aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-09-2014, 23h04

Tendência é PT e PSDB subir mais o tom em relação a Marina

8

Postado por: ISABELA HORTA

O grande destaque do debate com os candidatos à Presidência realizado pelo SBT nesta segunda-feira é a polarização entre Marina Silva e Dilma Rousseff. No Datafolha, as duas apareceram com 34%. No primeiro bloco, Dilma foi a primeira perguntar. Foi diretamente a Marina. Elencou que as promessas da candidata do PSB custariam 140 bilhões de reais. Foi um uma tentativa de desacreditar a viabilidade do programa de governo da Marina. A ex-senadora rebateu dizendo que eram compromissos e uma nova forma de tocar a política econômica. Em outro momento do debate, Marina devolveu a Dilma. Disse que a presidente tem dificuldade em reconhecer erros e isso dificultava correções de rumo.

O embate entre as duas candidatas foi reflexo do que aconteceu nos últimos dias. Marina cresceu bastante. É mais que uma onda. Depois da tragédia do Eduardo Campos, ficou uma indagação se Marina seria só um reflexo da comoção. De 10 dias pra cá, a mudança foi pra valer. Vai ser difícil tirar Marina do segundo turno. É uma tarefa muito complicada para o Aécio. A ex-senadora está embalada em um sentimento mudancista. E a presidente Dilma tem entre 34 e 35% das intenções de voto. O número é parecido com a porcentagem do eleitorado que avalia o governo como ótimo ou bom.

Marina desponta como favorita porque, na simulação do segundo turno, ela bateria a presidente Dilma com 50 a 40. A eleição ainda está aberta. A presidente pode se recuperar. Mas a votação vai ser bem disputada. No debate, houve polarização entre as candidatas do PT e do PSB. Aécio Neves, do PSDB, ficou em segundo plano. Quando puderam, Dilma e Marina perguntaram uma para a outra. Os jornalistas também priorizaram os embates entre as candidatas.

Uma dificuldade que o PSB enfrenta são as propostas de governo para a comunidade LGTB e outras pautas da esquerda. É uma ironia que o Partido Socialista Brasileiro tenha uma candidata que é contra a ampliação do direito ao aborto. Marina é mais conservadora que o PSB nesses aspectos. Mas todos os candidatos à Presidência têm uma posição muito conservadora em relação à legalização das drogas e à eventual ampliação do direito ao aborto. A maioria dos eleitores rejeita esses temas. Então, é um complicador pra Marina, mas também é para a presidente Dilma e para o candidato Aécio. Na eleição de 2010, o candidato tucano José Serra introduziu a questão do aborto pra acuar Dilma. Ela acabou aceitando pactuar de uma maneira mais conservadora. E, nos últimos 4 anos, esse tema pouco avançou. Em um eventual governo Marina ou em um segundo mandato de Dilma, essas questões continuarão em segundo plano.

A tendência para os próximos dias é que o programa do PT no rádio e na TV fique um pouco mais agressivo em relação à Marina. Mas a estratégia deve ser bem medida. Uma agressividade excessiva pode acabar sendo mal vista pelo eleitor. Pelo que indicou no debate de hoje, a presidente Dilma deve ser mais incisiva nos questionamentos das propostas de Marina. O PSDB também deve fazer isso. Mas os tucanos vivem hoje um dilema. Nos bastidores, já avaliam a possibilidade de apoiar Marina em um segundo turno contra presidente Dilma. Podem até fornecer quadros e integrar eventual governo do PSB. O PSDB pode jogar a toalha ou ainda insistir. Da parte do Aécio, haverá uma insistência como ele fez no debate hoje. Haverá maior cobrança de contradições do discurso de Marina. Se as contas fecham com as promessas que ela faz para saúde e educação. Se o discurso de nova política está em sintonia com atos que ela e o PSB praticam. Marina é uma política séria. Tem biografia respeitada. Mas vai ser questionada por contradições em seu discurso.

Comentários
8
  1. ZENON FERREIRA DOS SANTOS disse:

    Meu voto está destinado à Aécio Neves, entretanto, se a Marina tiver chance de vencer no 1º turno, meu voto será destinado para ela. Não quero mais o PT governando o país .Todos os partidos praticam corrupão, mas o PT extrapolou no desvio do dinheiro público.

  2. Antonio Alves Cardoso disse:

    Obrigado, KENNEDY ALENCAR, pela sua gentileza deste espaço !
    Primeiramente, me solidarizo com Você, na pergunta feita para um dos Candidatos deste 2º Debate Presidencial do SBT. Estou indignado de ter assistido um comportamento todo grosseiro deste Candidato que mostrou-se completamente desequilibrado, atacando a sua Pessoa.
    Por outro lado, uma Candidata que sonha com um País das Maravilhas, pensando que GOVERNAR o BRASIL é como conto de MÁGICAS? ELA mal sabe explicar donde tirar DINHEIRO para realizar suas mágicas? O Ex-Vice-Presidente da República ITAMAR FRANCO, ao assumir à Presidência, após o IMPEACHIMMENT de COLLOR, teve que apresentar sua DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA; E agora vem uma Candidata se esconder atrás de Empresas que lhe dão DINHEIRO ? Quis ainda se justificar dando exemplo de outros que fazem o mesmo ??? É por isto,que não troco o meu VOTO, da Candidata CERTA por esta totalmente DUVIDOSA ???

    • rita disse:

      ela disse que as empresas e que não e que pode revelar os valores.

    • Helena/S.André SP disse:

      É isso aí, Antonio Alves! Gostaria de citar o que disse o sr. José Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia de 2001, semana passada na Alemanha. Ele disse que a terapia neoliberal adotada pelos ricos no pós crise mundial 2007-2008 é um retumbante fracasso. E não é isso o que prega a candidata, a volta do neoliberalismo no Brasil?

    • marcio disse:

      Candidata “certa”…Se já decidiu o seu voto, respeite os eleitores que fazem a opção pela Marina. Realmente dinheiro existe, mas acaba tudo no ralo da corrupção, como no caso da Petrobras. Quanto a Itamar Franco, foi um homem honestíssimo e íntegro e não vejo por que pedir explicações a Marina, deveríamos pedir explicações ao filho do Lula, que esta milionário, este sim foi um presidente que comprovadamente enriqueceu os seus. Voto Marina, pelo redução da corrupção no Brasil.

  3. Pasquale disse:

    DILMARROGANTE e pobre guerilheira,não contavas com a virada aos 45 do segundo tempo.
    E ainda com a falta total de habilidade na oratória,vai sobrar o ostracismo e depois uma triste lembrança.

  4. gesiel disse:

    A Dilma do PT num primeiro momento não deverá subir o tom com a Marina PSB, pois na pior das hipoteses a Dilma ja estaria garantida num segundo turno. Já o Aecio do PSDB deverá sim atacar a Marina NUMA ULTIMA E DESESPERADA CARTADA, mas como tem uma candidatura fragil, não deverá afetar muito a candidata do PSB. No entanto a candidata Luciana Genro do PSOL, está sim, deverá atacar muito a Marina e a Dilma.

  5. elias silva disse:

    Marina foi a melhor em todos os debates promovidos ate agora e também nos jornais televisivos,…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 10:31:57