aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-03-2016, 9h34

Teori e Janot agem com responsabilidade na crise

Ministro e procurador mostram descontentamento com Moro e cia.
131

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Teori Zavascki e Rodrigo Janot confirmam que são autoridades públicas equilibradas e que estão atuando com responsabilidade num momento em que o país atravessa uma grave crise.

O ministro Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu ontem que o juiz federal Sérgio Moro deverá enviar para a corte superior todos os documentos sobre a investigação do ex-presidente Lula. Ele colocou sob sigilo os grampos já divulgados de conversas do petista.

Já o procurador-geral divulgou uma manifestação ao Ministério Público Federal que foi lida como uma reprimenda a Moro e aos procuradores da República que poderiam estar influenciados pelo que Janot chamou de “paixões das ruas”.

A decisão de Teori e a manifestação de Janot sinalizam descontentamento com ações recentes de Moro e de procuradores que fizeram comícios pedindo apoio da população às investigações contra Lula. Teori e Janot agiram corretamente.

A discussão sobre a legalidade das ações dos investigadores da Lava Jato é tão importante quanto as descobertas feitas no combate à corrupção. No caso, a forma é tão crucial quanto o conteúdo. Eventuais atos ilegais podem, lá na frente, anular parte da investigação. Já vimos esse filme na Operação Castelo de Areia, que foi toda invalidada no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Teori e Janot protegem a Lava Jato. Moro errou ao divulgar os grampos de Lula. Foi uma ação relâmpago irresponsável e política, que permitiu um julgamento sumário de Dilma e Lula perante o tribunal da opinião pública.

Houve trechos divulgados que não têm conexão com a investigação. A legislação sobre interceptação telefônica determina que, nesses casos, os áudios sejam destruídos e não possam ser transcritos. A lei é clara sobre a necessidade do sigilo.

Essas escutas incendiaram as ruas. Há uma agressividade crescente entre críticos e apoiadores do governo. Isso é perigoso para a democracia.

É um absurdo que ocorra manifestação em frente à casa de Teori para pressioná-lo. Isso ultrapassa os limites da tolerância democrática. Autoridades, líderes dos movimentos contra e a favor do governo e jornalistas não devem incitar o ódio.

Antes da decisão de ontem, Teori já havia dado uma declaração que foi interpretada como uma crítica a Moro, dizendo que um juiz não deve estimular conflitos sociais nem se seduzir por holofotes.

Na nota de ontem, Janot recomenda que o Ministério Público deva se manter distante da política partidária e defendeu “apagar o brilho personalista da vaidade”.

Ter uma atuação política é o pior que Moro pode fazer para a Lava Jato. E incorrem no mesmo erro os procuradores da República e os delegados federais que realizam comícios e cobram o Congresso e os políticos. Não é o papel deles. Dá para combater a corrupção respeitando o Estado democrático de direito. Teori e Janot têm dado provas disso.

*

Em tempo

A decisão do ministro Teori ainda será examinada pelo plenário do Supremo. A história recente mostra que isso não é garantia de impunidade.

*

Com um arquivo que tem origem nos anos 80, as delações de executivos da Odebrecht tendem a ser amplas, atingindo mais de um ou dois partidos. Deverão afetar quase toda classe política brasileira. A Odebrecht tinha relações com quase todas as legendas, do governo à oposição.

Na nota divulgada ontem, a empresa dá um sinal de que suas delações deverão ser multipartidárias. Essa indicação está clara no trecho em que a empresa diz que a Lava Jato revelou a “existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”.

Traduzindo: não aponta o dedo para apenas uma legenda e se coloca no contexto de um grande “sistema ilegal e ilegítimo” de funcionamento da política brasileira.

A entrevista dos investigadores ontem em Curitiba a respeito da Xepa, a 26ª fase da Operação Lava Jato, também sugere que as delações da Odebrecht deverão ser amplas.

Ao falar das medidas da Xepa, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse que a Lava Jato tem foco na Petrobras, mas investigará outras empresas. Afirmou que irá além de um partido, seja qual for. E declarou que a investigação descobriu eventuais crimes da Odebrecht em contratos com o governo federal e governos estaduais.

Logo, delações da empresa para que tragam novidades aos investigadores deverão ter um escopo maior do que eles já saberiam hoje.

No curto prazo, o efeito é devastador para a presidente Dilma. Há evidência de descoberta de pagamentos ilegais ao marqueteiro João Santana no ano da reeleição e nos primeiros meses do segundo mandato. É um fato que deverá reforçar ainda mais a possibilidade de impeachment, movimento que vem crescendo no Congresso. Será muito difícil Dilma não sofrer impedimento nas próximas semanas.

Mas as revelações da Odebrecht deverão levar para a ribalta políticos do PMDB e do PSDB, partidos que também têm fortes laços com a Odebrecht. As delações são uma bomba que deverá explodir boa parte da atual classe política do país.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
131
  1. Fabio disse:

    Temer, Cunha e Aécio, para nosso Brasil se desenvolver e acabar com a corrupção de vez.

    • v.silva disse:

      Só se for a corrupção dos outros políticos! As deles não! Pobre destino do Brasil.

      • Luiz Silva disse:

        Não só políticos estão errados. Teori deveria elogiar Moro pela divulgação de conversa de enorme “interesse social”. Mas vejam o que escreveu: “A Lei 9.269, além de vedar expressamente a divulgação de qualquer conversação interceptada (art. 8º), determina a inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal (art. 9º).”
        Teori, lembre do art. 5 LX da Constituição: “A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. O interesse social exigia sigilo? Pelo contrário! A intimidade exigia sigilo? Não. O diálogo tinha caráter “republicano” (palavras de Dilma). Não havia intimidade a proteger. Mas, paara Teori, Moro deveria inutilizar o diálogo pois não interessava à investigação criminal. É verdade. O diálogo só interessava mesmo ao povo brasileiro.

    • Paulo Henrique disse:

      É cada um que aparece…

    • Infelizmente as coisas não são desse jeito. Esses políticos que você citou também tem seus fantasmas dentro do armário. O ser humano é imperfeito por natureza, e aqui no Brasil reina forte a cultura da vantagem no trato público.

    • Robson Aguiar disse:

      O povo não sabe nem identificar uma ironia. Rsrs

    • ESTÃO PERTURBANDO O SOSSEGO E TRABALHO DOS BRASILEIROS…NÃO TEM CABIMENTO TODA ESSA SITUAÇÃO DE DISCUSSÃO DA DILMA E LULA INCLUSIVE SEUS ASSECLAS…A AVERDADE NUA E CRUA É NÓS O POVO BRASILEIRO EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO QUEREMOS TAL POLITICAGEM QUE ESTA AÍ…E NEM A TURMA DO PT…CHEGA DE ARRUAÇA E ROUBALHEIRA…O POVO NÃO QUER MAIS ESTES POLITICOS CORRUPTOS…

    • Andre disse:

      Fábio , sou totalmente a favor da lava jato, mas estes nomes que você citou como solução é no mínimo inocente

    • Cláudia Gomes disse:

      Nosso país vive momento muito complicado, ao meu ver nós povo brasileiro devemos ir as ruas reivindicar a renúncia do governo e de todo o congresso, exigir novas eleições, temos um governo impossível de defender versus uma oposição impossível de apoiar, o que será do nosso país?!?!

    • Bruno disse:

      Isso é o mesmo que por o Charada, o Piguim e a Mulher-Gato para combater o Coringa, O Sr. Frio e o Rei Tut.

  2. Com todo respeito que até então nutria pela sua pessoa, não posso concordar com os seus comentários a favor do Min. Teori e contra o Juiz Moro. Talvez você ainda não tenha a exata dimensão do que seja combater o crime organizado, especialmente quando envolve pessoas que detém poder de comando, de informação, de decisão, econômico, etc. Lamento ainda mais quando se privilegia a forma em detrimento do conteúdo. Talvez por ser a sua visão a mesma daqueles que estão no poder, ou seja, que na república tudo pode. A sociedade brasileira levou mais um tapa na cara, e, quando homens de coragem, como o Min. Gilmar e o Juiz Moro, tomam decisões em favor da sociedade, da honestidade, da moralidade, da ética, ou seja, da pátria, outros tantos preferem acobertar fatos incontroversos. Talvez porque você também acredite na versão apresentada, que, sendo sincero, não merece qualquer comentário, pois se o fizesse, certamente não seria dentro dos limites da democracia, tamanho a incredulidade.

    • Maria Antonia disse:

      Gilmar pode ate ser um homem de coragem porem para defender seu interesses ,nao se iluda ele tem partido ,veja ele com cunha e Moro com o PSDB tudo o que querem e tirar ela . colocar a culpa toda no PT e depois para com as investigações,se não fosse isso Cunha ja estaria preso muito antes de Lula!! Sou a favor da imparcialidade , todos devem ser investigados e se for o caso presos…

      • Carlos Alberto disse:

        O risco que temos que temer, é Sergio moro virar réu, Lula o PT e Dilma saírem dessa investigação por engavetamento do processo, o que levaria a maioria da população a revolta e descrédito nas instituições públicas o que poderia causar conflitos de rua descontrolados pelo falido poder público, causando grande risco de uma intervenção militar armada para defender o brasil, aliás função básica e institucional das forças armadas.

