional, está ocorrendo dentro dos trâmites legais sob a supervisão do STF – a mais alta Corte da Justiça – e decisão judicial não se discute, cumpre-se;
    3 – Todos sabem que um novo governo é a esperança que pode trazer a confiança necessária para novamente acionar a economia estagnada, a política desmoralizada, o social abandonado etc.
    4 – A Justiça nem o povo que foi às ruas vão permitir que as investigações da Lava Jato cessem – lulas, renans, cunhas, jucás etc deixem de responder aos processos criminais que lhes forem imputados – nenhum novo governo tolherá a Lava Jato, que já faz parte da História do Brasil – com certeza da História Mundial (o Juiz Sergio Moro acaba de ser reconhecido internacionalmente como uma das 100 mais importantes personalidades do mundo, na atualidade).

  23. JAIRO disse:

    o STF não engana mais, eles estão aliados ao afastamento da presidente como membros da maçonaria , segundo eles existe autonomia de poderes, não existe! a presidenta foi intimidada pela justiça quando a proibiu de falar a nação sobre o processo de impeachment, mas por outro lado não vim o MPF pedir a apuração sistêmica contra o DEM usou para atacar a presidenta dizendo sobre o seu afastamento. o que também não poderia ser feito a tal apologia .
    engraçado que eles já falavam como certo a retirado da Dilma, muito meses antes o AERCIO ,o Aluísio Nunes também´me , mas o cacio cunha lima manda a presidente renunciar, a estamos vendo que a maçonaria já estava atuando contra o seu mandato, pois eles usaram os nossos irmãos contra a DILMA , vejo que apesar de ser maçom vejo que a mesmo no Brasil acabou de perde a sua identidade de libertaria para conspiradora golpista.
    o que muito me entristece, pois somos por uma sociedade livre.
    porque não conspiramos contra o narcotráfico?
    MM

  24. Dilson disse:

    Triste Nação!
    Como entender, que ministros da mais alta corte judiciária do país, vão à público declarar descontentamento, de uma possível, provável ou pseudo fala, à repórteres estrangeiros, de uma pessoa que sente injustiçada em seu país. (???). Confesso não ter visto nenhum representante da mais alta corte, se manifestar quando um senador da república, usou a tribuna do senado pra chamar um procurador da república de “filho disso”. Ou mesmo das inúmeras manobras, que um senhor deputado faz para se manter no cargo de presidente da câmara. Ou ainda de vazamentos de conversas telefônicas de uma presidente da nação, que se tornaram indevidamente públicas. Comentar fatos é perfeitamente entendível. Agora comentar sobre atos e fatos possíveis. (?)

  25. Marcos Sousa disse:

    Não é contra Dilma ou Lula que age a nossa direita; ela é contra a organização dos trabalhadores e dos historicamente oprimidos.
    Tanto é que, se futuramente Dilma saísse do PT e se filiasse a outro partido de centro ou direita, ela seria festejada pelo poder econômico, como aconteceu com Marina Silva e Marta Suplicy.
    O que está acontecendo no Brasil atualmente é a luta de classes em seu estágio mais exacerbado, fundada no mais puro egoísmo da raça humana, quando a elite não aceita compartilhar seus privilégios com os demais, apesar de serem todos brasileiros e teoricamente terem os mesmos direitos.
    Neste sentido, decidiu-se que chegou o fim do governo que pretende ou pretenderia continuar redistribuindo as rendas, e o motivo para retirá-lo foi apenas circunstancial e secundário. Isso não é restrito ao Brasil. Acontece no mundo inteiro, pois é fenômeno inerente ao ser humano. Infelizmente…. Mas a luta deverá continuar.

  26. LYRA disse:

    Prezado Kennedy, mais uma vez você é feliz em suas colocações mas, aqui vou tentar completar o seu raciocínio, já que ficaram esquecidos alguns detalhes sobre o assunto, se não vejamos: 1-O STF ainda não resolveu a vida do meliante Eduardo Cunha, porque muitos dos ministros daquela casa, também são a favor do impedimento da irresponsável mas não BANDIDA, Dilma e, eles sabem que com Cunha ela jamais escaparia desse impedimento; 2-O nobre amigo esqueceu de citar o meliante do Renan Calheiros, que em se tratando de bandidagem, nada deixa a dever ao Cunha, lembrando que os processos contra o Renan, ainda são mais antigos que os contra Cunha mas, lembro que Renan é a favor de Dilma logo, aqueles que não são a favor do impedimento estão o protegendo, ou seja, o caso de Renan e Cunha perante o STF são iguais, só diferenciados pela vontade dos ministros; 3-O PSDB não se arrisca porque o Aécio DAS NEVES, também está até o pescoço, envolvido na LAVA JATO.

