aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
27-08-2016, 22h09

Testemunhos não devem mudar tendência pró-impeachment

PT e aliados ganham embate no plenário, mas Temer deverá ser efetivado
12

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Terminada neste sábado a fase de testemunhos, dificilmente haverá mudança em relação ao resultado final no julgamento do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. O governo Temer continua avaliando que conseguirá, pelo menos, 59 votos e que poderia chegar a 61 ou 62. Só um milagre poderia salvar Dilma.

O depoimento mais importante aconteceu hoje, o do ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, que se comportou de forma mais segura do que quando estava no cargo. Ao contrário de ontem, quando o governo deu ordem para esvaziar o plenário, os senadores aliados de Temer fizeram questões a Barbosa.

Foi uma estratégia para reagir ao bom desempenho dos senadores que defendem Dilma e que, no balanço desses três dias, ganharam o embate político no plenário, apesar da tendência de aprovação do impeachment.

*

Emoção e técnica

Apesar dos conselhos para adotar um tom mais emocional no discurso de segunda-feira no Senado, a presidente Dilma Rousseff, até por estilo, deverá responder com argumentos técnicos à acusação de ter cometido um crime de responsabilidade. Apesar de não ser uma boa oradora, vai tentar combinar emoção e argumento técnico.

Já os senadores que apoiam Temer terão o desafio de serem duros nos questionamentos a Dilma, mas sem transformá-la em vítima. Em resumo, será o momento mais importante de todo esse processo.

Assista aqui aos temas do “SBT Brasil” deste sábado.

Comentários
12
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, esta ideia de que os defensores da dilma levaram “vantagem” estava calculado; claro que os senadores pró impeachment, estão controlando a “boiada”…quando não houve necessidade, esvaziaram o plenário, de forma conveniente; infelizmente, mesmo os depoimentos mais sérios como o do Nelson Barbosa; defende questões absurdas, já condenadas pelo TCU…alegarem ser mais havidos que os membros tão de carreira quanto eles, não levam a lugar algum. Estão causando, tentando desconcentrar os oposicionistas, mas a causar esta sobre controle…na segunda se a dilma apelar ou chora; ou mesmo fazer contorcionismos, nada mudará por falta de argumentos e fatos; tentarão causar, masa dilma pode surpreender, com a renúncia; isto sim, pode ser decisivo.

    • walter disse:

      Será Sebastião, frequentador das “barracas do PT”, doutrinado a “ignorância dos fatos”; pior, acredita que a lógica que te venderam, com tantos desvios, esta correta?
      Sua retórica, não convence mais ninguém, esta máxima que os outros roubaram,…porque o PT não os prendeu? preferiu seguir, ampliando os “acharques” ao Pais…Seu líder master, acabou de ser indiciado; só inocentes, acreditam que o apto e o sitio não são dele; outros processos surgiram, até a dilma responderá a vários….podemos nos surpreender amanhã com a Renuncia dela, e você, ficará como…vai continuar a vender estórias…quero apenas informa-lo, não tenho ódio, tenho pena…tiveram a melhor oportunidade, de construir um País, e no entanto, preferiram destruí-lo camarada”…

    • Edi Rocha disse:

      Pra falar a verdade. Não existe julgamento, só condenação.
      Onde já se viu um julgamento onde na hora de se ouvir a defesa, os julgadores (senadores) se ausentam ?
      Além dos votos serem declarados antecipadamente também.
      Só estão seguindo um trâmite, não há julgamento. Não há direito de defesa se quem vai julgar não lhe ouve. Isso é sim golpe!!!
      O STF só se preocupa com seu aumento de salário em meio à crise. Está omisso. Só se manifestaram pra proteger os seus da lava-jato.

  2. Sebastiao Canabrava disse:

    Continuando… A corrupcao nao foi inventada agora, Sr. Walter (xii! citei o Sr. de novo) mas esta sendo combatida nos dias de hoje. Diferentemente de governos anteriores, nao temos mais o Engavetador da Republica (se o Sr nao tem conhecimento, pesquise sobre Aristides Junqueira e outros). O governo petista, para o qual o Sr destila odio (mas apesar do combate ainda tem o maior percentual de intencoes de voto do pais), desde suas primeiras atuacoes (inicio decada 80) promoveu o combate a corrupcao e a diminucao da desigualdade financeira entres os brasileiros (e com sucesso – pesquise e compare). Os pobres sairam da miseria (O SM < 100 dolares existia antes do PT) O governo PT nunca usou o poder para indicar o procurador, sempre referendava o que o MP indicava. O PT aparelhou a PF e a deixou independente (Vide mensalao e a demissao de Eduardo Cardoso). Isto e' fato, nao adianta os opositores espeneaream (verbo muito em voga, ne? Mas isto incomodou muitos e estes reagiram.

