aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
28-11-2013, 7h12

Ministro vê “falha” na prisão de Dirceu, Genoino e Delúbio

Para Dias Toffoli, condenados ao semiaberto não poderiam ter ficado no regime fechado
53

No segundo bloco do “10 Perguntas”, na questão 5, Dias Toffoli afirma que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, age certo ao protelar as ordens de prisão de condenados que ainda aguardam resposta sobre a aceitação de seus embargos infringentes, mesmo que não tenham direito de apresentá-los. “Está cumprindo a decisão do plenário.” Na pergunta 6, o ministro vê “falha” na prisão de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por terem ficado em regime fechado durante três dias quando suas penas recomendavam o regime semiaberto. Para ele, houve “problema de comunicação” entre os gabinetes de Barbosa e de dois juízes da Vara de Execuções Penais de Brasília. Na sétima questão, rebateu a acusação do PT de que o julgamento do mensalão foi “político e influenciado pela mídia conservadora” e de que réus petistas foram “condenados sem provas”: “Fazer alegação em gênero, penso que não é correto”. Ele lembra que “houve condenações unânimes” e que ampla defesa e contraditório “foram garantidos”.

Pergunta 5 – ‘Barbosa está cumprindo decisão do plenário’

Pergunta 6 – ‘Houve falha na prisão de Dirceu, Genoino e Delúbio’

Pergunta 7 – ‘Supremo garantiu ampla defesa e contraditório’

Clique aqui e assista ao bloco 3

Comentários
53
  1. nelson silva disse:

    É PRECISO ERRADICAR O MAL QUE SE INSTALOU NO BRASIL NOS TRÊS ÚLTIMOS GOVERNOS. O QUE MAIS SE ENCONTRA NO MEIO POLÍITICO É CARÁTER DE 5ª CATEGORIA, ÉTICA ZERO E COMPORTAMENTO IRÔNICO DIANTE DA MÍDIA. FORA!!!!!

    • ubirajara disse:

      Nelson, Você foi até muito educado e generoso!
      Agora estes quadrilheiros do mensalão viraram todos bonzinhos, e Joaquim Barbosa , o Homem Mau!!!
      Os 3 bilhões de Reais” que esta gente utilizou teriam feito toda a diferença para a sociedade e aos miseráveis que morrem todos os dias por falta de atendimento na saúde , na falta de leitos nos hospitais etc etc.abraço!!!

  2. nelson silva disse:

    Não conheço o Regulamento do STF, mas conheço uma atitude quando é antiética. Penso que um Ministro que venha a criticar a decisão do Presidente da Corte deve ser afastado… sumariamente, de suas funções!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. […] No segundo bloco do “10 Perguntas”, na questão 5, Dias Toffoli afirma que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, age certo ao protelar as ordens de prisão de condenados que ainda aguardam resposta sobre a aceitação de seus embargos infringentes,…  […]

  4. Reinaldo disse:

    Quero ver o que vai acontecer quando vier à luz o tal “dinheiro do Banco do Brasil”.
    Pizzolato foi condenado pelo crime alheio e isso não quer dizer nada?

  5. DIRRAN NEY XAVIER disse:

    DEPOIS DE TANTOS ANOS PRA SEREM JULGADOS AINDA EXISTEM CONTESTAÇÕES ME PARECE UMA PIADA E FALTA DE RESPEITO COM TODA NAÇÃO BRASILEIRA BRINCADEIRA!

  6. QUERO NESTA OPORTUNIDADE PARABENIZAR O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, POIS O MESMO FOI MUITO FELIZ E COMPETENTE AO JULGAR O MENSALÃO, POIS JULGOU SEM MEDO, SEM PRESSÃO E SEM NENHUMA INTERFERÊNCIA POLITICA. É DISSO QUE NOSSO PAIS PRECISA, SERIEDADE E VERGONHA NA CARA.

  7. Vander Salles disse:

    Se foram considerados culpados têm de ser punidos sim, mas o que me espanta é a covardia dos outros ministros do STF diante dos arroubos de autoritarismo, arrogância e intransigência de Joaquim XIV Barbosa. Barbosa não é o dono do STF ou será que para ele “La loi c’est moi”?