  27. Marcos disse:

    Eu só não entendo por quê tanta preocupação com o Cunha e nenhuma com o Renan. Será porque este é amigo do governo? De qualquer forma está tudo interligado: Petrobras, pt, Cunha, Renan é tudo o mesmo esquema. Não tem ninguém bomzinho não, a única diferença é que o Cunha brigou com o governo, só isso.

  28. Frank Underwoord disse:

    Tudo isso prova a fala do Lula “O supremo acovardou”

  29. Mauro disse:

    Não há coisa mais triste no Brasil, do que a ignorância popular, que insiste em abraçar a estapafúrdia idéia do PT de que o que está em curso é um golpe.
    Que se deixe claro, que golpe é algo não-previsto, que acontece em questão de horas e que por força militar, depoe um chefe de governo. Isso é um golpe de estado!
    O processo de impeachment, embora baseado em um desvio, ou crime previsto, é totalmente um processo politico e se assemelha no regime parlamentarista a moção de censura que o parlamento aplica ao primeiro-ministro, provocando sua queda.
    É direito do Senado, assim como foi da Câmara, julgar a presidenta, politicamente e o mérito da questão pode ser discutido nos tribunais, após o afastamento. É isso, e o resto é pura ignorância e desconhecimento das leis.

  30. CLEITON MENDES disse:

    Será que o desfecho da Lava Jato irá culminar com a prisão dos tubarões: Lula,Cunha e Renan? Ficarei sonhado com esta possibilidade!

  31. Frederico o Grande bem Grande disse:

    Extremamente infeliz esta ideia de ir lá mostrar a bunda no exterior. Assuntos domésticos são nossos assuntos. Dilma, para acrescentar mais um vexame ao seu mandato, nos coloca em uma situação de província, sabe-se lá de quem. Feito uma mendiga, viaja ela de chapéu na mão buscando simpatia gringa. Não bastasse a palhaçada da votação do impeachment temos agora uma presidente pedinte. Nos próximos 50 anos não vamos nos recuperar desta vergonha. Este país virou uma piada pronta nas mãos da comunidade internacional, graças a estes comunistinhas de araque. Só falta os americanos nos aconselharem a pedir que Portugal seja o mediador do conflito político. Ou o Papa, o que seria bem pior.

  32. sergio disse:

    Todos estão certos e todos estão errados, o chamado golpe nada mais é que governo tira governo, ou seja, o governo era composto de dois partidos principais PT e PMDB, quando o navio começou a afundar que acontece com os ratos, fogem para os botes e tomam conta dele, portanto, isso explica o caso do golpe.Quanto ao PSDB, que nunca teve competência para ser oposição ficou numa marola desde o primeiro governo do PT. Quanto a avanços sociais não se pode tirar o mérito do PT, mas no econômico foi um desastre principalmente no atual do PT. Mas a História dirá vergonhosa o impeachment conduzido por cunha, politico investigado pela lava a jato, acusado por decoro parlamentar ( fato verídico e gravíssimo: mentiu numa CPI ), e sustentado pelo seu proprio partido PMDB que hipocritamente quer salvar o pais. Ha, sem me esquecer sob o abono do grandioso STF, que moral eles tem, já que manterão o cunha, deveriam antes julgar a representação que existe no supremo contra ele (o cunha).

  33. Atanor disse:

    Stanislaw, acredito que você está equivocado. Depois que tive a oportunidade de contemplar os atos da operação lava-jato, acredito que ela não é somente jurídica, mas política, destinada a uma tomada de poder por parte das forças conservadoras, além de vender a preço de banana o pré-sal para as multinacionais. Em um exercício mais radical, penso que Sérgio Moro pode ser muito bem um agente do governo americano, destinado a desestruturar o sistema no Brasil. Uma pena Kennedy, que seu blog esteja assolado por opiniões tão monotemáticas, que somente culpam o PT e a presidente pelo golpe. Deveriam culpar o PMDB e sua corja de coronéis corruptos, aliados à tudo que existe de mais atrasado e retrógrado na sociedade brasileira, religiosos intolerantes, defensores das armas, paladinos dos latifúndios, homofóbicos e machistas. Um governo que não conseguiu governar por causa de uma câmara assolada por bandidos, pessoas horrorosas, desqualificadas e boçais. Nunca fui petista, mas penso assim.

