aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
24-10-2014, 14h22

Temer defende “harmonia nacional” após eleição

Vice-presidente da República defende maior interlocução com empresariado
22

KENNEDY ALENCAR

O vice-presidente da República, Michel Temer, diz que haverá “harmonia nacional” após a passagem da disputa pelo Palácio do Planalto. Companheiro de chapa da presidente Dilma Rousseff, afirma que há “um debate mais emocionado durante as eleições”.

Temer avalia que “talvez seja preciso aumentar a interlocução” com o empresariado no eventual segundo mandato de Dilma. “A presidente fará. Nós todos faremos no próximo mandato”. No entanto, afirmou que queixas dos empresários não podem gerar “pessimismo” porque prejudicam o país.

Presidente do PMDB, ele defende a variação da inflação entre o centro e o teto da meta oficial como forma de tentar manter baixa a taxa de desemprego. Afirma que um segundo mandato de Dilma deve buscar uma inflação perto do centro da meta. No entanto, pondera: “No próximo mandato, é tentar reduzir, voltar ao centro da meta. Mas entre o centro da meta e o teto e a manutenção da estabilidade social, é melhor a estabilidade social [desemprego baixo]”.

Temer nega que o candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves, seja vítima de ataques de baixo nível. “Tenho muito respeito pelo Aécio, mas acho que ele ainda não tem a experiência, digamos assim, que a Dilma teve ao longo do tempo.”

O vice de Dilma rebate a acusação de Aécio de que haja terrorismo econômico contra o PSDB. Diz ser necessário conhecer as propostas dos candidatos. Na avaliação dele, projetos do tucano poderiam resultar em “corte nos investimentos sociais”.

Temer afirma que Aécio promete continuar projetos do atual governo. “A reeleição não se destina apenas a reeleger pessoas, ela se destina a reeleger planos de governo que deram certo. Esse é o instituto da reeleição. Então, a esta altura eu sempre pergunto, se é pra não mudar nada, para que mudar o  governo? Primeiro ponto. Segundo ponto: a ideia de “ideia nova” é a ideia de aprimoramento”.

“Nesses últimos tempos o governo fez prosperar todas as classes sociais. É interessante que muitas vezes se diz que apenas houve gente que saiu da extrema pobreza e foi para a classe média, mas houve um desenvolvimento extraordinário no país em que várias classes sociais cresceram socialmente.”

Temer diz que demissões na indústria são compensadas pelo aumento do emprego no setor de serviços. “Nós não temos ultrapassado a faixa de 5% de desemprego, que é uma faixa quase de pleno emprego.”

Ele comentou a declaração do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), de que o vice-presidente não poderia continuar a presidir o partido na hipótese de eleição de Aécio. O mandato de Temer no comando do PMDB vai até março de 2015.

“Foi uma coisa, coitado, agressiva não é? Foge um pouco ao estilo dele. Foi uma infelicidade política, uma inabilidade política”, diz.

Sobre eventual apoio à uma candidatura de Cunha à presidência da Câmara, afirma: “Vou verificar no futuro, não é? Não vou verificar agora”.

Disse ter sido “uma coisa irracional” Cunha ter feito uma reunião para decidir sobre apoio a Dilma ou Aécio porque o PMDB já está na coligação com a petista e tem a vaga de vice. “Lamento dizer, mas é uma inabilidade”.

Pingue-Pongue

Uma qualidade de Aécio Neves: Um homem muito elegante e muito cordial.  

Descriminalização do aborto: Eu sou pela manutenção do sistema legal atual.

Descriminalização da maconha: Eu sou contra.

Pena de morte: Eu sou contra.

Prisão perpétua: Eu sou contra.

Jornada semanal de 40 horas: Eu já propus 42 horas quando quiseram tirar de 44 para 40.

Flexibilização das leis trabalhistas de modo geral: Eu acho que tem de se examinar caso a caso.

Fórmula atual de reajuste do salário-mínimo: Eu acho corretíssima.

Reforma política: Indispensável.

