aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
28-11-2013, 7h13

Dilma “dialoga pouco” com STF e Congresso, diz Toffoli

'Dinheiro do valerioduto para Visanet era privado, mas responsabilidade era pública', avalia ministro
46

No terceiro bloco do “10 Perguntas”, o ministro do STF Dias Toffoli afirma que o governo Dilma Rousseff “dialoga pouco com os demais poderes”.”Não é só com o Judiciário. Se escuta reclamação de falta de diálogo também com o Congresso Nacional”, diz, na pergunta 10. Ele revela que, “do ponto de vista pessoal”, nunca teve “relação muito próxima” com Dilma, de quem foi colega de ministério no governo Lula. Na questão 8, ao comentar um dos principais questionamentos do PT ao julgamento do mensalão, Dias Toffoli argumenta que o dinheiro do fundo Visanet que irrigou o valerioduto “era privado”, “mas estava sob a gestão de um agente público”. Ele diz que, “ao estar sob a gestão de um agente público, incidem as normais penais tal qual aquele fundo fosse público”. Toffoli, que presidirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de maio do ano que vem, quer proibir a contribuição de pessoas jurídicas nas campanhas. Ele enxerga “cumplicidade” entre políticos e grandes financiadores, como bancos e empreiteiras. “Quem financia a democracia no Brasil não é o povo, são os grandes grupos econômicos. Precisamos mudar isso”, sustenta, na pergunta 9.

Pergunta 8 – Mensalão, valerioduto e Visanet

Pergunta 9 – ‘Bancos e empreiteiras são os que mais interferem na eleição’

Pergunta 10 – Avaliação do governo Dilma

Clique aqui e assista ao bloco 1

Comentários
46
  1. AGUINALDO disse:

    Por que a necessidade da Dilma ir la no STF se ele é um bode expiatório do PT.

    • JCloves disse:

      Falar com o STF para que? O filho do lula esta com saudade do papai?
      Ele deve está querendo uma mamadeirinha, tadinho, o menininho, coitadinho, deve está querendo colinho …….
      Esse foi boa, a Dilma tem de falar é com a população! Como uma pessoa comentou, o poder emana do POVO, ok… Guri do lula……

  2. Marino disse:

    PORQUE AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO ENTRE OUTRAS COISAS ILÍCITAS SÃO SOMENTE DENUNCIADAS APOS ALGUMA COISA QUE PREJUDICOU O DELATOR e PORQUE NÃO FIZERAM AS DENUNCIAS ANTES? É PORQUE ESTÃO GANHANDO COM TUDO ISSO? ISSO NUNCA ACABARÁ

  3. Roberto Reis de Mendonça disse:

    A Presidente evita comentar muita coisa para não disserem que está influenciando em algum setor do Judiciário. Sempre criticaram Collor, FHC e Lula por darem opiniões no momento errado. Dependendo o que Toffoli quer dizer com “diálogo”, parece que está pedindo apoio nas decisões do Supremo, tendo em vista o que o país finalmente parece sair de décadas do corporativismo político com privado, onde membros do Supremo sempre foram vistos pela opinião pública como muitos tolerantes com os corruptos.

  4. wanderley donegal disse:

    dilma fala pouco , mas o pouco que ela fala , todo mundo obedece, pois todos os ministros foram escolhidos pelo proprio governo . o dia que mudarem as regras do jogo e houver um concurso para o stf veremos ministros legislando de acordo com o necessario, sem ter que prestar contas a padrinho nenhum . vemos no dia do julgamento da correção dos investimentos , como os ministros foram procurados, para fazer pressão junto a eles. deveriam deixar o legislador dar ganho de causa segundo a constituição e não segundo interesses de bancos e do governo .

  5. Luiz Dias disse:

    Porque não aproveitar a oportunidade e proibir que o dinheiro roubado sirva para pagar os honorários dos advogados, como nos EUA e outros países? A oportunidade está aí.

  6. ANTONIO A DE CARLI disse:

    Tem que se fazer mais e falar menos.

  7. carlos disse:

    Esse sr foi nomeado ministro do STF pela mulher do Lula. É sindicalista e parcial ao PT. O que ele quereria que Dilma falasse com o STF? Porque fala em nome do Congresso?