    • pAtanor: COM IMPEACHMENT OU SEM IMPEACHMENT, LAVA JATO SEMPRE! disse:

      Você “contemplou” os atos da Lava Jato? Então deve ter visto presidentes e diretores de grandes empresas, políticos, membros de sindicatos ligados ao atual governo etc indo para a cadeia, quando isso era praticamente inviável no país!
      O juiz Sergio Moro tomou uma atitude que ninguém ousara antes tomar, está sendo reconhecido como personalidade importante até internacionalmente.
      Você precisa analisar melhor o que esses últimos governos fizeram com o país, que está no caos econômico, político, social e moral como nunca esteve antes. Se providências não fossem tomadas urgentemente fatalmente seríamos no futuro uma Venezuela!
      Contudo tenho a convicção que o povo não pode deixar parar a Lava Jato, doa a quem doer, pois todo ladrão tem que ir para a cadeia, “NÃO IMPORTA EM QUE PARTIDO POLÍTICO ESTEJA ESCONDIDO”!

  34. Juá disse:

    Caro Leitor deste Blog, Tá Muito Claro, Cunha Faz e Desfaz no tempo e na hora que lhe achar conveniente, Olha para o Conselho de Ética, Compra deputados, ameaça quem se impor contra ele a Luz dos olhos da nação, Acontece que o STF está com Medo de Cunha e de seu Bando que cresce a cada dia, O Brasil Viu os Deputados dar um novo cargo para o Cunha, o de Vice Presidente, É Mole?
    O STF assiste tudo de forma Covarde com a Nação.
    Os partidos políticos se tornaram verdadeiras ceitas, tem que seguir o seus mestres lideres, se não é expulso. isso é uma Vergonha, tem que acabar com isso, com o voto do partido, esse sistema só serve para esconder bandidos.

    • P/Juá: Os dias do Cunha, Renan e muitos outros estão chegando! disse:

      Meu prezado, eu tenho uma visão diferente da sua: sem o Cunha, com certeza, não teríamos chegado até o impeachment, tão importante para a retomada dos rumos do país. Temos que reconhecer que ele enfrentou a poderosa quadrilha seu poderoso projeto de perpetuação no poder.
      Agora, que ele vai escapar da justiça, é claro que não vai: seria a desmoralização completa do nosso Judiciário, em particular o STF. E isso, pode escrever, não acontecerá! Os dias do Cunha e do Renan estão contados!

  35. STF NÃO É PODER MODERADOR E SIM A MAIS ALTA CORTE DA JUSTIÇA! disse:

    ENQUANTO O STF CONTINUAR ENGAVETANDO OS PROTEGIDOS PELO TAL “FORO PRIVILEGIADO” FICA PAIRANDO A DÚVIDA DE QUE REALMENTE VAMOS PASSAR O PAÍS A LIMPO!
    ESTÁ TUDO À MÃO, POIS SURGIU O SERGIO MORO COM SUA DETERMINAÇÃO E CORAGEM; O MPF E A PF FINALMENTE TOMANDO SUAS POSIÇÕES LEGÍTIMAS DE INSTITUIÇÕES DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO; RF, TCU, TODOS IMBUÍDOS DE SENTIMENTO IDÊNTICO; O POVO INDIGNADO E PARTICIPATIVO NO COMBATE À CORRUPÇÃO – SÓ ESTÁ FALTANDO O STF TOMAR SUA POSIÇÃO, NÃO DE PODER MODERADOR, ENGAVETADOR, PROTELADOR OU COISAS IDÊNTICAS (QUE CHEGOU AO PONTO DE TRAZER O LULA, SEM TAL FORO, PARA DEBAIXO DA PROTEÇÃO DO STF), MAS COMO A MAIS ALTA CORTE DA JUSTIÇA DO PAÍS, COMO A MAIOR RESPONSÁVEL PELO COMBATE AO CRIME DESSES ROUBADORES DOS COFRES PÚBLICOS, QUE TANTO MAL TÊM FEITO AO PAÍS!

  36. Fabio disse:

    Temer GOLPISTA!!

  37. J K disse:

    Quando Tancredo saiu, assumiu o pmdb.
    Saiu o Colllor, veio o pmdb.
    Dilma, então pmdb.
    Vai virar tese de que esses caras vivem do oportunismo.

  38. Westley Batista disse:

    A única explicação para essa letargia do STF com relação ao caso Cunha, é que este deve ter alguma carta na manga contra os ministros.

  39. Maria da Consolação disse:

    Nossa! Esse é o Brasil novo que queriam com o impeachment? Cadê o protesto do pessoal do Fora Corruptos! ? Cadê o STF que foi tão diligente na hora de apressar a ação que fixou a tramitação do impeachment? E agora Janot, que também foi tão rápido em seus pareceres para impedir a posse do Lula como Ministro? Cadê o Moro, não vai tomar nenhuma providência no processo que está em suas mãos sobre a esposa do Cunha? E a Globo não vai ficar uma 1 hora buzinando no ouvido da audiência sobre essa pouca vergonha que virou essa Câmara de Deputados chefiada por Cunha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 14:09:28