aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-09-2016, 21h54

Toffoli segue Mendes e bate na Lava Jato

Para ministro, Judiciário corre risco de cometer erros de militares em 64
26

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli decidiu seguir a linha do colega Gilmar Mendes e fez crítica dura aos investigadores da Lava Jato. Em palestra em Belo Horizonte, ele disse nesta sexta que o Poder Judiciário corre o risco de “cometer o mesmo erro que os militares cometeram em 1964”.

Há pouco tempo, um vazamento que prejudicou a imagem de Toffoli foi atribuído a procuradores da República. Com essa declaração, Toffoli tenta colocar limites a eventuais abusos dos investigadores da Lava Jato.

É uma comparação forte, porque os militares deram um golpe que instalou uma ditadura durante 21 anos no Brasil. Segundo Toffoli, o Judiciário não deve “exagerar no seu ativismo”.

*

Duelo político

Houve hoje mais um capítulo do duelo entre Lula e a Lava Jato. Depoimentos do ex-senador Delcídio do Amaral e do ex-deputado federal Pedro Correia foram divulgados como resposta à crítica do ex-presidente de que a denúncia do Ministério Público feita anteontem não apresentou prova de que ele comandou o escândalo de corrupção da Petrobras.

A investigação sobre liderar ou participar de organização criminosa está no Supremo Tribunal Federal e não na Justiça Federal de Curitiba. Portanto, esses depoimentos funcionam mais para desgastar o ex-presidente.

Já o PT afirma que Lula nunca escondeu que precisou se aliar ao PMDB depois do mensalão a fim de ter estabilidade política e que as acusações de Delcídio e Correia feitas agora teriam o objetivo de reduzir penas e não seriam verdadeiras.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
26
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, seria hilário, não fosse triste, o Toffoli, não segue o Gilmar, esta aproveitando a deixa; sua mulher, é ADVOGADA DE ACUSADOS EMPREITEIROS, por favor…este cidadão, não dá uma bola dentro; depois de tudo, todas as vezes, que o Supremo se impõem com alava jato, acaba sendo suspeito, e oportuno;faz frente ao “poderio” do Moro, e isto!
    Os depoimentos do Delcideo e Pedro correia, são contundentes, depois de homologados, as delações, não poderão descredencia-los; vale como sentença, quando “juntarem as peças do quebra cabeça; isto é, colocarem todos os acusadores, na frente do RÉU LULA; não terá como desmentir todos, por detalhes que ocorreram durantes os últimos 13 anos; será um massacre, e nem mesmo o supremo, sendo indigesto, não poderá deixar de confirmar as sentenças…O lula esqueceu dos detalhes, será vítima por tabela, até das acusações contr dilma; tudo está traçado e delineado, a PGR, já tinha previsto isto, vão ceder.

  2. Américo Jeroncio Teles disse:

    As atitudes dos procuradores esta indo contra o interesse do Brasil, esta ideia de confrontar com o Lula já esta parecendo
    mais interesse politico do que investigação, espero que isto não seja apenas um circo.

  3. blas disse:

    Eu quero ue esse Toffoli morra e com uma morte bem dolorida para sofrer o máximo possivel e pagar por suas safadezas

  4. Existe um viés classista nas acusações contra Lula e o PT. A burguesia, apesar de toda a riqueza acumulada jamais se conformou em não deter o pleno controle do Estado brasileiro e, por isso, não hesitou em patrocinar a quebra do estado democrático de direito para, sem crime, condenar uma presidenta eleita democraticamente. A história cobrará um alto preço de todos nós!

  5. DIRETO AO ASSUNTO: TROPA DE CHOQUE É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    NO JULGAMENTO DO MENSALÃO UMA TROPA DE CHOQUE DEIXOU A NAÇÃO INDIGNADA, ALÉM DE QUASE MATAR DO CORAÇÃO O VALENTE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: QUEM NÃO ERA POLÍTICO TEVE CONDENAÇÕES DURÍSSIMAS (POR EXEMPLO: CERCA DE 40 ANOS O MARCOS VALÉRIO) E OS DA ÁREA POLÍTICA, PEQUENAS PENAS!
    PARECE QUE NOVAMENTE, NA LAVA JATO, A TROPA DE CHOQUE QUER VOLTAR A AGIR: O EMPRESÁRIO MARCELO ODEBRECHT E OUTROS QUE O DIGAM…
    ENQUANTO ISSO LULA, RENAN, JUCÁ E TANTOS OUTROS…
    ATÉ QUANDO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS?

