aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
03-11-2015, 9h15

Taís Araújo merece parabéns por ação civilizatória

A um ano da disputa, Datafolha mostra eleição incerta em SP
30

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A atriz Taís Araújo tomou uma atitude civilizatória para combater o preconceito racial, presente no país de maneira forte. O Brasil é racista. Não adianta fechar os olhos! A luta pela igualdade racial ganhou força nos últimos anos, com cotas para estudantes negros em universidades públicas, por exemplo. Mas é uma luta que continua.

Taís Araújo não apagou ofensas postadas no sábado em sua página no Facebook. Assim, ela expõe ao público a natureza preconceituosa, vergonhosa e covarde dos comentários. E permite a identificação dos agressores numa investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A atitude civilizatória da atriz vai além do combate ao racismo. Também é importante num momento em que cresce a intolerância em geral no debate público no Brasil.

As redes sociais precisam também ser responsabilizadas por permitir a veiculação de ofensas. Não adianta terceirizar a responsabilidade. Google, Facebook e Twitter não podem lavar as mãos em relação ao palco que dão a criminosos.

As redes sociais se transformaram em verdadeiros campos de batalha, nos quais são semeados o ódio e a intolerância. Nesse contexto, Taís Araújo deu um bom exemplo ao combater a barbárie. Parabéns, Taís.

*

Datafolha mostra eleição incerta em SP

A um ano da eleição paulistana, o resultado da pesquisa Datafolha reflete, em primeiro lugar, o chamado “recall”: a memória do eleitor em relação ao nome dos candidatos.

Aparecem com destaque candidatos com espaço na TV e alta taxa de conhecimento do eleitorado. O deputado federal Celso Russomano, do PRB, é o líder disparado com 34% de intenção de voto nas duas simulações do Datafolha. Ele é apresentador da TV Record.

O apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena (PP) está no segundo pelotão, empatado tecnicamente com a ex-prefeita Marta Suplicy (PMDB) e com o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT). Datena obteve 12% e 13% no dois cenários pesquisados. Marta manteve 13% nas duas simulações. Haddad também marcou o mesmo percentual, 12%, nos dois cenários.

Na eleição de 2012, Russomano liderou durante boa parte da disputa, mas desmoronou pouco antes do segundo turno, cedendo lugar a Haddad. A diferença agora é que Russomano deverá estar mais atento à consistência de suas propostas para evitar o que o marketing político chama de desconstrução; e Haddad perdeu o caráter de novidade.

O outro destaque da pesquisa é o reflexo da má avaliação administrativa de Haddad na suas intenções de voto, sobretudo na periferia, onde terá concorrência dura da ex-petista Marta Suplicy. Quando prefeita, Marta fez políticas públicas que beneficiaram as áreas mais pobres de São Paulo.

Por último, a pesquisa mostra que, hoje, o PSDB está sem uma candidatura viável. O principal partido de oposição do país e legenda do governador do Estado, Geraldo Alckmin, não tem um nome de peso na capital.

Vários dos que se apresentam como candidatos já possuem tempo de estrada, como o vereador tucano Andrea Matarazzo. Alckmin não tem boa relação com Matarazzo, que é apoiado por FHC, José Serra e Aécio Neves. Diante da baixa intenção dos tucanos, Alckmin se inclina hoje por fazer uma aposta em outro candidato.

Nos bastidores do PSDB, fala-se no presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez. Mas o jogo no PSDB ainda está muito aberto.

Pode haver surpresa em relação ao candidato tucano, mas também em relação ao resultado da eleição. Há muito tempo para mudanças significativas no cenário eleitoral paulistano.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
30
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O Datafolha é o campeão de pesquisa errada, é mais um pelego a serviço da ditadura sindical. Por tudo isso o prefeito Haddad deve estar ainda pior nas pesquisas legítimas. Ele tem como vitrine ações para emporcalhar a cidade. Seus maiores feitos são a imundície dos “Arcos do Jânio”, as ciclofaixas para ninguém, os buracos nas ruas e mais um rico curriculum de anti-obras.

    • Paulo Simões disse:

      Risos.

    • Leonardo Duó disse:

      Já ouviu falar em Controladoria Geral do Município?

    • Beto disse:

      Concordo com a Dª Maria Tinhosa. Datafolha não acerta uma. Apostou em Russomano na última eleição, apostando HADDAD fora do páreo e deu o contrário. Apoio a ciclofaixa, embora NÂo seja ciclista, mas respeito as minorias. Respeito tbem a diminuiçãõ da velocidade, haja vista a queda do numero de acidentes, mortes no transito e naturalmente um transito 15% mais rápido que no ano passado.

  2. César disse:

    O povo adora candidatos populistas!
    O atual Prefeito já era! O povo já se cansou das pedaladas do PT.
    A população da cidade de São Paulo ficará órfã. Com qualquer um destes candidatos seremos os desamparados “sem prefeito.”