      • Bandeira disse:

        José Serra já está articulando com Michel Temer um pacto para evitar “uma caça as bruxas”na lava jato, caso ocorra a saída de Dilma ….se Serra e o PSDB estão preocupados, acho que eles tem medo de serem queimados na fogueira junto com o PT, PMDB, DEM….essa antagonismo do PSDB e PT estão lavando o país pro buraco, não há inocentes em Brasilia, deveriamos aproveitar a votação do impeachment, explodir o congresso e começar do zero…

      • Edson de Andrade disse:

        É interessante falar que o Juiz Moro é pro PSDB. Agora se Moro é do PSDB, qual é o partido dos 08 Ministros do STF nomeados pelo PT? Alguém acha que o PT não analisa a tendência política de seus indicados? Ressalto que um dos nomeados (Dias Toffoli) foi inclusive advogado de Lula. Por obvio, a maior chance de Lula, Dilma e o PT escaparem impunes está na ida das investigações para o Supremo.

      • XUPA KABRA disse:

        Maria Antonia, em que país você vive? Não é aqui no Brasil, é ?

    • Girmar no stf so no brasir disse:

      Ta de brincadeira Pinheiro no seu comentario faça uma pesquisa sobre a vida do girmar mendes…depois veremos se sobra pedra sob pedra…

    • joelma de oliveira disse:

      Com sua licença Mauricio Perucci faço minha as suas palavras…

    • Daniel G.MG disse:

      Gilmar Mendes ora,ora. Político porisso não imparcial em seus julgamentos,Moro e outros e vc ainda defende o facismo desses juristas, que são declaradamente goplistas.

      • Wenceslau disse:

        Como definir golpe?
        O uso de verbas destinados a saúde? a educação? transporte? Que foram para caixa 2 ? Para favorecer ou criar recursos financeiros particulares, enquanto muitos estão morrendo de fome, sem ter assistência social necessária? Quantas pessoas morreram este ano? Pais, tios, Mães, filhos, Netos, Avos. Quantos perderam seus empregos? famílias desfeitas por desentendimento, em função da perda de poder econômico. O auto índice de violência entre jovens negros, onde estão os investimentos? para minimizar esta situação? Toda esta situação de desvio de dinheiro, é uma falácia? Essas pessoas estão sendo acusadas sem provas? Quem está golpeando a família Brasileira, que assiste seu filho morrer ou não tem como alimenta-lo, por falta de distribuição ou furto do dinheiro publico? O povo, que vai pra rua, a autoridade que executa seu ato de ofício? Não.

    • Edmilson disse:

      Bom dia Mauricio.

      Perfeita sua fala! Tomo suas palavras como a minha e de minha família! E com certeza a de milhões de brasileiros honestos e pagadores de impostos! Alguém, e esse alguém foi o juiz Moro, tinha que “quebrar” de alguma forma o sistema..sistema esse corrompido pelos que estão no poder e por grande parte do nosso judiciário, pois muitos desses juízes foram postos lá por indicação de partidos políticos!

      Estamos juntos nessa batalha e poucas vezes na minha vida, acho que dessa vez alguma coisa tem que acontecer, senão estaremos perdidos meu caro amigo!!

      Abraço!

      • Ari disse:

        Não Maurício, isso já aconteceu algumas vezes. Quando não respeitam as leis, e tomam o que temos de mais sagrado a liberdade e cidadania (1964 – golpe dos militares). O Moro e Gilmar Mendes não escondem mais sua partidarização. Querem tirar o PT e nada mais. Veja as planilhas divulgadas hoje, tem um monte de gente do PMDB e do PSDB. Por que não falam nada. A globo obviamente não fala nada. Isso é GOLPE e não podemos permitir, vamos mudar nas urnas!!!!

    • REGINALDO BARRETO disse:

      Parabéns pelo seu comentario mauricio, é impressionante como tem pessoas que tentam desfigurar pessoas honestas tentando colocar elas como um fora da lei, Dilma e Lula se as pessoas estão do lado deles são a melhores pessoas do mundo, mas se alguem os denucia e mostram o quanto eles tem nos prejudicados, essas pessoas viram bandidos, olhem o teor das conversas, e parem de olhar a quebra de sigilo, defendo aqui o MORO pois ele sim tem mostrado o que acontece por baixo dos panos, e presidente esta ai para nos servir pessoas de bem que lutam pelo sustento de sua familia e não para servir bandido.

    • Paulo Gerson disse:

      Parabens, falou tudo e mais um pouco.

    • Antonio Luiz de Bizarra disse:

      Estou usando o espaço de resposta para postar meus comentários já que não consegui faze-lo como tal. Concordo com você e já era de esperar pois está na hora do Stf pagar o governo pelos favores concedidos. Esses juízes somente consideram o que esta escrito em um pedaço de papel ignorando o que 6 milhões de pessoas acham. Não importa se o conteúdo das gravações são legais ou não. O conteúdo é que compromete e é o que realmente eles pensam. Tudo deve ser exposto ao povo. Não é assim que deveria funcionar essa democracia de merda que o governo tanto alude? Ética e Moral estão longe dessas interpretações. Infelizmente tudo não passa de um grande oba oba para iludir um povo de maioria ignorante que faz do nosso país consolidar junto a opinião de fora que somos parte de um continente fracassado.
      Triste!!!!!

    • Santos disse:

      Entendo a sua posição e espero ter entendido a do Min. Teori e do Procurador Geral. Há vários anos li e aprendi que a Verdadeira Verdade tem, pelo menos, dois lados. Estou acreditando na honestidade e, principalmente, nas experiências de vida deles, talvez 50% maior que a do Juiz Moro, que sabem os tipos de víboras que estão envolvidas nessas tramas. Lembro-me de uma entrevista de John Lennon a uma revista em que inquerido sobre se teve algum medo de reação hostil por parte de Paul, Ringo ou George quando pois fim aos Beatles. Ele respondeu que nunca MAS sim de alguns executivos da Apple Records, que não sabiam como manter seus altos padrões de vida.
      Aqui além dos executivos temos parlamentares, donos de empresas poderosas, desembagadores, juízes e, principalmente, vários dos mais “respeitados” escritórios de advocacia do Brasil, cujos sócios ostentam luxurias advindas desse HOLOCAUSTO NACIONAL da corrupção. Tem parecer de alguns deles que valem milhões de dólares, que os permitem t

    • Marcos Paulo Fernandes Alves disse:

      Então será que agir de acordo com os anseios da sociedade seria desrespeitar a Constituição Federal? Desde quando divulgar grampos para a imprensa sem autorização do STF é prova de que o processo transcorre de maneira interessante para a sociedade. A não ser que seja adepto da cultura do “Vale-tudo” em prol do interesse de uma determinada opinião pública. Pra mim, que investigue de acordo com o que se encontra nos ritos da Constituição Federal.

    • JOE disse:

      Boa tarde
      O ministro, o procurador e o kennedy estão correto nas opiniões, porque estes promotores e o moro estão tambem sendo corruptos tanto quanto, os investigados e condenados tomando posições partidárias e de oposição, porque a situação só consegue ser corrupta com plena conivência da oposição, caso contrario o pais não sofreria esses desfalques nos cofres publicos.
      O moro e seus comparsas até agora não apresentaram um cronograma de quando os desvios encontrados irá voltar para os cofres da petrobras, nem conseguiu bloquear patrimonio dos amigos do lula, porque coitado o lula só vive com benevolência de amigos rsrsrsrsrs.
      Eles somente estão gastando ainda mais com investigações sem planejamento de recuperação para os cofres publicos, até parece que estão trabalhando para produzir material para companha de 2018 e a imagem da petrobras e do Brasil cada vez mais sendo deteriorada por irresponsaveis que estão blindados pela vitaliciedade de seus cargos publicos.

    • Delcino Gomes disse:

      nunca neste país o nível de corrupção chegou a um patamar tão elevado, são muitos os politicos investigados, e creio que grande parte será condenada; isto é, se nossa suprema corte não for leniente com os mesmos.
      Camara, senado, presidencia, não importa onde esteja a corrupção, quem errou deve pagar. Vamos apoiar quem investiga, pois se não houver apoio, a corja de ladrões irá achar que são deuses e dentro em breve a voz dos que querem e trabalham para verem as coisas sendo tratada de forma honesta, estará sendo perseguida e calada.

    • NORBERTO FRIAS disse:

      Maurício Perucci, concordo plenamente com seu comentário, e só para dar um reforço, aliás, que não é necesário, mas só para constar e lembrar que o Teori é um dos indicados pela Dilma.

    • Albérico Lima Barreto disse:

      Não dá para conversar com quem defende Gilmar Mendes e Moro. Dois irresponsáveis que agem com paixão politica e não como magistrados. Pobre Brasil.

      • não vamos defender ninguem, vamos dar a palmatoria a quem merece, não vamos torcer para nenhum partido, vamos torcer para o brasil, quem tem culpa no cartorio tem que pagar, e chega de mimimi de quem quer que seja, deixe o moro fazer as investigações, se gritar pega ladrão não fica um meu irmão, pau nesta classe politica e em eleitores torcedores.

    • Bruno disse:

      Pergunte para Joaquim Barbosa quem é Gilmar Mendes

  3. Paulo disse:

    É claro que estão descontentes: o Moro está investigando os amigos deles.

  4. Joaquim disse:

    Kennedy, seria bom eles virem de publico e explicar, por que até o momento apenas o Cunha???????? Esta é pergunta que não quer calar.

