aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-12-2015, 9h23

Tendência é Cunha ser derrotado no Conselho de Ética

Nos bastidores, presidente da Câmara ameaça detonar impeachment
36

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Se houver bom senso na Câmara, mercadoria que anda em falta em Brasília, a tendência é o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ser derrotado hoje no Conselho de Ética da Casa.

A votação do conselho não é sobre o mérito das acusações, mas a respeito da continuidade do processo que poderá resultar na cassação do mandato.

Se o Conselho de Ética abafar o caso, pode fechar as portas. A Câmara ficará mais desmoralizada do que já está. E o PT, o governo e a presidente Dilma Rousseff podem assinar o recibo de que são reféns de um político como Cunha, que sofre graves acusações de corrupção.

A situação política de Cunha piorou após a prisão do senador Delcídio do Amaral e do banqueiro André Esteves. A Procuradoria Geral da República estuda pedir o afastamento do peemedebista da presidência da Câmara, sob o argumento de uso do cargo para atrapalhar investigações, como a do Conselho de Ética. A ameaça de aceitar um pedido de abertura de impeachment para evitar uma derrota no Conselho de Ética é um claro uso de uma prerrogativa do cargo para se defender das acusações de corrupção.

Essa nova acusação de que teria recebido R$ 45 milhões do BTG de André Esteves para viabilizar benefícios para o banco numa medida provisória também complica a vida de Cunha. O peemedebista nega ter recebido o dinheiro e ter feito os favores de que é suspeito.

Até ontem, a tendência dos três petistas com assento no Conselho de Ética era votar a favor da continuidade do processo de cassação. Em represália, Cunha espalhou pelos bastidores de Brasília que poderia deferir um pedido de abertura de processo de impeachment. Ele aceitaria o pedido dos advogados Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr., acatando o argumento de que as pedaladas ocorreram no primeiro e no segundo mandatos e levaram o país à crise atual.

Portanto, está armado um confronto de Cunha contra o PT e a presidente Dilma. Ontem, em Paris, a presidente disse que não trabalha com a hipótese de Cunha aceitar o pedido de abertura, mas, se adotar tal caminho, o governo tomaria as medidas necessárias. Ou seja: recurso ao Supremo Tribunal Federal à vista. Dilma falou que “essa ameaça vem sendo sistematicamente feita, inclusive, até algum tempo atrás, com apoio da oposição”. Ela tem razão.

O PT acha que Cunha está blefando e que perdeu condição política de avalizar um pedido de abertura de impeachment. Soaria como pura chantagem e manobra para salvar sua pele.

Mas Cunha tem dito que não está blefando e que poderá detonar o impeachment. Se for derrotado, a tendência é que ele faça isso mesmo, porque sempre chantageou o governo. E o Palácio do Planalto, de modo equivocado, foi sempre se dobrando a essa chantagem em vez de enfrentá-la, virar a página e tentar superar a paralisia política em que se meteu.

*

Outra votação vital hoje para Dilma é a da nova meta fiscal, prevista para ser apreciada em sessão do Congresso às 19h. Se a meta fiscal de 2015 não for mudada, o governo para. Os efeitos negativos sobre a economia se agravarão.

A tendência é a alteração ser aprovada, o que, na prática, significa uma autorização para o governo ter um déficit primário de até R$ 119,9 bilhões e assim continuar gastando. É uma votação por maioria simples.

Se o Congresso seguir a lógica que adotou ao desarmar a “pauta-bomba”, deverá aprovar essa alteração. No entanto, será um teste importante para o governo, que está fraco e que poderá sofrer consequências da votação no Conselho de Ética.

Apesar da tendência de aprovação, não deve ser descartada uma surpresa. As votações no Conselho de Ética e da nova meta fiscal são cruciais para definir o futuro do governo Dilma. Se não se muda a meta fiscal, volta a crescer a tese de impeachment.

Dilma sabe disso e fará reunião hoje de manhã com líderes de partidos aliados para pedir apoio. Para Dilma, é uma questão de sobrevivência aprovar a nova meta fiscal de 2015.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
36
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Esse confronto é igual concorrência entre comércios: que sai ganhando é o consumidor.

