aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-05-2016, 11h19

Temer aguardará repercussão de entrevista de Jucá para decidir sobre saída

Tendência mais provável é saída do ministro do Planejamento
26

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente interino, Michel Temer, avaliará a repercussão de uma entrevista coletiva que o ministro do Planejamento dará ainda hoje para decidir o destino de Romero Jucá.

A tendência mais provável é a saída do ministro do governo, mas Jucá pediu uma oportunidade de defesa e ganhou algumas horas para tentar explicar o diálogo com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Reportagem de Rubens Valente, da “Folha de S.Paulo”, revelou hoje conversa na qual Jucá sugere “pacto” para delimitar as investigações da Lava Jato.

Em reunião com Jucá, Temer disse ao ministro que o governo tem de reafirmar “apoio público aos valores da Lava Jato e aos atos da operação”. Afirmou que a nova administração não poderia entrar em choque com a investigação, que tem suporte da população para o estabelecimento de uma nova “moral pública”.

Jucá pediu que Temer esperasse as respostas que pretende dar em entrevista hoje. O ministro ganhou a oportunidade de tentar se explicar, mas a avaliação preponderante na cúpula do governo é que o destino dele está selado, porque será difícil convencer a opinião pública de que não tramou contra a Lava Jato.

Jucá pretende solicitar a divulgação de toda a gravação para sustentar que, num trecho publicado como inaudível, teria falado em consertar a economia e não em barrar a Lava Jato. Mas o diálogo divulgado pela “Folha de S.Paulo” não deixa margem para dúvida. Houve sugestão clara de um pacto para abafar a Lava Jato, reforçando a versão de que a queda de Dilma seria uma forma de alcançar esse objetivo.

Politicamente, é insustentável a permanência de Jucá no Planejamento. Até aliados do novo governo já pedem a cabeça do ministro. Quanto mais tempo ele demorar a deixar o posto, maior será o desgaste para o governo.

Comentários
26
  1. Declieux Batista disse:

    esses nossos politicos são realmente inconsequentes

  2. Mineo Hirai disse:

    Explicar o quê? Jucá quer tentar nos convencer que a protituta era virgem? Todos esses arrolados na orrupção da lava jato acham que os brasileiros são idiotas.

    • Edi Rocha disse:

      É simples. Quem leu toda a conversa, não tem a menor dúvida de que ele estava falando em acabar com a lava-jato.

      Mas, a estratégia é sair do contexto. Pegar uma frase isolada e dizer: “Olha, com essa frase eu queria dizer isso, isso e isso. E com essa outra expressão eu me referia a isso, isso e isso”.
      .
      Como eu disse, lendo a conversa inteira, não há margem para dúvidas. Ele vai tentar segregar para distorcer os fatos.

  3. Jorge disse:

    Kenneky, o presidente interino está demonstrando que não tem o necessário pulso firme para realizar as mudanças necessárias. Não se vê, da parte dele, nenhuma atitude concreta. Parece ter delegado ao Ministro Henrique Meirelles a tentativa de algo fazer para salvar o país, enquanto ele mesmo, pessoalmente, aparenta estar apenas envolvido com o pessoal da “politicalha” que impera em nosso país há tanto tempo, como o tal Jucá e tantos outros que integram o governo. Será que esta postura tem alguma chance de dar resultado?

  4. Wellington Alves disse:

    Cadê as panelas?

  5. Todos advertiram o Presidente sobre os riscos de ter entre os seus Ministros, políticos citados ou investigados nas operações da Polícia Federal e do Ministério Público.
    A Lava Jato vai chegar nos políticos do PMDB e no PP(partidos que estavam na base do governo do PT), da mesma maneira que chegou no próprio PT.
    O calcanhar de Aquiles do governo Temer é a participação do seu partido(PMDB) no governo que caiu.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • EUGENIO BARROS disse:

      Governo que caiu? precisa voltar ao trecho divulgado.

      • Pedalou, cometeu crime de responsabilidade, tentou interferir na Lava Jato dando foro privilegiado a um investigado(Lula), teve Ministros pegos em gravações tentando interferir na Lava Jato(Aloísio Mercadante e Jaques Wagner), o Presidente do PT gravado tentando interferir na Lava Jato, o ex-líder do governo Delcidio do Amaral preso e cassado por ter tentado interferir na Lava Jato.
        Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  6. Alberto disse:

    Aguardemos o desfecho do causo.