  8. Luiz Ricardo Queiroz Silva disse:

    Inependentente do momento institucional que vivemos, sem entrar no merito de suas origens, a resposta do minisro à questão de numero 8, referida na entrevista, revela os efeitos do peso da toga, é tudo que a sociedade precisa, e tudo que se espera de um poder indepndente, nunca se pode perder a esperança – parabens ministro Toffoli, pelo forma correta que enfrentou o tema.

  9. Daniel Carvalho disse:

    Comentarei sobre ajuda $ a partidos:

    Ninguem dá algo a alguem sem esperar retorno ou muito poucos.
    Empresas q visam lucro que tem obrigações fiscais e administrativos,onde o gestor presta contas, atravez de balanço patrimonial e Financeiro,
    Por conta de se tratar de uma empresa,sempre espera retorno
    E Essa ajuda Financeira a partidos ou a diretamente a candidatos tem razões obvias,q deveriam ser proibidas ajuda de qualquer forma.
    E nem tampouco ajuda $ do TSE a partidos na epoca de eleições, fatalmente com esse $ se faz mais escolas hospitais e etc, aliaz o dinheiro do povo atravez de impostos é justamente para isto e não para financiar eleição de ninguem.
    As ajudas deveriam vir dos eleitores direto ao candidato, daquele q se conhecesse o trabalho de base,quem quisesse ajudaria, isto daria mais autonomia às eleições e aos eleitores q vigiariam mais seus leitos,caso fosse mal, não teriam mais ajuda do povo. e tenho dito.

  10. mineiro chato disse:

    Nenhum dos dois para mim, valem nada…

  11. O PODER EMANA DO POVO... COM QUEM DEVE SER O DIÁLOGO?!!! disse:

    Mesmo quem não simpatiza com as posições do ministro Toffoli,como eu, principalmente por suas votações no caso do Mensalão, não deve deixar de elogiar seu posicionamento quanto à proibição de contribuições jurídicas para campanha (uma aberração que só um cego não enxerga que cria um ” conchavo ” de fidelidade futura)e sua interpretação quanto ao dinheiro do fundo Visanet.
    Quanto a Presidente da República ter necessidade de dialogar muito com os outros poderes, é mau sinal!
    Quanto mais diálogo melhor é entre Presidente da República e os diversos setores da sociedade – preocupando-se o Presidente em sempre decidir no que for melhor para a maioria da população.
    Que os outros poderes cuidem de suas próprias responsabilidades perante a sociedade.

  12. Milton Busque disse:

    Não entendo isso de ‘pouco diálogo’. O executivo é independente dos demais poderes e o ideal é que não se intrometam nas esferas uns dos outros.

  13. Alvaro Paiva disse:

    Porque o Governo não mandar apurar as ameaças ao Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa , em um pais democrático não é permitido ameaças a um titular de uma pasta , posto , poder em seu exercícios ou não ; onde se estar
    apenas cumprindo o seu deve constitucional, e até onde e quando iremos viver
    com estas ameaças a quem apenas cumpri a Lei em seu todo parâmetro legal.
    Temos que apurar ,identificar ,publicar e punir.

    A Quem respeita a Democracia em Direitos e Deveres.

  14. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Bem faz Dilma Rousseff em não perder tempo “falando” com o STF. Nenhum daqueles Ministros foi eleito pelo povo para representá-lo e a maioria do Tribunal é capaz de condenar réus por suspeitas, sem provas com base em teorias jurídicas alemãs distorcidas. Pior, lá tem até um que condena réus porque eles não provaram serem inocentes, apesar da CF/88 garantir a todos a presunção de inocência. Tudo bem pesado, este STF calado já está errado. Que fique onde está, sem meter o bico no Executivo.