  2. Julianna disse:

    Heroína pode ser uma droga ou uma mulher. E vice-versa. ( Georges Najjar Jr )

  3. francisco disse:

    Vamos ver se o problema é o congresso ou os deputados do PT. O Conselho de ética tem 21 deputados que votam e deles, o Cunha já disse que tem 8 ou 9 deputados a seu favor e disse que conta com os 3 votos dos deputados do PT. Se o Cunha não for cassado, será por conta desses 3 votos do PT. Vou ficar de olho. O PT, que nos últimos meses vem pregando que o Cunha é corrupto e tem que ser cassado, vamos ver se o PT prova que está contra a corrupção ou a favor dela. Ninguém tem dúvida de que Cunha é corrputo. Agora vamos confirmar de que lado o PT vai se posicionar.

    • jorge guimarães disse:

      Você Francisco, acredita em Cunha quando diz ter 8 ou 9 votos? Eu não apostaria nisso. Esse crápula, bandido politico, blefa todo o tempo. Foi colocado na presidencia da camara com o apoio dos partidos de oposição lembra disso? Esses partidos oportunistas é que devem a ele e não os deputados do PT. Na minha humilde avaliação Cunha cai e a presidenta Dilma compra a briga e ganha na votação no congresso. Eu se fosse ela já tinha ido pro pau com esse crápula e desmascarado o esquema de Cunha com os partidos golpistas, isso em rede nacional.

  4. Edi Rocha disse:

    “… (Eduardo Cunha) sempre chantageou o governo. E o Palácio do Planalto, de modo equivocado, foi sempre se dobrando a essa chantagem em vez de enfrentá-la, virar a página e tentar superar a paralisia política em que se meteu.”
    Comentário perfeito, Kennedy.

  5. Lucy disse:

    Alguém que coloca os domínios de Jesus no próprio nome deve ter algum problema psiquiátrico que pode ser diagnosticado. Talvez uma junta de médicos possam avaliá-lo. Eu diria que a tendência de fazer “instituições sagradas” de refém é muito grande.

  6. walter disse:

    Kennedy, este assunto, este sujeito e suas chantagens; o cunha já era, mais uma vez o ACASO nos favorece; graças ao delcidio, ninguém vai arriscar nada, seus colegas pedirão sua cassação…
    Quanto a dilma, só lhe resta pedalar; não FAZ OS CORTES PROMETIDOS; tentar pressionar o congresso, não vai dar certo…
    Esta mais que na HORA, de transitar para o Temer o poder; ela não fará mais milagre algum; seu impedimento esta bem embasado; se lembrarmos do collor, por muito menos; veja o caso delcidio…

  7. Ruy Teixeira disse:

    Quanta falta de amor ao país, pensam apenas em seus interesses.

  8. Barba Negra disse:

    Noto canhões, apontados p/o mar. Vai dar “água” na batalha naval dos comprometidos. Pelo rumo dos acontecimentos, presumo q Cunha sobreviverá ao Conselho de Ética, até porque ñ acredito q haja políticos éticos suficientes p/compor 1 conselho. O absurdo d aprovação d nova meta fiscal vai acontecer, provando q no país orçamento ñ serve p/nada. O governo vai continuar gastando o q desejar e continuará tentando aumentar impostos, sob a desculpa d q precisa reequilibrar as contas e d q isso é bom para o país. Mais $ vai desaparecer no imenso ralo nordestino. O argumento até já foi citado na reunião de Paris, é a seca, o mesmo argumento usado desde os tempos de Jkubitscheck para sumir com $. O impeachment? Tanto faz o q o Cunha faça, ninguém + acredita q acontecerá. O país terá q carregar Dilma nas costas até 2018, graças a sombria opinião de alguns q veem positividade nisso. “E haverá choro e ranger d dentes”, até q os democratas de boteco entendam o q é 1 democracia.

  9. Mário Sérgio Guidio Salzstein disse:

    Onde chegamos? Um partido que supõe-se deva ser constituído de homens públicos honrados, refém de um bandidinho àtoa.

  10. MANOEL LINO DE AVILA NETO disse:

    Eu fico admirado é de lembrarem só do cunha nas acusações do cerveró, se esquecendo que estao sob acusação a Dilma, Temer, Renam e vários outros políticos. Se cunha conseguir se safar quem pode ficar em maus lençois será a presidente, pois ele pode querer se vingar e por o processo de impedimento em votação. Devemos lembrar disso e não só de acusar o Cunha.