  7. EUGENIO BARROS disse:

    Recorrer a quem? pela fala do JUCÁ, tudo estaria dominado, STF, Forças Armadas, Congresso e quem mais vai chegar. Ou seja, a solução? não tem solução.

  8. Papa Fila disse:

    Baton na cueca não se explica. Escrevi aqui uns dias atrás que o governo Dilma começou a melar quando seus ministros recém empossados não conseguiram conter a boca. Está acontecendo de novo. Mas que doença, heim?

  9. Maurício Freitas disse:

    O presidente interino deve afastar imediatamente Romero Jucá. O crime é semelhantes ao de Delcídio e não pode haver dois pesos e duas medidas. O impeachment já estava maculado pela presença de Eduardo Cunha, agora fica nas entrelinhas que houve um conchavo para afastar Dilma, não pelas pedaladas, mas pela necessidade de salvar as cabeças do PMDB e do PSDB.

  10. Bom dia caro Jornalista Kennedy. lembrre-se que te falei a semana passada que todos os partidos estavam envolvidos. quero ver se o Juiz Sergio Mouro vai ter cadeia para tanta gente. o que ele deveria fazer é soltar todo mundo que roubou e tomar os bens para devolver ao Brasil.porque apesar de tudo o que eles fizeram presos não iram fazer nada.e nós vamos sustenta-los na cadeia pouco tempo estaõ todos soltos e cadê o dinheiro.outra coisa vai ficar muito mal para o Juiz Sergio Mouro porque as investigaçãodo PSDB estaõ todas arquivadas.pode ter certeza que se ele não condenar ninguém do PSDB a fama dele logo cai igual ao Presidente Lula.antes era um Rei hoje tenho até pena.pagando talvez por não delatar o que sabia que todos estavam envolvidos.vamos rezar. um abraço e um bom dia.

  11. Rubens disse:

    Ou seja, esperará para ver se a grande mídia encontrará um jeito de respaldar, mais uma vez, a narrativa dos golpistas.

  12. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    O QUADRO DE MINISTROS EM RELAÇÃO À ÁREA ECONÔMICA É EXCELENTE, NINGUÉM NEGA. MAS SE TEMER CONTINUAR INSISTINDO EM MANTER GENTE SUSPEITA POR CORRUPÇÃO, INVESTIGADOS ETC, ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA A FALTA DE APOIO POPULAR.
    SE ESTÁ PENSANDO QUE BASTARÁ O APOIO NO CONGRESSO, ESTÁ ENGANADO, PORQUE O CONGRESSO JÁ PERCEBEU QUE O POVO RESOLVEU TOMAR AS RÉDEAS DO PAÍS – COLOCAR OS REPRESENTANTES DO POVO REALMENTE COMO “REPRESENTANTES”, E NUNCA MAIS COMO “DONOS DO PODER”!
    A LAVA JATO TEM QUE CONTINUAR LIMPANDO O PAÍS DOS CORRUPTOS QUE SE ENCASTELARAM NO PODER, DOS POLÍTICOS CORRUPTOS QUE SE JULGAM CAPAZES DE TUDO, ATÉ DE DOMINAR O JUDICIÁRIO.
    ALÉM DA ECONOMIA VOLTANDO AOS TRILHOS, O POVO QUER O PAÍS PASSADO A LIMPO MORALMENTE, E PARA ISSO É PRECISO QUE A LAVA JATO CONTINUE, DOA A QUEM DOER, ATINJA A QUEM ATINGIR!
    O BRASIL NÃO ACEITA MAIS NENHUM “CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA”, SEJA LULA, RENAN, JUCÁ, AÉCIO, CUNHA ETC ETC ETC.

