aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
16-09-2019, 20h20

Tensão saudita pode ser novo teste para política de preços da Petrobras

Ataques no Oriente Médio aumentam valor do petróleo
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A tensão na Arábia Saudita deverá ser um novo teste para a política de preços da Petrobras. No fim de semana, houve ataques a refinarias sauditas que abalaram o fornecimento de petróleo ao mercado mundial. Há possibilidade de alta no preço dos combustíveis no Brasil em face do acontecimento global.

O governo Bolsonaro já interveio na política de preços da Petrobras para agradar aos caminhoneiros. Esse setor compõe a base social do bolsonarismo.

A ala política do governo tem dito ao presidente que é preciso cuidado ao repassar eventual alta de preços dos combustíveis devido à crise saudita. Ou seja, a política de preços da Petrobras poderá sofrer mais uma intervenção em um momento de baixa popularidade presidencial.

*

Barril de pólvora

No âmbito internacional, os EUA acusam o Irã de estar por trás dos ataques assumidos por rebeldes do Iêmen (houthis). A Arábia Saudita ataca o país vizinho e não é nenhuma santa no Oriente Médio. É uma ditadura amiga de Washington e que faz contraponto à força do Irã na região.

Rússia, China e Turquia já se manifestaram contra eventual retaliação dos EUA. O presidente Donald Trump se disse preparado e armado para reagir. Trump tenta acabar com a guerra que já dura 18 anos no Afeganistão. Mas presidentes americanos, sobretudo a um ano da reeleição, gostam de parecer fortes.

Um eventual ataque ao Irã tenderia a ampliar a desintegração de nações no Oriente Médio, que é um legado negativo da estratégia americana pós-11 de Setembro de 2001. Os iranianos também têm aliados importantes que não aprovariam uma ação dura de Washington contra Teerã.

Ouça o comentário a partir dos 7 minutos e 52 segundos no áudio abaixo:

Comentários
1
  1. walter nobre disse:

    Kennedy, como ficou claro, que o Mundo gira de acordo com os “botões da blusa de quem usa”; não passa de uma estratégia contra o Irã este ataque de “DRONES”; ninguém respira naquele espaço, sem ser detectado, mais uma marmota, para fomentar a política que interessa..manterá o controle sobre a situação, controlando como puder; a intenção é desidratar o Irã, que por um tempo, ficará prejudicado, esta é a intenção clara deste episódio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-10-19 04:17:40