  11. francisco roberio disse:

    Estou indignado….Envergonhado

  12. Sônia Ribeiro disse:

    Esta política nacional virou, literalmente, a casa da mãe Joana ou, se preferirem, a casa da luz vermelha. O povo? Porque gado a gente marca, tange, fere, engorda e mata….O povo não tem valor algum, para essa corja de marginais que invadiu definitivamente a política brasileira e joga o toma lá, dá cá, de acordo com suas conveniências.
    O chefe da gangue, cujo amigo íntimo e operador de suas falcatruas, bem como de seu filho prodígio, José Carlos Bumlai está preso, tb., parece que pretende virar fumaça. Enquanto isto, o país está falido definitivamente. Todas as revistas de economia internacionais asseguram isto, quiçá, nos tornarmos uma Venezuela e/ou uma Grécia. Mas o Natal se aproxima, festividades de ano novo, com crise velha, depois, pão, circo e carnaval e assim continua a caminhar a humanidade tupiniquim. Quando todas as luzes se apagarem e o caos se instalar de vez, quem sabe, tomemos rédeas da situação….O que mais me assusta? Ainda existem uns e outros que osdefendem

    • Roberto disse:

      É isso mesmo. É incrível com, com todas as evidências, ainda existem os defensores dessa corja que ainda acredita que não houve nada, que é perseguição política, que é golpe, que estão tentando desmoralizar este ou aquele, que existem vazamentos seletivos nas informações, que pode fazer porque antes também fizeram, etc.
      Hoje eu torço para que a Dilma não caia! É muito triste, mas o Brasil precisa passar do “fundo do poço” para que o eleitor acorde para o que o PT fez no governo.
      Não se trata de uma situação momentânea, mas de todo um processo que começou lá no governo do Lulla, e que está literalmente afundando o pais para uma situação semelhante à que tínhamos no tempo do Sarney.

  13. Damião Barbosa Timóteo disse:

    è notório o escárnio da classe política (já dizia nossa Exma. Ministra). Um rouba, o outro esconde, eu não sabia, e por aí vai.
    Que caia Dilma e que caia Cunha, e que as pessoas de caráter insistam nessa busca constate de progresso (aqui progresso se resume à escolas, hospitais, qualidade de vida, INVESTIMENTOS).
    Peço à Deus que proceda da melhor maneira possível nessa luta que não cessa contra BANDIDOS, que tiram oportunidade de muitos que lutam, batalham e creêm num novo Brasil a cada dia.

  14. Lima disse:

    Prefiro um corrupto dominado do que mais anos e anos de roubalheira com um governo que destruiu o Brasil.

  15. wilson disse:

    Não acho que irá haver confronto como diz, pois irão arrastar esta situação desse jeito até final de 2018 quando terminará ambos os mandatos.
    Porque não é negocio para nenhum dos lados este confronto, é melhor ficar nesse morde e assopra, pois vai passando o tempo e nada acontece e assim preservam seus cargos/mandatos.
    Isso tudo já virou uma palhaçada.
    Já perderam totalmente o cartaz, se é que tinham.

  16. Lima disse:

    “Outra votação vital hoje para Dilma é a da nova meta fiscal, prevista para ser apreciada em sessão do Congresso às 19h. Se a meta fiscal de 2015 não for mudada, o governo para. Os efeitos negativos sobre a economia se agravarão”.

    “O povo vai pagar essa conta”.

  17. Antenor disse:

    “Governo refém”: Esperar o que de um governo como este?
    Chegou aí à custas de mentiras; quase em desespero de causa (como que se algo devesse ser abafado ou escondido embaixo de tapetes)! Um governo covarde, que aceita interferência de ex, de senador e de conchavos, com vistas a juntar os cacos para ver o que sobra.
    Um governo apenas de discurso (e discursos confusos) e sem qualquer ação efetiva que demonstre o mínimo de lógica para resolver os graves problemas que hoje vivemos. E, diga-se de passagem, problemas que colocam o País em sério risco de ingovernabilidade. Esse povo aí que se apossou do governo vem batendo todos os recordes de inabilidade com a coisa pública: Maior índice de queda do PIB, pior quadro político da história, maior envolvimento com a corrupção da história, desemprego em constante elevação, inflação descontrolada, gastança sem medidas, arranjos escusos nas contas públicas para camuflar rombos nos gastos e, por aí vai. Agora, “pede pra sair”…

