aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-09-2016, 21h53

Teori toma decisão que enfraquece Lula e reforça Moro

Ministro também impõe derrota a defesa de Dilma Rousseff
20

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Com decisões do ministro Teori Zavascki, o PT, agora na oposição, sofreu duas derrotas importantes no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira.

Em relação ao processo de impeachment, foi uma decisão liminar, ainda sem o exame do mérito. Mas ela obedece à tendência do tendência do tribunal de evitar interferência nesse processo, deixando a última palavra a cargo do Congresso. Teori rejeitou pedido da defesa da ex-presidente Dilma Rousseff para anular o impeachment.

A respeito de Lula, foi uma decisão dura para a estratégia de defesa do ex-presidente. Teori já tomou decisões desfavoráveis ao juiz Sérgio Moro. No entanto, considerou agora que a defesa de Lula fez tentativa de embaraçar as investigações por questionar a imparcialidade e a competência de Moro para tratar de investigações sobre o ex-presidente.

Isso é um sinal de que o Supremo não deverá interferir no trabalho de Moro antes que seus julgamentos sobre Lula sejam feitos e que instâncias intermediárias da Justiça também se manifestem. No duelo entre o ex-presidente e o juiz federal de Curitiba, a decisão de Teori enfraquece Lula e reforça Moro.

*

Erro estratégico

As vaias de ontem ao presidente Michel Temer já eram esperadas, mas o governo admite que reagiu mal.

Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Geddel Vieira Lima, da articulação política, minimizaram as vaias em Brasília durante o desfile militar de 7 de Setembro. De noite, no Maracanã, elas foram expressivas na abertura dos Jogos Paralímpicos.

Na política, sempre haverá protestos da oposição questionando a legitimidade de Temer. Cresce no governo a avaliação de que tentar melhorar a economia é a forma de enfrentar essas contestações. A estratégia de confronto político só tenderia a aumentar a tensão no país, o que é sempre pior para o governo do que para a oposição.

Assista aos temas do “SBT Brasil” de hoje:

Comentários
20
  1. João Carneiro Neto disse:

    Boa Noite!
    Admiro sua forma de trazer as noticias… gosto de ouvi-lo.

    Vejo uma esperança de justiça com essas punições, que bom! espero que continue assim e teremos um paiz justo que nos iremos no orgulhar.
    Abraço!
    João

  2. Maria Izabel Melchiori disse:

    Querem fazer o q FHC falou tem q prender Lula para ele não ganhar pq não manda arrumar tudo prender esse monte de políticos coleguinhas do Moro q foram denunciados mas ele brinca q é surdo e não escuta essas delações………..Justiça aqui nunca existiu só para pobre, preto e fraco

  3. walter disse:

    Caro Kennedy, mais uma vez, os advogados do lula, mal instruídos como sempre, forçaram a barra, e o Teori, que já esta de “saco cheio” pelo excesso de intervenções do Pt, e muitas causas contra; diante da ausência da dilma no comando, não fará mais concessões, vai enviar a causa ao Moro, já que não é forum especial… “basta rezar muito”…
    Nesta altura do campeonato, considerando que a dilma também, será arrolada em muitas situações; único caminho, se transformarem, em secretários do Pimentel em Minas…torna se ridícula a situação; passará a ser recorrente, um dia Ministro, no outro secretário.
    Quanto as vaias contra o Temer; pelo menos não haviam murros separando o Povo da parada; nossa memoria é curta demais; somos, “maria vai com as outras”; terão que aguardar o temer agir, ou ficarão com o “rabo na mão”, não temos tempo este Ano mais…

    • Sebastiao Canabrava disse:

      sr walter, viu as vaias contra temmer? Estao cada dia aumentando mais (contrariando o que o sr diz dias atras, que as pequisas indicavam aumento de apoio ao novo governo golpista). O governo Temmer nao e’ legitimo. Esta governando gracas a um golpe. Se voce as urnas nao passaria. O projeto de governo que ele implanta foi derrotados nas urnas. O Povo nao quer Psdb nem tampouco Pmdb. E prepare-se, 2018 ja esta chegando. E para seu desespero, o Pt (mesmo bombardiado) e’ o partido favorito dos eleitores. Agora se Moro conseguir enquadrar Lula, teremos que eleger outro. Mais o pt ainda e’ o favorito. Prova disso e’ o bombardeio ao partido feito pela midia. O Pt nao foi bom para a midia, que sempre foi favorecida pela direita.

