aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-04-2016, 9h08

Temer tem votos pró-impeachment; Lula tenta reverter

Movimentos do PP e do PSD enfraqueceram apoio a Dilma
29

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Na manhã desta quinta-feira, é fato que já tenha se constituído na Câmara uma maioria pró-impeachment. Nas contas mais pessimistas, os articuladores políticos da oposição e do vice-presidente Michel Temer contabilizam entre 350 e 360 votos a favor do impedimento.

Há uma previsão política da oposição de que, no dia da votação, no domingo, possa obter o apoio de cerca de 380 deputados devido ao efeito político desse clima de já ganhou.

Por isso, Temer tem recebido deputados pessoalmente e amarrado os apoios. A margem de segurança hoje ainda é pequena. Mas, se prevalecer a ideia de que o jogo já está jogado, essa margem tenderia a crescer.

Do lado do governo, há um sentimento de desânimo. A terça e a quarta-feira foram péssimas para a presidente Dilma Rousseff, mas expuseram mais claramente a posição individual de deputados.

Alguns parlamentares que antes eram aliados de Dilma revelaram a mudança de posição, a fim de responder à cobrança de eleitores que desejam a queda da presidente. Isso dá ao governo um mapa mais realista sobre o qual ainda poderá trabalhar até a votação de domingo.

Ou seja, o ex-presidente Lula tentará reverter esse quadro. Pretende fortalecer aqueles poucos no PP, no PSD, no PR, no PSB, no PMDB e nos pequenos partidos que ainda estão ao lado do governo. E procurar deputados que estavam até o início desta semana com Dilma e passaram a apoiar o impeachment.

Em resumo: hoje, a Câmara aprovaria a abertura do processo de impeachment contra a presidente, mas os articuladores de Dilma e Temer continuarão na luta por votos e irão nesse ritmo até domingo.

Para Temer, quanto maior a vitória, mais chance de viabilizar e legitimar seu eventual governo. Para Dilma, agora, importa apenas sobreviver.

*

Fora de hora

Ao se dizer carta fora do baralho, a presidente tira credibilidade da proposta de diálogo e reconhece a virtual derrota. Em entrevista ontem, Dilma lançou a ideia de dialogar com todas as forças políticas e econômicas, mas disse que, na hipótese de perder a votação na Câmara no domingo, estaria “fora do baralho”.

Se fosse sincera a proposta de dialogar sem levar em conta vencedores e vencidos, ela teria de aceitar participar do pacto na hipótese de o impeachment ser aprovado. Propor diálogo apenas no caso de vencer não soa verdadeiro.

Fazia tempo que a presidente era pressionada por ministros a propor um pacto com setores da oposição. Havia a ideia de chamar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma conversa, ver se o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) aceitaria tomar um café, propor uma reunião com a ex-ministra Marina Silva, da Rede.

Essas sugestões foram feitas ao longo de 2015. Logo após a vitória eleitoral em 2014, numa entrevista ao SBT, ela disse que poderia dialogar com Aécio e Marina. O fato é que ela nunca quis isso. Falou agora como uma última cartada, numa sinalização de que, se sobreviver ao impeachment, governaria de um modo diferente.

Essa ideia de pacto vai entrar para a série de medidas que a presidente decidiu propor quando tal saída já era tarde demais. Ou seja, mais uma vez errou ao desprezar uma sugestão correta e que poderia ter evitado que ela chegasse à situação de hoje, na qual a tendência é a queda do poder.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
29
  1. Jeferson disse:

    Deputado Paulo Teixeira “Encontro no Palácio do Planalto agora, levaram apoio a Dilma contra o golpe deputados do PMDB, PR, PSD, PT, PDT, PCdoB, PTN, PTdoB e PROS. O PP rachou e metade da bancada vai votar contra o golpe. E teremos alguns votos na bancada do PTB. E teremos votos igualmente na bancada do PHS Teremos votos no PSOL, Rede, PSB e PTdoB”, afirmou. O movimento golpista não resistirá.

    • Manuel Duarte disse:

      É o canto do cisne !