  8. O Regime semi-aberto para presidiários condenados, apenas ocorrerá após apresentação de proposta de TRABALHO e ainda assim, com a concordância de tal atividade laboral por parte do Presidente do STF e o juiz da Vara de EXECUÇÕES.
    Logo, o mandado de prisão para estes três condenados pela justiça se fez dentro da lei , pois eles queriam o quê ? Saírem para passear durante o dia, enquanto não há deferimento para a possibilidade de irem ao trabalho ?
    O Delúbio está quieto, apenas o Genoíno “mentindo que tem doença cardíaca grave” para obter numa só tacada a prisão domiciliar e aposentadoria por invalidez como Deputado Federal e o Zé Dirceu afrontando a inteligência dos mais esclarecidos neste país de que irá “trabalhar gerenciando um hotel” !!!
    Estes senhores estão deixando os brasileiros “boquiabertos” , pois já não basta terem cometido crimes gravíssimos contra o dinheiro público e a imoralidade de compra de votos no Congresso , e ao serem condenados num processo que durou “quase 8 anos” por um Tribunal de Justiça nitidamente “tendencioso” e favorável aos Petistas e outros políticos que se deixaram corromper, ainda se dão ao desplante de quererem “ditar as regras” de como devem cumprirem suas penas !
    Rezo para que seja feita uma verdadeira “faxina” de todos bandidos corruptos que saqueiam os cofres públicos todos os dias neste país e certamente o governo terá que construir a PAPUDA II , pois o contingente de ladrões de dinheiro publico é alarmante !
    Este Min. Dias Tofoli deveria ter se declarado na ação penal 470 como SUSPEITO, visto ter sido subordinado direto do Zé Dirceu, mas, como o intuito de coloca-lo no STF , foi justo o de ser tendencioso à favor dos petistas, o cara ficou na moita !!!
    TUDO VERGONHOSO DEMAIS e salve o Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Luiz Fux , pois estes sim, fizeram a justiça JUSTA !

    • S arah Maria disse:

      Admirei seu comentário, pois faço suas palavras ,a minha. Temos que acrescentar que quantos doentes estão à fila dos hospitais, sem conseguir se diagnosticar, mas basta um dos mensalões dizer que está dodói, que lá vem os dirietos humanos do Pt, para aposentar e evitar cassação do Nacional. O Dirceuzinho encontra logo emprego, no Hotel de Braília, com o Sócio do hotel ligado a Governo Federal. Agora todos os mensaleiros querem trabalhar, para dizer que são honestos, mas Onde está as verbas desviadas, Prisão é pouco. e ainda mais semiaberto. Acorde Povo brasileiro, bolsa familia, é bolsa furada.O povo é que vai decidir, quando souber votar ,e ter memória.

    • ana amelia disse:

      Tambpem rezo, helenita, pra que haja verdadeira faxina no nosso país e roberto jefferson, fernando henrique, jose´serra, alckmim, cachoeira, marconi perillo,paulo maluf, dem[óstenes, azeredo, arruda, roriz “et caterva” sejam julgados com tanta presteza como o forma os petistas e sejam recolhidos à prisão, prontamente !

  9. Rubens Tenório Cavalcanti disse:

    Bom dia!!

    Até que enfim esse sujeito,deu uma resposta dentro do que se espera de um magistrado da mais alta corte de justiça de nosso país,Pois até então ele só tinha se manisfestado em defesa dos réus juntamente com o Lewandowski. Talvez pela repercussão da sua atuação ,junto a opinião pública.

  10. Marcus disse:

    Pior do que a condenação sem provas, foi a condenação contra a prova dos autos. Isso é fato e está lá pra quem quiser ver e comprovar. A mídia conservadora foi retratada no discurdo do Marco Aurélio quando interpelou o “novato” sobre o eventual inconformismo da opinião pública acerca do resultado do julgamento.