      • walter disse:

        Sebastião, eu vi um companheiro de chapa do PT, o Partido mais encrencado da face da terra, que tem seguidores míopes, que só sabem meter o pau no Brasil;QUEM DESENHOU TUDO ISSO FOI???
        Por favor, não sou Juiz e nem juri…se vc é obviamente parcial, e defende uma mulher, sem qualquer qualificação, para presidir este País, não use isso a seu favor; evite de argumentar neste sentido. O TEMER FOI ELEITO POR VOCÊS!!!
        Quando você, defender ideias e não ódio, por todos, quando suas opiniões, for a favor do País, e da reconstrução, debateremos; faça nos um favor, não use sua régua comigo, por favor!!!

      • Waldemar disse:

        Se vc está a defender a Dilma, Lula e o PT, certamente votou no 13 e confirmou, certo? Acontece, que se vc votou na Dilma também votou no Temer, então ele foi eleito legitimamente com os mesmos 54 milhões de votos que a Dilma recebeu. Então me explique, onde está o governo ilegítimo e golpista. Golpe foi o que a quadrilha do PT e aliados deram na Petrobras, Eletrobrás e Fundos de Pensão!

  4. Sebastiao Canabrava disse:

    Mauro, onde o sr estava nos ultimos 13 anos. Primeiro, vou lhe esclarecer que os responsaveis pelas escolas sao: ensino fundamental=prefeituras, ensino medio=governos estaduais, ensino superior=governo federal. Entao, sr Mauro, escola caindo, sem banheiro e de pau-a-pique, de quem e’ a responsabilidade? De qual governo? Outra coisa, o sr esqueceu que o governo pt (Lula, desinformado!) institui o piso nacional minimo para o professor. Coisa que nenhum outro presidente ousou. O ilegitimo Temer, este sim, nao fara pela educacao. Alias, nenhum governo de direita fara’, eles nao teem interesse em ter um eleitor instruido, informado. Precisam de alienados para apoiarem seus governos.

    • joão disse:

      O companheiro esta um tanto quanto confuso, o Temer foi eleito por voces, qunto ao PT em 2018 com Lula ou outro qualquer é uma verdadeira piada.

    • Joaquim disse:

      Sebastião, acredito que você deva fazer um estudo mesmo apaixonado do problema educacional do pais. Sobre qualquer parâmetro que se olhe, Saeb, Prova Brasil, Pisa… É uma verdadeira vergonha nacional e por consequência para os profissionais ligados a educação. Sugiro, a quem possa interessar, ver o nível de uma prova do SAEB. E depois responder se este nível de aluno é o que pais precisa? Que me desculpem os que pensão que educação é muito mais que aprender conteúdos, mas não se pode construir uma casa sem um bom alicerce. E na educação o alicerce é aprender a ler e interpretar um texto e as quatro operações. Por tanto se você quer um futuro para o pais olhe para os problemas com mesmo ideologia. Os governantes estão ai para nós servir e pode ter certeza que não é isto que eles pensam e fazem independente do partido.

  5. Matheus Silva disse:

    Queria muito ver Lula ser preso agora. Queria que moro agisse tão rápido quanto agiu sobre os outros integrantes do PT e que mandasse prender Lula neste momento. Aí a porca torceria o rabo e não restaria pedra sobre pedra.

  6. Cesar disse:

    O que o Senhor Michel Temer, tem
    que saber que o povo não lhe deu um cheque em branco

  7. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA. QUEM LEU UMA REPORTAGEM DE UMA REVISTA DE DE EDIÇÃO NACIONAL, “JANOT CANCELA DELAÇÃO DE LEO PINHEIRO” É ESTARRECEDOR O QUE DISSE O DELATOR AOS INVESTIGADORES. MAIS PROVAS, IMPOSSÍVEL. LULA, DILMA, JOSÉ SERRA E AÉCIO. DEU A ENTENDER QUE ATÉ O SR. JANOT TAMBÉM TEM O RABO PRESO. QUE SITUAÇÃO DE UM PAÍS QUE TINHA TUDO PARA SER UMA POTÊNCIA MUNDIAL. QUE TRISTEZA PARA UM POVO QUE NÃO SABE VALORIZAR SEU VOTO, APESAR DE ATUALMENTE NÃO TERMOS OPÇÃO.

  8. Sônia Ribeiro disse:

    Demorou! Este cara se acha acima do bem e do mal. Aliás, estranhamente ainda está solto. O povo brasileiro aguarda sua prisão; afinal, já existem provas suficientes contra este Lula e Cia. Ninguém mais tem dúvida de que ele é o chefe do mensalão, petrolão e todas as demais falcatruas patrocinadas por seu partido político. Como explicar um cara que veio da miséria, ser tão rico hoje? O presidente da República ganha um salário que não permitiria a qualquer mortal ter um patrimônio tão expressivo, sem falar em todas as mordomias de que desfrutam seus familiares. Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga….

