aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-10-2016, 9h08

Temer deve entregar pacote econômico que fracassou com Dilma

Medidas econômicas parecidas foram propostas por Levy e Barbosa
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo Temer está empenhado em entregar um pacote de medidas econômicas para tentar persuadir o mercado financeiro e o empresariado a recuperar a confiança na economia.

Ontem, foi aprovado na Câmara o projeto que desobriga a Petrobras de ser a exploradora única dos blocos de petróleo do pré-sal. Nesta quinta, deverá ser votada a proposta de repatriação recursos remetidos ilegalmente ao exterior. Na próxima semana, deverá ser apreciada em primeiro turno a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que cria um teto para limitar o crescimento dos gastos públicos.

A expectativa do presidente Michel Temer é que esse pacote convença os agentes econômicos com gestos e não com palavras. Timing é importante na vida. Muitas vezes temos o objetivo correto de tentar realizar algo, mas amarras dificultam a ação e deixamos o cavalo passar arreado. Foi o que aconteceu com o governo Dilma durante a gestão do então ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Temer está fazendo o ajuste fiscal que Dilma não fez, sobretudo porque a presidente à época boicotou Levy, que não teve apoio do PT.

O projeto aprovado ontem pela Câmara que desobriga a Petrobras de ser a operadora exclusiva para extrair petróleo do pré-sal foi negociado com o Senado com aval de Dilma. Deputados do PT fizeram oposição ontem, vestindo uniformes da Petrobras, mas foi o governo Dilma quem abriu a porta para a aprovação dessa proposta.

Também foi a administração Dilma a principal destruidora da Petrobras. A corrupção fez mal à empresa, mas a má administração causou dano ainda maior.

Corretamente, o PT deu início ontem a um ainda pequeno processo de autocrítica. Disse que houve um efeito Lava Jato nas eleições municipais que prejudicou o partido, mas admitiu que foi abandonado pelo eleitor. O partido precisa aprofundar seu mea culpa.

Além da Lava Jato, que potencializou o tamanho da queda do PT, a causa principal foi um governo desastroso feito por Dilma na economia.

O projeto de repatriação foi elaborado na gestão de Joaquim Levy. Nelson Barbosa, quando ministro da Fazenda, propôs reforma da Previdência e uma espécie de teto para as contas públicas, com gatilhos que congelavam salários de funcionários públicos e despesas sociais, até mesmo a regra de reajuste real do salário mínimo. Se a política fiscal não tivesse sido destruída no governo Dilma, com aplauso do PT, esse pacote econômico de Temer talvez fosse desnecessário.

Mas, diante do quadro atual, não há melhor opção. Temer está fazendo o que Dilma e o PT deveriam ter feito. A oposição petista a essas medidas só vai acelerar o caminho do partido para o gueto político.

*

O outro tema do comentário na CBN foi a recente campanha publicitária do governo “Vamos Tirar o Brasil do Vermelho”.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
22
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O PT e todo esquerdismo sindical pelego, já está no gueto político… É um enorme fracasso !
    Qualquer intervenção ou oposição servirá apenas para reforçar as convicções daqueles que servem o país, e repudiar os que se serviram dele.
    O país não é uma lojinha como querem os defensores do cabide de empregos !

    • walter disse:

      Exatamente cara Maria Aparecida…os esquerdopatas, não quer que o País caminhe; a carroça do Temer vai andar, as medidas iniciais devem ser viabilizadas, mostrando o norte…o teto de gastos, são imprescindíveis, para a caminhada;empresários querem ver ação….O Brasil caminhará, com ou sem governo…
      Ontem finalmente Kennedy, o Supremo decidiu que segunda instância dá cadeia, a ministra Carmem Lucia, foi a fiel da balança, junto com o Fachin; faltam agora as DEZ medidas da lava jato…O congresso, não deve ditar, no judiciário…
      Sinceramente, o PT deveria “apoiar” o Temer, do jeito que estão, serão cassados…esta posição burra contra o presidente, que eles elegeram; vai dar certo, vão sofrer pela distância…

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      aumento de 42% pro judiciário, aumenta em 20% o gasto com publicidade pra 2017 . . . mas o golpe é a solução pra crise econômica!!!

