aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-05-2017, 15h38

Temer trava embate com Joesley, nega crimes e busca apoio político

Presidente faz pronunciamento forte e correto para estratégia de defesa
26

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento forte e correto levando em conta a estratégia que traçou para enfrentar a maior crise de seu governo.

Travou embate direto com Joesley Batista para ferir a imagem do empresário. Rebateu a materialidade das acusações, com foco em diferenças entre a gravação e o depoimento de Joesley ao Ministério Público.

Temer procurou demonstrar a políticos e empresários que seu governo tocou reformas importantes e que a tarefa ainda está para ser concluída, num gesto para evitar debandada em sua base congressual. Por último, refutou a renúncia mais uma vez.

O presidente disse que Joesley “cometeu o crime perfeito”, prejudicou o país, especulou contra a moeda, vendeu ações sabendo que elas perderiam valor e foi morar nos Estados Unidos. Começou atacando a imagem do empresário, a quem chamou de “falastrão”.

Esse tipo de ataque costuma ter efeito perante a opinião pública, porque levanta questionamento pertinente sobre os benefícios concedidos a Joesley e executivos da JBS. Foi um acordo muito vantajoso na comparação com o dos executivos da Odebrecht, por exemplo. Temer também ataca outro delator, Ricardo Saud, que teria inventado, segundo o presidente, palavras e atitudes que não combinariam com a personalidade do peemedebista.

O presidente disse que era “pífia” a acusação de corrupção passiva porque o governo não teria atendido aos pleitos e reclamações levadas por Joesley ao Palácio do Jaburu. Em relação à gravação, disse que era clandestina e colocou foco em eventual manipulação do material. Como o blog antecipou, ele afirmou que pediria a suspensão do inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) para avaliação da gravação.

Temer ressaltou a importância de adotar medidas para a recuperação econômica do país, lembrando a queda da inflação e a necessidade de completar as reformas da Previdência e trabalhista. Foi um claro aceno para a classe política. Ele sabe que não pode perder a sustentação do PSDB, o principal aliado do governo, sob pena de desembarque em efeito dominó no Congresso. Esse aceno também se dirigiu aos empresários, na busca de mais suporte político.

Sem usar a palavra renúncia, expressão sempre desgastante na boca de um presidente da República, ele disse: “Eu continuarei à frente do governo”. Refutou pressões que voltaram a crescer ontem.

Em resumo, Temer reagiu de forma mais profissional do que a antecessora, Dilma Rousseff. Executou bem sua estratégia para tentar evitar o agravamento da crise. Agora, os desdobramentos serão fundamentais. Será preciso medir a reação da base de apoio, do empresariado, da opinião pública e de Joesley e seus executivos.

Ouça o comentário na CBN feito logo após o pronunciamento:

Assista à análise da fala de Temer no “SBT Brasil”:

Comentários
26
  1. CARLOS CARVALHO disse:

    Não vai adiantar… onde chegou não tem mais volta.

    TCHAU QUERIDO!!!!

    • walter disse:

      Exatamente Carlos, este sujeito além de tudo é burro, não importa se a gravação é completa ou não; esta muito claro o conluio, foi consumado…imaginemos que a conversa fosse com o “FERNADINHO BEIRA MAR” teria o mesmo efeito…um presidente da Republica, no meio do furacão, não poderia dar trela para um desclassificado, que nem o Joesley. Afirmar que seu “amiguinho” estava explorando a bolsa, ou o dolar, não diminui sua culpa…deveria “pedir para sair”; esta ganhando tempo, como a dilma fez…esta apelação só complica para o país…se tiver o mínimo de bom senso, vai Renunciar rápido…Sua conversa, junte se a isso, seu “amiguinho” deputado pegando o dinheiro; deixou claro que a quadrilha se mantinha “firme e forte”…como pode, até o MEIRELLES” DEVE SAIR…foi presidente do banco original até outro dia…não tem a minima condição; esta arrolado nas gravações, mesmo não tendo feito nada visivelmente, faz parte do imbróglio…precisamos retomar o País, com eleições indiretas…

  2. Eziquiel de Souza disse:

    Tá todo mundo no mesmo balaio sim, mas neste momento tem um pouco de joio que dá pra separar do trigo, ruim com Temer, pior sem ele.