  11. Pedro R. Novaes disse:

    Meu caro Sr. Kennedy

    O BRASIL precisa de mais Joaquim Barbosa e menos Toffoli, ao em vez de publicar a opinião desse Sr. que para o povo Brasileiro nem fede e nem cheira vá as ruas para ter uma opinião popular, essa sim e importante para a sociedade. A que ponto a prepotência dos políticos no Brasil chegou, um desses condenado do mensalão, réu julgado e condenado foi capaz de dizer “QUANDO, ONDE E DE QUE MANEIRA DEVERIA CUMPRIR A SUA PENA” ou seja não precisa mais de STF no Brasil, e o ´RÉU e quem diz como deve ser feito.

    Um abraço, e continuo lendo a sua coluna.

  12. para quem não viveu em uma ditadura , não sabe o que é perder a liberdade de expressão, sem liberdade de escolha de seus representantes pelo foto universal , não viveu em pais em estado permanente exceção jurídica e politica, servidão social no trabalho , não recolhesse o perigo de um golpe institucional , a quebra do direito jurídico perfeito ( constituição de 05 de outubro 1988 ) suas garantias sociais , não observam que estamos em plena revolução social deste povo , melhor acesso a renda, mais também e necessário melhoria na educação na saúde , transportes públicos e moradia , desmobilizar estas politicas de governo traria de volta politicas neoliberais com fundo corporativista ,com especulação monetária , quebra direitos e garantias sociais , para interesses de uma minoria de classe privilegiada

  13. Edgard xavier disse:

    O Sr. Ministro diz que houve falhas na prisão de Dirceu, Genoino e Delubio. Por acaso ele não devia, por um dever de ofício se manifestar contra? Afinal ele é um Ministro do STF ou não é?

    • ana amelia disse:

      A sensação que me fica é a de que os outros juizes têm medo do jb – por que não o enfrentam, se concordam que há erros na tramitação da ação?

  14. J M V disse:

    A RESPOSTA DESTE SENHOR NAO PODERIA SER OUTRA, A POPULAÇAO BRASILEIRA SABE DE COR E SALTEADO AS RESPOSTAS DE TODOS OS MINISTROS

  15. Elizabete Gomes disse:

    Pergunta o que ele acha do Mensalão Tucano, que até agora não foi julgado apesar de ter sido bem antes ao do PT…

  16. Só o DIAS TOFFOLI ver irregularidades na prisão do DIRCEU, GENOINO E DELUBIO, ora esta opinião é de um Ministro que não entende da Matéria Penal.

    • S arah Maria disse:

      Esse ministro Dias Toffoli, entende bem de defender ao governo que o promoveu, deveria se julgar suspeito, para julgar e comentar atitudes de um GRANDIOSO Ministro do STF “Joaquim Barbosa” Esse é o Senhor Ministro, totalmente independente,Competente, Livre, Cumpridor da Ordem que o País precisa e Necessita.AH! Se Ele se candidatasse à Presidencia do Brasil, só não ganharia em primeiro turno se o povão continuasse CEGO. Para Presidente Joaquim Barbosa, mas o Partido teria que ser BL, Brasil da Legalidade

  17. EDSON NASCIMENTO disse:

    NÃO PERCEBEM QUE ESTE ASSUNTO JÁ DEU NO SACO ?

  18. Maria de Fátima disse:

    Por que não comentar da grandeza e novidade no Brasil que é se colocar políticos bandidos na cadeia? Ainda que possa ter havido irregularidades na condução dos bandidos para trás das grades, não acha muito mais apropriado você aproveitar seu intelecto para coisas muito mais importantes como a gravidade doa atos cometidos por estes quadrilheiros?

    • ana amelia disse:

      Maria, vc não percebe que a grandeza só poderá se efetivar quando TODOS os corruptos do psdb, dem, pfl, ptb, pmdb,pp, pl, e por aí vai, estiverem na cadeia?
      Quando o stf agir com a celeridade que agiu na ap470?
      Quando TODOS ESSES RÉUS forem condenados a tannntos anos de prisão, como se fossem assassinos, estupradores, pedófilos, e outros mais?
      Quando o stf sgir juridicamente e não midiáticamente, com “a faca no pescoço”, como dito por um dos juizes de lá, há pouco tempo?
      Oxalá, esse tempo chegue logo e daí sim teremos uma verdadeira Justiça no nosso país.