  5. Carlos Gomes disse:

    Ou seja: o que vc diz é que o povo precisa ser tutelado; alguém, munido de alguma autoridade, deve decidir o que devemos escutar e o que não devemos, mesmo que tais coisas digam respeito a nós, como cidadãos. Não estamos falando de conversas pessoais, mas de conchavos políticos, de armação para burlar a justiça, de coisas baixas. Lamentável a sua posição, Kennedy.

  6. Maria Rosário de Fatima disse:

    Parabéns Kennedy, por sua imparcialidade como jornalista. É disso que estamos precisando na nossa imprensa.

  7. RAfael disse:

    Ah tah, ae o processo fica lah encostado, todo mundo esquece e vivemos num novo voo de galinha arquitetado pelo governo via novos emprestimos a quem ja esta com a corda no pescoço (ao mesmo tempo orando para que surja um novo player global interessado nessas comodities agrícolas de baixo custo que o país oferece ao mundo).
    O plano perfeito!

  8. silverio disse:

    Bom dia,

    Espero que todos os envolvidos na corrupção sem discriminação, comprovada a culpa sejam punidos.
    – As divulgações indevidas são preocupantes: os estragos já foram feitos, os responsáveis deverão ser punidos. – Sobre o impeachment é outro fato preocupante pela sucessão: “Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.” – Digo: vice-presidente (PMDB) envolvido, presidente da câmara envolvido, presidente do senado envolvido, sobra o presidente do STF Ricardo Lewandowski. – Esse o provável presidente.

  9. EDILAR PINHEIRO disse:

    Concordo plenamente com o Maurício Peruci. Se assim não procedesse o juiz Moro, a sociedade, que é a principal interessada não ficaria sabendo das falcatruas que ocorrem por debaixo dos panos. A pessoa pública não deve ter direito a privacidade, principalmente em assuntos da república, para a qual foi eleita e prometeu defender e não roubar. Estamos diante da maior roubalheira que já se teve notícia no Brasil e o povo tem o direito de saber, afinal de contas que vai pagar o pato é o povo, como sempre. Os ladrões do mensalão já foram perdoados pela presidente.

    • Juliano Lucas disse:

      Cara Edilar, concordo que a Justiça seja para todos, imparcial, mas não estamos assistindo isto, nossas autoridades se comportam como se estivessem num espetáculo televisivo. Na Itália eram mafiosos, bandidos, assassinos e de certa forma o Juiz Falcone teve de usar os métodos usados hoje, mas aqui são políticos corruptos que nós elegemos, bem diferente da Itália.

    • PAULO SERGIO EDUARDO DOS REIS disse:

      concordo em que todas pessoas publicas teriam que ser grampeadas inclusive o senhor Neves,Cunha,Temer e outros que acham que estão imune,mas tambem fizeram sujeiras.

  10. Robert disse:

    Que seja uma bomba termonuclear meu caro Kennedy. Que limpe a política de todo lixo em que a transformaram. Peguem todos, de todos os partidos, mesmo que tenhamos que eleger desde o porteiro do Congresso até o Presidente da Republica. É hora de virar a mesa de vez. Doa a quem doer.

  11. Juliano Lucas disse:

    Parabéns Kennedy, informar a verdade é o melhor que um jornalista pode fazer pela sociedade. Que apareça a verdade, talvez não sobre nenhum político então faremos novas eleições. Já temos muito jornalista estilo novela da globo, pura encenação.

  12. Arlindo Reis disse:

    O Dr. Juiz Sérgio Moro, vem pedindo apoio da população, JUSTAMENTE, por conta das pressões internas e externas que vem sofrendo dos COMPANHEIROS do Lula e sua corja, contra o bom trabalhoa que vem fazendo. Infelizmente o STF está repleto de companheiros esquerdista do Lula.
    Vejo motivos de sobra pra não confiar no STF.

  13. arnaldo disse:

    Tornar publico o que ocorre fora dos olhos da sociedade só a torna mais forte e sabedora daquilo que as vezes não chega ao mais humilde contribuinte. Essa historia de inviolabilidade do sigilo deve ser feita para uma conversa informal e que não venha a se tornar alvo de crimes que ao meu ver eram praticados pelas máfias russas e italianas de tempos atrás em que se tinham infiltrados congressistas e juízes a favor de crimes e assim os tornando praticamente desconhecidos. A nossa constituição como bem se sabe e cheia de brechas para se esconderem no anonimato. A transparência das informações expõe para cada um, aquilo que somos quando não se esta vendo ou ouvindo. Seja presidente ou vice ou pedreiro ou o mais pé rapado brasileiro quando se trata de crimes, não a anonimato para se esconder, só assim teremos transparência daquilo que se dará no resultado final. O julgamento que cada brasileiro faz é o que nos torna uma sociedade livre e não controlada.

    • Questionador disse:

      Não podemos sair pela “caça às bruxas”, de qualquer maneira. Nós temos leis e estas devem sem respeitadas e cumpridas. Se a lei está errada, então vamos mudar a lei, mas não podemos violá-la. A justiça não pode violar o seu direito, o meu ou de nenhum cidadão. Existe o sigilo telefônico e fiscal, que não pode ser quebrado, sem a autorização da justiça, baseados em provas legais. Não podemos nos embebedar pela ira descontrolada e começar a quebrar as regras da nossa Justiça, senão isto pode voltar contra nós mesmos.

    • REGINALDO BARRETO disse:

      Creio que quando a pessoa se tonar um servidor a serviço da população, todos tem o direito de saber como ela esta agindo para o bem maior independente de quem seja. Correta a atitude do moro e que continue assim deixa o homem trabalhar seus folgado.

  14. Francisco Viana disse:

    Prezado Kennedy, eu sou seu fâ e sempre achei os seus comentários imparciais, mas confesso que dessa vez sou obrigado a descordar de você, o Moro e o ministério público federal de Curitiba conseguiram mostrar ao povo brasileiro o tamanho da imundice que havia escondida nas sombras do poder.

    Caso o Lula assumisse a casa civil ele teria poder para paralisar a lava jato e esconder para sempre todas essas gravações e delações. E ele faria isso com certeza.

    Agora a Lava Jato não pode mais ser parada, e com as novas delações da Odebrecht que vem por ai e se por um milagre a Dilma sobreviver ao Impeachment ela deverá sofrer um novo processo de impedimento pois a legitimidade desse governo acabou.

    Muito em breve virá a tona como foi utilizado o dinheiro desviado da Petrobras para a campanha da Dilma e ai caso o governo tenha sobrevivido a o impeachment cai de vez.

    E com isso se apagará também a estrela do PT, a qual defendi por muitos anos quando ela era um simbolo da ética e moral

  15. egberto ubirajara da silva godoy disse:

    tomar uma posição firme e dura contra a corrupçao, nao é tomar partido, é sim se posicionar a frente de uma situação que o povo ja nao aguenta mais, o descaramento, a cara de pau, as mentiras, a falta de compromisso com a coisa publica, que os politicos brasileiros criaram, inclusive em forma de leis, hoje precisamos de ação e nao de demagogia, caso contrario sofreremos as consequencias do comunismo em nosso pais, que ja esta mais do que provado que nao funciona em lugar algum, ser comandado por ditadores vermelhos, infelismente os simpatizantes dessa causa, vai tentar desmoralizar o juiz sergio moro, mas podem ter certeza, que o pais ja virou uma panela de pressao, falta pouco para estourar, se querem ver o brasil virar uma venezuela, bolivia, cuba…..sejam tecnicos e nao politicos, porque de politicos estamos cheios

  16. Claudio disse:

    Ué, da Suiça semana passada Janot disse que era tudo legal os grampos e as divulgações, e agora vem com represália em cima do Exmo. Senhor Sérgio Moro, não entendi.
    Como o Juiz disse a população que elege tem o direito de saber os atos praticados por esses inescrupulosos.
    Estão querendo engavetar para o povo não saber o que se passa, poupe-me, por favor.
    Obs: se fosse um LADRÃO DE GALINHA já estava trancado à muito tempo.

  17. Romanelli disse:

    claro que NINGUÉM terá moral pra promover e se manter no PODER com Impeach
    .
    Irresponsável maior foi S.Moro ..pq o Gilmar Mendes todos nós já conhecemos
    .
    Moro liberou grampo desafeito a um processo com objetivos políticos ..grampeou autoridade com Foro especial, inclusive a Presidência da república ..grampeou ADVOGADOS e clientes ..transformou o processo de Delação ESPONTÂNEA numa oportunidade pro Estado obter informações sob tortura
    .
    tudo isso é muito, MUITO grave ..assim como o são as jogadas políticas do TOGADO nomeado VITALÍCIO – casuisticamente beneficiado pela PEC da bengala – Gilmar Mendes
    .
    a isso que vemos chamamos INSEGURANÇA JURÍDICA ..qual seja, dois pesos e duas medidas

  18. Antônio José Marques disse:

    Todos Brasileiros são iguais perante a Lei, é o que diz nossa constituição. Se o STF é um Tribunal isento, que prima pela apuração dos fatos, como explicar,que um Juiz de primeira instância já condenou quase cem criminosos envolvidos na Lava jato, recuperou bilhões de reais, pediu ressarcimento aos cofres públicos de mais de vinte bilhões de reais, enquanto o STF só indiciou Cunha, todos os demais políticos estão na Sombra da proteção do Foro Privilegiado. Que STF é esse que só serve para proteger membros desta Casta Política que está acabando com o Brasil. O Lula tem razão de procurar proteção no Foro privilegiado, pois o STF não trabalha com a celeridade que o BRASIL precisa.