    • walter disse:

      Infelizmente Ezequiel…estas denúncias seletivas, foram arranjadas pelo bem de quem; alguém que não terá chances de ser candidato, em 2018, que pretende promover com seus lacaios, as “diretas já”; quer por quer, tentar novas eleições; pretende com isso sair ileso pelo TSE, e mais alongar acusações e processos, sabe que não ganhará de ninguém no voto, mas como dinheiro não será problema, pretende conquistar condições com Bilhões…Sei muito bem, que é difícil adivinhar quem é esta figura…mas a sensitividade do povo, e suas inteligências, já concluíram o que o meliante numero um do País quer de verdade. Se alguém pensou na venda em definitivo do Brasil, acertou…trata se de uma erva daninha…quer tirar o País dos brasileiros…quem construiu uma Odebrecht, e uma JBS, o que mais será construído po aí com o nosso…

    • PAULO GEORGE disse:

      ” ruim com temer pior sem ele?” ta ruim e pior com ele, isso sim.tem que ir pra rua esse golpista.

  3. Geraldo Gomes Pires disse:

    1) grandes corporações empresariais financiaram figuras públicas e legendas em troca de atendimento a seus interesses, como privilégios em licitações nos Executivos, e aprovação de leis facilitadoras de seus negócios nos Legislativos; 2) candidatos e autoridades cobraram apoio financeiro de empresas para colocar-se a seu serviço, sendo que isso permitiu ilícito aumento patrimonial a vários e fartura de recursos – muitas vezes pelo caixa 2 – nas campanhas, desequilibrando a disputa.

    Poderosos corruptos e corruptores cederam ao poder dissolvente do dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para a Reforma Política, com intensa participação popular, será capaz de avançar neste sentido.

    Face à mais grave crise da República desde que superamos a ditadura civil-militar, é de interesse público que:

    1) Sejam realizadas investigações também sobre Michel Temer, para o que o PSOL ent

  4. Francis disse:

    Não bastou dois anos de recessão pesada….A esquerda em sentimento de vingança, quer ver o sangue…

    O país nunca anda…Quando não é a esquerda, é a direita que quer sangue e vice-versa. Qual investidor que vai colocar seu dinheiro num país de loucos como esse?

  5. roberto disse:

    Não entendo alguns jornalista.
    O carro entrou na casa do presidente sem ser identificado, pois não pararam o carro. Ai vem o presidente macular a imagem do “cara” e os jornalista afirma que é forte e correto?
    Os jornalista estão lançando a sorte, talvez tenha o mesmo fim de Paulo Francis…

  6. Jonas disse:

    É incrível a cara-de-pau dos que defendem Temer em nome “da estabilidade” depois de terem jogado o Brasil no caos com um golpe de estado digno de uma república bananeira. Agora já é muito tarde para isso…
    Agora é DIRETAS JÁ, com eleições municipais, estaduais e federais outra vez. E de preferência todas as pessoas que ocupam ou já ocuparam cargos políticos agora são INELEGÍVEIS, não podem mais candidatar-se.

    FORA TODOS!!! É PRECISO UMA TROCA COMPLETA DOS POLÍTICOS BRASILEIROS E ELEIÇÕES GERAIS DE VEREADOR A PRESIDENTE, E SEM FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHAS.

  7. EDUARDO ARBEX disse:

    Porque o presidente não mandou investigar o crime que lhe foi informado pelo telefone, já que ele é autoridade pública, ao invés de simplesmente concordar e apoiar? Agiu como interessado no silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.

  8. Helena/S.Andre (SP) disse:

    É isso aí! TCHAU querido e leve suas reformas maldosas junto!

  9. FARINHADA DO MESMO SACO: TEMER/CUNHA/MARUM! disse:

    Temer e Cunha são farinha do mesmo saco! Esse sujeito grotesco chamado Carlos Marum, ridículo, era baba ovo de Cunha, da tropa de choque de Cunha… agora é baba ovo de Temer, da tropa de choque de Temer! É preciso falar mais alguma coisa do trio Temer/Cunha/Marum? Tudo farinha do mesmo saco!