  6. VIVA A LAVA JATO, JUÍZES SERGIOS MOROS DO BRASIL, MPF, PF, RF, TCU E TODOS OS BRASILEIROS COM VERGONHA NA CARA! disse:

    DIZER QUE O JUDICIÁRIO CORRE O RISCO DE COMETER O MESMO ERRO QUE OS MILITARES COMETERAM EM 1964 É ALGO TÃO ABSURDO DE SE ENTENDER, COMO ENTENDER QUE ALGUÉM QUE NÃO CONSEGUE POR DUAS VEZES SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO PARA JUIZ, CONSEGUE SE TORNAR MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DE UM PAÍS!
    COMO É ABSURDO UM JOVEM DE 18 ANOS DE IDADE QUE COMETE FURTO QUALIFICADO, OU PEQUENO ROUBO, OU MESMO PARTICIPA DE TRÁFICO DE ALGUMAS TROUXINHAS DE MACONHA, RAPIDAMENTE É JULGADO, CONDENADO E JOGADO POR ANOS NUMA CADEIA…
    ENQUANTO POLÍTICOS E GOVERNANTES, PARTICIPANTES DIRETA OU INDIRETAMENTE DE TODO O TIPO DE CORRUPÇÃO, LESANDO OS COFRES PÚBLICOS EM “BILHÕES” DE REAIS, TÊM INVESTIGAÇÕES E INQUÉRITOS CONTRA ELES SALVAGUARDADOS POR UM FORO PRIVILEGIADO NA MAIS ALTA CORTE JUDICIAL DO PAÍS, POR ANOS A FIO!

  7. Doidagua disse:

    Me preocupa muito, são posições divergente que tem um objetivo comum, o povo, o Brasil. porém, parece que estão tendo uma posição bilateral, autoridades empossadas contra as autoridades concursadas.

  8. Romanelli disse:

    A LAVA JATO já cumpriu o seu papel ..CRIMINALIZOU a política e o PT
    .
    e o resto perguntariam ? “não vem ao caso” Moro e turma responderiam ..principalmente se focar no tucanato
    .
    Convenhamos, a LAVA JATO apresentou-nos uma Petrobrás (e acionistas) vítima do cartéis de empreiteiras, de BANCOS, do próprio mercado pressionado pela pré sal, de agentes públicos dos quais QUATRO foram DEMITIDOS por Mama Vana em 2012 (Duque, Zelada, P.R.Costa e Barusco, muito antes portanto de Moro e da Garotada de Coritiba aparecerwm pro PIG, este que até hoje não divulga este FATO importantíssimo) fora claro vitimada por diversos, presentes e pretéritos, partidos e modelos políticos (Paulo Francis que o diga)
    .
    e ao final o que se tentou agora ..se tentou ligar até um apto VAGABUNDO no Guaruja, dado como sendo de LULA, isso quase CINCO ANOS depois do “capo de tuiti capo” ter saído do Planalto ..piada ..nemo tanto pela ilação, mas pelo valor envolvido

  9. Rodrigo disse:

    Não sei o porque de ouvirem tantas mentiras desse cara que saqueou o Brasil, em vês de mandar prende-lo,lugar de ladrão e na cadeia.

  10. jose barea torres disse:

    está claro a real intenção do mp de curitiba aliado aos golpistas, depois de tirarem a Dilma de cena , agora é a vês de lula, é obvio que toda essa articulação tem como objetivo eliminá-los , pois só assim terão chance de ganhar uma eleição direta depois de tantos anos !