  19. A MAIOR FALHA!!! disse:

    A MAIOR FALHA FOI A CONDENAÇÃO NO REGIME SEMI ABERTO, QUANDO DEVERIA SER NO REGIME FECHADO, CASO FOSSEM ” LADRÕES PÉS DE CHINELO ” E NÃO ” LADRÕES PADRÃO FIFA “.
    MAS FALHA MAIOR PODERÁ ACONTECER AINDA SE CONTINUAR HAVENDO DUAS JUSTIÇAS NO PAÍS, QUANDO A CONSTITUIÇÃO DIZ QUE ” TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI “.
    POR QUE TODOS OS PRESOS NÃO FICAM NUMA PENITENCIÁRIA ONDE HAJA DE UM LADO DO MURO, OS QUE CUMPREM PRISÃO NO REGIME FECHADO; DO OUTRO LADO DO MURO OS QUE CUMPREM PRISÃO NO REGIME SEMI ABERTO – ALI OS CONDENADOS AO REGIME SEMI ABERTO TRABALHAM FAZENDO PREGADORES DE ROUPA OU OUTROS APETRECHOS PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS, GANHANDO 1 SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS ( QUE MANDAM PARA A FAMÍLIA ) E TÊM BASTANTE TEMPO PARA REFLETIR DE QUE É PROIBIDO ROUBAR!!!
    NÃO É UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA MILHÕES DE PRESOS NO MUNDO INTEIRO, SABER QUE HÁ UM PRESO QUE ROUBOU OS COFRES PÚBLICOS, CONDENADO NO REGIME SEMI ABERTO, SAINDO TODOS OS DIAS PARA FINGIR QUE VAI TRABALHAR, NUM HOTEL CHEIO DE CONFORTO, E AINDA GANHANDO 20 MIL REAIS POR MÊS?
    FICA BEM UMA GOZAÇÃO DESSA EM CIMA DO JUDICIÁRIO?

  20. Edcon disse:

    Dentro do conhecimento de todos os homens de bem, todo condenado é preso e fica a disposição da justiça sem regalias perdendo os direitos civis passa um periodo de adaptação sem visitas depois é colocado junto com os presos do mesmo regime ao qual foi condenado.
    Estes presos do mensalão ja foram beneficiados até com o tempo de pena e com o tipo de pena o que mais querem… È um absurdo ler declaração de pessoas que querem defender o errado, condenado é condenado, preso é preso e ponto final, sem mordomia, estamos de olho naqueles que de uma forma ou outra defendem publicamente o errado.

    • A MAIOR FALHA FOI CONDENAR SEM PROVAS disse:

      Vc precisa estudar um pouco de direito penal para poder comentar uma questão como esta. O regime semiaberto é obrigatório para penas menores que 08 anos, salvo situações especiais. Os presos, neste regime, podem trabalhar durante o dia, em qualquer tipo de atividade lícita, e retornar à prisão à noite. Isto é lei, não é regalia, não é privilégio. Nada disso!
      A maior falha desse processo foi condenar sem provas alguns dos indiciados (Dirceu) e condenar por crimes que não existiram ( peculato e formação de quadrilha) outros (Pizzolato e Genoíno) que na verdade, cometeram o crime de caixa 2. Não houve peculato porque o dinheiro não era público ( veja a entrevista de DIAS) e não houve quadrilha por não havia uma organização articulada para cometimento de crimes.

      • P/ A MAIOR FALHA FOI CONDENAR SEM PROVAS. disse:

        Em primeiro lugar essa tese de que era caixa 2 não vingou e os julgadores condenaram.
        Em segundo lugar ninguém aguenta mais tanta maracutaia atrás das leis mal feitas, muitas vezes intencionalmente.
        É muita cara de pau primeiro dizer que o chefe não sabia de nada; depois querer dizer que o sub-chefe também não sabia de nada!
        Na verdade o sé sub-chefe não assinou porque não foi necessário, mas o sé ” herói de barro do Araguaia ” já assinou, porque a função que exercia na quadrilha exigia que ele o fizesse.
        O que os defensores da ladrãozada do Mensalão tem que entender é que ladrão tem que ir para a cadeia, independentemente de que partido seja: como está cheio de ladrão o PT, está o PSDB, o PMDB, o DEM, o PDT, enfim, muito difícil encontrar algum partido que não tenha ladrão!
        O que o povo tem que entender é que, enquanto ficar defendendo ladrão porque é do governo, ou da oposição, ou do partido A, ou do partido B, esses vagabundos vão continuar encontrando apoio dos idiotas que trabalham 5 meses por ano para encher o rabo de dinheiro dessa corja que só sabe fazer conchavo e roubar os cofres públicos!
        Parem de atacar o Judiciário, que não é perfeito, mas que tem mesmo é que colocar na cadeia todo ladrão pego com a mão na massa, inclusive se tais ladrões forem do próprio Judiciário!

