aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-05-2018, 0h44

Temer faz acordo com Parente para subsidiar diesel

Presidente quer negociar com Congresso e Estados
19

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O presidente Michel Temer fechou acordo nesta quinta-feira com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para que a União indenize a estatal a fim de subsidiar o preço do diesel. Isso permitiria a Parente manter os efeitos na companhia da atual política de preços.

Em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”, Temer disse que orientou os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Eduardo Guardia (Fazenda) a negociar com os caminhoneiros, o Congresso e os governadores de Estado.

Segundo o presidente, o PIS-Cofins deve ser utilizado como um colchão para absorver eventuais altas do diesel, podendo até ter sua alíquota zerada, a depender da negociação. Temer afirmou que pretende encontrar uma solução definitiva no prazo de até 60 dias. Revelou que cálculos do governo estimariam uma indenização de cerca de R$ 1 bilhão à Petrobras até que um acordo fosse implementado.

O presidente disse que pediu a Guardia que faça apelo a secretários da Fazenda de Estados com os quais deverá nesta sexta-feira para que reduzam a alíquota do ICMS sobre o diesel. A ideia é fazer um rearranjo tributário aceitável para União, Estados e Congresso.

O desconto de 25 centavos com a redução temporária da Petrobras seria incorporado e também os 5 centavos que viriam da diminuição para zero da alíquota da Cide. A intenção do governo é, num acordo com Estados e Congresso, obter uma diminuição ainda maior do preço do diesel e uma fórmula duradoura, desde que preservado o ganho que a atual política de preços da Petrobras dá à companhia. Esse foi o plano que o presidente contou ao “Jornal da CBN – 2ª Edição.

Ouça o relato da entrevista com Temer:

*

Faísca

No “Jornal da CBN – 2ª Edição”, houve análise a respeito da possibilidade de a paralisação dos caminhoneiros ser uma faísca semelhante à que levou às grandes manifestações de junho e julho de 2013. Esse temor levou o governo a tentar chegar rapidamente a um acordo com os caminhoneiros.

*

Roberto Kalil Filho

Também foi feita entrevista com o médico Roberto Kalil Filho, presidente do Incor, professor titular de Cardiologia da USP e diretor de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. A respeito da prisão do ex-presidente Lula, ele disse que fica triste por ver um amigo sofrer. Kalil também falou sobre os 50 anos do primeiro transplante de coração humano feito no Brasil e a importância de maior conscientização para a doação de órgãos.

Ouça a entrevista:

Comentários
19
  1. […] Fonte: Temer faz acordo com Parente para subsidiar diesel | Blog do Kennedy […]

  2. ESSE PRESIDENTE NÃO POSSUI MORALÇ PARA GARANTIR NADA.
    MELHOR ESPERAR PUBLICAR NO DIARIO OFICIAL.

    PRESIDENTE SEM NENHUMA LEGITIMIDADE E CONGRESSOMIDEM

  3. Georges Christian Costaridis disse:

    O que esperar de um tratante? Que faça tratos, oras.

  4. Rubens Caetano Zampereti disse:

    este governo esta que de braços com o povo que já não esta tolerando mais estas safadezas por que não reduz os impostos dos combustível e joga no tabaco ou cigarro assim os preços abaixam

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa manifestação dos caminhoneiros foi a mais legítima ocorrida recentemente e pode SIM ser a faísca de movimentos maiores. Lembrando que nenhum pelego de sindicato ou bandeira de partido nanico foram vistos nestes dias.
    Um lembrete: boicotar pesadamente os postos que cobraram gasolina a $ 9,99

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida e Kennedy; de fato estamos vivendo momentos diferentes, diria especial, sem a politicagem deste sindicatos viciados…Os Caminhoneiros tem uma Greve legitima, sem maculas, seguem sua luta com galhardia, via Watt…A coisa vai piorar, já que os funcionários da Petrobras, ESTA INICIANDO GREVE HJ…Falar deste governo fraco, oriundo do PT por tabela; não poderíamos imaginar tamanha catástrofe, pela inoperância, ontem a Noite, o presidente estava desfigurado…as viúvas do governo anterior, não se deram conta, que os últimos DEZ anos, geraram estas distorções…sem calcular os grevistas, estão começando uma revolução legitima, mesmo sem ter o controle; todas as causas geradas pelo passado recente, virão a tona; tudo poderá acontecer, inclusive a deposição, deste Outro “rabo preso”…teremos a Carmem Lucia na condução do País, se o temer não agir rapidinho; poderemos ter muitas emoções reservadas…

  6. walter disse:

    Vamos lá caro Kennedy; um grande pastelão, Marum como coadjuvante, uma verdadeira pantomima, esta claro e translucido, que os carteis das distribuidoras de combustíveis e adjacentes, funcionaram e fazem pressão; não mais ridículo que as ações do governo neste episódio, continua o descompasso sem freios; para aqueles que se animarem, inclusive o lula na cadeia, tentando criar fatos, podem esquecer; o temer é filhote do PT…esta situação, só aumenta o cacife do bolsonaro; impressionante, como a falta de autoridade abunda; nossos últimos governantes, fora os rompantes do lula, eram “mancos de duas pernas”…o médico kalil, é como um sacerdote, não pode opinar abertamente; quanto ao primeiro transplante, vale comemorar…continuamos a ver “navios”, com relação a regularidade do País, infelizmente…

    • Jonas disse:

      Quem colocou Temer no poder foram patos paneleiros como você. Até então Temer apenas escrevia cartas à Dilma reclamando que ele era ignorado e não fazia nada na vice-presidência, e aí a massa de manobra guiada pela imprensa golpista colocou Temer e o PSDB no poder, que então começaram o plano de desmanche e entrega do país, com Pedro Parente em papel central na Petrobrás.

