aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-10-2014, 6h00

Tomara que Dilma e Aécio tenham aprendido com campanhas negativas

Eleitor sai ganhando com estratégias de desconstrução
30

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Na reta final da eleição, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) resolveu interferir na estratégia dos candidatos no rádio e na TV. Impôs restrições às campanhas no horário eleitoral gratuito.

O TSE decidiu autorizar somente campanha propositiva. Condenou ataques que, no seu entender, seriam abaixo da linha da cintura. Para piorar, limitou o uso de material jornalístico, o que é uma forma de censura prévia.

Em resumo, tratou o eleitor como um despreparado que não saberia identificar, analisar, aprovar ou reprovar um ataque na propaganda política. Para o bem do eleitorado, a decisão do TSE veio tarde.

A chamada campanha negativa, aquela em que um candidato destaca os supostos defeitos do adversário, é um instrumento importante para o eleitor formar a sua opinião. Claro que campanhas propositivas são fundamentais, pois detalham projetos sobre o futuro.

No entanto, boa parte das propostas não sai do papel diante da realidade de governar. As promessas dificilmente cabem todas no Orçamento.

Nesse contexto, a campanha negativa é mais honesta com o eleitor. Quando um candidato se dispõe a disparar seu arsenal contra um adversário, ele também está correndo risco. Pode se desmoralizar. O cidadão sabe separar o joio do trigo.

É paternalista a atitude de condenar a estratégia de desconstrução de um candidato ou de um governo. A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) fizeram, respectivamente, exatamente isso. A imprensa age assim o tempo todo.

A eleição é o momento, sim, do debate mais acalorado. O vice-presidente da República, Michel Temer, define a contenda eleitoral dessa forma: “É um corredor polonês onde vão buscar o que o sujeito fazia aos cinco anos de idade”.

De certa maneira, Dilma disputou pela primeira vez uma eleição. Em 2010, aconteceu praticamente uma nomeação feita por Lula. Agora, ela tinha um governo real pelo qual responder.

Aécio concorreu à Presidência pela primeira vez. É natural que tenha sido mais questionado do que nas campanhas para governador de Minas, senador e deputado federal.

O eleitor ganhou mais com o “corredor polonês” do que com a intervenção paternalista da Justiça Eleitoral. Na corrida presidencial de 2014, as campanhas negativas prestaram um serviço à democracia. Tomara que o vencedor tenha aprendido lições utéis para governar.

Comentários
30
  1. Reginaldo disse:

    Qual é mundo que o senhor habita? O mundo no qual vivo a campanha ODIOSA, CALUNIOSA,MENTIROSA e TERRORISTA foi praticada única e exclusivamente pelo PT. UM VERDADEIRO ATENTADOA À REPUTAÇÃO.VAMOS SER IMPARCIAIS! Coube a Marina Silva e Aécio Neves simplesmente se defender.

    • Juan disse:

      Mais um direitopata culpando o pt por todas as mazelas do mundo.

      • renan disse:

        meu caro, ele só disse a vdd! vc acompanhou as propagandas desde o começo do segundo turno? eu sim, e sentia nojo! o q antes era contra a Marina Silva, passou para o Aécio, só calúnias, só mentiras, só jogo baixo, mto tópico do PT. Mas o verde e amarelo sobressairá sobre o vermelho comunista!

    • Paulo Raul disse:

      Mais um do “Xingue do que você é, acuse do que você faz” Quem tem que aprender com esse clima de ódio e terror é a imprensa, que em nome da liberdade de imprensa age como perfeita ditadura

    • Claudio disse:

      Começou cedo a choradeira!!! Buá, buá, buá

    • Samuel disse:

      Aqui em SC o terrorismo veio por parte dos militantes e eleitores do Aécio. Cito: morte do Youseff, absurda capa da Veja utilizada como verdade (a Veja deixou de ser jornalistica a muito tempo), uma enorme pressão para votar em Aécio, com argumentos preconceituosos, falaciosos e racistas, divulgação através de redes sociais de notícias falsas e mais importante o intenso ataque da imprensa e do PSDB com relação ao PT. Quando é contra o PT é crítica e quando é contra o playboy é Ataque. Lembrando que em qualquer índice de corrupção, ficha limpa, etc. o PSDB está pior que o PT.