    • PENA NÃO É VINGANÇA disse:

      A pena imposta em uma sentença criminal não serve de vingança da sociedade, mas de reprimenda e tem caráter reparativo-repressivo-educativo, em um momento refreia o impulso da criminalidade e outro, em seu cumprimento, tenta trazer o indivíduo de volta ao seio da sociedade, reeducando-o, fazendo também com que, pudendo, repare o dano causado.
      Os direitos civis, e alguns políticos, são mantidos ( votar), de modo que a pessoa deve exercê-los normalmente.

  21. Eu também vejo falhas em apenas prender esses três!
    Luis XV foi pra guilhotina e não pra papuda!

  22. neuza s. pereira disse:

    Suponhamos que voce fosse acusado de ter cometido
    algo que não cometeu ,e na sua defesa vc mostraria o comprovante de deposito de quem te acusa:DEPOSITO este feito por quem quer te ver bem longe ,com um valor alto p/ quem ganha um pouco a mais que o salario minimo então foi isto que aconteceu com o Ministro JOSÉ DIRCEU . Como ele vai provar o não envolvimento se a prova não é aceita pela justiça?

  23. Terezinha disse:

    Quer saber? Eles deveriam estar em regime fechado o início ao fim!

  24. Roberto Weber disse:

    É prá rir ou prá chorar?

  25. Lubyashi Blubanski disse:

    Será que esse ministro viu alguma “falha” no Genoíno e cia na hora de roubarem???!!! Será que viu alguma “falha” nesses velhacos quando traíram a confiança dos brasileiros que os tinham como idealistas??!!!!

  26. Severino disse:

    É muito engraçado!!! Agora só falta condenar o ministro Barbosa. De repente, é ele o vilão dessa história toda. O Brasil precisa acordar para esses chorões. Agora estão vendo a diferença no tratamento que se dá a presos. Vamos lá? Se continuar assim, vão querer prender o Barbosão. Vão por os mensaleiros no supremo. E aí, a vaca vai pro brejo mesmo.

  27. jose carlos damaceno disse:

    TEM UM GRANDE Nº DE COMENTARISTA AQUI QUE NÃO LEU OU NÃO ENTENDEU O QUE LEU NESTA MATERIA

  28. C_Sampaio disse:

    Eu até agora não entendi porque o PT não faz um congresso e pede pra Dilma conceder o perdão presidencial, também chamado de indulto para todos os petistas condenados injustamente pelo tribunal onde a maioria dos juízes foram indicados ou por ela ou pelo Lula, como presidente ela tem este poder porque não dá este benefício á eles? será que a Dilma podendo dar o perdão e soltar todos estes petistas tem medo de ao fazê-lo perder a eleição? fica parecendo hipocrisia esta atitude.

  29. Weiller disse:

    A maluquiçe começa por ae. Quer dizer que os presos políticos não poderiam ter sido regime fechado e foram. E que o julgamento não foi político e não foi conduzido pela rede esgoto?
    Ah tá, então foi unamime? Ah tá. Foi isento? Ah tá. Papai noel existe. Ah tá. Sou otário e acredito na mídia nazista. Ah tá. E na bunada não vai dinha?

  30. ubirajara disse:

    A maior pena que poderia aplicar aos quadrilheiros do mensalão, seria fazer DEVOLVER todo o dinheiro apontados nas provas dos autos, e pronto!!!Porque, presos não vão ficar mesmo, acreditem.
    E o DINHEIRO traria muitos benefícios ás área precárias como a Saúde, principalmente.