  19. Valdir de Oiveira Preto disse:

    Não basta apenas tirar a Dilma do Poder.Acho que se colocarmos qualquer outro presidente, seja de qualquer outro partido, é trocar-mos seis por meia dúzia.Oque devemos fazer nesta democracia furada que temos no Brasi,é mudar-mos as leis que favorecem somente estes políticos vagabundos que temos.Coloque a pena de morte para os corruptos,os traficantes, os formadores de quadrilha e os que fazem lavagem de dinheiro para ver se náo acaba com essa vergonha ´toda que assola em nosso lindo pais.Não podemos permitir-mos jamais que esses canalhas fiquem somente com essa penas brandas.Acho que o Brasil é um pais:AMADO POR NÓS, ABENÇOADO POR DEUS E AMALDIÇOADO POR esses políticos canalhas que temos no poder.

  20. Janaina Rodrigues disse:

    O fato é que há muitos interesses políticos nesta investigação. A operação Lava Jato é praticamente a Deep Web, onde estamos apenas na ponta do iceberg. Em momento algum houve cautela com o que se apurou e com o que foi divulgado, pois a população brasileira está acostumada a se informar pela mídia manipuladora que transforma o povo em massa de manobra. Talvez tudo o que esteja acontecendo sirva para que possamos saber que temos sim que discutir política e que temos sim que entender de política. Ter um pensamento diferente deste é caminhar rumo ao retrocesso da democracia. Julgo que Teori agiu coerentemente com as leis brasileiras, que já são precárias tanto no código penal quanto a sua aplicação, mas que existem e que precisam ser seguidas. Manter os desmandos apenas para Lula é demonstrar claramente que não há imparcialidade na decisão e, sim que há interesses escusos subentendidos. Quem dera todos fossem julgados assim aqui na República do Brasil.

  21. joão mário disse:

    Não consigo entender como pode isso, se o cidadão não é mais presidente da republica, portanto é um simples mortal, então como passou de um juiz para o ministro do STF?

  22. Questionador disse:

    Está claro que o Moro ficou encantado pelos holofotes das redes televisivas e atropelou as nossas leis. Sou contra a corrupção, mas criar ou forjar provas, para sustentar a tese defendida, está fora do contexto legal. Os Procuradores disseram que : “- Estão familiarizados com pessoas que tentam enganar a justiça.” Eu até concordo com eles e tem muita gente que tenta este artifícios, mas a Justiça acata denuncias com provas, esta é a nossa base Jurídica. Não podemos punir ninguém , qualquer cidadão que seja, sem estar baseado em provas documentais e irrefutáveis. Fico abismado e preocupado ao saber que a OAB concorda com estas denúncias sem provas. Isto é grave !

    • Luiz Silva disse:

      Sérgio Moro divulgou a conversa de Dilma porque o art.5-LX da Constituição diz: “A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. Você acha mesmo que ele atropelou a Lei?
      Os bancos estatais pagaram dezenas de bilhões em Bolsa Família e Dilma só fez o repasse no final de 2015. Isso configura empréstimo proibido pelo art.36 da Lei de Responsabilidade Fiscal, aquela que foi criada para que presidentes, governadores e prefeitos tivessem responsabilidade fiscal. Por isso, Dilma está enquadrada em crime de responsabilidade previsto no art.85-V da Constituição.
      Você acha mesmo que não há provas para o pedido de impeachment?

  23. Ricardo disse:

    Até que enfim a justiça está fazendo a constituição ser respeitada. Tudo deve ser investigado e quem for culpado deve ser condenado, mas o que estamos vendo hoje é igual a jogo de futebol, todos jogando para a torcida, nomes em jornais, entrevistas, etc. Quem defende tudo a qualquer custo está perdendo a razão. O que muitos deveriam entender é que não basta tirar a Dilma, prender o Lula, se não mudar o sistema político o que acontece é que outros corruptos assumirão os cargos e com uma nova tecnologia para roubar e dificultar as investigações igual aconteceu na Itália após o mão limpa.

  24. Rogério rogodoy disse:

    Eu considero a nossa justiça como irresponsável e manipuladora, porque uma pessoa pode comprar o que quiser, com seu dinheiro. Não interessa que é presidente, pois o FHC também tem apartamentos em valores acima de seu salário como presidente, o Aécio, também ajudou a seu titio a pagar suas dividas ao fazer um aeroporto em suas terras, isso é favorecimento de família. No Brasil, existe uma imprensa chinfrim e irresponsável, que não faz jornalismo, mas prega um golpe de estado. É claro, que a justiça está em maus lençóis porque ao indiciar as pessoas sem provas, por mais que sejam consideradas corrupções passivas, em virtude da verbalização, devemos entender que grampos sejam ilegais, pois em qualquer pais do mundo isso é considerado: espionagem! É uma vergonha que as pessoas aceitem esse tipo de grampos, porque isso pode virar contra vocês também, pois o uso de grampos ilegais é invasão da privacidade e não estado de direito. Se as pessoas acham isso legal, começarei a gravar também!

  25. André Camilo disse:

    É muito triste ver que, estamos emburrecendo mais a cada dia,antes fatos eram tratados nas sombras e agora vieram a luz. Kennedy você reclama do julgamento publico de Lula e Dilma ora o povo os colocou no poder e ao invés de criar politicas de desenvolvimento,transformaram o governo em uma maquina gigante de compra de votos. Sob uma ditadura do medo, ele atiçam as pessoas beneficias por programas assistencialistas que os mesmo perderam seus benefícios se os “homens maus” da direita,ora os militares que eles tanto julgam não fizeram o mesmo demonizando o comunismo?Outro ponto em que governo um civil da esporro no ministro da fazenda?Aonde um líder de partido fala com o ministro da casa civil tomar medidas de estado maior para proteger o sr. Lula? Esse mesmo diz que ele e o partido devem amedrontar o MP.Cara se isso não viesse a publico muitos continuariam nas escuras.Eles reclamam da compra de votos da da eleição do FHC através de emendas parlamentares e fazem o mesmo

    • Questionador disse:

      Há um ditado, onde diz: ” Quem nunca comeu melado, quando come , se lambuza!”. Concordo que o PT ficou envolvido om tamanha corrupção no governo e sem punição, que resolveu banhar-se neste mar de lama, já existente desde o descobrimento. Não sou fanático por partidos políticos, mas consigo ver que o a gestão PT foi a melhor para o povo e para o país. Todos nós queremos acabar com a corrupção e acho que este episódio foi importante para ajudar neste novo processo, entretanto, não podemos nos enganar de que toda a mudança para o nosso país, passa pelos Deputados e estes parecem não querer realizar nenhuma mudança neste sentido.

    • andre oliveira disse:

      O que deveria estar sendo discutido aqui, não é se deve ou não ser feito o impedimento da presidente da república, mas sim, por que a Constituição Federal não permite que a população troque o mandatário (recall) quando assim o desejar. Por que não se permite ao povo emendar a sua constituição, e por que a constituição diz que o poder emana do povo e em seu nome é exercido, e quando o país atravessa uma grave crise, tudo o que podemos fazer é apenas ficar torcendo, torcendo para que a oposição tire o presidente do poder, torcendo para que o juiz faça justiça, apenas torcendo…. e muitas vezez para o lado errado!!!

  26. Endosso as palavras do Mauricio Perucci e acrescento, ainda, o seguinte: Nos tempos negros da ditadura o povo nunca soube o que acontecia nas entranhas da então república ditatorial. Agora, sob o manto do nefasto “sigilo”, querem que as coisas aconteçam sem que o povo saiba. Sigilo deve haver para pessoas probas e decentes, salvo melhor juízo. Pobre Brasil, pobre “reles pública”.

  27. Questionador disse:

    Ontem, a Oposição disse que não mais usaria a Delação premiada do Delcídio, no processo de Impeachment contra a Dilma. Agora eles usarão apenas a prova de “Pedaladas Fiscais” neste processo. Kkkkkkkk, isto seria uma piada ? Querem a condenação da Presidente, porque ela tomou empréstimo nos bancos para manter os Programas sociais? Por tentar acabar com a fome e a miséria deste país ? Por tentar dar uma casa própria para os sem-teto ? Por tentar manter os alunos na escola através do Bolsa-família ? Por aumentar o número de universitário com um crédito estudantil com juros baixíssimos ? Por acabar com a desnutrição das nossas crianças ? Por tirar milhares de crianças pedintes dos nossos cruzamentos ? Não acredito que uma pessoa em sã consciência seja contra a estes atos, só mesmo a Oposição que quer o poder a qualquer custo e sem nenhum escrúpulo.

