aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
03-03-2016, 9h18

Tombo do PIB simboliza fracasso econômico de Dilma

Com política de destruição de riqueza, presidente virou a crise
31

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A queda de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 é um símbolo do fracasso da política econômica do governo Dilma. É uma política de destruição de riqueza.

Esse resultado enfraquecerá ainda mais um governo já combalido. O tombo do PIB veio um pouco acima das expectativas do mercado, que previa baixa de 3,7%. A presidente Dilma Rousseff é recordista negativa da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

O pior é que não se trata apenas de um retrato do passado, mas um sinal de que a recessão neste ano também será profunda. O mercado já espera uma queda de 3,45%, de acordo com o último Boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central.

A presidente Dilma teve chances de corrigir seus erros na economia. Poderia ter começado a fazer uma mudança de rota em agosto de 2013, logo após as grandes manifestações populares de junho e julho daquele ano. Em 2014, deveria ter tirado Guido Mantega da Fazenda e Arno Augustin do Tesouro. Teve no ano passado outra chance com Joaquim Levy, que foi boicotado por ela. Essa recessão monstruosa já estava contratada antes de Levy assumir a Fazenda.

Mas a presidente Dilma preferiu esticar o sacrifício, atendendo a uma estratégia dela e do atual ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que, aliás, sumiu. Não se vê notícia sobre ele e o que anda fazendo.

Fatores internacionais atrapalharam a presidente Dilma. A oposição também fez o seu estelionato eleitoral, ao votar no ano passado contra políticas que aplicou no poder. A classe política tem se comportando com irresponsabilidade diante do tamanho da crise.

Mas a culpa pelo desastre econômico que o país atravessa é da presidente e de suas escolhas. O estelionato eleitoral não foi Dilma ter aplicado em 2015 políticas que negou em 2014. Foi não ter dito na eleição que essas políticas seriam necessárias.

A presidente cometeu um grave erro político. Ela deixou que a sua imagem se confundisse com a crise. De certa forma, Dilma virou a crise. Como ela não delega, mas assume as tarefas de ministra da Fazenda, de presidente do Banco Central, de ministra do Planejamento etc., a crise cola diretamente nela.

Dilma passou a ser vista como o principal problema econômico do país, porque é incapaz de formular uma política que restabeleça a confiança dos agentes econômicos. É corrente entre empresários e até entre pessoas importantes do PT que, enquanto Dilma for presidente, o país não sairá da crise.

Logo, os cenários são de o Brasil continuar rumo ao abismo econômico até a conclusão do mandato dela no final de 2018 ou de queda da presidente do poder diante da recente onda de novas revelações da Lava Jato.

*

Há preocupação no Palácio do Planalto com a informação de que o senador Delcídio do Amaral teria feito delação premiada. Isso disparou o alarme no governo, porque Delcídio é um político que conviveu bem de perto com a presidente Dilma e era líder do governo. Ou seja, sabia das estratégias políticas mais reservadas de Dilma e da administração petista.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
31
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O fracasso não é apenas econômico… é moral, político, social e sobretudo ético.
    Ladrões de sindicatos transformaram o país em sindicato de ladrões.

    • rafael sanchez portal disse:

      PERFEITO!!!!

    • walter disse:

      Exatamente, Maria Aparecida Ramos Tinhorão, Bom Dia; são 10. mil sindicatos, estes espertinhos, tomaram conta do País…
      Quanto ao estelionato eleitoral, que a dilma cometeu Kennedy, é muito maior; este santana MANDOU MENTIR, E O TSE SE FEZ DE ROGADO; ALIÁS, O QUE ACONTECE COM O SUPREMO E SEUS MINISTROS…
      Temos que ter uma legislação dura, para possíveis candidatos…deveríamos ter um vestibular com ficha pregressa; qualquer eleito, que não se enquadre, seja suspeito de falcatruas,mentiras em, CAMPANHA, deverá ser afastado, até as conclusão das investigações…se condenado, deve ter uma pena por crime hediondo…acabar com a imunidade, para crimes,se faz necessário também…quanto a queda dos índices econômicos; estão até controlados, diante da inoperância do “governo”…