  18. José Pereira disse:

    Se Cunha fosse do PT já estaria preso a muito tempo……

  19. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    A acefalia tomou conta de nós brasileiros. Insisto, o Brasil não tem poupança interna suficiente para financiar o crescimento que almejamos. Parece que, em especial, o Poder Judiciário, Legislativo, o Executivo e o “quarto poder, a Imprensa, ignoram este problema e jogam jogo do “quanto pior melhor”. Estou perplexo com uma espécie de bucha que travou o Brasil, 2015 já se foi e nada prosperou. As indiciações da da PGR estão corretas, as prisões estão corretas, a corrupção deve ser combatida mas, alvoroço em torno disso deve ser evitado. Há algo de podre aqui no Brasil mas, não se deve colocar isso no ventilador e achar que por isso, seremos dignos de confiança. Moral da história, o investidor estrangeiro que ver, ler e escuta as informações de imoralidade aberta deste País, não investe aqui, suas economias, portanto, assim, não vamos sair do buraco.

  20. Paulada disse:

    José Dirceu preso, Roberto Jefferson em prisão domiciliar. Vacari tesoureiro do PT preso, Paulo Maluf solto! Delcídio Amaral preso e Cunha solto. Um ministro do supremo se encontra na casa de Cunha para definir como será o impeachment da Dilma e fica por isso mesmo.
    Não é por gostar do PT, é por falta de coerência mesmo. Quer prender o PT, prenda, mas prenda os outros também porque deste jeito aí sempre o Lula vai ter razão quando diz é perseguido. E olha que eu nem precisei citar o nome de quem o banqueiro André Esteves pagou a lua de mel!

  21. Alberto disse:

    Enquanto probabilidades,distúrbios gastrointestinais.

  22. Eurico Ferreira Jr. disse:

    Tomara que o Kennedy esteja certo. Mas, por princípio, é impossível que haja bom senso na Câmara. O Cunha deve se safar.

  23. Stanislaw: ISSO É UMA VERGONHA, CHEGA DE MAR DE LAMA! disse:

    Presidente da República ameaçada de impeachment!
    Ex-Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional, Presidente da Câmara Federal, vários Senadores e Deputados Federais, empresários importantes, sob suspeição de crimes – muitos já processados, muitos já condenados e (ou) presos!
    Chantagens descaradas entre o presidente corrupto da Câmara Federal e o governo corrupto comandado por presidente com 90% de reprovação popular, numa contenda frenética pela manutenção do poder!
    População apática e, infelizmente, “parte” da valorosa mídia dando as notícias através de brincadeiras e chacotas, minimizando as ignomínias como se tudo isso fosse um espetáculo circense para rir.
    Em boa hora a Exma. Ministra do STF Carmem Lúcia interveio e, como dando um sinal de “basta” ao que qualificou como “escárnio” diante desse mar de lama, demonstrou a mesma indignação que, creio, é a indignação de 90% da população brasileira – e de 100% dos membros do STF!

  24. Marco Túlio Castro disse:

    Vou rir demais se o pessoal do PT salvar o pescoço daquele político tão afinado com a ideologia petista.
    Vou esfregar isso na cara do pessoal que apoia o PT pelo resto da vida.
    Já tem petista falando que vai apoiar em nome da governabilidade. que lindo !

  25. Idevaldo de Oliveira Costa disse:

    É lamentável que num estado democrático de direito que um governo democraticamente eleito se torne refém dessa ou daquela pessoa(s) ou desse e daquele partido(s) político(s).
    O que o governo deveria fazer, ao meu ver, era enfrentar toda essa situação e se submeter ao julgamento do parlamento sobre a sua conduta durante o seu exercício.
    Se é inocente, não tem o que temer. Se não o é que seja retirado do poder puro e simplesmente.
    O mas importante nesse caso é a governabilidade do Brasil, das medidas para tirá-lo o mais breve possível dessa crise e, acima de tudo, a imagem que o povo brasileiro, fez, faz e fará desse governo que aí está, bem como daqueles que o sucederem

  26. Luiz Roberto de Oliveira Pereira disse:

    Cunha dará andamento ao processo de impeachment, ganhando ou perdendo a votação no Conselho de Ética. Se ganhar no Conselho, voltará a ser cortejado pela oposição e se Dilma for afastada, ele se tornará o homem forte do governo de Michel Temer.
    Se perder, dará andamento ao impeachment não apenas por vingança, mas para tentar criar um fato maior do que sua derrota no Conselho e tentar ganhar tempo para reverter a derrota inicial e escapar da cassação.
    O melhor que o PT e Dilma têm a fazer é derrotá-lo no Conselho de Ética, enfraquecendo-o e abrindo caminho para que a PGR tenham elementos para pedir ao STF que afaste Cunha da Presidência da Câmara.
    Fazendo isso, o PT e Dilma ganharão apoio suficiente para barrar o impeachment, mesmo que Cunha dê início ao processo.

