aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-07-2016, 23h17

Temer precisa de Renan e Maia para aprovar impeachment

Presidente interino tenta jogar afinado com comandantes da Câmara e do Senado
15

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O presidente interino, Michel Temer, tem conseguido manter com o Congresso uma relação melhor do que a da presidente afastada, Dilma Rousseff. Continuar nessa linha é uma prioridade do jantar desta terça com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Temer precisa agradar a Renan Calheiros, que é fundamental para ajudá-lo a viabilizar os votos no PMDB e no Senado a fim de aprovar o impeachment de Dilma de forma definitiva. Temer quer nomear para o Ministério do Turismo um deputado federal ligado a Renan, Marx Beltrão, do PMDB de Alagoas.

Mas Beltrão é reu no Supremo por falsidade ideológica. Ou seja, é uma nomeação que, se concretizada, vai gerar desgaste.

Com Rodrigo Maia, Temer contará com maior facilidade para tentar aprovar projetos do seu interesse na Câmara, mas os dois têm um abacaxi para descascar: a cassação de Eduardo Cunha ao longo do mês de agosto.

Se Cunha escapar, Temer e Maia ficarão em maus lençóis e fortalecerão a versão de um golpe parlamentar contra Dilma. Se for cassado, Cunha poderá virar um homem-bomba incômodo para o governo, para o PMDB e até para o DEM de Rodrigo Maia, de quem foi aliado no passado recente.

*

Risco político

Em reunião hoje com seus principais ministros, Temer discutiu medidas econômicas, mas decidiu adiá-las por, pelo menos, 20 dias. O presidente interino quer adotar medidas que ajudem a economia a voltar a crescer e que a aumentem a receita do governo federal.

Mas a equipe econômica tem medo de criar ruídos com o mercado financeiro, como se o governo interino estivesse buscando afrouxar ainda mais o controle dos gastos públicos. O fato é que ainda não estão maduras as medidas em debate, como permitir a venda de terras a estrangeiros e projetos de privatização.

Por cautela, Temer pisou no freio. Enquanto for interino, esse tipo de cuidado é fundamental. Criar um fato econômico negativo agora atrapalharia a estratégia do PMDB para aprovar o impeachment de Dilma.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
15
  1. Se o Cunha continuar, poderemos falar : A política é uma vergonha. Apesar que extraindo só uma erva daninha, não se resolverá o problema.porque o povo brasileiro é desprovido da capacidade de reprová-los na ocasião da votação. É como esta pessoa sempre falava em determinada Emissora de Rádio: Este povo merece! Realmente! Povo sem sapiência,não sabe o poder que tem nas Mãos?

    • walter disse:

      Total razão caro Everaldo, o cunha e a dilma, são paginas tristes de nossa história, cada um a sua maneira, já deu…o Brasil precisa se livrar desta figuras negras, e sem objetivos a nação.O Impeachment é Legitimo, ainda tem “papagaios de pirata”, falando em “golpe”, e sem argumentos consistentes para defende-la…Felizmente, as pesquisas, que não aprovo na integra, de seus objetivos; tem sempre a impressão, que surge como propaganda, mas desta vez, deixam claro,que o POVO QUER A DILMA BEM LONGE, E POR TABELA O LULA, que não faz diferença…
      Teremos sim Kennedy, uma colaboração direta dos presidentes, no congresso; nesta altura, vão querer mostrar serviço ao chefe.

  2. elsonio disse:

    Por incrivel que pareça o Sr. Temer quer mesmo concretizar o golpe. Sera que êle consegue? O Senhor Renan esta mais sujo que pau de galinheiro, e se Eduardo Cunha for cassado, acredito que não sobrará pedra sobre pedras. Porque ali não sobrará nem o INTERINO. Com certeza.