    • euclides de oliveira pinto neto disse:

      Em que país isto aconteceu ? Você sabe quanto o Brasil tem hoje de dívida interna ? E externa ? Sabia que o Brasil paga as maiores taxas de juros do mundo ? E que, técnicamente, é um país falido ?
      O serviço da dívida abocanha em torno de METADE da arrecadação tributária, PARA PAGAR OS JUROS… o principal nunca será pago… nem os banqueiros querem receber… prá que ? tá bom demais… e o futuro das pessoas vai definhando… que futuro podemos antever para nós e os nossos filhos ? que esperança podemos ter ? não é hora de ficar discutindo filigranas jurídicas… é hora de acabar com o mal pela raiz… erva daninha é arrancada e destruída… a natureza nos ensina o caminho… falta coragem para tomar a iniciativa… por enquanto… quando a fome chegar ao povão, salve-se quem puder… não tem guarda pretoriana que resolva…

  28. Marco Antonio Francisco Teixeira disse:

    Tudo tem que ser apurado. A delação premiada dos diretores da Odebrecht vai respingar provavelmente, inclusive nos governos do Collor, Itamar Franco e FHC. O Brasil tem e deve ser passado a limpo, sem poupar nenhum partido ou político. Estamos passando por um momento delicado, porém histórico. É hora do País e do Povo amadurecer e consolidar suas Instituições.

  29. Alexandre Pereira da Rosa disse:

    O juiz Moro esta fazendo o que muitos deveriam fazer, como diria os mais velhos, ele tem saco roxo. Mais, infelizmente tem gente que esta fazendo de tudo para desmoraliza-lo, se vivemos numa democracia, nos cidadães Brasileiros temos o direito de saber como anda as investigações e as gravações fazem parte da mesmo.

  30. Paulo Henrique disse:

    Temos a clara visão, através dos últimos desdobramentos jurídicos a experiência de um mestre atuando no STF, que já ascendeu ao mais alto posto, e um aluno afoito com pouca prática na terra das araucárias querendo a todo custo, mesmo que arruinando seu próprio trabalho, ter seus quinze minutos de fama, principalmente na televisão e no jornal de cobertura nacional. O procurador da República sempre surpreendendo com seu profissionalismo e o real significado do léxico JUSTIÇA. “Innovare” mas nem tanto sr. Moro…

  31. Sônia Ribeiro disse:

    Engraçado, nobre jornalista! A teoria da pizza de Teori e os discursos mais para palanques sindicalistas, do que para quem “ocupa” um cargo de presidente da República, incitando a comunidade internacional, sob o argumento de golpe ditatorial, podem? A informação ao povo que mantém toda esta corja no poder é irresponsabilidade! Interessante sua abordagem. É uma facção criminosa, sem precedentes. O Brasil tá derretendo! Vou repetir, O BRASIL TÁ DERRETENDO! Não há mais postos de trabalho, a violência é gritante, educação….é a da “pátria educadora”, a saúde já morreu faz tempo! Esta sra. não tem mais qualquer credibilidade para governar o país e sem confiança, não há economia que seja revertida. O povo tá exausto com tanta podridão e tem o direito de saber de toda esta maldita corrupção, de todas as falcatruas. Ninguém pode ser colocado acima da Lei! Esta maldição tem que ser exterminada da vida pública. Acho que teremos que “invadir” Brasília e tirar toda esta máfia a força de lá.

    • Sônia concordo com tudo o que disse. Esses que aí estão, utilizando de discurso de ilegalidade, ruptura e segurança nacional, na verdade procuram esconder-se atrás de leis e argumentos pra protege-los. Ela citou que em outro país, a quebra de sigilo levaria à cadeia o infrator, mas “esquece” de citar o caso watergate- caso semelhante, que levou à renúncia do presidente Nixon. Graças ao juiz Sérgio Moro caiu a máscara desses que tem como hábito enganar os humildes.

    • Marcio disse:

      Isso e fato, sou a favor de invadir e quebrar tudo, expulsar todos… Sai mais barato reconstruir novamente do que sustentar esse bando de morcegos.

  32. adriana disse:

    É uma tristeza ver um Ministro que tem o compromisso de buscar a justiça com ordem suprema do país, sugerir além da suspensão da investigação, seja de quem for, e ainda por cima enviar o Promotor responsável da apuração como investigado. Lastimável.

  33. Ulisses disse:

    Muito bom , Kennedy, esse seu artigo ! As maiores e melhores cabeças pensantes deste país estão contra este julgamento sumario como disse o Ministro Teori . E a imparcialidade da justiça e o sigilo são fundamentais para o Estado de Direito , pois que senão teremos um tribunal de exceção , das ditaduras. Minha visão para o Brasil é totalmente pendente para o lado dos governos petistas, porem, nao sou e nem nunca pertenci ao PT .E digo que esta acusação gigantesca contra o PT é imensamente hipócrita. O julgamento de Moro e seus correligionarios é claramente tendencioso. Aqueles que julgam o PT estão depositando todo seu odio por um Brasil que nunca chegou lá em seus quinhentos anos devido a uma elite que não quer largar o osso Brasil e que está sempre travando governos desenvolvimentistas, e não socialistas como os tolos ainda exergam. A essas alturas o que queremos e desenvolvimento para nosso povo. Mas isso tem um custo que tem de sair do lucro estratosferico deles.

  34. Vera Lúcia disse:

    Estive, estou e sempre estarei do lado do Juiz Moro e Cia. O Brasil precisava de uma pessoa assim, que brigue pelo povo, custe o que custar. PARABÉNS!

  35. Jose Machado disse:

    Caro Kennedy, eu fico pensando se faz sentido: Lula e Dilma, que cometeram um CRIME, não tem que explicar nada, são as vitimas. Moro, que tornou a gravação pública, para evitar que toda a operação Lava Jato acabasse enterrada, é quem tem que dar explicações. Discordo de você, o que Moro fez foi por à luz o que se fala nas sombras, e que claro, não interessam ao público, pois se o público souber, o resultado será a indignação que hoje se vê. As nossas instituições não vão ruir pela revelação. O Brasil não vai sofrer uma ruptura social ou institucional. Ao contrário, é exatamente a cobertura das sombras, nos porões da corrupção institucionalizada no Brasil é que vai causar isso. Espere e verá. Quando a bastilha cai, não sobra cabeça nos pescoções reais.

  36. Questionador disse:

    Ontem, assistindo a TV num jornal de Portugal, a jornalista disse :” – Os brasileiros estão brigando para mudar algo que não tem mudança!” Todo o mundo está vendo isso, mas muitos de nós estamos tão cegos pela corrupção no nosso país, que estamos brigando para tirar a Presidente legitimamente votada para o cargo, para por outro corrupto no poder, através de um golpe, baseados em argumentos fajutos e sem base constitucional. É lamentável que cheguemos a este ponto. Sou contra a corrupção, mas acho que a “faxina” tem que começar pela Câmara e pelo Senado.

  37. Daniel disse:

    Quem dera todos nesse momento obscuro terem o bom senso do Teori e imparcialidade de de Kennedy! O Moro se empolgou em sua motivação pessoal e passional inflacionada por uma multidão histérica, sendo que isso o fez errar e ainda tentar justificar com chorumelas (tirou até Nixon do contexto de Watergate) o injustificável.

  38. Carlos disse:

    O mais engraçado sobre os o atual cenário dos manifestantes parasitas do governo Ptista, é que chamam as pessoas que são CONTRA o atual governo e suas políticas criminosas de “coxinhas”, “golpistas” e “facistas”, quando que estão apenas exercendo seu direito democrático de cidadão, clamando por um governo PELO MENOS, MENOS corrupto.

    Não existem organizações, militância, simpatizantes da dita “Era FHC”, não!! Existem pessoas que fazem um comparativo gritante, por sinal, do QUÃO MENOS RUIM foi a gestão psdbista com o ATUAL governo PTista.

    Nas ruas, SEMPRE houve duas bandeiras: Os estupefatos bandidos da Esquerda e o POVO brasileiro. Não partidário, mas sim, buscando apenas condições de uma vida melhor diante de tamanhas lástimas que esse país sofre com Governos Corruptos, sedentos em se locupletarem e desviando friamente dos interesses da nação.

  39. Carlos disse:

    Luiz Inácio Lula da Silva fez um governo fictício, ludibriando e alucinando milhões de pobres coitados com assistencialismos mal aplicados, tornando os mesmos ESCRAVOS de uma ideologia egocêntrica, visando um único objetivo – Perpetuar no poder, ao invés de incentivar a independência das classes menos favorecidas, trazendo assim maior desenvolvimento para o país.

    Quando um dia acreditamos que o Brasil poderia tomar um novo rumo político-econômico, a FRAGILIDADE do Circo PTista se mostrou de vez no governo Dilma.

    O governo está se dissolvendo. Mesmo diante da também FRÁGIL blindagem tentada pelo corrompido/vendável Judiciário.

    E hoje, com a “maré subindo” diante de muitos que “não sabem nadar”, o Câncer do país, mesmo ainda com dificuldades pela sua obsoleta legislação e constituição, as instituições de ordem e justiça (PF e MPF) estão seguindo firme no processo de limpeza. Ainda que tardio, porém de astronômica importância para o país.

  40. Antonio Manoel Gomes dos Santos disse:

    Pela primeira vez faço aqui um comentário. Estão acusando o juiz moro de adotar uma postura politica.Por acaso Janot e Teori nao fazem o mesmo. No caso cunha, os processos envolvendo a mulher e a filha, foram desmembrados e remetidos para Curitiba. No caso lula, sem foro privilegiado, Teori quer manter no STF. Dois pesos e duas medidas.
    No caso Renan, o processo está parado por falta de relator no STF e está devagar quase parando. Será porque ele joga no time a Presidente? No caso Cunha, o processo andou rápido. Na verdade os dois estão agindo com suspeição. Para os amigos da presidente tudo. Para os que confrontam contra ele, justiça. Que justiça é esta. La pelos lados de Brasilia, a justiça tirou a venda dos olhos.