  3. César disse:

    O primeiro que deveria ser processado e preso é aquele que coloca o branco X negro, o rico X pobre, o Sul e Sudeste X Norte e Nordeste, que divide o país em nós contra eles, que diz que a elite não quer que o filho do pobre vire doutor, que o rico não quer que o pobre ande de carro, etc…Aquele que generaliza o racismo e coloca em um mesmo nível de intolerância e preconceito todos de uma classe, apenas por seu status social.

  4. Gustavo disse:

    Como o Sr. pode generalizar que o “Brasil” é um pais racista ?
    Pq meia duzia de idiotas covardes, muitos deles adolescentes influenciados pela vontade idiota de fazer bobagem postam comentários inúteis sobre a cor ou raça da atriz ?
    Isso não se faz só sobre raça ou cor…basta “existir” em uma rede social para que algo de inútil caia em seu colo…
    Não jogue este peso em cima de 200 milhões de brasileiros que convivem sim, se comparado com a maioria dos países deste mundo, em paz e harmonia com relação às diferenças de raça e credo…estes fatos isolados devem ser criticados, porém, não utilizados para criminalizar uma nação inteira, Sr. Jornalista…

  5. Pedro de Oliveira disse:

    A maior discriminação racial está apregoada nas cotas para negros e índios nas universidades. Estão querendo dizer que essas populações não tem capacidade intelectual de competição igualitária com os demais. Ta faltando alguém ter coragem e ignorar essas cotas e competir igualmente com todos e provar que conhecimento, competência e intelectualidade não tem cor ou raça. Somos todos iguais perante Deus e os homens.

  6. Darival Santana disse:

    O Russomano merece agora ter oportunidade de administrar a capital de São Paulo e mostrar que o PT foi um desastre com o Hadad na Prefeitura.

  7. walter disse:

    Caro Kennedy, “infelizmente o racismo esta entranhado no consciente da Maioria das pessoas, somos Racistas enrustidos; o preconceito é imenso, mas a maioria disfarça tão bem, que convive com negros e até abraça; mas não os leva para casa e nem em restaurantes; aliás, começa por ai, quantos negros vc vê em restaurantes que você frequenta; estão abandonados a própria sorte; os próprios negros tem vergonha de admitir…
    Quanto ao candidato do PSDB, dependerá qual dos EGOS dentro do partido, se curvará a realidade atual; o Aécio não tem unidade, o Alkimin também espera formar; ainda tem o Serra que corre por fora; enfim, o Matarazzo é o melhor,conhece SP…como esta eleição terá um segundo turno, pela quantidade de candidatos, como “nunca antes”; será uma batalha feroz…

  8. Alberto disse:

    Isso é a terra brasilis.Eleição em 2016,risível,hilário,engraçadíssimo!!!!

  9. Guilherme disse:

    Vergonha a maior cidade brasileira ficar nas mãos de candidatos “palhaços” não entendem nada de administração publica. Pior é o povão que não tem “educação” suficiente para votar, obrigados a ir as urnas acha que um desses “palhaços” vai mudar a situação em que vive.

  10. Santos disse:

    Quanto as ofensas a atriz, torço para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Quanto aos candidatos a prefeitura de SP…igual ou pior que as opções que tivemos para governador aqui no Rio de Janeiro, ou seja MAIS DO MESMO, lamentável.

  11. Ronaldo disse:

    Responsabilizar as redes sociais pelo que é publicado por terceiros é ridículo. Sabe qual o nome que se dá a isso Sr. Kennedy? Chama-se CENSURA.
    Não vivemos mais numa ditadura Sr. Kennedy. Temos o livre direito de expressão. E quem se expressar de forma incorreta, que seja punido.

  12. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Primeiro se faz obrigatório mandar um GRANDE BEIJO para essa atriz e maravilhosa pessoa que é a Taís Araújo.
    Agora, quanto aos candidatos que se apresentam para assumir a Prefeitura de São Paulo, só posso dizer que estamos fritos se não aparecer alguém qualificado para tanto na medida em que o Hadad foi e está sendo um péssimo Prefeito. a Marta “Suplício” idem quando ocupou o cargo, o Russomano é o famoso nada enquanto deputado federal e, por fim, o Datena é muito bom falando e, duvido que tenha competência para tanto.
    Por fim, indo de pato a ganso, a casa está caindo para o Lula na medida em que, certamente, não terá como provar que deu setenta e tantas palestras que lhe renderam mais de trinta milhões de reais. Se fosse investido de autoridade para apurar os fatos, confrontaria as datas exatas das palestras e, sem margem de erro, se apuraria que não as levou a efeito. Essa figura vai entrar para a História como o maior corrupto da nossa História, ganhando, inclusive, do Collor.