    • hAMILTON disse:

      DESCULPE MAS PQ O PAIZ ESTA NESSE ATOLEIRO NÃO CONSIGO ENTENDER SUA DEFESA

    • Mauro disse:

      PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR? Essa maravilha toda que o senhor apregoa, deveria ter gerado 12 milhoes de desempregados?
      Essa maravilha toda justifica os bilhoes desviados da Petrobrás?
      Essa maravilha toda justifica mentir sobre a situação econômica para ser reeleita?
      Essa maravilha toda justifica tentar nomear alguem para driblar a justiça?
      Essa maravilha toda justifica dar 500 milhoes de dolares para Cuba?
      E por ultimo….SE A COISA É TÃO BOA E TÃO PERFEITA, PORQUE OS CANDIDATOS DO PT POR TODO O PAIS..(Já comprovado e muito divulgado), estão escondendo o nome do partido e abolindo a cor vermelha e a estrela?
      E finalmente…porque quando se associa o nome do Lula a um candidato…esse perde em média 40 pontos percentuais de vantagem em pesquisas? (Divulgado amplamente por vários orgãos de imprensa)?

    • Mauro disse:

      Que mal lhe pergunte, embora não espere uma resposta racional:
      -Se foi o PT que “inventou” o combate a corrupção, desde tempos imemoriais, porque não foi capaz de combater toda a corrupção entranhada em seu próprio partido, ou aquela que estava sob seus olhos, quais sejam:
      -Caso Celso Daniel de Santo André;
      -Caso mensalão, com Genoino e Cia.Ltda;
      -Caso Pasadena;
      -Caso Petrolão;
      -Caso triplex;
      -Caso Atibaia e o famoso sítio e etc…etc…etc? É possivel responder, sem “embromation” e sem ideologia?
      Esses casos acima, ocorreram, e portanto porque não foram descobertos e combatidos, ates de ocorrerem?

  3. Mauro disse:

    Algumas das testemunhas/informantes, convocados pelos defensores de Dilma Roussef, “brincaram” com a inteligência do povo brasileiro ao tentar convencer os senadores e a opinião pública, de que se a ex-presidente teve alguma responsabilidade, essa não foi de todo e sim parte. Ora vejamos, assim como não existe uma meia-grávida, não há quem diga que alguem empossada para dirigir/administrar seja meio-responsável por aquilo que administra.
    Dilma foi eleita para governar e isso implica em administrar, fiscalizar, olhar e enxergar o que passava em seu redor e querer eximi-la de culpa é um tapa na cara dos cidadãos brasileiros, que a elegeram e pelo todo que teve que suporta-la.
    O fato é que toda essa cena no Senado é só pró-forma e nada que aconteça vai mudar o que já está selado, que é a expulsão da presidente e sua cassação de direitos politicos, que nada mais será que uma higiene para o Brasil. Que assim seja! E será, para o bem de todos nós!

  4. Ray Magno disse:

    Tendência pró-impeachment não são os termos corretos. E os embates não estão sendo vencidos por ninguém. O que acontece com os petistas é a mesma charanga de sempre que, desesperados, passam-se por vitimas injustiçadas.
    .
    Se os senadores pró-impeachment continuarem inabaláveis em suas posições não há por que temer (sem trocadilhos), pois quem não esperava o PT espernear, chorar e gritar?
    .
    De um governo desastroso como tivemos não há por que arranjar outros pretextos. Somente pelo astronômico e inacreditável desvio dos minguados salários dos trabalhadores brasileiros já bastaria. EM QUALQUER OUTRO PAÍS DO MUNDO isso seria motivo de sobra para o impeachment.Pois que representam dois presidentes que diziam nada saber? Que faziam lá?

    Senhores senadores: se desejam uma convulsão social sem precedentes mudem os seus votos. Nesse momento o povo somente os observa e aguarda. Mas amanhã será outro dia.

    RENOVAR OU MORRER!

  5. JACKSON FIGUEIREDO disse:

    ATÉ QUE, FINALMENTE, O BRASIL SE ENCONTRA NA RETA FINAL DE UM SOFRIMENTO QUE
    MALTRATOU A POPULAÇÃO DESTE PAÍS! QUE TUDO DESAGUE SOB OS IMPACTOS DE UMA
    PAZ VERDADEIRA. COM CERTEZA NOSSO ELEITORADO, COMO REPRESENTANTE DE TODA
    POPULAÇÃO, ONDE SE INCLUEM CRIANÇAS E IDOSOS, SABERÃO, NOS PLEITOS QUE
    TEREMOS EM BREVE, JÁ A PARTIR DE OUTUBRO PRÓXIMO, PRIMAR POR ATUAÇÃO CORRETA.

  6. Wellington Alves disse:

    Estou acompanhando pela TV SENADO as sessões dentro dos meus horário de folga. As testemunhas apresentadas pela acusação não me convenceram do crime de responsabilidade. Há divergência de entendimento e as pedaladas não eram operação de crédito. é GOLPE institucional. Usaram uma ferramenta legal por um motivo pífio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 16:54:22