  13. Stanislaw: POLÍTICO CORRUPTO NÃO RESPEITA NEM A MAIS ALTA CORTE DA JUSTIÇA! disse:

    ESSES CORRUPTOS CONTINUAM MACULANDO A HONRA DO STF, A MAIS ALTA CORTE DO PAÍS!
    PIOR DO QUE NO CASO DE DELCÍDIO DO AMARAL OU DAS DECLARAÇÕES DE LULA QUANTO A MINISTROS DO STF, ESSA CONVERSA DO ROMERO JUCÁ EM RELAÇÃO AO STF É ASSUSTADORA!
    A IMPRESSÃO QUE FICA É QUE ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS CONSIDERAM O STF UM BALCÃO DE NEGÓCIOS!
    MAIS DO QUE DELCÍDIO ESSE JUCÁ MERECE PRISÃO PREVENTIVA IMEDIATA E POSTERIOR CASSAÇÃO DO MANDATO DE SENADOR, OU FICARÁ A IMPRESSÃO DE HAVER “DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS”!

  14. Santos disse:

    Nossas “excelências” continuam achando que toda a população do país é idiota. Não é não sr. Ministro, apenas uns 30% ainda são, mas acredito que do jeito que o desemprego está aumentando será por muito pouco tempo…

  15. Edmilson disse:

    Caros,

    acho que nosso pais não tem mais jeito, infelizmente! Estou sendo eu pessimista demais? Tenho dois filhos pequenos, e acho que o futuro deles esta podado! Vou lutar até meus últimos dias para dar a melhor educação possível, mas acho que nosso pais está inviável…..

  16. Eduardo Feijó disse:

    Temos que aproveitar para fazer uma mobilização popular pela reforma política.
    Diminuição de deputados, bastam 257.
    Fim do voto de Legenda.
    Fim dos suplentes para senadores.
    Assumiu cargo no executivo, perde o mandato no legislativo

    • p/Alberto. disse:

      Concordo em gênero, número e grau.
      Quanto a detentor de cargo eletivo, nem deveria ser permitido ocupar cargo no Executivo – se foi eleito para ser “representante” do povo no legislativo, não tem que ocupar cargo no executivo – não deve haver esse direito – foi eleito para outra coisa!Isso é pilantragem, sem vergonhice oficializada que precisa ser proibida!Não haverá em 200 milhões de brasileiros gente capaz de ocupar cargos no Executivo? Vai para o Executivo para fazer conchavo político e (ou) roubalheira!

  17. joao dias disse:

    Tem-se a impressão de que a partir de hoje, a ideia de eleições presidências, em outubro desse ano, foi reforçada. Com certeza, se prosperar, será com a implantação de um regime presidencialista-parlamentarista, com uma reforma profunda na legislação eleitoral. O modelo eleitoral atual está superado e o Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, não pode continuar sendo escravo de um parlamento representado por mais de 30 legendas partidárias. A democracia é o maior Patrimonio de um Povo e o Estado deve estar sempre acima de interesses pessoais e mercantil . O Povo foi às ruas cobrando um Estado moderno e transparente e que respeite os seus direitos e reduza e elimine as desigualdades sociais.

  18. Oscar Kohl Filho disse:

    Agora é desnecessário a Dilma dizer o porque de utilizar a palavra Golpe. O Jucá já explicou. Será que é preciso desenhar?

    • Antes os “golpistas” eram aqueles que estavam deixando vazar para a imprensa (que também era golpista) parte das delações.
      Agora os vazamentos são comemorados?
      Os petistas e as suas leituras ambíguas da realidade de acordo com os seus interesses.

  19. Eloisa disse:

    É impressionante como tentam minimizar uma coisa gravíssima e que envolve todo o governo interino. Uma quadrilha tomou o poder para se proteger da cadeia! Cadê a indignação. Um país colocado em comoção por um golpe de Estado, subtraíndo a democracia para salvar o rabo de bandido? E as pessoas minimizam: “Será que Jucá será afastado?” Que que é isso? Já devia estar afastado desde que o grampo apareceu! Agora eu entendo o que está acontecendo, o porquê deste governo parecer uma barata tonta, um cachorro correndo atrás do rabo. É óbvio, eles não entraram nesta pra governar o país, porcaria nenhuma! Entraram para salvar o próprio rabo. E a imprensa ainda saúda esta porcaria toda!!! Esta macacada é que tranforma o país em uma republiqueta das bananas, não é outra coisa, não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 07:39:03