  3. O Patriota disse:

    O sistema partidário brasileiro e podre inteiro mafioso, este sistema marginal politico partidário brasileiro e uma aberração precisa cair por completo

  4. Edi Rocha disse:

    Repito. Os deputados, senadores e o STF dão a si mesmos um recesso de 15 dias e todo mundo aceita isso como se estivesse certo. É um absurdo!
    Você que é empresário, que tal seus empregados se darem folga de 15 dias, recebendo os salários normalmente e sem prejuízo das férias de 30 dias já previstas em lei ?
    Que absurdo!!!

    • p/ Edi Rocha- Direto ao assunto: Isso é uma vergonha... É preciso passar o Brasil a limpo! disse:

      DEPOIS QUANDO SE DIZ QUE ESTE É O PAÍS DA SAFADEZA HÁ QUEM NÃO GOSTE.
      COM CERTEZA DEPUTADOS, SENADORES, STF NÃO GOSTAM… MAS É SAFADEZA SIM, PRINCIPALMENTE PORQUE DEPUTADOS, SENADORES, STF SÃO OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MAIS BEM PAGOS DO PAÍS, COM MORDOMIAS INDECENTES QUE JAMAIS TERIAM EM PAÍSES SÉRIOS, ONDE O CONTRIBUINTE FOSSE RESPEITADO!
      NUMA CRISE DESSAS, O JUDICIÁRIO RECEBE AUMENTOS QUE CHEGAM A 40%, QUE VÃO INFLUIR, COM CERTEZA, EM TODAS AS OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. NÃO INTERESSA SE ESTAVAM SEM AUMENTOS POR MUITO TEMPO, O PROBLEMA É QUE ESSE JAMAIS DEVERIA SER O MOMENTO PARA TAL “AJUSTE”. É MUITA FALTA DE RESPEITO COM O CONTRIBUINTE, COM 12 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, COM O SOFRIMENTO DO POVO DIANTE DE UMA INFLAÇÃO ABSURDA, CHEGANDO A FALTAR O PÃO EM MILHARES DE MESAS.
      A CLASSE POLÍTICA, GOVERNANTES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE ALÉM DE ÓTIMOS SALÁRIOS GOZAM DE ESTABILIDADE NO EMPREGO, CHEGARAM AO CLÍMAX DA INSENSIBILIDADE E DESPREZO PELO CONTRIBUINTE, PAGADOR DE SEUS SALÁRIOS!

    • P/ Edi Rocha: QUE PAÍS É ESSE? ISSO É UMA VERGONHA...É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

      DEPOIS QUANDO SE DIZ QUE ESTE PAÍS NÃO É SÉRIO, HÁ QUEM NÃO GOSTE.
      COM CERTEZA DEPUTADOS, SENADORES, STF NÃO GOSTAM.
      MAS DEVERIAM CONSIDERAR QUE SÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MAIS BEM PAGOS DO PAÍS, COM MORDOMIAS INDECENTES ATÉ, NÃO EXISTEM EM PAÍSES SÉRIOS, ONDE O CONTRIBUINTE É RESPEITADO!
      NUMA CRISE DESSAS, O JUDICIÁRIO RECEBE AUMENTOS QUE CHEGAM A 40%, QUE VÃO INFLUIR, EM CASCATA, EM TODAS AS OUTRAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. NÃO INTERESSA SE ESTAVAM SEM AUMENTOS POR MUITO TEMPO, O PROBLEMA É QUE ESTE JAMAIS DEVERIA SER O MOMENTO PARA TAL “AJUSTE”. É MUITA FALTA DE RESPEITO COM O CONTRIBUINTE, COM 12 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, COM O SOFRIMENTO DO POVO DIANTE DE UMA INFLAÇÃO ABSURDA, CHEGANDO A FALTAR O PÃO EM MILHARES DE MESAS.
      A CLASSE POLÍTICA, GOVERNANTES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE ALÉM DE ÓTIMOS SALÁRIOS GOZAM DE ESTABILIDADE NO EMPREGO, CHEGARAM AO CLÍMAX DA INSENSIBILIDADE E DESPREZO PELO CONTRIBUINTE, PAGADOR DE SEUS SALÁRIOS!

