aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-05-2016, 16h12

Temer já definiu 13 dos 22 ministros

PSB recebe oferta de Minas e Energia; Mendonça Filho deve chefiar Educação
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A poucos passos do poder, o ministério do virtual presidente Michel Temer já tem 13 nomes certos até a tarde desta terça feira (10/05). Temer pretende assumir a Presidência com 22 ministros.

Salvo mudança de última hora, os 13 definidos são: Henrique Meirelles (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), Blairo Maggi (Agricultura), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Comunicacões e Ciência e Tecnologia), Osmar Terra (batizado, por ora, de Ministério Social), Alexandre de Moraes (Justiça), Sarney Filho (Meio Ambiente), Romero Jucá (Planejamento), José Serra (Relações Exteriores), Ricardo Barros (Saúde) e Maurício Quintella (Transportes).

O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) deverá chefiar a Educação, pasta que receberá a Cultura. É nome praticamente certo. No entanto, há detalhes a discutir.

No Esporte, tem uma questão a ser resolvida. Perdeu força a possibilidade de o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), ganhar o posto, apesar de ainda não ter sido descartada. Essa pasta pode ser assumida pelo PRB, mas este partido achou pouco. Há discussão sobre essa posição.

A Integração Nacional poderá entrar numa composição política com o Senado. Há possibilidade de o PSB, que estava cotado para dirigir a pasta com o deputado Fernando Bezerra Filho (PE), ser deslocado para as Minas e Energia.

O PTB queria o Ministério do Trabalho e apresentou nomes a Temer, mas, com a volta de Armando Monteiro ao Senado, a legenda demonstrou interesse em ocupar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Temer também avalia um nome de peso empresarial ou com interlocução com os agentes econômicos para essa posição. Uma composição com outro partido não pode ser descartada.

Existe a  possibilidade de um cientista integrar o segundo escalão da pasta de Kassab, a que resultará da fusão de Comunicações com Ciência e Tecnologia.

Temer avalia um nome para a Defesa. Ainda há pontos a serem decididos para que Henrique Eduardo Alves fique com o Turismo.

A Secom (Secretaria de Comunicação Social) deverá perder o status de ministério, mas será chefiada por uma pessoa de extrema confiança de Temer, o jornalista Márcio de Freitas, que assessora o atual vice-presidente há muitos anos.

A CGU (Controladoria Geral da União) pode ter um ministro indicado por um senador. O presidente do Banco Central perderá o status de ministro, mas deverá continuar a responder a processos perante o STF (Supremo Tribunal Federal). Temer cogita editar uma medida provisória nesse sentido.

Por ora, essas são as principais definições de Temer, que ainda negocia ajustes no primeiro escalão.

Comentários
21
  1. Sergio Mentlik disse:

    Srs,

    Vejo esse ministério do Temer com bons olhos e esperança. Sem dúvida não será fácil sair dessa gigantesca crise que a querida e seus amigos nos colocaram.
    Vamos acreditar, e que Deus nos ajude.

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O rateio do poder contemplou vários partidos com vistas à governabilidade… e nós como ficamos ?
    Como fica o contribuinte ? Só com as conta a pagar ?
    É preciso lembrar ao novo governo que o “patrão” está de olho e descontente.

  3. SÉRGIO CARVALHO disse:

    Quase todos já participaram do Governo do PT, então vai dar certo.

    • Leonardo Gama disse:

      com a diferença que o PT, tal qual o PSDB, destinaram 20% a 40% dos cargos pra esse povo. o governo Temer já começa com 90% dos cargos entregues a políticos que td mundo sabe o que vai fazer alí . . .

  4. Leo disse:

    Vixi maria… tanto barulho pra isso aí, socorro

  5. Alladin disse:

    Com algumas exceçoes, não é um ministerio dos sonhos, mas dentro da atual realidade creio que tenha sido o melhor do possivel.
    O que importa em um primeiro momento é que Temer entre com “os dois pés no peito” e anuncie medidas de impacto seja na economia que está destroçada, quanto na politica. Isso é um dever dele e dará suporte e credibilidade a seu governo.
    Em relação a economia, creio que um forte e duro corte nos gastos públicos será o sinal que o pais espera e isso quer dizer cortar cargos comissionados (dizem que há mais de 30.000) no governo federal, mordomias e ministérios.
    É imperioso rever os gastos sociais recadastrando os bolsa-familia e outros semelhantes, pois são desviados milhoes com gente que não precisa.
    Há uma luz no fim do tunel, e por mais que os mortadelas torçam contra, pior do que está não vai ficar, pelo fato de que é impossivel fazer algo pior que Lula e Dilma. Isso são pragas, que o Brasil quer se livrar e esquecer que existiram.