  10. Ueder Pimentel disse:

    A apoiava B e ambos praticavam meios obscuros, tudo em nome da governabilidade, um dia X, triste por ter perdido a eleição começou a boicotar o governo fraco e corrupto de B juntamente com Z que espontaneamente deu tiro no pé. Aí A convencido por X e Z deu uma rasteira em B, no intuito de se salvar e salvar X, Z e o resto do alfabeto. Resumo: Suicídio coletivo! kkkkk

  11. Antenor disse:

    É inegável que a sustentação do governo Temer está por um fio. Mas, por outro lado, é de se verificar duas situações no episódio: Uma- Como é que um presidente da república recebe, assim, no seu gabinete, um sujeito que já era conhecido como manipulador de políticos velhacos como Lula, Dilma, Mantega, Palocci, Eduardo Cunha, Aécio e muitos outros? Outra – Sabedor de que o Joesley (JBS) foi ultra beneficiado com uma dinheirama do BNDES, por facilitações mil dos governos Lula e Dilma (até hoje não explicadas);não desconfiou que o sujeito não poderia lhe “passar a perna” em benefício sabe-se lá de quem? Foi muita ingenuidade ou envolvimento mesmo. Eu, que sou mais bobo, jamais receberia no meu gabinete alguém que foi “assim” como os meus opositores JAMAIS! Só se fosse para enquadrá-lo e denunciá-lo ao MPF. Temer deu a cabeça de bandeja para os adversários. Isto me lembra “O CAVALO DE TRÓIA”. Deixou entrar, arrasaram com tudo! Agora, o “carniceiro” está de boa em N.York.

  12. Edison Manzzolla disse:

    Eu ainda não entendi porque os donos da JBS estão fora do Brasil e não estão na cadeia ou mesmo respondendo processos dentro do Brasil.
    Entendo perfeitamente que há crimes, há delação e o MPF e STF premia parte dos criminosos (delatores /corruptores) com saída de toda a família do Brasil, “Não funciona para empresários o sistema de proteção as testemunhas / delatores”. Tem mutreta neste angu. ACORDA BRASIL.

  13. mano disse:

    prezados: estamos numa encruzilhada, sem liderança política, ninguém para confiar. Uma crise moral sem precedentes na história do Brasil e o povo não vai pra rua, está inerte, sem energia e o país dividido entre apoiar Lula e Dilma ou o triunvirato Temer, Aécio, Eduardo Cunha, como se fosse apoiar o bom ladrão ou o mau ladrão. O tempo passando, o povo sangrando e os poderes da república desmoronando. Além de corrupção, muita irresponsabilidade.

  14. Renunciar é demonstrar resquício de responsabilidade e respeito à nação! disse:

    Embora a maioria dos senadores e deputados federais sejam tão corruptos quanto Temer, tão sem vergonha na cara quanto ele, não creio que irão riscar seus nomes definitivamente da política, dando apoio a um presidente que, se fosse pelo menos respeitoso com a nação, renunciaria!
    Seguir Temer (como esse Carlos Marum, especialista em defender o que não presta, defende Temer até à morte, como defendeu Eduardo Cunha até à cadeia) é encerrar a carreira política!

  15. Jorge Miguel disse:

    A situação é muito grave, estamos debaixo de uma ação orquestrada para levar o pais ao caos,e trazer o Lula para presidente antes que ele seja preso, precisamos acordar como patriotas e não partidários, o Brasil todo sabe que JBS e Lula é a mesma coisa.
    As questões que ficam é porque estão cobrando do Temer que ele agisse contra o empresário quando diz falar que tem dois juízes em suas mãos, o ministério público ouviu a gravação e mesmo assim deixou o empresario viajar para os EUA.
    Outra observação que faço é a repetição continua em todos os jornais da Globo e depois somente na Globo aparece a propaganda do PT com o Lula, isso para mim é o fim.
    Não vejo ninguém brigando por um pais melhor, mas sim por poder e dinheiro….realmente precisamos da ordem e progresso nesse pais devastado pela libertinagem e não liberdade de expressão.