  7. Claudir Mistrini disse:

    Prestem bem atenção!
    O que vocês diriam, se alguém chamassem vocês para financiar uma empresa que fabrica chocolate, e que assim que essa empresa estivesse em pleno vapor, você teria que pagar mais caro por esse chocolate, além de tudo iria ter que dar uma ajuda de custo de 60% em cima do preço?
    Pois bem, a Petrobrás é assim, com o dinheiro dos impostos, ela foi fundada; tem praticamento o país todo como cliente exclusivo, pertence ao governo, que nós bancamos, ou seja pagamos impostos para manter o governo, que pede mais impostos ainda para bancar a empresa que nós bancamos.
    Essa história de que ela tem que dar lucro, é balela, a função dela é gerar combustível para mover o país, sendo ela uma estatal, ela não deveria nunca pensar em lucro para atrair capital estrangeiro, até porque, se ela precisar de mais dinheiro para financiar novos postos, por exemplo, quem vai ter que bancar somos nós, os contribuintes. Sempre foi assim!

  8. Jonas disse:

    Pelo visto essa redução no preço do Diesel beneficia apenas as empresas transportadoras enquanto os caminhoneiros autônomos são esquecidos e prejudicados?
    E porque Temer se curvou ao Pedro Parente em vez de demití-lo?
    Porque se demitisse Parente, os golpistas iriam tentar novamente um golpe no Temer…
    E agora Temer pretende usar o exército contra os caminhoneiros…
    Eles deram um golpe de estado mas no fim se mostraram muito mais corruptos e incompetentes que o governo que derrubaram.

  9. Jonas disse:

    Essa greve mostra a rejeição popular à política econômicia dos golpistas.
    O governo golpista neoliberal não gosta de dar Bolsa aos pobres, gosta mesmo é de retirar dinheiro dos pobres para subsidiar combustível e garantir os lucros dos acionistas da Petrobrás, o que mostra a hipocrisia e a falha do programa de governo, até porque o valor da Petrobrás caiu 45 bilhões em 8 horas por causa da arrogância e incompetência de Pedro Parente, sem falar no prejuízo incalculável já causado ao país.
    Pedro Parente e o governo golpista estão destruindo o Brasil.

  10. Antonio disse:

    Senhores, alguém pode informar o custo da produção do diesel da Petrobras? Digo, na refinaria? Fala-se novamente em tirar dinheiro da Previdência (Confins), do aposentado, para dar para acionistas, principalmente estrangeiros? Afinal o controle acionário da Petrobras não é da União, ou seja de todos os brasileiros? E investimento em ações não é investimento de risco? Pelo que se comenta só é de risco para o investidor brasileiro? E porque que aumentou tanto as importações de óleo Diesel dos Estados Unidos, em detrimento de nossas refinarias? Tem algo muito, muito estranho nisto tudo.

    • Alberto disse:

      As informações que conheço são as seguintes:
      O preço do diesel nas refinarias é hoje R$ 2,1016(já descontados os 10% por 15 dias).
      Ao longo dos últimos anos a Petrobrás perdeu mercado dando margem a que grandes grupos nacionais e estrangeiros importem combustíveis no mercado externo(Raizen,Cosan,Shell,BR Distribuidora entre outros).
      Produção interna + mercado externo—–refinarias—–distribuidores—–postos—–consumidor final.
      A composição de preços ao consumidor:distribuiçao/revenda=9% custo biodiesel=7% ICMS=15%(média-depende do Estado) Cide/PIS-PASEP?COFINS=13% realização Petrobrás=56%
      Cumprimentos caro sr.

    • Alberto disse:

      Complementando,caro sr Antonio,de 2009 até agora a frota de caminhões cresceu 40% e a economia 11%.Cumprimentos.

  11. Jonas disse:

    É NECESSÁRIA A TOTAL REESTATIZAÇÃO DA PETROBRÁS, PARA QUE ELA SIRVA AO POVO BRASILEIRO EM VEZ DE SERVIR A ACIONISTAS E ESPECULADORES INTERNACIONAIS.
    DEMITAM PEDRO PARENTE, O ENTREGUISTA ANTI-BRASIL, QUE ESTÁ DANDO DE BANDEJA A INFRA-ESTRUTURA PETROLÍFERA BRASILEIRA E QUE AUMENTOU AS IMPORTAÇÕES DE PETRÓLEO REFINADO EM VEZ DE REFINAR NO PRÓPRIO PAÍS, O QUE CAUSOU GRANDE AUMENTO NO PREÇO DO COMBUSTÍVEL.
    FORA TEMER! POR TER PRIORIZADO OS RICOS EM VEZ DE PENSAR NOS POBRES!
    FOI PARA ISSO QUE DERAM O GOLPE DE 2016.

  12. renata disse:

    Estamos a um passo de virar a Venezuela 2

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Concordo e acrescento, com essa classe política que não abre mão de privilégios, talvez nos tornemos um país pior do que a Venezuela !

  13. J K disse:

    Eu queria deixar Só uma nota,nem que fosse de rodapé:
    – AÍ QUE SAUDADE DO LULA .

  14. FELIPE disse:

    Volta, Lula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 04:22:17