Reforma tributária: Também deve-se tentar.

Na semana passada, o SBT entrevistou o vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Assista agora a íntegra da conversa com Michel Temer:

Comentários
22
  1. Antonio Carlos disse:

    De João Alexandre Goulart, neto de Jango, em seu Facebook:
    “O momento é delicado e preocupante. Não tenho dúvidas de que está em marcha um “Golpe Branco” para tirar Dilma do poder. Eu não sou petista, mas você não precisa fazer muito esforço para entender o que acontece.
    É algo similar ou igual ao que se fez contra o presidente João Goulart. A mídia e as organizações de elite estão trabalhando e minando a cabeça de quem desconhece os fatos. Pintam Aécio Neves como se ele tivesse uma varinha mágica e fosse acabar imediatamente com todos os problemas do país.”
    ISTO É A VEJA, O GLOBO, O ESTADÃO E A FOLHA
    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.
    Joseph Pulitzer

    • Yara disse:

      Nossa, nada a ver o que disse esse neto de Jango,delírio total. Há vários orgãos de imprensa a favor da Dilma,assim como outros a favor do Aécio. O que ele quer,é deslegitimar as eleições caso o Aécio ganhe. E esse cara é o quê,além de neto de Jango?

    • Galvao disse:

      O neto do Jango, nao é petista, até parece, está falando asneiras, tal qual o lula, a dilma e todos os petistas falam. Eu nunca entendi votar num pt, que tem o pmdb por trás, é muito atraso.

  2. Josias disse:

    Dilma agora e Lula em 2018.
    Infelizmente governarão com o partido em
    questão (PMDB). O maior CÂNCER do nosso
    Brasil.

    • ivana santana disse:

      Josias isso não é um cancer e sim o virus ebola, pois contamina pelo contato direto, mata, aniquila, fuzila extermina com o povo brasileiro, agora o maior virus que temos na politica nacional é o PT – o Partido que trouxe o maior indice de desvio do dinheiro publico no Brasil na ultima decada, não só na UNIÃO, mas nos Estados e Municipios governados pelos companheiros da corrupção. O PT foi capaz de se unir a COLOR DE MELO, MICHEL TEMER, RENAN CALHEIROS, SARNEY, PAULO MALUF, e agora a Dilma diz que vai combater a corrupção?????????????????????? Por que ela não demitiu, exonerou os envolvidos no escandalo da Petrobras? Por que ZE DIRCEU foi o coordenador de campanha de DILMA em 2010, se ele ja respondia o processo do Mensalão???????

  3. Cassio Ferreira disse:

    Este sujeito não vale nada , é pior do que a turma do PT , ele e suas opções religiosas , são o maior mal para este país

  4. ÁLVARO DELLA PASCHOA disse:

    Harmonia nacional? Quem advoga um “acordão” com a corrupção e apoia o projeto de poder eterno, como acontece em cuba e na venezuela, é um patife. Depois da eleição, o escândalo da petrobras vai gerar um cenário político conflituoso, com ou sem CPI, em que novamente esse partido vai tentar safar suas principais lideranças da responsabilidade. O país, já dividido, não merece esses bandidos; e vai continuar dividido com eles seviciando o povão com suas promessas e esmolas, trocando favores por medidas casuistas para empresários sem caráter e distribuindo dinheiro a políticos corruptos que lhes deem apoio. Para arrematar, uma reforma politica que lhes favoreça o poder.