  16. Ray Magno disse:

    O que me preocupa de modo crescente é que voltamos no tempo; não aprendemos as lições mais duras e estamos de novo na época dos tumultos com Jango Goulart.
    .
    Havia tanta corrupção como há agora, tantos desmandos, forças sindicais manipuladas, bagunças,greves,lutas nas ruas, badernas, miséria e tudo mais. Ninguém se entendia, como agora.
    .
    A diferença na política de hoje são as denúncias que estão sendo apuradas, mas os políticos vendilhões são os maiores caras de pau do planeta: são todos inocentes e buscam entre os comparsas inverter as provas.
    .
    E os seguidores robóticos que ainda acreditam em salvadores da pátria vão as ruas pedir a volta do PT, justamente o maior vilão de todos os tempos no Brasil que carregou em suas asas os demais corruptos de todos os partidos.
    .
    Se não houver um consenso patriótico entre parlamentares e STJ já antevejo a dissolução do Congresso pelos militares e uma nova Constituição. Aí não adiantará chorar no leite derramado. Amarguíssimo remédio.
    .
    Saudações

  17. Andre disse:

    Partir para tentar desqualificar o delator, será um tiro pela culatra. O STF não faria a abertura do processo sem que houvesse provas concretas. Erra como o Collor, ao falar à população na qual conta com menos de 5% de aprovação e que não confia no presidente. O seu discurso é patético. Falar das reformas como falou, parecendo que as mesmas fosse revindicações populares, só o colocar mais nas lonas. Se o Temer tivesse popularidade, poderia até se segurar na cadeira, mas não tem, a população brasileira o detesta. O seu governo está no fim, agoniza, enquanto queima aos nossos olhos.

  18. Douglas Sucar disse:

    Como é possível se fazer uma defesa minimamente correta, ou suportar qualquer palavra desse senhor diante de prova tão contundente. Imagino se fosse o Lula nessa situação? A imprensa seria a primeira a destruí-lo. Chega de hipocrisia. Essa gente que está no poder e violentou a constituição não pode continuar, é insuportável. Não se pode explicar uma situação tão clara, fazer esforço para diminuir o impacto do flagrante. Agora sabemos quem são os que defendiam a honra e eram contra a corrupção.

  19. Ana Janicy Oliveira disse:

    Diante da fala do TEMER, a naálise que você fez está correta. Bem, ele é jurista, com certeza ele sabe usar as estratégias corretas para tentar diminuir o seu gru de culpabilidade, mas mesmo assim, ele não tem mais chance. As acusações contra ele são muito pesadas, mesmo que o empresa´rio seja desonesto e, ele tente diminuir asua imagem, não vai tirar das costas de TEMER a sua responsabilidade como governate da qual ele emesmo se alto denominou. lembrando, que ele não foi eleito pelo povo. O erra já começou por ai. Ele precisa renunciar ou ele será conhecido na História como o presidente maudito. O povo não tem qualquer símpatia or ele. A leite já está tratando de pular fora, eos seus aliados também. Nínguem que metr amão nofo por um “presidente fracassado!”

  20. Marco Túlio Castro disse:

    Quero o Temer fora, afinal ele era da chapa da Dilma portanto, temos que desinfetar o governo retirando o último remanescente do governo do PT.
    Mas, eleição direta é Golpe.
    Se bem que se Lula entrar para se salvar e perder vai ser o melhor dos mundos. Se ganhar, eu to fora do Brasil de qualquer jeito. Vou só esperar ele sair da presidência por causas naturais para poder visitar o Brasil.

  21. ISSO É UMA VERGONHA: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER! disse:

    O mais grave de tudo é a comprovação da mais completa subversão dos valores éticos e morais entre o público e o privado. Enquanto Lula ainda se esperneia dizendo não haver prova material de sua participação, para Temer nem isso é mais possível diante dessa conversa na calada da noite com o criminoso. É querer ficar tapando o sol com a peneira: com raras exceções governantes e políticos exalam o cheiro da podridão completa, a podridão da perda de todos os valores morais e éticos de quem chegou ao caos da falta de vergonha na cara!Num país sério a maioria dos membros dos executivos e legislativos desse país iriam para a cadeia… juntamente com vários disenterias verbais e decrepitudes morais do judiciário. É preciso passar o país a limpo, doa a quem doer!

  22. Diretas já, o povo só vai pelo lado emocional. Por isso os que pensam estão dominando a massa. Está na hora do povo refletir e tomar a melhor atitude para o país ao invés da sair na rua gritando.

  23. Sheila disse:

    Todos que tiverem culpa no cartório que passem por Sergio Moro.Já estamos cansados de tanta corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-04-07 10:06:53