    • CLEITON MENDES disse:

      Vai tocando o piano com o barco afundando, Jeferson! Dilma e Lula estão preocupados, já não é com a aprovação do Impeachment, mas sim com a consequências de suas atitudes tresloucadas. Moro esta esperando de braços abertos em Curitiba, claro que com algemas nas mãos.

    • Quando alguém que recebe as benesses pronuncia: “NÃO VAI TER GOLPE”, leia-se: Não temos como explicar tamanha roubalheira, PETROBRÁS, BNDES, FUNDOS DE PENSÃO, SETOR ELÉTRICO, NUCLEAR, PAC, MINHA CASA MINHA VIDA, ETC…, por este motivo usamos esta balela, criada por um marqueteiro muito bem pago por propinas de corrupção através de empreiteiras. Então o chefe de tudo isto, hospedado em um hotel luxuoso, parte para o que consegue fazer de melhor tentar corromper políticos para dar continuidade ao maior esquema criminoso de poder já perpetrado no mundo. tenho vergonha e chego a conclusão que enquanto existirem esses políticos que estão no comando e na oposição, não teremos uma verdadeira democracia, pois a que está aí é uma CLEPTOCRACIA, onde os componentes do legislativo fazem leis em benefício próprio , criando no congresso um mercado de corrupção de delapidação do dinheiro público, somente com um novo congresso, com novas leis e sem foro privilegiado com penas mais elevadas.

      • Flavio disse:

        Caro Hugo…tem como explicar tamanha roubalheira sim…se chama propina paga a um partido ao qual alias o sr apoia agora que se chama PMDB, partido chantagista que cobrava por apoio, agora com os escândalos, secou a fonte e eles viraram oposição para poderem roubar mais novamente, e o sr com sua visão estreita e vingativa fala de tirar ladroes, mas tem muitos em sua volta, cuidado….
        PS esse moro ao qual vcs idolatram, nada mais eh que um capanga dos mafiosos…tao facil iludir mentes raivosas e com ódio no coração.

    • walter disse:

      Caro Jeferson, o PT perde por incompetência…a dilma agora quer dialogo…não há esperança ao País coma permanência dela…
      Caro kennedy, sinceramente; o lula já jogou a toalha; o movimento constitucional, do repudio a dilma, é maior; tem aliados íntimos, que querem votar a favor do impeachment; esta TUDO PARADO…
      a CULPA DE TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO, É DE TODOS , a dilma não poderia ser reeleita; hj em dia, até o lula sabe disso.
      O Arnaldo Jabor, foi solidário a imagem da presidente; aconselhou a mesma, a pedir para sair; caso esta votação do congresso seja negativo; preservar-se, seria uma atitude de grandeza; estes argumentos pífios, que todos estão a persegui-los; se o País, estivesse, economicamente positivo, não haveria espaço para cassação; se o lula não estivesse tão exposto também não; o desastre, é imenso, e profundo”…

      • Reginaldo de Souza Maciel disse:

        EU CONCORDO QUE A DILMA E O PT TEM QUE SAIR DO GOVERNO,MAS O PT E O LULA COMETERAM UM ERRO MUITO GRAVE DEIXANDO A DILMA NO GOVERNO,ELA É A IMAGEM DA INCOMPETÊNCIA,GANHOU A PRIMEIRA ELEIÇÃO POR CAUSA DO LULA,DEPOIS DESPREZOU O CARA,DAI IA PERDENDO A SEGUNDA ELEIÇÃO,SÓ GANHOU PORQUE O LULA APARECEU FAZENDO PROPAGANDA,A GORA CONSEGUIU ACABAR COM A IMAGEM DO PT,DO LULA E LEVOU O PAIS A FALÊNCIA

        • Joaquim disse:

          Reginaldo, sei que é difícil a gente aceitar que foi enganado, eu também fui. Votei no Lula contra do Collor, contra o FHC, de novo contra o FHC e por ultimo contra o Serra, foi enganado, acreditei no discurso de ética. Porém quando eleito se aliou ao que de pior existe na política brasileira ( Sarney, Renan, Jader, Maluf, Collor e outras figurinhas marcadas ). Este senhor colocou em pratica o máximo da política do ” pão e circo”. Graças a deus estamos nos livrando desta gente, perdemos 13 anos e agora teremos que fazer um esforço tremendo para recuperar. Faça um favor a você a aos demais não acredite em políticos, principalmente no Lula.