    • cesar doni disse:

      PARABENS MARIA APARECIDA
      PRECISAMOS DE PESSOAS ASSIM PARA MUDARMOS ESTE PAÍS.
      DIA 13…NÃO SE ESQUEÇA
      INDEPENDENTE DE PARTIDO A OU B…VAMOS PROTESTAR
      A RUA É NOSSA.

    • azevedo disse:

      Perfeito ,seu comentário.

  2. Moises de sousa disse:

    Estou entre os 90 por cento dos “pessimistas” que nunca acreditara, em ufanismo, coitadismo, sindicalismo e comunismo. É necessário que as forças das trevas abandonem o poder para que tenhamos a luz de volta.

  3. Reinon disse:

    Eita sobrou para oposição !!!

  4. Thiago Dias disse:

    Dizer que o plano Levy não influiu em nada no desempenho pífio de 2015 é muita generosidade com o ex-ministro. O Estado ainda tinha e tem fôlego para as necessárias medidas anticiclicas. Só os EUA podem acumular déficits primários consecutivos? O resto do mundo tem que obedecer a cartilha que o próprio promotor ignora?

    • Fabio disse:

      Concordo contigo Thiago.
      Levy pegou um barco sem rumo e fez questão de afunda-lo de vez.
      Mas o Brasil prefere ver e ouvir o que a imprensa fala, do que buscar realmente se informar.

    • Robson Moraes disse:

      Comparar a economia americana com a Brasileira é de uma ingenuidade ou de uma estupidez sem tamanho. Lá o estado não é dominado por sindicatos, não controla estatais para cabide de emprego de pelegos.A economia de americana não é inchada por cargos comissionados, cotas e bolsas.

  5. Sônia Ribeiro disse:

    Pois é……dia após dia só notícias ruins. E nada muda. Nada acontece. Não vemos qualquer movimento para estancar esta triste realidade. Estamos perdendo uma geração de jovens talentosos, que com muitos esforços estudaram, se prepararam e estão deixando o país em busca de oportunidades e primando viverem em lugares decentes, desenvolvidos e que ofereçam qualidade de vida. Basta darmos uma olhada nas redes sociais, para observarmos os outros jovens postando sobre como é bom viverem alcoolizados e frequentando lugares de 5a., numa clara alusão do que este país está produzindo em termos de futuro. E estes ignorantes entram “na onda” e dividem um país entre “coxinhas” e outros; quando a discussão deveria ser mais profunda e produtiva. Enquanto isto, um ex-presidente que nunca se aculturou ri, já que mais “esperto” que os demais e a nação sucumbe, é destruída. Os marginais de colarinhos brancos desfilam seus carrões escoltados, seus triplex e sítios fantasmas, suas contas em euros/dólares

  6. Paulo disse:

    A política econômica não é da Dilma, é do Lula e do pt. O Mantega era Ministro do Lula ( e principal economista do pt), de modo que só deu continuidade àquilo que já estava fazendo no governo do Lula. O pt acaba de publicar um manifesto em que defende que deve-se voltar à política econômica que causou tudo isso. Estamos pagando agora pelas decisões do Lula, que além de tudo nos empurrou goela abaixo um poste, uma pobre coitada que dá pena.

  7. Fabio disse:

    É preciso fazer a reforma tributaria, politica, administrativa.
    Sem as verdadeiras reformas o país não avança, pelo contrario, retrocede.
    Mas pergunto, com uma presidente fraca e um congresso bandido, é possível que tais reformas saim?
    Não, jamais.
    Porque a preocupação dos politicos de todos os partidos é apenas uma só, meter a mão no dinheiro publico.