    • Francisco Miranda disse:

      SR ANTONIO MANOEL. GOSTARIA MUITO QUE O STF, O STJ SE UNISSEM AO JUIZ SÉRGIO MORO E VARRESSE DE UMA VEZ ESTE LIXO QUE É A POLÍTICA BRASILEIRA, DANDO LUGAR PARA ALGUÉM QUE REALMENTE QUISESSE O BEM DO NOSSO PAÍS. VARRER SEM DÓ E PIEDADE, POIE ELES NÃO TÊM DE NINGUÉM.

  41. Aparecido disse:

    O problema no Brasil é que todo”Bandido” sempre pleiteia a Lei quando é pego pela Justiça.Sempre recorre do Judiciario,pois ele,Judiciario é falho.E porque é falho.Pq senão como seria para os Advogados.
    No caso da “Presidenta”,ela estava sim,falando com um “Investigado” que tinha seu telefone “grampeado”.
    Ora se vc fala com “Investigado”,obviamente será “grampeado” junto.
    Mas as reclamações são pelo “Grampo” e o conteúdo das gravações,Pq elas não são questionadas,pela Presidenta.
    Este papo de “Usar se Necessário” queria dizer o que.

  42. O "GRAMPO" FOI LEGAL - NA LINHA DO LULA E NÃO DA DILMA! disse:

    Lula não é melhor do que ninguém, aliás, para muitos, é pior do que a maioria.
    Se podem ser reveladas gravações telefônicas de outros, por que não dele? A lei só dá privilégio quanto a isso para quem tem foro privilegiado, o que não é o caso dele. Quanto à fala da presidente aparecer na gravação, não foi na linha telefônica dela (que tem a prerrogativa de não ser gravada, a não ser com autorização do STF) e sim na linha de Lula!
    Talvez se ela tivesse o cuidado de seguir o ditado “Diga-me com quem andas e te direi quem és”, não estivesse tão encalacrada!

  43. Mauricio Pereira disse:

    Vejo o começo de campanha para desmoralizar o Juiz Sergio Moro e enfraquecer a operação lava jato, um tremendo absurdo, nunca na historia deste pais, ficamos sabendo de tantos atos de corrupções, ouvimos figuras do cenário politico falando coisas inimagináveis, não podemos admitir um retrocesso nas apurações.

  44. Antenor disse:

    Em outra postagem do Kennedy eu comentei que a atitude do Juiz Sérgio Moro, em tornar públicas as conversas telefônicas de Lula e cia foi um ato de coragem, pois estaria colocando sua cabeça à prêmio. Continuo com a mesma posição. Tenho plena convicção de que ele só tornou públicas tais conversas por considerar uma afronta à nossa dignidade, o que o “falastrão” Lula vinha dizendo nos ouvidos dos seus comandados. Infelizmente, com o processo no STF, “o galo vai ser cozinhado” no banho maria e nós continuaremos a esperar uma decisão que urge em ser tomada, mas que, naquela instância, sabe-se, a coisa andará a passos de tartaruga e com delongadas “teorias” que não atendem aos clamores da sociedade, na recolocação do País no rumo da decência e da dignidade tão almejadas. É uma pena que as “teorias” não levam em conta as evidentes manobras e conchavos para livrarem verdadeiros inimigos da verdade e da decência de um povo que só quer punir quem já demonstrou que só quer livrar a sua pele.

  45. JM disse:

    E Lula age com responsabilidade?

    Ontem ele se reuniu com Calheiros e Sarney, só faltou Maluf… (vai ver que estava em vídeo conferência).

    Qual foi o assunto que essas figuras ilustres trataram?

    • Stanislaw: PODER JUDICIÁRIO NÃO PODE SER PODER MODERADOR DE QUADRILHAS DE BANDIDOS! disse:

      O ASSUNTO PODERIA SER OUTRO QUE NÃO FOSSE “CRIME”?
      O QUE OS MEMBROS DESSE DESGOVERNO TÊM FEITO HÁ MESES QUE NÃO SEJA SE DEFENDER DE CADEIA, CASSAÇÃO E IMPEACHMENT?
      EXECUTIVO E LEGISLATIVO SÓ FAZEM SE DEFENDER DE ACUSAÇÕES DE CRIMES… DOS TRÊS PODERES SÓ SE SALVA O JUDICIÁRIO QUE PRECISA, ALIÁS, ENTENDER QUE NÃO É “PODER MODERADOR” COISA ALGUMA E SIM O PODER QUE FAZ JUSTIÇA!
      QUANDO UM PODER JUDICIÁRIO RESOLVE PASSAR A SER PODER MODERADOR ENTRE QUADRILHAS DE BANDIDOS DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE, ESTÁ ABRINDO PORTAS PARA QUE OUTROS PASSEM A PRETENDER OCUPAR SEU LUGAR.
      E ISSO É MUITO PERIGOSO!
      O JUDICIÁRIO É A ÚLTIMA ESPERANÇA “CONSTITUCIONAL” DESSE PAÍS SAIR DESSE MAR DE LAMA FÉTIDA EM QUE ESTÁ ATOLADO!

  46. Daniel disse:

    Caro, Kennedy. Discordo do seu ponto de vista.
    Estamos discutindo os meios e desprezando os fatos.
    O importante são os conteudos das gravações. Isso é que deveria estar sendo discutido.
    A irregularidade é a manobra do governo para colocar o Lula em foro privilegiado.
    A investigação é de interessa na nação e diz respeito a todos os brasileiros.
    Há um abuso de poder do governo nomear um cumpanheiro ao mais alto cargo do ministério para usufruir de uma investigação privilegiada, a ser julgada por ministros indicados pelo proprio governo.
    Há ua atentado a moral e ética nacional nomear um acusado de corrupção, que teve prisão preventiva solicitada pelo MP de SP para o mais alto cargo de governo.
    Por que o Teori solicitou a investigação do Lula se nem foro privilegiado ele tem? Não é ministro ainda.
    No mesmo dia em que a Odebrecht oficializa que irá fazer a delação premiada para mudar o Brasil o Teori puxa pra ele a investigação?
    Por que essas questões não são colocadas Kennedy?

    • Giovanny disse:

      Investigado não é culpado. Investiga-se, de acordo com a lei, se achar prova, então sim, antes disso, só ilações e carnaval, chamar atenção para si, acusar sem provas, achismo não vale, pior, achismo só de um lado. Mídia enchendo a cabeça de vocês e vocês achando que é isso mesmo. Parabéns ao Teori e ao Janot, ambos muito sensatos.

  47. Alberto disse:

    Há muita confusão de interpretação da decisão do ministro Teori. Necessário leitura atenta para não informar decisão que lá não consta.Pode não ser o que parece.

  48. A lava-jato tem que ser imparcial. Para isso ela tem que pegar políticos de vários partidos sem paixões partidaristas. Moralidade já. Acho que Aécio desta vez vai se juntar ao lula novamente. Como nos idos tempos do LULÉCIO. Alguém se lembra disso? Eta BRASIL.

  49. Orivaldo disse:

    Bom então vamos voltar a fita….Moro não divulga nada….Lula toma posse….PT derruba a PF demitindo todos….Afastam o Moro da Lava Jata torna ilegal todas as investigações….tudo fica como está!!!

    É isto que é justiça no seu ponto de vista Sr. Kennedy?

  50. Eduardo de Queiroz lopes disse:

    Mauricio, muito boa as suas palavras.
    Faço das suas as minhas.

  51. Alberto disse:

    O País só vai sair da crise política quando o eleitor aprender que seu voto não é uma moeda de troca para beneficiar políticos corruptos, afinal cada um desses políticos envolvidos na corrupção generalizada foi colocado lá pelo próprio povo que não soube votar. Querem mudar o rumo do Brasil, primeiro mudem a forma de escolher e eleger políticos nas eleições.

  52. Amalia Maria de Oliveira disse:

    PARABÉNS SANTOS E MAURICIO. PRECISAMOS DAR MAIS APOIO AO JUIZ MORO.
    QUE VENNHAM MAIS MOROS… O BRASIL AGRADECE!

  53. Amalia Maria de Oliveira disse:

    ACHO QUE É ISSO SIM, ORIVALDO, E TUDO VOLTA COMO DANTES, NO CASTELO DE ABRANTES…KKKKKKK . É SODA!!!!!!

  54. CLERIO ROCHA disse:

    Na verdade parece que algumas pessoas gostariam que povo brasileiro ficasse na impunidade dos fatos, que seria melhor que acabassem em pizza, como tudo em nosso País, ai aparace pessoas sérias querendo limpar um pouco da sujeira logo são criticas por pessoas que conhecem tudo (pelo ao menos acham), estou vendo o fim disto – PIZZZA.

