aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
01-05-2018, 19h41

Tragédia em SP é usada para criminalizar movimentos sociais

É erro tratar questão social como caso de polícia
23

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O Brasil tem o costume de tratar a questão social como caso de polícia. É preciso separar as duas coisas ao analisar o desabamento e incêndio do Edifício Wilton Paes de Almeida, que aconteceu hoje de madrugada em São Paulo.

A falta de habitação é um dos principais problemas sociais do Brasil. As pessoas que participam dessas invasões estão em situação de extrema vulnerabilidade social. Invadem quando já não têm como arcar com uma moradia minimamente digna. São pessoas que deveriam ser protegidas pelo poder público. Mais uma vez, as vítimas não deveriam ser responsabilizadas, como aconteceu hoje no espaço de selvageria que virou uma constante nas redes sociais.

Se o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas, diz que havia temor de uma tragédia no prédio, isso mostra que autoridades públicas falharam e deveriam ser responsabilizadas. Se o ex-prefeito João Doria diz que uma facção criminosa era responsável por parte da invasão, ele deveria ter agido para resolver o problema.

É muito grave uma acusação que vincula movimentos sociais ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Integrantes da prefeitura não confirmaram as palavras do antecessor de Bruno Covas. Além de leviandade e imprudência, falar isso agora é evidência de omissão em relação ao tempo em que Doria comandou a Prefeitura de São Paulo.

Essa tragédia é responsabilidade do poder público, que não agiu a tempo de evitá-la. A Defesa Civil da prefeitura, por exemplo, chegou a fazer vistoria no prédio e disse que não havia risco estrutural. Errou feio e tem responsabilidade.

Nas redes sociais, também houve, mais uma vez, tentativa de criminalizar movimentos sociais, especialmente o MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto). No caso do edifício Paes de Almeida, a invasão não era responsabilidade do MTST, mas sobraram cobranças para Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL à Presidência. Os movimentos sociais não deveriam ser criminalizados.

Se há exploradores da miséria humana, isso é caso de polícia. As autoridades devem investigar e punir. Devem apurar se eventuais pagamentos feitos pelos moradores de invasão são abusivos ou se são uma forma de cotização para pagar uma taxa mínima de manutenção.

Uma coisa é cobrar responsabilidade desses movimentos, que devem levar em conta os riscos de ocupar prédios inseguros e condenados do ponto de vista estrutural. Outra coisa é demonizar os movimentos sociais.

A demonização de movimentos sociais é uma prática antiga no Brasil, sobretudo de autoridades públicas que se omitem e desejam empurrar e minimizar responsabilidades, como a de fiscalizar e impedir ocupações de risco.

*

Agir é preciso

A prioridade do prefeito Bruno Covas deveria ser mapear ocupações que correm o risco de repetir a tragédia desta madrugada no centro de São Paulo.

*

Outros assuntos

Os desafios da candidatura presidencial de Alckmin, a alta competitividade de uma eventual chapa Ciro-Haddad para disputar o Palácio do Planalto e as manifestações deste 1º de Maio também foram temas de comentários no “Jornal da CBN – 2ª Edição”.

Comentários
23
  1. […] Fonte: Tragédia em SP é usada para criminalizar movimentos sociais | Blog do Kennedy […]

  2. Jorge disse:

    Esses pessoal da Defesa Civil são uns incompetentes mesmo!

    Como é que o laudo deles não disse que o prédio ia pegar fogo e que a estrutura ia ruir?

    Faça-me o favor Sr Kennedy!

    RESPEITE o trabalho dos outros!

    Quanto às suas diferenças com Doria, procure assistência médica!

    • walter disse:

      Caro Jorge, o Kennedy tem sido sincero em seu proposito…trata se de um jornalista, com viés de esquerda, mas não alisa ninguém, em suas observações…comete excessos por suas paixões, não acredito que sejam por perseguições; acaba enxergando, com sua régua certos fatos; tem um mérito especial, por não censurar sua pagina; estamos aqui, comentando suas observações duras…quanto ao Dória, não acredito, que precise de sua defesa com tanta fleuma…neste caso os comentários do ex prefeito são inconvenientes, e absurdos…deveria ter economizado em sua observações; assombrou vários eleitores…teremos um possível candidato a governador, ou presidente agressivo, por que, e para que caro…já temos um Jair bolsonaro batendo; será que é isto mesmo…

  3. walter disse:

    Caro Kennedy, mais uma vez, não há traços de ações especificas, para prejudicar movimentos sociais; fizeram deste predio um pardieiro; confessado por eles; haviam barracos, montados dentro do prédio, no fosso dos elevadores, jogavam lixo; ali a sujeira e a falta total de higiene, fazia parte…este prédio como tantos outros, estão a deriva…lembro me que o governo marta, prometeu agilizar reformas para assentamentos, não seguiu por falta de verbas…foi um acidente lamentável, por falta de lisura da defesa civil, que deu garantias na estrutura do predio, o que ficou provado, que não existia…caiu na vertical, por excesso de peso e total falta de infra…quanto ao Covas, deverá sim fazer a lição de casa, organizando um mutirão, para checagem destas moradias irregulares, que me parecem ser 17 prédios, pelas contas iniciais…quanto as CHAPAS, Ciro e Haddad, e Alkimin, Meirelles; são equivalentes na qualidade; são mais do mesmo, não agregam valores de fato…não há novidade alguma..