    • MH disse:

      Devolver para quem? Para a VISANET?

    • ana amelia disse:

      Também acho isso ; mas, que dinheiro? tirado de onde? quanto?
      Os empréstimos do PT foram pagos e confirmados pelo tse, pela ministra carmen lucia como presidente; a globo pagou 550 milhões pelos serviços prestados pela dna, através da visanet, há o recibo que rola na rde.
      Então, me parece que há algo errado ou então algo que não se pode falar, haja visto que a ap2747 rola em segredo de justiça.
      Pergunto: e o Abdelmassih, foragido? a Jorgina, pagou o que roubou? o Lalau pagou o que roubou??

  31. É incrível ver defesa de condenados.Estão no
    governo a mais de11 anos,nunca fizeram a revisão
    do fator previdenciário ou dos ganhos dos apo
    sentados.Agora brigam para dar uma aposentadoria
    previlegiada.Há no país meio milhão de presos em
    condições miseráveis,são bem tolerados,pelos que
    agora gritam em defesa de condenados do mensalão.

  32. dimas disse:

    Realmente para PT e seus aliados tudo foi uma manobra, até porque embora Joaquim Barbosa tenha sido indicação do Chefe da quadrilha, mas não se rendeu as suas ordens. Parabéns, Joaquim Barbosa, você é o cara, esse país precisaria de muito como vc para moralizar e colocar ordem neste bordel que o PT e seus micos amestrados transformou. Dias Tófoli é suspeito e não tem cabedal para estar discutindo as decisões do Presidente da Corte.

  33. Andrei disse:

    Muito boa a matéria. Elucida o caso. O Toffoli tem uma ótima didática. Até quem não tem intimidade com o Direito consegue entender. É uma pena existirem lans e grupos de marketing financiados por partidos reacionários para tentar coibir toda a manifestação não sensacionalista sobre o mensalão.

  34. Andre disse:

    Há uma jogada política aí, como o crime de quadrilha vai cair nos infringentes, provavelmente os réus políticos decidiram começar a cumprir logo a decisão que ia ser postergada mas uma hora haveria de ser cumprida. Logo, estão cumprindo antes para já contar o tempo. Nenhum movimento nesse xadrez político e jurídico é impensado. Só os abusos do Joaquim Barbosa.

  35. Leo Oliveira disse:

    Num processo caracterizado por tantas falhas, e quem disse isso são alguns dos maiores juristas do Brasil e do mundo – Canotilho, Bandeira de Mello, Ives Gandra Martins, etc. -, essa é só mais uma.

  36. […] ministro não tem dúvidas e insistiu: “Houve alguma falha aí”. Acessem aqui e vejam a íntegra da entrevista do ministro Toffoli ao Kennedy […]

  37. Fred disse:

    “Ao ignorar os laudos técnicos no caso das verbas publicitárias da Visanet, e concluir que a verba publicitária total de 2003 e 2004 (R$ 73,8 milhões) foi desviada, a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal criaram um imbróglio considerável.
    .
    Ora, havia laudos técnicos atestando que a verba foi aplicada nos veículos.
    .
    Levantamento realizado pelo escritório Simonaggio Perícias, do advogado contratado pelos antigos proprietários da DNA – Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, que já cumprem penas –, concluiu o destino de 85% dos gastos, destinados em campanhas de propaganda e eventos para promover o cartão Ourocard.

    O restante, segundo o levantamento, não se pode comprovar por falta de acesso à documentação nos arquivos da Visanet no Banco do Brasil e no Instituto de Criminalística da Polícia Federal.
    .
    Dessa forma, para recuperar o que foi supostamente desviado, o Banco do Brasil terá que se certificar do valor exato desviado e, por isso, remexer nos arquivos e em possíveis investigações da Ação Penal do mensalão.
    .
    E aí se colocará em xeque um dos pontos centrais da AP 470.”

  38. daniel vital disse:

    como pode um Pizolato liberar do bb tanto dinheiro sozinho e com quanto Dirceu Genuino Delubio ficou

  39. MArtins disse:

    Tofeli ‘e um. Ministro. parcial ,simpatizante dos mensaleiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-02-22 08:58:21