  13. Danilo Santos DA silva disse:

    Bom Dia,

    Só gostaria de indicar um pequeno erro na matéria. A eleição a qual o Celso Russumano perdeu para o Haddad foi a de 2012 e não a de 2010, visto que nas eleições de 2010 foram escolhidos presidente e governadores.

  14. Comandar a prefeitura de São Paulo é uma atividade muito complexa.
    É uma cidade enorme e cheia de problemas.
    O certo seria que nos lugares problemáticos, as sub prefeituras deveriam resolver com uma junta dos moradores do local, pois são eles que conhecem os problemas onde moram.
    É inconcebível que a cidade seja administrada em plena Praça do Patriarca, com ambientes climatizados e muita mordomia.
    Eleger um professor como prefeito, quando deveria ser um engenheiro.
    Só tem um jeito, o povo ler mais e se preocupar mais com política e nas próximas saber exatamente em quem votar, chega de gente incompetente tapando vagas que poderiam ser exercidas por pessoas competentes na função e honestas.

  15. Itamaraty Em Chamas disse:

    Kennedy, discordo de você quando diz que google, twitter e facebook devem ser responsabilizados pelo que usuários postam nos sites. Ao contrário de jornais e revistas, ou da televisão, aonde há controle editorial do que é apresentado, a internet e as aplicações que rodam na mesma é uma área pública, aonde cada um tem o direito de dizer o que quiser, de pensar o que quiser, e não é desejável que nenhuma empresa, grupo ou mesmo o estado intervenham para editar, limitar, coibir ou controlar o que é dito. O direito à livre expressão é a primeira e mais importante defesa de proteção dos direitos humanos: O direito a discordar, a falar o que pensa e a comunicar esse pensamento a outras pessoas é a base de toda a nossa espécie!
    Acho que o que deveria ser defendido, sempre, é a responsabilização do autor por aquilo que ele fala, particularmente quando se trata de ofensa, calúnia, organização criminosa ou assédio. Culpar os meios e aplicações e criar meios de censura só torna o ambiente turvo, e o direito , restrito. A mesma restrição que hoje pode ser usada para punir algum criminoso pode amanhã ser aplicada para impedir a divulgação de um crime, ou para defender interesses de poderosos. E idéias que hoje são imorais podem se tornar aceitáveis no futuro, como já aconteceu com tantas coisas na nossa história. É importante que elas possam ser divulgadas, discutidas, e as vezes, combatidas abertamente, com o poder da razão e da argumentação.
    Não se podem matar as idéias, e sua divulgação, e também não deveríamos ansiar por uma sociedade policiada, educada por restrição e ameaça à liberdade. Responsabilidade pelos atos e pelas palavras sim, censura, nunca.

  16. Marcos disse:

    Como incerta? O Hadad perder é mais do que certo.

  17. Fabio Meirelles disse:

    Realmente vendo essa pesquisa eu tenho a certeza que o paulistano tem um objetivo, ou seja, destruir São Paulo de vez, transformar a cidade numa das piores ou quiça a pior do mundo.
    Datena?Russomano?
    Ainda bem que não moro nessa cidade.

  18. João Virgulino disse:

    Que vergonha! A capital do estado mais rico do país contando com nomes medíocres para comanda-la. Onde iremos com nome sem qualquer expressão? Esse é o reflexo do que foi feito com o Brasil. Pessoas honestas e que poderiam administrar com êxito São Paulo não tem mais coragem de se meter com este mar de lama que virou a política no Brasil. Dias negros se avizinham.

  19. Roger disse:

    A campanha anti-PT segue firme e forte , basta ler alguns comentários…Mas ninguém tem opinião formada,nem mesmo um nome decente para administrar São Paulo.Hoje venceria Russomano pela popularidade.

  20. CBarros disse:

    Parabéns SP! Celso Russoinsano é o que faltava para completar a desgraça.

  21. Beto disse:

    kkkkk. Tolinha. Deve apoiar as ciclo faixas da Holanda e Paris

  22. MacCain disse:

    Esta certo Kennedy. Mas não só isso, vale lembrar que ela é atriz, uma mulher pública e este tipo de crime, prejudica seu trabalho e imagem. A atriz foi brutalmente atingida e esta é uma causa pública que todos temos que lutar!

  23. Rod disse:

    O Brasil infelizmente ainda é um país que apesar de se dizer liberal chega a ser mais preconceituoso do que em muitos outros lugares. Parabéns a Taís Araujo por sua atitude corajosa nessa luta contra o preconceito.

  24. Parabéns Taís é de pessoas como você que o Brasil precisa para mudar.
    se não bastassem já os problemas que temos com corrupção, ainda temos essas pessoas que se acham melhor que os outros. Todas as pessoas devem ser tratadas iguais independentes de etnia, religião, cor ou idade.

  25. Uma ótima atriz! Realmente merece parabéns pela sua atitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-18 00:01:45