  2. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Pela destruição que causaram ao país, Lula, Dilma e o PT merecem ir para o gueto político e de lá nunca mais sair. E para que possamos sair do atoleiro em que eles nos meteram, é preciso, sim, acreditar e apoiar Temer, pelo menos por enquanto. É impossível, depois de toda a corrupção e péssima administração que nos foi imposta pelo PT, salvar o país em poucos meses.

    • Quando Lula assumiu o governo em 2013 o Brasil também estava no atoleiro, com uma dívida externa escabrosa e vivia sob o comando do FMI. Lula resgatou a dignidade brasileira de subserviência e ao longo de seu governo o país passou a ter reserva cambial maior do que a dívida externa.Tiroi milhões da pobreza, os mais pobres tiveram acesso a coisas que nunca teriam com o governo neoliberal de FHC. Se você me falar que foi um erro ele ter posto a Dilma lá até concordo, mas por a culpa de todas as mazelas do Brasil só no PT e esquecer que o PMDB sempre esteve ao lado sem fazer nada e agora achar que o PMDB vai”salvar’ o Brasil, você e muitos outros estão muito enganados. Também torço para que dê certo, até porque tenho filhos e quero um Brasil melhor para eles, mas não estou iludido como grande parte de anti-petistas que escrevem aqui. Afinl, se o Brasil tem um ‘cancer’, ele é o PMDB, que sempre foi o sanguessuga dos governos a quem eles se aliam.

      • ULISSES disse:

        Concordo inteiramente com o amigo Otavio. Esse povo palpiteiro que degola o PT, LULA E DILMA náo entende nada de historia ou ciencias sociais para analisar corretamente o que foi feito pelo pais nos ultimos treze anos , que nunca foi feito ao longo de 500 anos. O PT eh um dos pouquissimos partidos que se possa chamar de partido de verdade. O resto e agremiacao do patronato que nao da a minima satisfacao a seu eleitorado. Nasceu o PT nos idos de 74 no anseio legitmo e consciente do movimento operario metalurgico. Nao foi como essas agremiacoes tipo PRONA DE Eneias, PTN, psdc, pqp, etc. Ocorre que, desde 1990 disputando eleicoes, finalmente , em 2003 o povo, totalmente desacreditado em governos brasileiros,numa economia capitalista subserviente que sempre foi ao capital financeiro, inclusive com o FHC, nunca deu ao povo brasileiro a oportunidade que existe no capitalismo no mundo todo. O consumo e renda. A crise foi forjada,porque a ditadura financeira e do grande capital determinou .

  3. Edi Rocha disse:

    Francamente, o PT não percebeu que as pessoas evoluíram. Muitos do partido roubaram, isso está claro. Se não tivessem roubado, então as pessoas que votaram no PT anteriormente estariam defendendo-o. A maioria não é fanática por um partido, por isso o PT ganhou quando a direita foi mal com FHC.
    .
    Outro ponto, ainda ressaltando que as pessoas evoluíram. Todos os discursos de membros do PT ao lado de militantes vestidos de vermelho (lembram imediatamente o movimento dos sem-terra, que depois de tanto tempo continuam sem… terra, aff), francamente, muitos “não se identificam mais (ou nunca se identificaram) com essa imagem”.

  4. De fato a oportunidade foi dada muitas vezes ao PT e seus asseclas, mas eles sempre se acharam tão superiores tão melhores que nunca conseguiram enxergar o desastre que eles criaram, agora está sendo dada uma grande oportunidade para que o presidente Michel Temer entre para a história, e acredito que esta chance não será jogada fora, torço para que dê certo, torço pelo Brasil.
    Agora, é fato também que o PT nunca quis o bem do Brasil eles sempre foram contra tudo o que deu certo e, tudo aquilo que poderia tirar o Brasil do buraco, Constituição de 1988, eles foram contra, governo de Itamar, eles foram contra, plano Real, eles foram contra, privatizações, hoje depois do que eles fizeram na Petrobras, a gente consegue entender porque eles foram contra a privatização, já pensou o que eles não fariam se tivessem todas as outras estatais a disposição para roubar? É bom que o PT vá para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, vá para o lixo e o esquecimento.