  8. É MUITA VERGONHA PARA UM PAÍS! O POVO PRECISA IR PARA AS RUAS DIA 13, CHEGA! disse:

    NUM PAÍS ONDE O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA LULA, O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA FERNANDO COLLOR, A ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEF, O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL (E DO SENADO FEDERAL) RENAN CALHEIROS, O PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL EDUARDO CUNHA, VÁRIOS SENADORES DA REPÚBLICA (UM DELES, DELCÍDIO AMARAL, EM PRISÃO DOMICILIAR E EXERCENDO O MANDATO DE SENADOR), VÁRIOS DEPUTADOS FEDERAIS (UM DELES, O MALUF, COM MANDADO DE PRISÃO EM OUTRO PAÍS E PROCURADO PELA JUSTIÇA DE OUTROS, EXERCENDO O MANDATO NORMALMENTE), PRESIDENTES E DIRETORES DAS MAIORES EMPRESAS PRIVADAS, ESTATAIS E DE ECONOMIA MISTA DO PAÍS, GOVERNADORES, PREFEITOS, DEPUTADOS FEDERAIS, VEREADORES ESTÃO SENDO INVESTIGADOS POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO, ALGUNS JÁ CONDENADOS E PRESOS, TODOS ELES CONTRIBUINDO PARA A PARALIZAÇÃO POLÍTICA E CONSEQUENTEMENTE ECONÔMICA DO PAÍS, , É MUITO DIFÍCIL ADMITIR QUE OS PROBLEMAS DO PAÍS SE RESUMEM A ERROS DE GESTÃO.

  9. Reinon disse:

    Delcídio do Amaral abriu a latrina !!! Segura Lula e Dilma

  10. wilson disse:

    Só uma correção na frase:

    Enquanto Dilma ESTIVER na presidência, porque ela não é presidente e sim esta momentaneamente presidindo o Brasil infelizmente.
    O país não sairá da crise mesmo.
    Isso é fato. Não se discute.

  11. azevedo disse:

    O Sr Lula disse .que se for preciso voltaria em 2018.Por favor não faz isso de novo.
    O pt com mais de 12 anos no poder não consertou Pais ,mais 4 anos com ele ,não iria adiantar de nada.
    O partido muito tempo no poder ,vira um tipo de ditadura ,exemplo, Venezuela com chavismo,veja a situação econômica da Venezuela como está.
    Já dizia a nossa Vovó.

  12. Jackx disse:

    Realmente Dilma é um desastre. É difícil até compreender como pode uma pessoa ser tão teimosa em sua incompetência. Nem ao seu mentor ela dá mais ouvidos, ou então ao partido a que pertence. Ela sempre procura encontrar desculpas esfarrapadas e mentiras para justificar seus erros grotescos. Demora demais para decidir e quando decide, a decisão tem pouco efeito porque o tempo em que deveria ter sido tomada está no passado. De qualquer forma, decide errado mesmo, então o retardo nem sempre importa. Não existe argumento que consiga sensibilizá-la. Toma o rumo errado e segue por ele até o fim da linha. O sumiço de seu para-raios, o Barbosa, reflete isto. Como ele é um pau mandado e ela não decide nada, temos a completa inoperância na administração da economia. Veja-se a SELIC, permanece alta e assim ficará. Enquanto isso empresas já vão indo à falência. E ainda se quer falar em PIB? PIB agora é Pobreza Induzida por Burrice.

  13. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Tombo do PIB derrotou o plano econômico da Dilma? Ora, essa cidadã e o Sr. LULA, com o projeto de eternização do PT no Poder, destruíram foi o Brasil em todos os sentidos, basta observar a saúde, a educação, o saneamento básico, o aumento escandaloso da pobreza, a destruição da Petrobras e etc. e tal. Quanto mais ficar no Poder, muito mais difícil se conseguir a recuperação. Enfim, estamos em terra arrasada e ela não cai e nem pede para sair.

