aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-07-2014, 9h51

TCU dá a Dilma saída eleitoral

17

Daniela Martins
Brasília

Os temas comentados no “Jornal da CBN” foram o posicionamento do Brasil em relação ao conflito entre Israel e Palestina e os desdobramentos do caso da compra da refinaria de Pasadena. O Brasil divulgou nota, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenando “o uso desproporcional da força” por parte de Israel. Em entrevista ao SBT, Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, afirmou que Israel pratica “genocídio” em Gaza. A ONU (Organização das Nações Unidas) começou a falar em crimes de guerra e vai investigar a ofensiva israelense em Gaza. Para Garcia, a saída é aumentar a pressão diplomática. Israel criticou a pressão do Itamaraty, dizendo que o Brasil perdeu a sua relevância política. É uma reação esperada. O Brasil, como potência emergente, tem de se posicionar diante de uma crise humanitária.

O Tribunal de Contas da União isentou a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade no episódio da compra da refinaria de Pasadena. Dilma alegou que ela e o conselho de administração da Petrobras não teriam aprovado o negócio caso tivessem conhecimento de duas cláusulas do contrato. Com essa versão endossada por um órgão fiscalizador, a presidente obtém uma saída eleitoral para responder à oposição. Ela ganha argumentos que a isentam pessoalmente num momento em que seus principais opositores sofrem cobranças éticas. Aécio Neves (PSDB) lida com o caso do aeroporto de Cláudio (MG)  e Eduardo Campos (PSB) tem um aliado envolvido em acusação de compra de apoio eleitoral.

Comentários
17
  1. Karlos disse:

    Na época que isso veio a tona, os principais responsáveis declararam que todos os diretores sabiam e que havia até uma pressão do próprio presidente para efetuar o negócio. Quem era o presidente na época? A responsabilidade já tem e a culpa fica caracterizada desde o momento em que se assina o contrato que é o documento legal e não o disse me disse. O TCU tem o dever de resolver isso com lisura para a sociedade, senão dá entender que é gerenciado por alguém.

    • Diego disse:

      Karlos, primeiro o STF, agora o TCU? Realmente o povo deve extinguir o pt da vida política.

    • Nuno disse:

      Karlos, SE FOSSE PRA UM PRESIDENTE DE CONSELHO DE UMA EMPRESA DECIDIR SOZINHO, POR QUE TER O CONSELHO? Você ja viu algum presidente da: CAMARA DOS VEREADORES, DA CAMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO, “APROVAREM ALGUMA COISA APENAS COM O VOTO DO PRESIDENTE?” O Aecio e o PSDB SABIAM DISSO, mas quiseram bagunçar a campanha eleitoral com as CPI DA PETROBRAS, mas o feitiço virou contra o feiticeiro, porque TUDO CAMINHA PRA QUE O PSDB tenha que EXPLICAR A COMPRA DA REFINARIA DA REPSOL na ARGENTINA, e NÃO ADIANTA O AECIO QUERER AGORA ACABAR com as CPIs da Petrobras.

      • Karlos disse:

        Nuno explicação bem abaixo do esperado. Trata-se de um acordo legal, envolvendo uma questão financeira bem graúda. CONSELHO não assina documento. CONSELHO não aprova. CONSELHO apenas aconselha. Isso não significa dizer que será feito e mesmo se o fizer, a RESPONSABILIDADE recaí na Diretoria, é ela quem assina o documento legal e tem atribuição para isso. Portanto, vc nada disse, apenas tentou confundir quem nada sabe.

      • Marlon dos Santos disse:

        Nuno se o erro foi do Cerveró como os petistas dizem, porque, na época, ele e os outros não foram demitidos e o contrato cancelado ou pelo menos renegociado?

        • Nuno disse:

          Marlon MAS É EXATAMENTE ISSO QUE O PT TEM QUE EXPLICAR, e mais, POR QUE MANTEVE O CERVERÓ NESSE CARGO que foi o governo FHC QUE O COLOCOU. Como também o governo FHC tem que explicar por que manteve o Genro do FHC na ANP quando ele comprou a refinaria da REPSOL na Argentina, como o Aecio também tem que explicar por que construiu com o dinheiro do governo de Minas um aeroporto nas terras da familia dele; como o Alckimin também tem que explicar por que mantem o Edson Apareceio, o Zé Anibal e o Andreas Matarazzo, acusados de corrupção, no governo paulista. Todo governante tem que nos dar explicações Marlon.