    • P/José Barea Torres - È PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

      NÃO É HORA DE TIRAR DE CENA APENAS DILMA E LULA E SIM TODA A LADRÃOZADA DA POLÍTICA!
      O INÍCIO TINHA QUE SER COM O PT, PORQUE O “COMANDANTE LULA” É DO PT – MAS É PRECISO MANDAR PARA A CADEIA TODA A LADRÃOZADA DO PT, PMDB, PSDB, DEM, PTB, E TODOS OS OUTROS PARTIDOS ONDE ESTEJAM LADRÕES TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS E GOVERNANTES!
      OS BRASILEIROS “COM VERGONHA NA CARA” NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM PARTIDOS POLÍTICOS, ESTÃO PREOCUPADOS COM POLÍTICOS VERDADEIROS – AÍ SIM, HAVERÁ PARTIDOS POLÍTICOS DE VERDADE!
      O QUE HÁ ATUALMENTE, EM RELAÇÃO “À MAIORIA” -(CERCA DE 99%) DOS PARTIDOS POLÍTICOS, SÃO QUADRILHAS DE SAQUEADORES DOS COFRES PÚBLICOS, PROTEGIDOS POR SIGLAS PARTIDÁRIAS, COMPACTUADOS COM EXECUTIVOS CORRUPTOS E PROTEGIDOS PELA LEI, ATRAVÉS DE UM JUDICIÁRIO ACOVARDADO!

      • Wellington Alves disse:

        Pergunta simples: por que não acontece com os outros? Por que não estão denunciando os que estão na planilha da Odebrecht? Isso para mim é prova. Delação, qualquer um pode falar o que quiser. E o fluxo do dinheiro, documentos de contabilidade paralela, conversas gravadas, cadê? A Folha apresentou hoje uma matérias das contradições da denúncia do LULA com o que já foi delatado pelos ex-diretores da Petrobrás. NÃO ACREDITO MAIS NA LAVA-JATO. NÃO ACREDITO MAIS EM SERGIO MORO. Parcialidade mata a justiça.

  11. antonio carlos disse:

    As pessoas que estão sendo investigadas jogaram muito “sujo” neste últimos treze anos, instalaram uma ditadura baseada em coração e propinas pagas a funcionários públicos, políticos até a jornalistas. seria muito difícil para a justiça combater esta quadrilha sem a divulgação para a população sobre os detalhes dos crimes. A publicidade dada aos fatos foi o fator mais importante de toda esta história e o ministério público está de parabéns, assim como moro quando divulgou os áudios de lula e dilma, mudando a história naquele momento. Não ganharemos a guerra contra a corrupção se ouvirmos o que dizem estes ministros suspeitos do supremo.

  12. Maria Gorete de Sousa disse:

    Quando não é ele é a esposa que aparece em alguma denuncia em comentários na midia.

    é claro que ele vai estar contra o ministério público.

  13. CARLOS HENRIQUE DA SILVA disse:

    Está claro que estas delações são mentirosas e tem o único objetivo de reduzir penas. Bas ta ver os vídeos do Serveró e do Delcídio que dá pra ver que falam de forma leviana sem nenhuma convicção do que estão falando. É apenas mais um componente desta farsa que armaram no país pra colocar o PSDB(aliado dos bancos, dos latifundiários e da Rede Globo) de volta no poder.

  14. Zafenate Cardoso disse:

    Quando vamos perceber que vivemos em uma ditadura política, só os poderosos e corruptos conseguem se eleger e reeleger, se não todos a maioria absoluta do congresso. Quando alguém, que tem voz nacional, vai pedir explicações ao STF sobre as afirmações do Presidente do Senado sobre a interferência para libertar o marido da senadora e ex ministro? É lamentável das destaque a esta afirmação.

  15. GERALDO FIRME DE ARAUJO disse:

    O ministro deveria é se preocupara em PROVAR que não estava envolvido nas denuncias , se é que isto possível. Data máxima vênia, de uns tempos para cá ao olhar para a Corte Suprema o cidadão não deposita mais esperança diante dos envolvimentos que vieram a lume daquela casa, que diga-se de passagem deveria ser o porto seguro da justiça.

  16. GILMAR disse:

    E dá pra confiar no STF?

  17. Alberto disse:

    Quando não tem defesa,ataca.Thr end.

  18. Marco Tulio Castro disse:

    O histórico deste juiz já diz a que veio. Não é surpresa nenhuma esta defesa que ele faz de seus pares.
    Mas a opinião de 96% dos brasileiros conta mais que a dele.
    Dias Toffoli é um zero a esquerda em termos de opinião politica.