  14. Romanelli disse:

    tá parecendo disco riscado:
    .
    VANA errou muito, mas depois de 2014 ela desvalorizou o Real e JÁ endireitou as contas externas; cortou benefícios como pensão e Salário desemprego; manteve despesas de 2015 a níveis MENORES que 2014; tributou dvs setores; Congelou investimentos e zerou as pedaladas; busca reformar a previdência, aprovar a CPMF e DESVINCULAR a Receita da União; Assumiu ainda o ônus de não corrigir tabela do IR e Bolsa família.
    .
    e tudo isso é ASSUNÇÃO pratica de erros, ou não ?
    .
    Claro que se poderia propor enfase na DESINDEXAÇÃO, parcerias em concessões, PAC e/ou redução da SELIC, cortes em despesas simbólicas etc
    .
    Mas me diga ..ANTES de ficar sonhando c/Impeach (e subdimensionando a correção de preços e MAXI na inflação, a crise hídrica, a LAVA JATO, CVRD, a crise na BASE e das commodities) ..ou antes de ficar paralisado tipo como a Regina Duarte, me diga:

    Do que se esta fazendo, aonde ela erra e a OPOSIÇÃO faria diferente? e se não DILMA ate 2018, quem?
    .

  15. Alberto disse:

    Nada que não possa ficar ainda pior.A orcrim vai deixar terra arrasada e de recuperação demorada.
    Pelo visto Delcídio botou a boca no trombone.Se fato será um tá tranquilo,tá favorável as avessas,rsrsrs.

  16. antonio barbosa disse:

    O PT quer transformar o Brasil numa tundra e esta conseguindo. Se eles fossem brasileiros já teriam feito o “mea culpa” ao invés de apadrinhar seus líderes macabros e é por isso que o PT vai falir como partido. Não será necessário nenhuma intervenção judicial, o povo vai mostrar ao PT nas próximas eleições que este partido simplesmente faliu ética, moral e por incomPeTência econômica. Serão raríssimos os prefeitos que se reelegerão e como eles os vereadores. Mas não me engano com o resto da política e dos partidos: “não há santos na política, só demônios”, alguns fazem menos mal que outros, mas são todos farinhas do mesmo saco. Se um dia o Brasil desejar sair deste marasmo de ser o eterno país do futuro, tudo tem de mudar na política e isto só se consegue com uma nova constituição. Por ora a saída de Dilma vai amenizar, mas com certeza não vai resolver os graves problemas de gestão do país.

  17. Sônia Ribeiro disse:

    E não é só! Delcidio tb. está mentindo, segundo Cardozo, recém saído do governo. Todos mentem, só eles falam a verdade. Delcídio coloca Dilma e Lula, nas cenas de Pasadena e na tentativa de intervirem nas investigações da Lava Jato; mas isto tb. está sendo contestado. O que falta mais para que esta presidente saia do poder? O que mais falta para que este ex-presidente vá preso? O que mais falta para que esta corja pare de prejudicar uma nação inteira, em detrimento de milhões de pessoas? Mais uma vez pergunto: – Cadê os órgãos deste país, que não tomam providências urgentes visando sanar esta bagunça? É dengue, zika, H1N1, economia agonizante. É UMA VERGONHA!!!

  18. Elaine disse:

    Você é economista Kennedy? Existe uma série de fatores para a queda do PIB, vejamos

    1) Queda dos preços internacionais dos produtos primários, principalmente do minério de ferro e do petróleo.
    2) Crise política agravada pelo inconformismo da oposição pela derrota e pelas atitudes irresponsáveis de Eduardo Cunha frente à Câmara dos Deputados.
    3) Fator Lava-Jato, provocando uma verdadeira paralisia no setor produtivo, principalmente na construção civil.

    Houve erros no Governo Dilma, isso é fato, mas governar um país com uma campanha sórdida dos setores da mídia e da oposição é praticamente impossível.Existe a aposta do quanto pior, melhor. Alguém duvida disso?