  5. Cláudio disse:

    O fato é que não existe segurança total para aprovar o golpe no congresso!!!Ficou ainda mais complicado depois da decisão do MPF-DF, omitida pela imprensa, que desconsiderou crime as “pedaladas’. Fato também que o governo golpista provisório prega uma coisa e faz outra. Moralistas sem moral e gastadores costumazes, Temer e companhia vão para a lata de lixo da história como uma corja golipista!

  6. claus casto disse:

    Temer é um presidente dos sonhos do brasileiro. Só não entendo por que esse homem nunca se candidatou a presidente na cabeça da chapa. Ah, ele não tem voto, na realidade. O brasileiro o queria – mas não sabia disso. A ideia ainda não estava amadurecida.

  7. impeachment na veia, precisamos aprovar isso urgente e salvar o país.

  8. José Carlos disse:

    É um absurdo todo intervalo de eleição o Congresso Nacional, o Senado e outras casas legislativa decretão recesso remunerado e ninguém fala nada,quanto de dinheiro esses politicos ganham sem trabalhar, sem contar as mordomias do cargo. Nós que trabalhamos no serviço privado temos que contribuir 6 meses do nosso suor para eles gastarem numa boa. É muito triste uma população que não entende o poder que tem,se todos brigassem por uma causa única o Pais não seria essa baderna que é.

    • Stanislaw p/José Carlos: COMBATE À CORRUPÇÃO, DOA A QUEM DOER! disse:

      Enquanto o povo não for para as ruas exigir que acabe a vagabundagem sustentada pelos impostos pagos pelo povo, esses ladrões dos cofres públicos, travestidos de “representantes” do povo, não vão criar vergonha na cara!
      Presidente da República sob impeachment; Presidente do Congresso Nacional (e Senado Federal) com investigações “blindadas e engavetadas” no STF; Presidente da Câmara Federal cassado; dezenas de deputados e senadores investigados;
      presidentes e diretores das maiores empresas privadas e estatais presos; tesoureiros de partidos políticos presos!
      E o Presidente Temer, a quem a nação está dando um “voto de confiança”, mesmo tendo sido ele do “desgoverno corrupto”, diz que sua prioridade é o combate à inflação?
      Não, senhor presidente, o senhor tem que dizer que a prioridade é “O COMBATE À INFLAÇÃO JUNTAMENTE COM O COMBATE ÀS ROUBALHEIRAS AOS COFRES PÚBLICOS” – apoiando a Lava Jato a colocar na cadeia até amigos corruptos, sob o lema: combate à corrupção, doa a quem doer!

  9. va disse:

    Este golpista jamais ganharia uma eleição! Aproveitou o momento para assumir o poder, como é comum no Brasil. Afinal! Golpe aqui é a regra! Democracia é a excessão!

  10. QUE PAÍS É ESSE? disse:

    QUE PAÍS É ESSE?
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOB PROCESSO DE IMPEACHMENT; EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA IMINÊNCIA DE IR PARA A CADEIA POR CORRUPÇÃO; PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL SOB PROCESSO DE CASSAÇÃO; PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL COM 10 INQUÉRITOS “BLINDADOS” NO STF, A MAIS ALTA CORTE JUDICIAL DO PAÍS; DEZENAS DE SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS SOB INVESTIGAÇÕES POR CORRUPÇÃO; VÁRIOS PRESIDENTES E DIRETORES DAS MAIORES EMPRESAS PRIVADAS NACIONAIS, PRESOS; PRESIDENTES E DIRETORES DE GRANDES EMPRESAS ESTATAIS SOB INVESTIGAÇÕES DE CORRUPÇÃO…
    E RECESSO DOS SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, STF, ETC ETC ETC.
    E AS OLIMPÍADAS VÊM AÍ!
    E VIVA O BRASIL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 14:38:47