  5. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Infelizmente, o radicalismo do PT e, a miopia da visão administrativa executada pela ex-presidente Dilma, levaram o PT a ter esta sangria nas eleições municipais. O PT sangrará por muito tempo e, talvez, não conseguirá se recuperar deste impacto sofrido nesta eleição de 2016, para prefeitos e vereadores. Poderíamos afirmar, que a era petista acabou. Lula, estrela maior do partido, perdeu completamente, sua capacidade de liderar um movimento que recoloque o partido em condições de disputas eleitorais. O resultado do seu apoio e de Dilma para a campanha da Jandira Feghali para o cargo de Prefeito no Rio de janeiro, deixa claro esta situação, da falta de capacidade de angariar votos.

    • Mauro disse:

      Lula não está morto em termos de politica, mas perdeu expressão e poder de aglutinação e isso ele não recupera nunca mais!
      A prática contrária ao discurso enterrou qualquer pretensão de disputar uma presidência, e pode ser que consiga eleger-se deputado, ou senador, mas dizer que seu apoio alavanca candidaturas de terceiros é puro exercicio de fantasia e imaginação. Levando-se em consideração o que aconteceu em São Bernardo, berço histórico do PT, onde Lula não conseguiu reeleger vereador seu próprio filho, prova-se que a era Lulista de influência acabou e está morta e sepultada.
      O PT, senão mudar de nome, o que seria o mais correto, terá de reinventar-se a partir do zero, fazer um mea-culpa e pedir humildemente perdão a sociedade, senão será eternamente o partido dos que prometeram ao povo, mas só fizeram por si mesmos. Um grupo que se tornou quadrilha e isso jamais será apagado.

  6. Santos disse:

    O PT está colhendo o que plantou, votei no Lula em 2002 acreditando em suas promessas de seriedade coisa que, para mim, acabou por completo no Mensalão, ao dizer que não sabia de nada. Como pode, uma pessoa que foi sindicalista e político por toda a vida, ou seja, cobra criada, alegar somente um absurdo desses em sua defesa? Porém, o pior ainda estava por vir…corrupção sempre teve no Brasil, mas no nível dos governos petistas nunca vi igual ou parecida. Hoje TODOS pagamos por este descalabro, tanto os que não votaram, como os que votaram no PT. Torço para que o governo Temer consiga melhorar essa situação, porém não votei nele, assim como não defendo ele ou qualquer um envolvido em corrupção

  7. Alberto disse:

    Revertere ad locum tuum pt-partido terminal.

  8. Laila disse:

    Eu acompanho toda atuação do Congresso pela TVSenado e TVCâmara. O Cunha,quando presidente,engavetou todos os projetos do governo Dilma e no Senado,Renan Calheiros não fazia diferente. Tudo isto para impedi-la de governar!A crise econômica e consequente crise política que afetou drasticamente o povo brasileiro foi provocada pelo rancoroso Cunha compactuado com Temer que visava a presidência. Num país sério, ele seria julgado e,provavelmente condenado a morte pelo crime de “lesa pátria”! Quando o Temer assumiu provisoriamente, ele se utilizou destes projetos “doados” pelo Cunha e pelo Renan(Senado). Usa os projetos da Dilma!! Vejo o povão iludido e desinformado enquanto os corruptos continuam roubando! Os corruptos se mantém no poder com a força do apoio ou alienação do povo. O Cunha sofreu impeachment porque havia interesses de políticos para este fato. Mas o Renan, Jucá e outros corruptos continuam no Parlamento e no governo do Temer!!