    • p/Marco Tulio Castro - FORO PRIVILEGIADO E INDICAÇÃO POLÍTICA PARA STF COSTUMAM GERAR "VERGONHAS NACIONAIS"! disse:

      A fala de uma pessoa que (SIC) tentou por duas vezes, através de concurso público, ser juiz, e não foi aprovado;
      foi advogado do PT;
      chegou ao Supremo Tribunal Federal através de indicação de Lula, hoje tido pelo Ministério Público Federal como “Comandante” da corrupção institucionalizada no país pelos governos do PT;
      já demonstrou em outras ocasiões que a fidelidade a padrinho político deve ser colocada acima dos interesses da nação: pode ser levada a sério?
      Felizmente, para felicidade geral da nação, a maioria dos ministros do STF, mesmo sendo constituída por maioria indicada por Lula e Dilma, tem colocado em primeiro lugar o dever constitucional acima de posições de fidelidade a político comprovadamente corrupto!
      Se essa situação se inverter, ou seja, a maioria achar que a fidelidade incondicional a padrinho político corrupto deve ser colocada acima da defesa dos interesses constitucionais, será o caos!

  19. gilberto disse:

    Estou assustando, onde vamos, como vão viver, meus filhos, netos e bisnetos. Sob a ditadura do judiciário da republica de Curitiba, sob a batuta de MORO e seus comparsas, que usam métodos da inquisição do século 1 a 17?, torturas para obter confissões. Não sei penso que resta uma luta armada para colocar as coisas no lugar, como houve no EUA. Digo isto com muito pesar e tristeza.

    • p/Gilberto: LUGAR DE LADRÃO DE COFRE PÚBLICO É NA CADEIA, DOA A QUEM DOER! disse:

      O SENHOR DISSE: …”SOB A BATUTA DE MORO E SEUS COMPARSAS, QUE USAM MÉTODOS DA INQUISIÇÃO DO SÉCULO 1 A 17, TORTURAS PARA OBTER CONFISSÕES”.
      Primeiro acho que o senhor não sabe o que eram as torturas nos períodos citados;
      Segundo, tudo está sendo feito de acordo com a lei e o índice de reformas das condenações de Moro, na 2ª instância, tem sido mínimo.
      Atente para o fato que a “ladrãozada” que tem sido presa roubou “BILHÕES DE REAIS DOS COFRES PÚBLICOS”, e as “COLABORAÇÕES PREMIADAS” (feitas perante o Ministério Público Federal e “OS ADVOGADOS DA LADRÃOZADA”) – são de interesse deles próprios, para diminuição das penas.
      O senhor acharia justo deixar criminosos tão periculosos à solta, gastando os Bilhões de reais roubados dos cofres públicos, bilhões esses que não entraram nos cofres públicos por ação divina, mas sim através dos suados impostos do povo brasileiro?
      OBS: BILHÕES DE REAIS TÊM RETORNADO AOS COFRES PÚBLICOS PELA AÇÃO DA OPERAÇÃO LAVA JATO!

  20. Pobre Brasil, ainda cercado de gente ignorante que acredita no Lula e seu circo. Bom desde os tempos da Grécia Pão e Circo movem a humanidade.

  21. mario disse:

    Meu Deus , tanto dinheiro roubado da saude , educação e tantos outros setores da sociedade e temos cidadãos que ainda defendem politicos criminosos que roubam bilhões e bilhões de reais dos cofres públicos , independente do partido que se escondem devem ser presos e condenados a penas especiais pois são esses os criminosos que mais matam no país tirando , com esses roubos , a vida e a saúde de milhares de brasileiros.
    Cadeia para todos , independente da sigla partidária.Precisamos abrir os olhos e unidos cobrar as punições aos maus políticos.

  22. ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Esse cidadão que não conseguiu ser juiz através de concurso público, pois foi reprovado duas vezes, mas que se tornou ministro da mais alta Corte Judicial do país, (por indicação de um presidente acusado pelo MPF de ser o “COMANDANTE DA CORRUPÇÃO”), com o polpudo salário de mais de 30 mil reais por mês, fora as mordomias legais, porém indecentes, num país com tantos problemas sociais como o nosso – acha normal defender os maiores criminosos do país: homicidas dolosos de cidadãos que ficam privados dos mais elementares direitos constitucionais, como saúde, educação, alimentação, segurança pública – pois o dinheiro para atendimento desses direitos, os corruptos, ladrões, bandidos travestidos de políticos e governantes, ROUBAM! E ainda somos obrigados a ver esses ministros pagos com o dinheiro de nossos impostos, defendendo esses bandidos!
    Isso é uma vergonha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 13:36:10