  5. willians disse:

    Nem importa muito para o PMDB quem ganhe a eleição pois eles são, eu diria, metamorfósicos, ou seja, se alinhariam até com o capeta se fosse pra obter benesses do poder…

  6. Antrenor disse:

    “Harmonizar”?! O Sr. Temer parece não conhecer a ala radicalíssima (xiita e fundamentalista)do PT! Essa ala mais que raivosa e delirante pelo poder perpétuo, vive incitando a luta de classes, a discriminação “pobre x rico”, “elite branca” x não seio quê e achincalha tudo que não foram eles quem disseram ou fizeram.
    Sr. Temer, infelizmente o senhor está num conto de fadas!
    Olha ao seu lado e veja o que ocorre!
    Como “harmonizar” uma situação dessas? Veja o ex-Lula!
    Está nos palanques tal qual um desajustado, xingando até a mãe do candidato Aécio! Como controlar uma coisa dessas?
    Ele deveria se posicionar como um cidadão correto, elegante e cordial – qualidades que o senhor destacou no Aécio. Afinal, ele foi um presidente da república! É triste vê-lo se esgoelando como um desvairado, pelos palanques à fora.

  7. O Pino disse:

    Temer representa o lixo político. O maldito PMDB é venal. Dá nojo ver essas declarações de escarnio e desrespeito pelo manipulado povo brasileiro. Temer é um amoral que se julga partícipe de uma democracia mas na verdade é um instrumento de validação desse Câncer partidário.

  8. Axel disse:

    O filho do Jango tem razão. E muita. Estão armando um golpe. Tem essa falcatrua jornalística da Veja, tentativa desesperada de impedir a vitória da Dilma. A tal “bala de prata”. Mas tem mais coisas. Já tá aí o Merval falando em “impeachment inevitável” da Dilma, caso ela seja eleita.

  9. DISTEFANO disse:

    É PT OS FATOS ESTÃO CHEGANDO NO PLANALTO. ESTÁ NA VEJA DESSE FINAL DE SEMANA ” LULA E DILMA SABIAM DE TODO O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS”

    E AGORA PT???? O CALDERÃO TÁ ESQUENTANDO!!!

  10. Moacir Cordeiro disse:

    Conciliar ou comungar com este governo, para quem produz e paga imposto nesse país, é a mesma experiência da joint venture da galinha com o porco para venderem ovos com bacon, só que nós que bancamos a festa somos os porcos. E olhe que só estou falando do aspecto da incompetência administrativa, longe de mim querer falar de ética, honestidade e das incessantes tentativas e ameaças à imprensa livre, a liberdade de expressão.

  11. Joao Gilberto disse:

    Este pais deveria ter acoite em praca publica afim de nao deixar passar em branco estes politicos corruptos

  12. rex disse:

    Sou fã desse cara. Voto na Dilma por causa dele.

  13. ivana santana disse:

    O PMDB é um partido que deixou de ter um ideal, aliou-se ao seu maior inimigo por troca de cargos e de fartura de integrantes envolvidos em escandalos de corrupção inclusive com percentual desviado da Petrobras para o PMDB, felizmente o Pedro Simon é o unico politico vivo e ficha nº 2 do MDB em que podemos acreditar, os demais pode enviar para o lava jato mais proximo e enfia cloro puro.

  14. geninho disse:

    O Neto de Jango tem razão…aliás…até os ossos do avô estão sendo estudados. Nas entrelinhas do que diz soam as vaias, as colocações de grandes jornais e revistas, tipo antes, durante e depois, com desespero das rezas de NS das causas perdidas…e eu fico em cima do muro…e digo…ÓIA ou Isto é! QUE VENÇA O MELHOR e exista equilíbrio e harmonia de forças antagônicas, para governabilidade e continuidade do crescimeto do Brasil. O mundo vê mas não quer pelo olho de The Economist…mas o BRICS SIM. E cá estou pensando, se cogitei, hoje jamais votaria na Marina que virou cabo eleitoral do PSDB, seria uma postura sublime ficar alheia quando ela se entitulou CANDIDATA A PRESIDENTE da nação. Que lástima na raspagem do tacho!

  15. Ricardo disse:

    este é outro que deveria está na cadeia.

  16. Fernando disse:

    Tenho pena do nosso povo caso esse fascista ganhe!!

  17. Antonio Carlos disse:

    A imprensa faz um papel brilhante,se não fosse a imprensa como iríamos ficar sabendo dos escândalos do PT?
    A Veja é uma grande revista,sempre se antecipando aos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 12:05:33