          • Marlon disse:

            Nuno não entendi, oq o FHC tem a ver com isso? Não importa quem indicou a pessoa, aliás não importa quem comete do crime, o julgamento é aos rigores da lei. Se o cara errou, porque quem tem o dever de demitir não o fez? Sua opinião não condiz com a verdade, vc distorce para a política como se o seu partido fosse inocente, quando é totalmente o contrário.

  2. walter.nobre disse:

    “A Dilma, não se salvará, a justiça é lerda, mas vai alcança-la, lá na frente…mais o Lula e o PT.
    O País foi desviado; nossos recursos foram para “pangares”, que NÃO TERÃO, A CONDIÇÃO DE SALDAR; NEM EM 1.000 ANOS.
    Eles confundem INVESTIMENTOS, COM ESMOLAS…
    A “CONGESTÃO” Dilma, jamais será aceita no Brasil; imagina-se, que qualquer um; será melhor que ela…inclusive o TIRIRICA…alguém que quebrou, uma lojinha, de 1,99!!!
    Quem defende o PT e a Dilma HJ…não é PATRIOTA…

    • Humberto disse:

      Realmente o Brasil não se salvará, pois seu povo é frouxo e as decisões STF e dos órgãos fiscalizadores, são covardes. Queria ver se fosse um governadorzinou ou prefeituzinho qualquer se a decisão seria esta. AMBOS ESTARIAM INELEGÍVEIS.

    • Nuno disse:

      Walter então quer dizer que BOLSA FAMILIA que dá dinheiro para PESSOAS QUE NÃO TEM NADA, É BOLSA ESMOLA. Então qual o nome que se daria ao BOLSA BANQUEIRO do FHC, que dava DINHEIRO PARA MILIONARIOS BANQUEIROS? O que os banqueiros que receberam o BOLSA BANQUEIRO do FHC, atraves do PROER, deu ao Brasil? As tarifas dos bancos privados abaixaram? Eles deram mais emprestimos? Eles montaram mais fundações que atendessem os interesses da sociedade?

      • walter.nobre disse:

        “Más NUNO, que iniciou o bolsa Familia, foram os PSDBistas…vc ampliaram, por interesses eleitoreiros; tdos sabem disso, falar de banqueiros como; se a Dilma liberou geral, para eles; vc esta mal informado…
        Volte as barraquinhas do PT, para se reciclar; não há como, esquecer os 12 anos de improdução deste partido, chamados dos “trabalhadores”…com um “picareta” oportunista, no comando.
        A Dilma favoreceu todas as multis…estas frases prontas, são simplesmente ridiculas”…

        • Nuno disse:

          Walter, vocês não, que eu não estava lá e não sou petista. A historia das BOLSAS, começou no GOVERNO DO PT do Cristovam Buarque do PT em 1986. O FHC “FEZ UMA COISA AS PRESSAS NO ULTIMO ANO DO GOVERNO DELE em 2002, PARA TENTAR ELEGER O SERRA”. O bolsa familia foi feito pelo Lula NO PRIMEIRO ANO do governo dele em 2003, baseado no RENDA MINIMA que o Suplicy do PT criou em 1989. O FHC do PSDB CRIOU MESMO FOI O BOLSA BANQUEIRO, que ele chamou de PROER.