  9. Flavio Portela disse:

    Se quem votou em Dilma votou em Temer, então se saiu Dilma, também deve sair Temer.
    #ForaTemer

  10. DIRETO AO ASSUNTO - PARABÉNS, MINISTRO TEORI: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER! disse:

    Se Lula, Renan, Jucá, Gleisi Hoffman, Paulo Bernardo, Azeredo e vários outros políticos de praticamente todos os partidos políticos não forem logo presos e (ou) começarem logo a responder pelos crimes que lhes são imputados, a justiça cairá no descrédito de toda a nação, como já caíram o Executivo e o Legislativo – e isso será, com certeza, o caos!
    Nenhum país onde a justiça caiu no descrédito por proteger os outros poderes atolados na corrupção, sobreviveu por muito tempo ao caos!

  11. PARABÉNS MINISTRO TEORI ZAVASKI, SERGIO MORO, DELTAN DALLAGNOL, PF, MPF, TCU, RF E TODOS OS BRASILEIROS COM VERGONHA NA CARA! disse:

    A maior hipocrisia atualmente no país tem sido o Judiciário em primeiro lugar, seguido de toda a classe política, Executivo, Legislativo, não gritarem alto e bom:
    “TODOS SABEMOS QUEM É O ÚNICO, VERDADEIRO, ONIPOTENTE, CHEFE DO MENSALÃO, PETROLÃO, APARELHAMENTO DO ESTADO, DESTRUIÇÃO DA PETROBRAS – TUDO EM FUNÇÃO DE UM PROJETO CRIMINOSO DE PODER, TUDO REPRESENTADO POR UMA BANDEIRA VERMELHA, EM TOTAL CONFRONTO COM O VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO, AS VERDADEIRAS CORES NACIONAIS: LULA”!
    Quantas vezes todos vimos a ex-presidente Dilma sair de Brasília, para se reunir com Lula, em São Paulo, para receber suas instruções? Todos sabemos que Lula governava Dilma, que desgovernava o país.
    É uma vergonha ainda estarem procurando “assinaturas” de Lula, por seus crimes!
    O país não aguenta mais tanta falta de vergonha na cara!
    Felizmente alguns brasileiros têm tido a coragem de tomar atitudes contra tal situação!

  12. VEJAM COMO É FÁCIL, Em 2002 dívida Governo Federal era R$648,Bilhões, economia estabilizada, c/R$20,00 fazia uma bela compra, e agora, de 2003 à 2010 Gestão Lula, passou à R$1.750 Trilhões, de 2011 à 2016 Gestão Dilma, a dívida atinge R$3. Trilhões e dívida externa U$750. Bilhões de Dólares, (Essa que o mentiroso Lula, falou para População que pagou). Petrobras tinha Patrimônio de mais de U$300. Bilhões de Dólares, 1 ação valendo R$43,00, Hoje Ela não vale U$90. Bilhões e suas ações menos de R$5,00, Fundo de Aposentadoria do Bco. Btrasil, Caixa Federal, Correios, Petrobras e outra estatais SAQUEADO, PETISTA SENDO PRESO DE BACIADA. PARTIDO DOS TRABALHADOR, é o que mais DEMITIU NESSE PAÍS. Vamos lá dos 14 aos 18 temos uma população de mais de 33.000.000 Milhões, Bolsa esmola mais de 11.000.000 Milhões e de Carteira que foram Demitido em torno de 13.000.000 Milhões. Em tão temos mais de 57.000.000 Milhões de DESEMPREGADO. Eu quero saber o que os vermelhos estão defendendo.

  13. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Lula tem que ser investigado, e punido, como todos os seus companheiros envolvidos com o Petrolão. Essas pessoas que estão gritando “fora Temer” assistiram caladas ao imenso desastre provocado pelo PT. E não querem reconhecer que Temer recebeu uma “herança maldita”. Itamar Franco passou por situação semelhante, mas nomeou Ministros competentes (FHC entre eles) e o país, com o Plano Real e a economia organizada, ficou muito melhor para todos os brasileiros, até o PT destruir tudo novamente.

  14. Alberto disse:

    Embaraçando,embaraçando,…….embaraçado,…..recluso.

  15. Parabéns ao Teori por enfraquecer o Lula, o cara junto com o PT afundaram o Brasil e ainda existem pessoas que o defendem. Como diz o ditado tem louco para tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-13 20:56:11