    • jorge kell disse:

      Daqui alguns meses quando a saudade apertar os donos da atual verdade verão o que conseguiram implantar, termina aqui o nosso Brasil de riquezas e bem estar, apesar da crise, e chegou o Brasil que será distribuído aos que o quiserem comprar. Vamos esperar e ver a distribuição das nossas riquezas nacionais aos chacais internacionais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Depois de ontem, quando Waldir Maranhão tentou a sorte na antiga profissão do Deputado Tiririca, vou usar uma frase da campanha do ex-palhaço para o momento atual.
    Se Dilma sai e Temer fica…Pior do que está não fica!
    Que venha Temer!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  7. Pudencio disse:

    Temer está fazendo muito barulho. Nesta semana deveria ficar invisível. Seria o melhor a fazer. Os maloqueiros ficarão irados e já podemos antever o início dos atos de rebeldia e de oposição por parte das hostes petistas. Deixemos antes que a polícia entre em choque com estes abestalhados para acalmá-los, depois falamos de planos.

  8. gutemberg disse:

    Espero que o sr Michel Temer tenha o cuidado de indicar nomes técnicos para as pastas mais importantes,em especial a da Defesa, que necessita um nome que represente os militares e que dê um novo rumo as forças armadas. Bolsonaro seria um bom nome !!!

  9. reinado disse:

    é isso ai temer acabar com a farra dos ministerios é um bom começo, são uns 20.000 a menos no cabide de emprego..

  10. JONAS disse:

    Pelo jeito a redução de ministério já ficou na promessa : tirando as secretarias que perderam o status de ministério (mas vão continuar) e a junção do Ministério da Educação com a Cultura não houve redução nenhuma , continuará tudo como antes. Além do próprio Temmer estar envolvido em corrupção, seus futuros ministros, não passam de um apanhado de politicos de carreira, que até hoje, nada fizeram pelo pais, outros fizeram parte dos governos petistas e o pior a maioria são citados na lista da odebrecht, e/ou na Panama Paper. Pelo que anunciou Temmer : vai jogar goela abaixo do povo a idade mínima de aposentadoria, vai desvincular a correção das aposentarias do mínimo, correção do mínimo não será mais acima da inflação, flexibilização da CLT, ou seja, perda de direitos trabalhistas, terceirização ou precarização como queiram. Enfim o povo terá que encher as ruas e lutar muit para não perder direitos nem permitir retrocessos

  11. Gilson Lacerda disse:

    Este Romero Jucá participou como lider do governo no Senado do governo FHC, Lula e Dilma: foi, salvo engano, governador do Amapá, ainda território nacional, nomeado pelo então Presidente Sarney. Agora está neste eventual governo Temer…. Já não posso acreditar num governo que cerca de pessoas assim. Ao Temer, liçoes de Nicolai Maquiavelo: esolha mal seus e estarás perto do precipício.

  12. jaime de oliveira disse:

    Só muda o cacique por que as figura são as mesma isto não vai da certo

  13. Antenor disse:

    CONSELHOS ao “virtual” novo Presidente Michel Temer:
    Não se deixe levar pela mesmice;
    Não se deixe levar pela simples pressão por cargos;
    Seja firme na composição do seu ministério, colocando pessoas que tenham compromisso com o País e não com partido político;
    Enxugue, o máximo, a máquina governamental;
    Se aproxime mais de países que tenham algo de bom a oferecer ao nosso País (ao contrário do vinha fazendo o naufragado governo petista);
    Incentive a nossa indústria e o nosso comércio, para gerar muitos empregos de qualidade;
    Alivie a carga tributária sobre a produção;
    Invista o máximo que puder em EDUCAÇÂO DE QUALIDADE.
    Por fim: TRANSPARÊNCIA TOTAL NA GOVERNANÇA.

    SEMPRE POR UM PAÍS MAIS DÍGNO E JUSTO.

  14. raul disse:

    sarney filho ja começou mal

  15. Paulo Ricardo de Lima disse:

    É um governo ilegítimo porque lhe falta o elemento central da democracia, isto é, o voto popular.
    É um governo ilegal, porque está baseado num processo de impeachment viciado e portanto, inconstitucional e nulo de pleno direito. E por fim, é um governo GOLPISTA porque rompe com as regras fundamentais do processo democrático brasileiro, sobretudo, por ter sido articulado por um vice-presidente conspirador. Assim, resta tão somente ao povo a DESOBEDIÊNCIA CIVIL, O ENFRENTAMENTO E A RESISTÊNCIA COMO VIAS DE RESTABELECIMENTO DA DEMOCRACIA.
    Não será reconhecido!

  16. nilson rene disse:

    é interessante que os mesmos que irão afastar a presidente, que não tem mais apoio político nem do seu partido, irão ocupar as cadeiras nos ministérios. O eleitor vota em um representante para ser Deputado Federal e Senador e esse representante “terceiriza” o mandato para servir a um projeto de poder. Caso não ocorra uma mudança política e também uma mudança de cultura dos eleitores, o que está ocorrendo agora irá se repetir em pouco tempo.

  17. Solange disse:

    Barganha de ministérios entre desonestos. Entendi tudo…

  18. Mauricio Fleury disse:

    Sarney Filho? Pelo amor de Deus. Quer garantia do seu imeachment nomeie o Sarney Filho como Ministro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 04:06:06