  19. Francisco Miranda disse:

    Boa tarde. A nossa presidenta não só acabou com o país como acabou com as instituições. Voces sabiam que depois que os PTralhas entraram no poder os funcionários do Ministério do Trabalho não tiveram, nem um aumento de salário ?? São treze anos sem aumento. Como julgar um funcionário público?? Por essas e outras é que nossa máquina pública não funciona. E os rombos continuam. E agora com o Delcidio, salve-se quem puder. É cobra engolindo cobra.

  20. Daniel disse:

    Kennedy, novamente sintetiza com clareza a situação.
    É importante que fique claro que não há mais possibilidade da Dilma reverter esse cenario.
    Vamos torcer para que sai o quanto antes, derrepente até em um gesto de grandeza da parte dela.

  21. Antenor disse:

    Já era previsto! Em comentários passados, neste blog e em outros, eu já havia afirmado: “Dilma é como um espinho na carne”. Não adianta prescrever antibióticos porque não vai adiantar. O procedimento correto é “EXTRAIR” o epinho para, depois, cuidar da ferida. Moral da história: Enqaunto esse governo (PT/DILMA) permanecer, o País não vai sair do atoleiro. É QUESTÃO DE C-R-E-D-I-B-I-L-I-D-A-D-E. O Brasil está na UTI por causa de um espinho encalacrado na cabeça. Cabe aos “médicos” do TSE, STF, STJ, PRG, constituirem um junta para “extrair” o espinho chamdo PT/DILMA, de uma vez por toda.

  22. Carlos gabriel disse:

    O país entrou em decadência à partir do momento em q sindicalistas imbuídos de interesses pessoais e ideológicos, assumiram cargos públicos/políticos para os quais não tinham a menor competência, muito menos ética e moral. Baseados numa política extremamente populista, daquelas de dar inveja em republiquetas de 4º mundo, elegeram-se através do apoio de classes sociais de inúteis, comumente chamadas de carentes, geralmente arruaceiros q raramente tiveram alguma atividade produtiva durante sua calamitosa e depreciativa existência

  23. Rafael Silva disse:

    Desde as eleições, pude perceber o quanto o país ficou dividido e quanto o que já estava ruim podia piorar. Aquela sacada de diminuir os preços da energia em ano eleitoral (por si só) já poderia ter sido configurado como crime eleitoral, pois, na sua essência, exalava abuso de poder. Creio que a culpa é nossa e não do governo!!! Temos uma chance de mudar tudo isso e todo mundo já sabe qual é: 13/03/16!!

  24. feuber disse:

    Dilma tem que sair de todo jeito… O retrocesso é de 50 anos. PT destruiu o Brasil.
    1 – transformou o Brasil no país mais violento do ocidente, com seus míseros 0,4% em segurança pública.
    2 – programas pirotécnicos eleitoreiros. Professores de faculdades particulares denunciam aos montes, alunos do prouni sem a menor condição de estar em uma sala de aula, alunos por exemplo de engenharia civil que não sabem a tabuada, multiplicar, dividir…
    3 – saúde sucateada. fica doente e vai para o SUS que vc vai ter uma prévia do inferno bíblico.
    4 – juros criminosos
    5 – inflação maior que a oficial
    6 – formou-se uma geração inteira sem valores morais, homens e mulheres medíocres, uma geração de ZUMBIS.

  25. Alex Almeida disse:

    Agora a casa caiu de vez, o que já era dificil tornou-se impossível, manter a Dilma e toda a corja do PT no poder, agora eu creio que ela foi posta na guilhotina. Se o necessário para o país deslanchar era a queda desta incompetente, agora só nos resta perguntar, quando o congresso terá coragem de tomar a decisão inevitável, impicharem esta mulher? Chega de PT e seus asseclas! Começamos a sentir o cheiro da liberdade. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 07:22:07