    • NAZISMO... COMUNISMO... BOLIVARIANISMO... JUÍZES, AH, JUÍZES!!! disse:

      DENTRO DA SUA ÓTICA, FÁBIO, OS MENSALEIROS DEVERIAM TODOS SER INDENIZADOS PELO CONSTRANGIMENTO QUE PASSARAM,ESTÁTUAS DE HERÓIS DEVERIAM SER ERIGIDAS PARA ELES E OS JUÍZES ( SE NÃO ME ENGANO FORAM 13, POIS PARECE QUE DOIS SE APOSENTARAM DURANTE O CURSO DO PROCESSO E DOIS OS SUBSTITUÍRAM ) DEVERIAM TODOS SER CONDENADOS A PENAS QUE OS FIZESSEM MOFAR NA CADEIA!
      O MINISTRO DA EXPRESSÃO MÁXIMA DA ” VERGONHA NA CARA “,ENTÃO, DEVERIAM MUDAR O CÓDIGO PENAL E CONDENÁ-LO À PRISÃO PERPÉTUA!
      AFINAL QUEM SÃO ESSES JUÍZES OUSADOS QUE SE PROPUSERAM A COIBIR AQUELES QUE CONSIDERAM QUE ” NÃO IMPORTAM OS MEIOS, DESDE QUE SE CHEGUE AOS FINS “?!!!

  15. Aldori Luiz Zulian disse:

    O povo está de olho.

  16. CLAUDIO disse:

    Em vez de perguntar para esse togado, pergunte para o povo….

  17. jorge vaz disse:

    Acredito que na condição de Ministro da mais alta corte, emitir pensamentos como, se, cidadão comum fosse é dar margem de credibilidade destes incautos e nefastos achadores de nossa nação. Pior ainda, é saber que, enriquecimento da noite para o dia, de um “digamos simples trabalhador”, nem é lembrado. Apenas lembram, são dos ladrões de galinha que sempre servem para dissipar o o lofote do verdadeiro elemento que se locupletou da administração.

  18. Rosivaldo disse:

    a justiça tem que fazer justiça

  19. Anonimous disse:

    Por isso que funciona,quanto menos ela apita lá melhor.

  20. E assim vai indo; um ministro diz que o Genoino nao é culpado, mas que mesmo assim vai condena-lo; outro diz que nao tem prova contra Dirceu, mas que mesmo assim vai condena-lo; mais outro diz que o dinheiro (maior argumento da acusaçao) nao é publico, mas mesmo assim esta valendo a condenaçao. Me parece que o Joachin está tentando liderar um linchamento, a qualquer custo..

    • Alberto disse:

      É exatamente isso, meu caro. Aliás, não duvido nem um pouco de que surja um candidato assim, tal qual ele, aproveitando-se da ignorância do povo e pavoneando-se como se tem visto na mídia nos últimos tempos para bancar o salvador da pátria. Nada me tira da cabeça que este senhor é agente de muito mais podres do que o que se tem visto na mídia. O que me deixa chateado é que não temos um portal ou site que nos proporcione esta outra visão, mais aprofundada, dos fatos.

  21. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    E os Interlocutores? E os Lobistas? E a Oposição? Entendo que se caso os poderes trabalhassem de forma independentes, Não seria necessário tanta grita assim! A faxina precisa ir muito além da Dilma. Mas também sei, que quem ousar ir além não Governará nem 2 anos! Que o diga Collor.

  22. Paulo disse:

    Será que Toffoli está fazendo vestibular para padre ?

  23. Domingos disse:

    Temos que melhorar e muito nossa democracia.
    Para começar: Os poderes são independentes. O judiciário não pode ser nomeado pelo executivo. Está errado.
    Se houvesse independência como seria o resultado do mensalão? Seriam absolvidos ou condenados por bilhões de reais que dizem ter sumido?
    Devemos ter quatro poderes independentes. INDEPENDENTES.
    Ah! Quem é o quarto? A Mídia, Imprensa ou coisa parecida. Mas INDEPENDENTES e de alguma forma eleitos pelo povo.

    • P/Domingos. disse:

      CONCORDO COM VOCÊ, DOMINGOS, PRINCIPALMENTE NESSA ABERRAÇÃO QUE É O EXECUTIVO INDICAR OS MEMBROS DO STF!
      O PRÓPRIO STF DEVERIA ESCOLHER SEUS MEMBROS, OBEDECENDO COMO PRIMEIRO QUESITO A ANTIGUIDADE, JUNTAMENTE COM OUTROS QUESITOS QUE PUDESSEM SELECIONAR OS MAIS MERECEDORES.
      MAS NADA DE ELEIÇÃO POPULAR POIS JÁ BASTA O EXECUTIVO E LEGISLATIVO COM TANTA COISA PODRE!