  2. Carlos N Mendes disse:

    Espancar o adversário com suposições, reporcagens e calúnias sempre foi prerrogativa da direita, principalmente da direita jornalistica. O TSE só se mexeu para dizer que, depois de se portar como um poste ante a enxurrada de ignomias contra o PT em 1998, 2002, 2006 e 2008, Dilma não tinha o direito de questionar gastos de Aécio em um aeroporto sem uso oficial. O gasto e o aeroporto sã reais e sólidos como uma pedra, mas as suspeitas, ilações, fofocas e difamações de Vejs, Globo, Folha ou Estadão ainda estão aguardando a chancela do Coelhinho da Páscoa e o testemunho do ET de Varginha para adentrarem o mundo real. TSE, dois pesos, um lado só.

  3. André Utsch disse:

    Lamentável ainda existirem pessoas coniventes com toda a corrupção que se alastra nesse Brasil.
    O mínimo que se espera de um cidadão que honra a honestidade o caráter e a dignidade é não votando em um partido que mancha a história de um País. O voto a favor é a pura demonstração de que nesse país tudo pode !!! Tenho vergonha de ser Brasileiro !!!!!!

    • Maurício disse:

      mas os escândalos da SABESP não estão ai, agora aparecendo inclusive com áudio gravado? e o que dizer do bilionário caso de corrupção no metrô de SP? e não são coniventes há 20 anos aqui no estado de SP, e foram coniventes com mais 4 anos? ou quando é do PSDB, dai pode???

    • Claudiniz disse:

      Agora quem pergunta sou eu. Desonestidade, falcatruas, roubos, assassinatos, perseguições gratuitas, malversação do dinheiro público e outras “Coisitas” mais, é criação do PT? Quantos anos você tem? 05, 10, 16, 20? Se mais do que isso, onde tu estavas vivendo que não vias isso que acontece desde sempre? Em outro país? Só sendo, pra emitir uma opinião tão descabida. Falei… Um abraço mesmo assim.

      • sonia disse:

        Tenho 52 anos e sempre ouvi, li e soube de inúmeros atos de corrupção, mau uso do dinheiro público, campanhas eleitorais desonestas etc, no entanto, tudo isto teve um aumento exponencial nos governos do PT. Espero que todos estes casos sejam investigados e TODOS os culpados punidos.

      • Claudiniz disse:

        Eu não respondi a o Maurício, a minha resposta/pergunta foi para André Ustch. Favor corrigir.

  4. Anafilófio disse:

    Se não fosse a Presidente Dilma a maior (e melhor) praticante da estratégia de desconstrução, geralmente usando como arma a simples mentira, seu artigo seria exatamente o contrário. Elogiar candidatos por deixar de lado qualquer resquício de civilidade e ética certamente não é a melhor forma de promover a democracia. O nome disso é desinformação, tanto lá quanto cá.

  5. Josias disse:

    Dilma continuará no poder e colocará
    a revista Veja no corredor Polonês.

    • Lourival F Santos disse:

      É bem provável, 40 milhões de miseráveis recebendo bolsa família, só tem mesmo que votar na Dilma e olhe, recebendo aumentos maiores (10%) que os aposentados (5,7%), e trabalhadores em atividade (7,5%). Recebi no celular esta mensagem: Governo Federal. Caro usuário informamos que caso você seja participante do programa BOLSA FAMÍLIA, seu título de eleitor é monitorado através dos nossos sistemas e seu voto for computado contra a presidente Dilma,seu benefício será automaticamente cancelado, vote 13. Já tive conhecimento que mensagem semelhante a esta, referente a minha casa minha vida também circula em celulares.
      Não acredito que a Sra Dilma compactue com esse terrorismo, isto é coisa da militância petista com apoio de todos os barbudos.

