aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-01-2018, 9h20

Temer vê chance de “muitos debates” para defesa de Lula

Diferenças entre MPs do PR e RS beneficiaria petista
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer tem sido cuidadoso ao analisar política e juridicamente o julgamento do recurso da defesa de Lula no processo do apartamento no Guarujá. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, julgará o recurso nesta quarta.

Em entrevista publicada no sábado pela “Folha de S.Paulo”, Temer disse que seria melhor que o petista fosse derrotado nas urnas do que retirado da disputa presidencial por uma decisão judicial. Temer afirmou que isso evitaria uma vitimização do petista.

Como é advogado constitucionalista, Temer sabe que essa possibilidade de julgamento nas urnas só seria possível em caso de absolvição do petista. É essa a avaliação jurídica embutida na entrevista à Folha.

Em conversa reservada no domingo, Temer disse que a posição do procurador da República de Porto Alegre que atuará no julgamento do recurso de Lula sustenta uma tese jurídica diferente do Ministério Público de Curitiba e que isso poderia “alimentar muitos debates”.

Leitura política da avaliação presidencial: isso permitiria a possibilidade de discussão de teses jurídicas da parte da defesa de Lula que poderiam adiar a conclusão do julgamento ou levar a um resultado favorável ao petista.

O procurador da República de Porto Alegre que atuará no julgamento desta quarta, Maurício Gotardo Gerum, considera que não ficou provado que três empregados da OAS soubessem que o apartamento do Guarujá seria propina a Lula. A condenação de Moro está basicamente ancorada na palavra de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, que é corréu e não tinha a obrigação de dizer a verdade em depoimento, pois não falou na condição de testemunha.

Há divergências ainda em relação à acusação de lavagem de dinheiro. Portanto, haveria espaço para uma atuação da defesa de Lula que pudesse levar a um adiamento do julgamento ou a uma decisão favorável, parcial ou integral.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
9
  1. Sebastiao Augusto Canabrava disse:

    Kennedy, voce mexeu num vespeiro. Veja abaixo quantos estao te criticando.
    Nao e’ meu caso. Acho sua posicao certissima.
    Tambem acho e afirmo que, justica deve ser igual para todos. Se provado crime, devera’ haver condenacao. Mas, tudo seguindo os tramites legais. Nada de benevolencia e muito menos de abuso.

  2. walter disse:

    Kennedy, sinceramente estes urubus, usam o lula como margem de manobra, por ser a “bola da vez”; agrande preocupação é mante lo a margem, independente de ser culpado ou não…trata se de um jogo de xadrez, com peças marcadas a beira do calabouço; no fundo o que todos temem, que a lei os alcance pela ordem imaginária…Quando o FHC defende o mesmo, podem ter certeza, não é para valer; mantendo o lula, com holofotes, vai demorar, que alcancem outros como serra, Palocci, temer e etc…são previsíveis, mais a lei os alcançará a todos, pode ter certeza.

  3. BRAGA BH disse:

    O que vai ser complicado de se PROVAR é a documentação (se é que existe!!) de que Lula é o verdadeiro dono do apartamento depois que a juiza de Brasilia mandou o bem para penhora! O julgamento é simplesmente político! As forças do atraso dominantes no país não querem nem saber, não ousam pensar num Lula livre leve e solto. Ele é um perigo já que pode levar a eleição já no primeiro turno e com um pé na costas!

  4. Paulo Lima disse:

    Eu só sei dizer é que a gestão de Lula e PT deixou um lastro de corrupção e destruição no pais, Temer e Dilma foram eleitos pelo povo, então a culpa do pais está assim somos nós que votamos, vamos retirar esses corruptos do poder e renovar a politica.

  5. José Carlos Corral disse:

    Brasil… mostra sua cara !!!
    Nem temos ladrões de estimação…cadeia neles.
    Acorda Cidadão.

  6. VIVA A LAVA JATO! LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA, DOA A QUEM DOER! disse:

    O resumo sobre Lula é a “corrupção estruturada em dimensões nunca vistas”. E só uma faxina geral pelas urnas, pode trazer esperança. Uma nação que tem como personalidades proeminentes de sua vida pública Temer, Lula, Aécio, Sarnei, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Romero Jucá, Carlos Marun, Darcísio Perondi, José Dirceu, Eliseu Padilha, Moreira Franco, Eduardo Cunha, Sergio Cabral, Geddel Vieira Lima, Rocha Loures, Paulo Maluf, José Maria Marins, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandovski, Palloci, Delcídio do Amaral, Marcelo Odebrecht, Fernandinho Beira Mar, Marcola, Nem e tantos outros semelhantes, com alguns presos outros na iminência de serem presos, só uma faxina geral pelas urnas, em 2018! Como admitir que só melhoria na economia e tudo se resolve? A corja governante quer implantar isso na mente do povo, nivelando o povo aos ladrões de cofres públicos que vivem na base do “toma lá dá cá”. Acham que só “pão e circo” para o povo, e tudo bem. LAVA JATO NELES!

  7. Marcus disse:

    Todo brasileiro minimamente sensato sabe que o país gozou de prestígios e crescimento no período do Governo Lula. Isso, por si só, já é um grande problema para a direita enfrentar.

    Adicione ao fato privatizações, aumentos, favorecimentos à empresários e diminuição do poder de compra do brasileiro, graças à uma política claramente característica do PSDB – que tomou o congresso de “assalto”, por assim dizer.

    O Lula não é grande apenas por ter enxergado que a população brasileiro é em sua maioria pobre. Mas principalmente porque a direita nacional ainda tem a visão dos anos 80 de só favorecer os mais abastados. Em tempos de superpopulação e largo acesso à informação, este tipo de prática é um tiro no pé.

    Enquanto eles não fizerem uma real política popular (como FHC quando criou o BOLSA FAMÍLIA e derrubou a inflação com o Plano Real), nunca mais ganharão uma eleição.

    Se o Lula não concorrer, basta ele apontar um dos nove dedos e teremos um vencedor. Simples assim.

    • p/Marcus: Bom governo não é alvará para roubar! disse:

      Meu prezado, precisamos exigir que todo homem público trabalhe para a sociedade, SEM ROUBAR! Governante trabalhar para o crescimento do país, é obrigação. Só que não lhe dá o direito de roubar e, pelas acusações, Lula roubou. E quem rouba tem que responder na Justiça. E, se condenado, tem que ser preso, como qualquer outro cidadão. É a lei – para todos, doa a quem doer!

  8. JOSÉ GOMES disse:

    A análise de Kennedy é coerente com a de muitos juristas. Não é uma questão de ser lulopetista ou antipetista; é uma questão de técnica processual. A regra do Direito Penal é de que QUEM ACUSA TEM O ÔNUS DA PROVA, e não o contrário. o Juiz Sérgio Moro fez uma verdadeira ginástica jurídica para construir a sentença, E MESMO ASSIM FOI DE UMA INCONSISTÊNCIA FORA DO COMUM. Por isso que juristas e advogados criticam essa incoerência. Se a intenção não fosse excluir Lula do pleito eleitoral, essa sentença seria, SIMPLESMENTE, anulada pela 8ª. turma do TRF-4.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-08-20 09:01:28