  24. Marco Valverde disse:

    O correto é “Dinheiro da Visanet para o Valerioduto”. Por incrível que pareça, Toffoli foi correto em tudo que disse na entrevista. Precisamos acabar com este suborno legalizado que é a doação para campanha feita por pessoa jurídica. Temos que acabar com a suplência, voto de legenda e cargo de nomeação.

    • Fábio Luis Inaimo disse:

      sim< e com financiamento público o ParTido da situação se retroalimenta com dinheiro publico "com nosso dinheiro", só pode estar de brincadeira.

  25. Roberto disse:

    Ou se acaba com a roubalheira do erário e a impunidade, ou ambas acabarão com o Brasil.

    • Silvio Turban disse:

      Não houve roubo do erário, o ministro explicou bem: o dinheiro era PRIVADO!!! Aliás a cara de espanto do Kennedy ao receber a resposta foi impagável.

  26. vitor esperança disse:

    Évitei e ainda popei adjetivos mais sérios

  27. Carlos Alberto disse:

    No acompanhamento do julgamento do mensalão não era compreensível o labor e o empenho dos Senhores Ministros Lewandovisk e Toffoli pela anulação e porque não dizer pela taxação de incontitucional as denuncias feitas contra os senhorizinhos ingenuos filinhos do papai Lula que nada\sabia e por conseguinte de toda\ a trupe do PT; imagino a pressão que os pobres ministros estavam sofrendo a cada dia apos cada\seção por eles: Lula, Dilma, a mulher do Lula, do filho do Lula, do e do, e do …. Pra que Dilma precisaria se expor?

  28. eduardo borba disse:

    Simplesmente ridículo! Na hora de votar, esse discurso vai por água abaixo.

  29. nelson silva disse:

    É PRECISO ERRADICAR O MAL QUE SE INSTALOU NO BRASIL NOS TRÊS ÚLTIMOS GOVERNOS. O QUE MAIS SE ENCONTRA NO MEIO POLÍITICO É CARÁTER DE 5ª CATEGORIA, ÉTICA ZERO E COMPORTAMENTO IRÔNICO DIANTE DA MÍDIA. FORA!!!!!

  30. Nilo Aguiar disse:

    Concordo plenamente na colocação sobre as campanhas serem bancadas pelos empresários, principalmente banqueiros e construtoras. Agora Toffoli, pergunta a oposição comandada por Aécio se eles querem financiamento público de campanhas eleitorais? Claro que não, pois como farão os grandes caixas 2 do PSDB/DEM/PPS. Outra, como os partidos financiam pré campanhas como por exemplo o Aécio viajando pra lá e pra cá e o pior, um desempregado como o Serra? Voltamos a pergunta anterior: sobras de caixa 2!!!!

  31. Francisco disse:

    Quem mantém (e remunera) executivo é povo. É com povo que executivo deve dialogar.

    Mesmo o diálogo com o legislativo (válido porque eleito pelo povo) só deve se dar institucionalmente.

    Quando não é assim, chamam de “mensalão” ou resulta em compra de votos, como na compra da reeleição por FHC. Melhor se esfregar menos, portanto.

    Presidente procurar judiciário… Que tal judiciário procurar presidente…

  32. mendes disse:

    Chamada da reportagem esta invertida,
    dando uma conotação errada no crime praticado.
    “Dinheiro do valerioduto para Visanet”
    certo é o que o ministro falou
    “fundo visanet irrigou o valerioduto”.
    Agora chamar o fundo visanet, com diretores indicados pelos PTistas de privado é muita propaganda socialista despistando o obvio.

  33. É preciso mudar as regras do Quinto, não pode haver interferência do Poder Executivo ou quaisquer outro poder na escolha de Ministros do STF, isso mesmo, que independência tem estes caras, portanto, os Ministros do STF tem que ser aprovado dentro de uma carreira, mais de 35 anos, Advogado, ma ainda, comprovar o conhecimento Jurídico Acadêmico, e, este conhecimento é através de concurso entre seus pares e não ser um GURI da esposa do Presidente, puta que pariu, sai daí TOFOLI, já o ZAVASKI vá lá, mas quem é TOFOLI perto de ZAVASKI, é um nada.