    • Marcelo disse:

      Seria mesmo possível acreditar nisso? Não se trata mais de defender ou não o PT ou a Presidente, nem chamar de golpista a oposição. Mas será que você realmente acredita que um governo que em votações ordinárias não consegue 172 votos, conseguirá agora, destruído políticamente??? Acho que a ação no STF mostra que o governo não tem a mesma certeza que você….

  2. JAIRO disse:

    é kennedy o pais nosso ira entra em colapso total, não pensem que o Temer mais o Aercio soltaram um espécie A-I-5 no pais que governaram tranquilos……em 1964 o pobres lutadores eram pessoa simples que não tinha treinamento militar…………agora é diferente, com certeza teremos problemas que o pais ficara no frangalho total………..
    Agora vamos ver quantas valas clandestinas que o PSDB e PMDB irão cava para jogar os seus adversários…………
    O grande problema o povo sofrera muito !
    como disse o cunha , o bolsona e o Paulinho da forca que o norte e o nordeste só servem pra limpar as latrinas do povo sul, sugiro a eles que são calcazianos que retornem para a Europa , eles estão num pais errado!
    agora eles é que não são dignos de desatar uma sandálias dos pés de um nordestino.

    • RAYMUNDO AVELINO disse:

      Com este discurso, fica claro que o ditado: Farinha pouca meu pirão primeiro, funcionava favoravelmente ao povo nordestino.
      Aliás, a ênfase do governo petista, era dada praticamente ao nordeste, como se o país, estivesse dividido em Norte e Sul. Mas devo lembrar, que temos nordestinos, em todo território nacional. Principalmente, no Sul e Sudeste do nosso país, onde há uma grande oferta de trabalho e, oportunidade de não ficar na dependência do famigerado Bolsa Família, que sustenta o “Curral Eleitoral” do PT. Daí, o terrorismo criado pela Dilma em 2014, com vídeo ameaçando os beneficiários do Bolsa Família e, repetindo agora, no seu discurso após perder vergonhosamente, nos votos do processo do impeachment. É mais uma demonstração de excesso de incompetência. Ter a máquina administrativa nas mãos, e perder como perdeu.

  3. Augustinus disse:

    E o povo onde fica nessa história toda? Se ele acordar na segunda-feira e se sentir enganado pela quadrilha do Congresso? Quem irá apagar o fogo no país? São questões que deverão ser respondidas no dia seguinte!

    • Francisco Miranda disse:

      BOM DIA. CONCORDO COM VOCE, MEU JOVEM. SERÁ QUE ALGUM DESTES ELEITOS POR NÓS ESTÁ PENSANDO NO SEU ELEITOR ?? PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO LUGAR, SEUS INTERESSES, SE PUDER, DEPOIS OS OUTROS. É COBRA ENGOLINDO COBRA.

  4. Alberto disse:

    Parece que a “articulação do articulador” vai dar com os burros n`água.Mas há controvérsias,como se pode ler,rsrsrsrsrsrsrs.

  5. Ernesto Alex disse:

    Temer já está montando o Ministério e tem que mudar TUDO: não pode ficar um só ministro ou vice-ministro da era Dilma. Tem que reiniciar o Brasil livre do pesadelo que foi o PT.

    • Reginaldo de Souza Maciel disse:

      VERDADE

    • maria antonia Gurgel disse:

      Amigo o pesadelo chamado PT transformou este pais .. Roubar sempre roubaram porem nunca ninguém foi investigado e para a cadeia. Quando foi que pobre algum direito neste pais? Somos um pais de pobres e noa de ricos que são a minoria .
      Eu tenho orgulho de ter votado no PT!!!!E o único erro foi se envolver com o PMDB. Não como mortadela, não ganho bolsa família,mas não sou burra alienada pela Rede Globo .Acorda Brasil..