  27. Santos disse:

    O PT, a incompetente “mor”, seu desgoverno e a “oposição” há muito já assinaram este recibo com o Sr. Cunha. Enquanto o país agoniza lentamente, as “excelências” se preocupam apenas com o poder e as negociatas. Acho que só o Judiciário e a PF poderão dar algum jeito neste prostíbulo, isto se até lá ainda existir o país.

  28. Ivanildo Carvalho Ferreira disse:

    Tirem logo esse cara dai.

  29. Mauricio Resende disse:

    Boa tarde,

    Não é possível que o povo brasileiro não esteja vendo esse duelo entre Cunha e o PT, sem pensar nem um pouquinho no Brasil.

    VAMOS NOS UNIR.

    Vamos todos, no mínimo, encaminhar e-mails para todos os deputados e senadores para mostrar que AINDA não estamos mortos.

  30. Antonio Oliveira disse:

    O Brasil só tem uma chance: a renúncia ou afastamento da sua arrogante e incapaz “presidenta”! O PIB caiu 4,5% no último trimestre e ainda esperam o quê para tentar pôr o país no rumo novamente!Não adianta fingir que pode dar certo com essa incompetente que arruinou a economia com suas burradas, somadas aos imensos gastos realizados por ela para se reeleger e manter a “boquinha” da “cumpanheirada”. É muito fracassado encostado nas tetas do dinheiro público! Só na esfera federal são 23.500 cargos “boquinha”! E tudo isso com apoio de um partido, o PT, envolvido até a cabeça na roubalheira da Lavajato! Isso tem de acabar! Chega de populismo aproveitador! Chega de filhos de presidente “ronaldinhos dos negócios”! Ninguém é suporta mais isso!

  31. antonio barbosa disse:

    É SURREAL. Um homem que pode “limpar” o país da praga petista está sub judice e ainda por cima corre-se o risco do presidente do STF que teve encontros secretos com a presidente, acatar um pedido de anulação do impeachment. Enquanto isso a inflação aumenta, os juros vão as alturas, os aposentados ficam sem aumento e tudo vai desmoronando no pior cenário já visto na história do Brasil. Ainda por cima quer mudar a meta fiscal para gastar mais do que não existe, ou seja, endividar ainda mais o país e assim tomar pela testa um rebaixamento das notas e o fim do investimento estrangeiro no país. Bem, depois do rio doce, somente esperar um hecatombe de proporções inimaginadas, seja ela qual for. Pobre Brasil.

  32. Pasquale disse:

    01/12/2015 18h41

    O Produto Interno Bruto (PIB) também se contraiu de julho a setembro, 4,5%, em relação ao terceiro trimestre de 2014, o maior retrocesso desde que começou a série histórica, em 1996, afirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  33. ElINTON DA SILVA MONTE disse:

    Até quando iremos continuar a assistir inertes, paralisados, anestesiados, como se estivéssemos assistindo a NOVELA das oito, ou a um filme HOLLYWOODIANO. Enquanto isso aquelas BACTÉRIAS que infelizmente nós mesmos colocamos no PODER, vão ficando cada vez mais FORTES, mais imunes aos nossos desejos, necessidades até mesmos SONHOS. Não podemos sermos marionetes nas mãos destes CRÁPULAS e irmos para ruas comemorar a este absurdo pedido de IMPEACHMENT, e saibam que não se trata de defender a DILMA, muito menos concordar com o CUNHA, mas sim de manobras politicas, moedas de troca para se perpetuarem nos PODERES. Temos que rever a nossa forma de DEMOCRACIA, pois da forma atual não dá mais para suportar. Não esqueçamos que para se levar a cabo o processo de IMPEACHMENT, tem que ter acusações fundamentadas contra o atual Presidente e não o anterior, senão continuaremos sendo Chacota para os outros Países.

  34. Roberto disse:

    Sim, contra o Cunha há provas de crime, tem até gente do partido dele votando contra ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 15:49:59