  3. gesiel disse:

    BOM LEMBRAR QUE ISENÇÃO DO TCU, não significa isenção da apuração das CPIs da petrobras. De qualquer forma a isenção da Dilma do PT também nas CPIs da Petrobras É QUESTÃO DE TEMPO, porque até o PSDB JA SABIA QUE A DILMA do PT NÃO PODERIA SER CULPADA DA FORMA QUE O AECIO E O ALOISIO NUNES QUERIAM, PARA TENTAR TUMULTUAR A CAMPANHA e não mostrarem um PROJETO DE GOVERNO; tanto que o Serra e o FHC do PSDB SEMPRE FORAM CONTRA A ABERTURA DAS CPI, pois sabiam que o PSDB PODERIA PERDER MAIS DO QUE GANHAR COM ELAS, quando elas começassem a investigar TAMBÉM o governo na ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS. Toda vez que HA DUVIDAS SOBRE OS GOVERNOS DO PT, os petistas veem a publico para EXPLICAR AO POVO. O mesmo não pode se dizer do PSDB, que até agora não DEU UMA RESPOSTA AOS BRASILEIROS SOBRE: O MENSALÃO MINEIRO, AS PRIVATIZAÇÕES, O TRENSALÃO e etc. O escandalos mais RECENTE QUE O PSDB NÃO QUER EXPLICAR, é o AEROPORTO CONSTRUIDO COM O DINHEIRO PUBLICO, nas TERRAS DO TIO DO GOVERNADOR AECIO NEVES, porque apenas dizer que “O GOVERNO DE MINAS DESAPROPRIOU AS TERRAS DA FAZENDA DO TIO DO AECIO PARA FAZER O AEROPORTO”, “””NÃO É EXPLICAÇÃO NENHUMA”””, porque “””DESAPROPRIAÇÕES DE TERRAS; SÃO PAGAS PELO GOVERNO”” e não doadas pelos proprietarios.

    • Karlos disse:

      Caro Gesiel, tenta-se uma saída política para adiar o inevitável. Os acusados já disseram que a diretoria sabia, o próprio advogado defendeu o caso. Tem nada disso que vc falou, o TCU se furtou de agir com rigidez, quando deveria, pois auditores deram parecer condenando a diretoria, porque o documento legal é a prova. Sem essa de passar a mão na cabeça e depois dizer que ainda será apurado. Com essa, se eu fosse petista, teria vergonha de votar no pt.

  4. carlos sacramento disse:

    Gosto de seus comentários, vou continuar lendo e ouvindo mas sobre a decisão do TCU avalio que você foi tendencioso afirmando que o Tribunal de Contas deu a saída para Dilma responder a oposição. O TCU não ajeitou saída nenhuma para Dilma, seus membros diferentes da maioria do STF e de parte da imprensa, analisaram o processo sem a contaminação do processo eleitoral e dos interesses ou preferencia por uma outra candidatura que estão em disputa.

    • Jorge disse:

      Será? O Kennedy escreveu certo, isso é um caso de auditoria e se fosse com a PF aí meu caro, duvido que os delegados, assim como os auditores chegariam a mesma conclusão. A imprensa, o país viu as entrevistas, as manchetes, as matérias. Cerveró apresentou um resumo na apresentação, mas disse que a diretoria sabia. Foi um contrato legal, assinado por pessoas legais, como não sabiam? Então conclui-se que a compra foi um péssimo negócio e autorizada pela diretoria, gastando muito dinheiro, além do esperado.

  5. A diplomacia dos governos petistas (Lula e Dilma) só pensam em ficar do lado dos “pobres, coitadinhos e santos terroristas palestinos” (juntamente com suas crianças e mulheres) apenas para passar a imagem na comunidade internacional de que é o Brasil é um país “bonzinho, pacifista e progressista” (progressista no sentido de “avançado” ou “moderno” para os esquerdistas) e que está preparado para ter um acento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

    Esquerdistas brasileiros e seus ingênuos ideais políticos utópicos. Melhor amadurecerem e cair na real.

    Quem tem acento permanente no Conselho de Segurança da ONU são somente as maiores potências econômicas e militares que possuem uma desenvolvida indústria de defesa (ou bélica, se preferir este termo) e que exportam armamentos.

    Atualmente, a Alemanha e o Japão são os dois únicos países que preenchem estes quesitos (econômicos e militares).

    As forças armadas brasileiras estão sucateadas, não temos nenhuma indústria bélica com renome internacional e o PT (Lula e Dilma) e seus aliados ficam sonhando que o Brasil possa ser o único país “absolutamente pacifista” no Conselho de Segurança da ONU.

    Não sou à favor da guerra, mas sou à favor que o Brasil seja desenvolvido no sentido econômico e militar para nos defendermos quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 20:48:36