      • Cleuce da Silva Cham disse:

        Com certeza! A Democracia prevalecerá e a Dilma fica. Em 2018 é Lula PT 13. Um abraço – Att. Cleuce da Silva Cham – Advogado OAB/PR 65.020 – Maringá/PR ***

  6. RAfael disse:

    “Alguns parlamentares que antes eram aliados de Dilma revelaram a mudança de posição, a fim de responder à cobrança de eleitores que desejam a queda da presidente.” ; esse deve ser o balizamento de todos os deputados. Vejo muitos lah falando ki vão votar ‘de acordo com sua consciencia’; a conciência deles tem de ser pesquisa junto ao seu eleitorado, ponto.

  7. José tadeu disse:

    Coitada da Dilma! Totalmente despreparada para governar. O impeachment hoje não importa tanto se juridicamente é legal. Hoje, uma enorme parcela do povo, de políticos, de empresários etc, todos querem se livrar de pessoa tão incapaz, indecisa e errática como é ela.

    Ela poderia, num instante de lucidez, ver o mal que tem causado ao país e, num instante de humildade, entregar sua renúncia. Mas seu orgulho e sua indecisão são tão grandes que aí já é esperar demais.

  8. claudinei cordeiro disse:

    Impeachment, tem que ser pra presidente e vice, foram eleitos juntos então devem ser destituidos juntos !!!!

  9. maria antonia Gurgel disse:

    Acredito que vão tirar a presidente.mas não e pelo bem maior do Pais .Como pode um corrupto como Cunha presidir um seção na câmara para tirar do poder alguém no qual não se tem provas de corrupção?Ela não roubou ,não enriqueceu ilicitamente .não tem contas no exterior.Isso tudo e uma vergonha eles sabotaram o governo ,invetivaram o ódio , tudo proposital. O PMDB não tem a menor chance de ganhar um eleição e o partido mais sujo do pais seguido do PSDB e depois e que vem o PT. o único meio e tomar a força..Mas o povo não e burro e esta vendo tudo ..

  10. A incomPTenta não dá uma dentro. Não agrega nada. Só desagrega! A líder mais “decepcionante” do mundo eleita democraticamente é incapaz de reconhecer os próprios erros. Continua a fantasiar a realidade. Continua a mentir descaradamente.
    Só se importa em manter-se no poder. Só se importa em manter-se no cargo. Não tem problema algum se para isto tenha que sacrificar os empregos da classe trabalhadora ou todo o país. Se nos faltar o pão, devemos nos contentar com brioches. Se nos faltar hospital, escola, transporte e segurança, devemos nos contentar com o circo olímpico.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  11. Edélcio Walmir Salvador disse:

    Quantas vezes enviei comentários falando de tudo o que está
    agora acontecendo,parece um sonho,devemos cada vez mais acreditar que o nosso País ainda tem jeito.muitos falam,olham só quem irá assumir! Não importa,temos que nos livrar de um por vez,não presta? tira! até encontrar um que realmente esteja a altura do
    nosso povo que é muito bom,pacífico,e muito.
    Programas falidos como o minha casa minha casa minha DÌVIDA
    nunca mais,o Povo deve ter condições de ganhar o suficiente para comprar um terreno e construir ou financiar um imóvel.
    Tive esta condição no Governo do FHC e sou muito grato por isso.
    Não sou partidário e nem puxa-saco de político,mas,uma coisa não esquecerei daquele tempo e quero passar para todo mundo.
    Não se iludam com SALÁRIO MÍNIMO ALTO,não existe poder de compra.É só buscar na história e comprovar,política podre
    do Lula. Enganador e golpista são eles.

  12. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    COISA DE RATO MESMO !!

    RATOS EM NAVIO AVARIADO

    ESSAS MUDANÇAS DE POSIÇÃO FAZ LEMBRAR UM BELO BARCO EM ALTO MAR AVARIADO.

    A AGUA VAI ENTRANDO , OS RATOS VÃO SURGINDO E PULANDO FORA

    COISA DE RATO MESMO !!!

  13. HENRIQUE disse:

    pelas pesquisas antes das eleições Dilma não estaria eleita, na apuração Aecio chegou a comemorar e no fim…….Qualquer um que saiba como os 513 estão distribuídos em 25 partidos e como cada bancada vem se pronunciando, sabe que o jogo está longe de estar decidido, da minha parte vou aguardar o Domingo pra gritar GOLPE NUNCA MAIS

  14. Povo brasileiro tem esperado por 14 anos esse momento, tchau PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-21 12:35:22