aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
27-01-2017, 18h01

Temer prevê melhora econômica, mas Lava Jato ameaça retomada

Para presidente, aquecimento seria sentido na metade do 2º semestre
4

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer disse a auxiliares que não adianta tapar o sol com a peneira ao analisar os dados da arrecadação federal de impostos no ano passado. Foi o pior resultado desde 2010, com uma queda real de 2,97% na comparação de 2016 com 2015.

O número é ruim e dificulta o equilíbrio das contas públicas. Mas Temer acha que o pior já passou na economia. Ele acredita que, na metade do próximo semestre, a economia voltará a crescer a ponto de isso ser sentido por trabalhadores e empresas.

Prevê juros por volta de 10% ao ano até dezembro e crê que a inflação cairá significativamente, o que poderia ser um ativo político para 2018.

Mas o fator é um ingrediente que continua a causar incertezas políticas e econômicas.

Os auxiliares do ministro Teori Zavascki já ouviram os 77 delatores da Odebrecht para confirmar o acordo com o Ministério Público. Na semana que vem, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, terá de tomar a decisão de homologar essas delações ou de deixar essa tarefa para o futuro relator da Lava Jato, como gostariam colegas dela na corte.

Se figuras importantes do governo, do PMDB e do PSDB forem muito atingidas pela Lava Jato, esse cenário econômico otimista poderá não se concretizar.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
4
  1. Tenho acompanhado atentamente a lava jato, e não acredito que fará mais estragos do que já foi feito, pois a mesma é imparcial o objetivo já foi alcançado, a Dilma e o PT já estão fora de cena é lógico que um ou outro venha ser penalizado no presente momento até para não gerar desconfiança na seriedade da lava jato.

  2. Mauro disse:

    Já houve provas no passado e não creio que será diferente agora, onde a economia ande descolada da política, já que de qualquer maneira a democracia tem se provado madura no Brasil.
    Não há chances de um governo aventureiro para as próximas eleiçoes e isso basta para dar uma certa tranquilidade aos investidores.
    Michel Temer pode estar envolvido nas questoes da Lava-Jato, mas isso não provocará efeito imediato na conclusão de seu mandato e portanto não se deve esperar grandes mudanças, pelo menos até 31 de dezembro de 2018.

  3. Wellington Alves disse:

    Também acho que o pior já passou. Mas o que esse governo golpista fez? Nada. Todas as medidas são de médio prazo. A melhora veio por queda da inflação por causa da retração do consumo e queda da energia. Essa queda vem desde o início do ano passado, quando Dilma ainda governava. A falta de paciência dos golpistas desferiu um golpe na democracia sem necessidade. A instabilidade política até ajudou a prolongar a melhora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 04:02:22