  9. Mario Barreto disse:

    Ouso discordar inteiramente do articulista, por diversos motivos:
    1º – o PT não é e nunca foi obrigado a seguir a política implementada no final do 1º mandato e início do 2º mandato de Dilma, porque o partido, apesar de ter feito parte da base, é independente do governo.
    2º – O PT se opôs ao programa de Levy por sabia e sabe que políticas de arrocho monetário para um pais que está em recessão produz mais recessão, mais desemprego e pior, não reduz a inflação – Tudo isso agora ficou bem claro, tanto que a inflação não cedeu quase nada e o desemprego está crescendo a cada dia
    3º – O boicote aos ajustes propostos por Levy e as propostas enviadas pelo governo de Dilma foi feito por setores descontentes do PMDB sob o comando de Cunha. Cunha inclusive botou em pauta diversos projetos que impactaram o resultado fiscal do ano de 2015;
    4º – O governo Dilma não quebrou a Petrobras, isto é invencionice. Os balanços mostram que a dívida da empresa subiu desde 2008 por causa da redução do $ petro

  10. Luis disse:

    Kennedy, me perdoe mas querer colocar toda a culpa no PT e na Dilma, talvez seja o caminho mais fácil, mas não podemos esquecer que o tal timing não foi perdido pela Dilma, ele foi propositalmente atrasado pela câmara de deputados, capitaneados pelos interesses sórdidos deste senhor que hoje senta na presidência e pela oposição raivosa e inconformada como os resultados das urnas. A Dilma durante o seu primeiro mandato, cometeu erros graves sim, tanto no campo econômico, como no campo político, assim como cometeu erros de avaliação do cenário econômico internacional, mas foi reeleita e teria o direito de tentar corrigir estes erros. As medidas seriam impopulares e com certeza o PT seria punido nas urnas em 2018, este é o script democrático. Agora de quem é a culpa? É da Dilma, do PT, do PMDB, do congresso, da oposição raivosa liderada pelo Aécio, do Temer e seus interesses mesquinhos, da queda das commodities, da lava-jato, das chuvas, de parte da imprensa. A culpa é das estrelas!

  11. Laila disse:

    Parece que a maioria não entendeu o título e nem o comentário do Blog do Kennedy!!!

  12. PAULO VARANDAS FILHO disse:

    o pior não é todo esse desmando, o pior de tudo é que a politica economica do pt fez o povo e principalmente os aposentados se endividarem muito o resultado vai se catastrofico para essas pessoas.

  13. Rafael disse:

    A mascara caiu, o velho PT dos anos 80 esta de volta.O partido ‘do contra’ resurge; assim como nos anos 80, ficara LONGE DO PODER.

  14. Sil Pa disse:

    Vamos “torcer” para que tudo isso não passe do ponto e desande a “massa”….

  15. JURANDYR MAGALHAES disse:

    SOU APOSENTADO, TENHO 63 ANOS, E SEMPRE VOTEI NO PT, ESTE ANO ME DESILUDI COMPLETAMENTE, E NEM SEQUER TIVE VONTADE DE SAIR DA MINHA CASA PARA VOTAR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, ASSIM COMO EU FIZ, ACHO QUE TODOS OS BRASILEIROS PATRIOTAS DEVERÍAM FAZER, PARA DEMONSTRAR SUA INDIGNAÇÃO COM ESSES POLITICOS CORRUPTOS QUE ASSOLAM O BRASIL,PQ NO FINAL QUEM PAGA A CONTA SOMOS NÓS O POVO MISERÁVEL QUE TRABALHOU A VIDA INTEIRA, PAGANDO IMPOSTOS, E HJ VIVEMOS COM UMA MISERÁVEL PENSÃO DO INSS E AINDA ACHAM QUE A CULPA DO ROMBO FINANCEIRO É DO INSS, MAS ELES OS POLITICOS RECEBEM PENSÕES ABSURDAS E VIVEM AS CUSTAS DOS NOSSOS SOFRIMENTOS, NÃO VOTO EM MAIS NINGUÉM.

  16. Angelo Alberto Telesi disse:

    Até agora não entendo porque GOLPE!!!! O Presidente Michel Temer, foi eleito com a mesma quantidade de votos da ex-presidente Dilma!(54 milhões de votos) Agora, se o Presidente está impossibilitado de governar por algum motivo, automaticamente o vice assume, portante NÃO FOI GOLPE – os problemas que levaram a ex-presidente ao impeachment, é outro assunto, mas NÃO FOI GOLPE!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 20:17:46