  55. Eduardo disse:

    Desculpe mas discordo de vossa opinião, então o importante não é o conteúdo das gravações sim o fato da mesma ter sido divulgada ou não ? Se é legal ou não pouco importa isto depois deve ser analisado, porém o fato importante é o conteúdo da gravação que deixa claro o medo do Lula de ser preso e investigado, a Dilma quis sim protegê-lo, porque não o chamou para ser ministro antes ? Que coincidência só chamou no momento que ele está todo “enrolado” ? Só sendo muito inocente para acreditar. Acho que a indignação da maior parte da população é com a corrupção, safadeza que ocorrer com o dinheiro público, os desvios, enriquecimento de políticos, destruíram a maior empresa brasileira orgulho nacional. A revolta é com o roubo e corrupção no sistema político não importa o partido a questão do PT é que formaram uma quadrilha organizada, sabemos que a corrupção sempre existiu e que o pessoal do PSDB e outros também roubaram.
    Todos devem pagar pelo que fizeram e serem presos, devolver o dinheiro

  56. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    O POVO NÃO ESTÁ NEM AÍ QUE PETISTAS, PMDBISTAS, PSDBISTAS, PSOLBISTAS, DEMBISTAS ETC, LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS, VÃO PARA A CADEIA!
    SERÁ QUE AS MANIFESTAÇÕES NAS RUAS NÃO MOSTRARAM QUE, SEQUER, OS MANIFESTANTES QUISERAM “PARTIDOS POLÍTICOS” NO MEIO DAS MANIFESTAÇÕES?
    SERÁ QUE TODOS NÃO ENTENDERAM QUE OS MANIFESTANTES QUEREM “TODOS OS LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS”, INDEPENDENTE DO PARTIDO POLÍTICO DO LADRÃO, NA CADEIA?
    É CLARO QUE OS MANIFESTANTES SABEM QUE É IMPOSSÍVEL UM REGIME DEMOCRÁTICO SEM QUE HAJA PARTIDOS POLÍTICOS – MAS DEIXARAM BEM CLARO QUE AS QUADRILHAS DE BANDIDOS QUE TOMARAM CONTA DO EXECUTIVO E LEGISLATIVO PRECISAM SER ANIQUILADAS, ATRAVÉS DE CADEIA PARA TODOS OS QUE FOREM JULGADOS CULPADOS PELA JUSTIÇA!É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO!

  57. Alencar disse:

    Acho que a melhor solução é deixar este governo no poder até 2018 assim não vai ter um golpe como dizem os sem informação o golpe já foi dado, por mentirosos e corruptos. Mas deixando-os no poder este pais vai afundar e eles que defende este governo vão tudo comer capim porque é esse que vai porque é isso que anta come. depois não venha reclamar que o capim esta amargo demais para mastigar, para mim já deu capim neles.

  58. LYRA disse:

    Qualquer que seja a tentativa de afastar o Juiz Sérgio Moro do comando da investigações da LAVA JATO, seja ela de onde partir, STF, STJ, congresso nacional ou da presidência da república, teremos ai sim, o golpe, diferentemente do afastamento da irresponsável da Dilma e, para isso o povo honesto e sério do País, deverá ficar de olho e não aceitar esse tipo de afronta aos interesses da sociedade. Sabemos que todos os políticos estão com medo logo, não querem cair nas mãos de uma pessoa que age com bravura como o juiz acima citado.

  59. Flavio Silva disse:

    Estamos caminhando para uma revolta popular armada..onde os politicos serão caçados pelos atos cometidos por eles mesmo…

  60. PAULO Paulo Salvador disse:

    Sr. Kennedy.
    Sempre ouvi colocações tais como : ” Se fosse nos Estados Unidos “, tal fato não ocorreria.
    Acontece, que quando aparece alguém com legitimidade,competência e com vontade de acertar,dizem não, com esse não, o sujeito mesmo sendo um cidadão igual a tantos outros sem imunidade, sem foro privilegiado, sem ser letrado, mas sabe se comunicar, tudo pode é o suficiente para ter status de cidadão de 1ª classe e, poder sentar na janela e continuar verberando, que a Suprema corte de nosso País , está acovardada, que o presidente do Senado è um …. , e assim continua.
    E, meu neto, amanhã ouvirá a mesma frase : ” Se fosse nos Estados Unidos “, seria diferente.
    UM FORTE ABRAÇO.

  61. marcio Dutra disse:

    O Supremo tem que mostrar descontentamento é com esses ladroes do momento no poder. O juiz fez muito bem ter liberado as escutas. Assim o povo fica sabendo quem o que acontece nos bastidores enquanto os bobos ficam brigando em praça pública

  62. Sergio Cunha disse:

    Existe dois ditados que minha mãe sempre dizia para mim e meus irmãos:
    ¨Diga-me com quem tu andas, que eu te direi quem tu és¨, e
    ¨Quem com os porcos anda, farelo come¨.
    NÃO EXISTEM POLÍTICOS HONESTOS. NA HORA QUE O BICHO PEGA, TODOS SE UNEM E SÃO AMIGOS.
    TEMOS EXEMPLOS RECENTES COM LULA APERTANDO A MÃO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO E DE JOSÉ SARNEY.
    Vamos ver como vai acabar tudo isso, falta um pouco de vergonha na cara dos políticos atuais que estão aí. Já está entranhado em todos eles, fazem o que querem e sabem que aqui pode tudo.

  63. nei disse:

    Tem que pegar todos não importa partido roubou vai pra cadeia.
    É assim com ladrão de galinha tem que ser com os politicos tambem
    As leis brasileiras tem que ser pra todos

  64. Wilson disse:

    Moro cometeu um crime grave ao revelar essas gravações. Quem disse isso não foi nenhum petista, mas sim o ministro do STF, Marco Aurélio de Mello. Espero que ele seja punido pelo crime que cometeu. Se ele quisesse ouvir a voz das ruas, deveria ter prestado atenção para as manifestações que ocorreram em 18 de março em apoio à Presidenta Dilma. Foram milhões de pessoas defendendo a legalidade e a democracia, além de fazerem críticas contundentes a Moro e a toda essa mídia golpista, em especial à Globo. Não será fácil derrubar uma Presidenta democraticamente eleita apenas com suposições e denúncias sem fundamentos. Delação premiada não serve como prova e é feita por bandido tentando se safar da cadeia. Julgar e condenar antecipadamente são atitudes típicas de uma ditadura, seja ela de toga ou de fuzil.

    • Luiz Silva disse:

      Art. 5 LX da Constituição:
      “A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”.
      O interesse social exigia sigilo? Pelo contrário!
      A intimidade exigia sigilo? Não. O diálogo tinha caráter “republicano” (palavras de Dilma). Não havia intimidade a proteger.
      Você ainda acha que a divulgação foi crime?

  65. antonio barbosa disse:

    Ao expor as entranhas dos bastidores da política o excelentíssimo Sr. Juiz Sergio Moro deu ao Brasil a real dimensão da podridão que campeia o Palácio do Planalto. Sem estas divulgações Lula estaria Ministro da Casa Civil e todos achariam tudo normal. O Brasil não é do PT e muito menos, muito menos dos comunistas que o cercam. Se o Ministro Teori tomar partido colocando o PT e Lula embaixo do braço vai ter barulho e desta vez não será pouco. Esta atitude coloca em risco a continuidade da democracia e abre um precedente para que as FFAA retomem o poder. Depois disso só Deus sabe.

  66. Jorge Antonio Sobrinho disse:

    Quero apenas salientar se o que fez a Presidenta Dilma em nomear alguém as escondidas sem o conhecimento publico não é crime, então o que é crime neste pais. Ela ou outro presidente qualquer, pode nomear a quem quiser a qualquer momento, então corremos o riscos de termos amanhã no governo através de convite dos presidentes no caso da Dilma, a Sra Cristina da Argentina, o Sr Maduro da Venezuela, o Sr Evo Morales da Bolívia e ate mesmo o Sr Fidel Castro. Precisamos rever nossa constituição ela é muito vaga concede muito poder aos políticos e muita pouca participação da sociedade que é quem paga as contas. Falo isto porque pelo que tenho presenciado não podemos ter confiança nos homens a quem destinamos nosso pais, no executivo nem escondem a corrupções, no legislativo a coisa se repete, no judiciário que deveria proteger o povo, o que vemos são conchavos políticos e briga entre eles para ver quem tem mais poder, pois não sabem decidir quem vai conduzir o tal processo. “São Magistrados ?”

    • ivone disse:

      foi o comentário mais realista que já li ate hoje, porque eles querem parar o Juiz Moro, porque eles tem muito o que explicar caso a casa caia, a Dilma deveria ser a primeira a ficar quietinha porque estava fazendo coisa errada, sobre o gravação do fone ela tem culpa no cartório quem não deve não teme, sabe que se os caras quiserem esta ligação pode coloca-la fora da presidência. Quanto o povo saber das maracutaias o Juiz tem razão a população tem que participar de tudo o que acontece na política. Porque só servimos para votar e não cobrar. Temos que bater o pé e cobrar justiça, roubou cadeia neles e devolver o nosso dinheiro dos impostos.

  67. Carlos disse:

    Discordo do texto, Moro está agindo corretamente sem interesse político, a verdade é que é preciso coragem para peitar essa corja que corroem o nosso Brasil. Se Lula que ser investigado pelo STF certamente vê alguma vantagem, se fosse inocente não temia Moro. Se Lula não é ministro logo não tem foro privilegiado quem errou nesse caso em pedir as investigações sobre Lula foi Teori.

  68. Alvaro Souza disse:

    O verdadeiro espírito democrático sempre deverá prevalecer em qualquer situação. Espera-se que o judiciário ponha o debate nos devidos trilhos, longe das paixões individuais, partidárias e populares. Há que se recuperar o bom senso, a temperança e a verdade para que a justiça seja feita em favor de algo maior, a nação chamada Brasil. O preço a pagar deverá ser alto, mas é necessário que o Brasil seja passado a limpo. Que as gerações futuras possam ter orgulho ao verem o país figurar nas primeiras posições do ranking de países livres da corrupção.