    • Pasquale disse:

      Josias quem já esta no corredor polones,é o povo brasileiro.
      Apanhando igual a boi ladrão,e sendo tratado como lixo(ou se preferir cidadão de quinta).
      SÃO SÓ MENTIRAS,MENTIRAS E MAIS MENTIRAS.

  6. 45=Democracia disse:

    Lula e Dilma em palanques Brasil a fora destruindo o adversário, até de Nazista e Herodes Lula chamou Aceio. PT não tem limites quando quer destruir o adversário, nem ao menos respeitou o Hino de Minas de Gerais para agredir o Aecio…vergonha

  7. Jurandir Frerreira disse:

    Pessoas como Sr. Josias, vivem cegas e alienadas.
    A presidente se continuar no poder, vai dar continuidade
    a podridão que muitos como você estão concordando.
    Felizmente não são todos.

    • Claudiniz disse:

      Desde o início dessa campanha que eu insisto pra que as pessoas me mostrem, indiquem uma única falcatrua da mulher/presidenta Dilma Roussef, e terminou a campanha e até hoje eu espero uma única resposta e até agora, NADA. Sabem porque? Porque não existe, não tem. A mulher tem mãos limpas, é honesta. Por isso que eu acredito na renovação do seu mandato por mais quatro anos.

  8. Maurício disse:

    parece-me Kennedy que a única que não aprendeu foi a mídia: continua partidária, parcial e tendenciosa a ponto de tentar mudar o resultado de uma eleição com a capa de uma revista. Corrupção do outro lado, principalmente quando políticos do partido adversário (vários deles) foram citados no escândalo da Petrobrás e, seletivamente escondidos, não pode ser divulgada.

  9. 45=democracia disse:

    Fonte resvista Isto é

  10. VERA disse:

    EU SÓ TENHO PENA DESTE POVO “BOLSA…”, SE BEM QUE PARA ELES TANTO FAZ, NÃO QUEREM TRABALHAR MESMO, MAS VERÃO O QUE É VIVER SOB O DOMÍNIO DELES…ME FAZ MAL ATÉ DIZER O NOME.
    NÓS NÃO MERECEMOS ISTO. ACREDITO QUE AÉCIO NÃO CONSEGUIRÁ FAZER TUDO QUE PROMETEU, MAS NOS LIVRAMOS DO PT E CIA.
    ESTE TSE FICOU UMA ?,AÍ JÁ MOSTRA O QUE É ESTE GOVERNO….
    DEUS SALVE O BRASIL

  11. Sensata disse:

    A Presidente da República é responsável pela corrupção que ocorre na sua Gestão. Ponto

  12. Jose Maria disse:

    Alguém furava a fila a todo instante, D. candidata, Dilma era essa pessoa. Tudo começou por parte do PT, é só rever o primeiro debate, ali o bicho começou a pegar, e, não parou mais.

  13. Misael Farias disse:

    Comentário muito sensato,sem nenhuma paixão,coisa rara hoje em dia,não por parte do Kennedy.Como sempre o Kennedy é imparcial!

  14. Alexandre dos Santos disse:

    Kennedy, não sei quem será o vencedor, sei que quem vencer terá que fazer mudanças profundas para que a nossa economia saia da estagnação que esta, esta senhora que esta no poder há 04 anos demonstrou uma incapacidade de governabilidade incrível, sem dizer que varias vezes disse não saber o que acontecendo, já o Aécio ele quer ser a mudança e me pergunto que mudança ele poderá fazer? Pelo menos se ele ganhar a mudança será de 12 anos de PT por 04 de PSDB, resumindo espero que o vencedor tenha o mínimo de respeito com este povo sofrido, trabalhador e que faça o nosso país crescer…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-01 06:00:16