    • Chrystian Lima disse:

      Discordo. Nomear juízes só por antiguidade é um erro. Eles chegam as 13:00 e saem às 17:00 e não trabalham, ou sejam, não tem qualquer operosidade ou produtividade. São estagiários que despacham e sentenciam. Se deixar a mercê de juízes a escolha de seus “candidatos” seriam como criar ovelhas perto de lobos. Veja os exemplos, filhos de ministros estão assumindo cargos de desembargadores em todo território nacional, filhos de desembargadores estão sendo nomeados para desembargadores. Existe um EC tramitando no congresso, objetivando uma melhor escolha de candidato aos tribunais. Nesta emenda o candidato seria escolhido por faculdades, doutrinadores, OAB/federal depois a lista seria reduzida pelos Tribunais a tríplice, e, finalmente, a nomeação pela Presidenta ou Governador. Os magistrados breve nao poderam ser demitidos nem aposentados NUNCA MAIS. O povo saiu a ruas mas não sobe pedir. Porque não recebe, porque pede mal!!! Lei existe para eles serem punidos, tanto penal quanto na esfera civil e administrativa. Juiz não condena juiz e promotor não denuncia juiz. No EUA quem escolhe o promotor e o juiz e o povo por votação. Nós somos um plagio mal redigido dos EUA. Veja as publicações das filhas do ministros Mello e Fux, como desembargadoras…. Piada… Os ministros do STF não são escolhidos pelo quinto. São por indicação do Presidente. Pelo que percebi caro amigo brasileiro, não conhece as escrituras. Se o for dentro de uma “carreira fechada” teremos deuses e não juízes. Serão imunes a quaisquer coisas. Voltaremos ao absolutismo. Os primeiros ministros da justiça do Brasil era chamadas desembargadores. Os quatro primeiros voltaram a “ferros” (em grilhões) para Portugal. O primeiro veio objetivando diminuir a corrupção, se tornou o homem mais rico do Brasil ao cabo de 40 anos. O sistema brasileiro já é podre desde sua formação. Presídios que parecem masmorras, onde alguns cidadãos de bens dizem que tem q matar os presos. Veja o BBB os caras ficam confinados no maior conforto e só conversam besteiras dia todo e no final querem si matar. Imaginem vivendo em masmorras? Há uma EC querendo tirar a “aposentadoria compulsória” para magistrados, no entanto, não foi substituída a pena por “exoneração ou demissão”. Assim, imagine que as indenizações em ações envolvendo magistrados são as maiores e certamente iriam prescrever todas as ações no rito comum. Médico não denuncia médico (máfia de branco). Reflita…

  34. Chico disse:

    Quando se fala em reforma eleitoral, tem uma coisa que muitos estão esquecendo, mas que não pode mais existir.

    Todo trabalhador, todo cidadão que se preza tem o seu salário e dele sobrevive. Ou seja, se precisa viajar, comprar gasolina, fazer supermercado, pagar escola, pagar P. saúde, etc…

    Então, que todos os políticos tenham somente o seu salário – retiradas todas as chamadas: verbas extras/assistências/mordomias, talvez muitos já desistam de se candidatar. Só vão os que tiverem ideais… e não se corromperem para ajudarem a quem lhes pagou para se manterem…

  35. Geraldo disse:

    O dinheiro é privado, mas mesmo assim vou condenar, mas o processo todo ele foi feito dizendo que o dinheiro era recurso publico?, então esse julgamento é um tremendo “MENTIRÃO”, e o pior, é um “JULGAMENTO POLITICO” que visa destruir o PT , afim favorecer ao PSDB< DEM E PPS, triste papel do STF, que desceu à lama, transformando-se em um "TRIBUNAL DE EXCESSÃO", o pior deisso tudo, é que está "ASSASSINANDO" um inocente (José Genuino), e caso o STF mate o Genuino, o Brasil sofrerá serias retaliações internacionais.

  36. Carlos Ribeiro disse:

    Então já admitem que o dinheiro não era público? Ah, tá!

  37. […] Blog do Kennedy: Dilma “dialoga pouco” com STF e Congresso, diz Toffoli […]

  38. Silvio Turban disse:

    Vai aparecendo finalmente a verdade o dinheiro era privado, da Visanet, e também foram feitas as propagandas, o tempo vai se encarregar de provar isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 03:13:05