  69. Ricardo disse:

    Olha só a lista da Odebrecht!! Os coxinhas devem estar em pânico! Temer, Aécio (de novo!), Agripino, Paulinho, Sarney, até a Globo! kkk!!!! Não tem nem Lula nem Dilma, que coisa…!

  70. Antenor disse:

    Parece brincadeira! Vamos aos fatos: Lula achincalha todos os poderes (STF/MP/PGR/CÂMARA/SENADO/JUIZ SÉRGIO MORO). Rui Falcão chama de “loucos” os Procuradores Paulistas. Jaques Wagner incita a violência (“vamos cercar a casa do cara e mandar a porrada”)- nítidas palavras do Ministro interino, em conversa com Rui Falcão. Lula, em conversa com o irmão, chama seus “correligionários” de “piões” e incita a violência, quando diz “se os coxinhas aparecerem aqui, vão vir aqui uns peões descer tanta porrada neles que nem sei….”. Pergunta-se: Quem está ferindo a democracia e a tranquilidade pública? Sérgio Moro ou Lula e seus dois interlocutores?

    • p/Antenor. disse:

      O STF NÃO DEVERIA PROTEGER QUADRILHEIROS E ACHINCALHAR QUEM TEM CORAGEM DE ENFRENTÁ-LOS. “DIREITOS INDIVIDUAIS E AO SIGILO”, ETC, DEVEM SER PARA CIDADÃOS HONESTOS, QUE TRABALHAM, PAGAM IMPOSTOS E NÃO SE TRAVESTEM DE “REPRESENTANTES DO POVO” PARA ROUBAR COFRES PÚBLICOS SOB O MANTO DE FORO PRIVILEGIADO (EXCRECÊNCIA QUE PRECISA SER EXTIRPADA).
      SE UM GRAMPO NÃO COMPROVAR CRIME E FOR DIVULGADO, PREJUDICANDO A OUTREM, TUDO BEM, QUE SE RESPONSABILIZE QUEM AUTORIZOU O GRAMPO E NÃO COMPROVOU CRIME.
      COMO COLOCAR “ LADRÃO DE COFRE PÚBLICO NA CADEIA” SE NÃO FOR USANDO GRAMPO E (OU) COLABORAÇÃO PREMIADA?
      AS LEIS TÊM QUE PROTEGER QUEM MERECE PROTEÇÃO E NÃO A BANDIDOS, LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS, ASSASSINOS DE MILHARES DE BRASILEIROS CARENTES DOS BENEFÍCIOS QUE DEIXAM DE RECEBER POR FALTA DOS RECURSOS ROUBADOS!

      • Antenor disse:

        Concordo!
        O que quero dizer é que Lula e seus interlocutores estão incitando a violência, a todo momento.
        Com isto, estão infringindo a Lei e a Ordem Pública.
        Merecem severas punições.

  71. Pasquale disse:

    GAME OVER PT,não adianta esperniar

  72. ACORDEM, MINISTROS DO STF, NÃO SE DEIXEM ENGANAR POR LADRÕES SE PASSANDO POR VÍTIMAS! disse:

    É necessário a justiça não entrar no jogo dessa bandidada que jogou o país nesse mar de lama vergonhoso.
    Esses bandidos estão dando de vítimas, após roubar bilhões de reais dos cofres públicos, tudo “COMPROVADO” – Pasadena e Petrobras são apenas dois exemplos!
    Até quando veremos brasileiros dignos sendo enganados por esses ladrões encastelados no Executivo e Legislativo que, aliados a empresários corruptos, quase quebraram o país?
    E depois de tanta roubalheira agora estão parando o país, recebendo altos salários e mordomias para serem “representantes do povo” e só têm gasto todo o tempo se defendendo para não perderem cargos e (ou) irem para a cadeia?
    Acorda, STF, não se deixe enganar: a PF, MPF, RF, TCU, juiz Sergio Moro e centenas de auxiliares bem intencionados precisam do apoio dessa Corte Suprema para colocar essas quadrilhas na cadeia!

  73. Jessé disse:

    Quer dizer que o Sérgio Moro é um irresponsável? Irresponsável é este governo.

  74. Joel da Silva Franco disse:

    No meu modo de entender a politica no brasil começa com um grande erro essa enxurrada de partidos que não serve pra nada são verdadeiros sanguessugas da nação neste pais quem tem bolso barriga e família só eles e o povo que se F… é lamentável o que esta acontecendo no nosso pais nosso Brasil se fosse bem administrado com responsabilidade jamais seriamos um pais de terceiro mundo e o povão não precisaria da esmola do bolsa família pra sobreviver fica aqui o meu repudio e protesto contra a classe politica do nosso pais……..J

  75. Antonio V. Holanda disse:

    “A discussão sobre a legalidade das ações dos investigadores da Lava Jato é tão importante quanto as descobertas feitas no combate à corrupção”. Sr. Kenenedy em que pese todo meu respeito por sua pessoa e sua profissão, ouso pensar diferente, o próprio Jannot já se pronunciou sobre a legalidade da divulgação dos grampos, nunca e em processo judicial algum nesse país ocorreu de o que muitos querem sustentar, a respeito ao horário das escutas em que a presidente Dilma se pronuncia a respeito do “termo de posse”. o momento em que o juiz despacha o fim das interceptações é um, outro é o momento em que realmente finda essas interceptações. o momento inicial é o recebimento da ordem judicial, o final é o recebimento da ordem judicial pela operadora. Do inicio ao fim das interceptações são períodos compreendidos válidos, somente obstrutores da justiça irão questionar o fracionamento de horários.

  76. Seibt disse:

    Não adianta somente o impeachment, é preciso punir todos os políticos corruptos envolvidos nesses escandalos, porque se o PT sair do governo vai entrar outro partido e fazer os mesmos “esquemas” é preciso que se dê total apoio e autoridade para a Polícia Federal e Min. Publico, tornar as leis mais duras e severas, acabar com a obrigação de voto que não é democratica ao meu ver tambem fazer alterações no poder executivo adotando o parlamentarismo, onde um 1º ministro é quem executa, nos paises da Europa é assim que funciona, é muito mais facil trocar um 1º ministro do que tirar um presidente e ainda assim tem que se “aguentar” um vice.

  77. Ailton Vilela disse:

    A verdadeira democracia de um povo soberano é a sua vontade que por maioria se governa e se prevalece. A Constituição vem dessa vontade que elegeu seus representantes para escrevê-la. O governo Dilma já vem na taxa mínima de aprovação dada ao desgaste de um partido que caminhando no quarto mandato de Presidente e alimenta uma corrupção generalizada e sistematizada.Um partido pós ditadura que prometia salvar a pátria, salvando o trabalhador das injustiças e as famílias da miséria. Pois bem, com a expansão global das tecnologias de comunicações abre os olhos do povo. Os brasileiros hoje tem acesso as informações e está acompanhando diferente de outras épocas, tudo o que seus representantes estão fazendo. O povo não suporta mais a politicagem, a mentira, a injustiça, a corrupção sem medida. Estamos vivendo uma democracia de hipócritas onde a corrupção domina a situação e a condição dos políticos que representa o povo. O voto não muda nada,não renova nada. Estamos em pleno golpe do PT.

  78. Ronaldo Paes disse:

    O Constitucionalismo tem seu grande marco quando os barões ingleses reduziram os poderes do rei “João Sem Terra”, que praticava a tirania contra seus súditos. Um atento leitor ressaltou que o Ministro Teori Zavascki criticou indiretamente o Juiz Moro, em suas decisões ao relatar que a “A Lei 9.269, além de vedar expressamente a divulgação de qualquer conversação interceptada (art. 8º), determina a inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal (art. 9º)”. O leitor acertadamente destacou que a lei citada vai de encontro ao art. 5º, LX, da Constituição: “A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”, ou seja, revela uma questão de inconstitucionalidade da lei. Ora, as gravações revelaram que o governo cita ter 5 ministros no STF e isso, por mais que queiramos fechar os olhos, tem se mostrado uma realidade. Os João Sem Terra de hoje tem 5 ministros no STF, disseram nas gravações. Será?

  79. Alvaro Batista da Cruz disse:

    Prezado Kennedy sou leitor de seu blog e sempre me identifiquei com seu bom senso, no entanto diante dos fatos sou mais um brasileiro a me indignar com esta discussão. Estou muito decepcionado com esta decisão do Supremo Tribunal e tenho certeza que começamos a rechear uma grande pizza. Infelizmente estamos falando de gente sem escrúpulos que fará de tudo para brecar a lava jato e imobilizar a PF. Segue meu apoio ao Sr. Sérgio Moro pela sua grande iniciativa e atitude, devido ao seu grande prestígio diante da sociedade já está despertando a vaidade de muitos colegas magistrados. É óbvio que o episódios dos grampos foi providencial para a verdadeira sociedade brasileira (aquela que empunha uma bandeira verde e amarela e não vermelha)Caso contrário a operação lava jato já estaria muito debilitada na calada da noite, como o povo sempre foi manipulado e enganado por estes criminosos. Enquanto isto o Brasil segue com uma dívida interna de quase 3 trilhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 20:47:42