  4. Itamaratyemchamas disse:

    É responsabilidade dos movimentos sociais sim, inclusive do MSTS, mas principalmente do movimento que controlava este prédio. Toda a invasão a prédio e construção ilegal(favelas) carregam os riscos de acidentes com consequências graves. Não é a toa que edifícios normais, ocupados normalmente por proprietários e inquilinos tem de atender aos padrões de segurança fiscalizados pelos bombeiros. Não é a toa que para se contruir uma casa, é preciso respeitar limites de área, contato com imóveis vizinhos, tipos de materiais, etc. Sempre que se fazem as coisas fora desses parâmetros, os riscos de uma tragédia aumentam consideravelmente, tanto pela possibilidade de um acidente(lixo armazenado nos andares do prédio e material inflamável espalhado por toda a parte), quanto pela gravidade do mesmo(saidas de emergência obstruidas, falta de extintores, falta de um plano de evacuação, sinalização de emergência).
    Qualquer prédio que sofra um incêndio de grandes proporções pode ruir.

    • Marcelo Baptista disse:

      Ué, para que você paga impostos? Não é para que o poder publico organize a bagunça? Ou você paga imposto para secretario, prefeito, deputado, senador ficar passeando, andado de terno fino. Eu pelo menos pago para que tenhamos um mínimo de organização, coisa que não está e nunca aconteceu, favelas existem porque o poder publico não fez a parte dele, organizar. simples assim.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    … mas a igreja do rosário dos Homens Pretos no Largo do Paiçandú fechou as portas com corrente e cadeado para não dar abrigo aos desabrigados.
    É mais uma atitude obscena da infame igreja católica !

    • Valdir disse:

      Maria. Peço que você se informe adequadamente antes de criticar qualquer pessoa ou entidade. A citada Igreja teve que fechar as portas, pois já estava lotada de Doações de seus fiéis e também do restante da população. Na frente da igreja, existem equipes separando e entregando os mantimentos, além de estarem mantendo uma cozinha improvisada para cozinhar para os desabrigados. Obrigado.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Não é verdade… a igreja permaneceu fechada desde o início da tragédia, isto foi constatado pelas redes de televisão que cobriram o fato.
        Aproveito para ressaltar que dei meu nome e sobrenome, e você ?

  6. veraldo fraga da silva disse:

    muito boa a presentação dos fatos e uma análise coerente com a realidade política-socila do Brasil…

  7. neli disse:

    O senhor acha responsáveis quem colocou “gato no prédio”? Quem deixou produtos inflamáveis no prédio? Se achar,perfeito. E se o Lula tivesse olhado para o Brasil, invés de emprestar dinheiro ,via BNDES, para Venezuela, Cuba, Angola, Moçambique, Nicarágua etc, enchendo a pança das construtoras e aplicado o dinheiro em moradias, hoje não teria havido a tragédia. E se Lula tivesse aplicado aqui, o dinheiro das Tropas para o Haiti, não teria ninguém Sem teto. Se lula não tivesse trazido a Copa do Mundo, olimpíadas e torrado dinheiro em estádios, não teria havido a tragédia. Ele é o culpado. Os movimentos sociais tb por não terem cobrado.

    • Marcelo Baptista disse:

      Mais um que gosta de pagar imposto para sustentar politico, em vez de cobrar do poder publico organização e lisura.

  8. João Grilo disse:

    É o governo Temer ” on fire “…

  9. Celso Pintor Gois disse:

    Pagar aluguel para morar numa ratoeira? Cadê a turminha do “Lula Livre” para dar assistência a esses desvalidos? Ou a liberdade do líder maior se impõe sobre o sofrimento dos ex-moradores do prédio desmoronado e mais tantos outros por aí? Coordenadores do movimento dos sem teto que moravam no edifício fugiram de carro assim que o fogo começou e não foram mais vistos. atitude de gente responsável? Façam-me o favor…

  10. Valdir disse:

    Novamente Perfeito Kennedy!

    Corretíssimo o teu argumento. Devemos parar de seguir na “Contra Mão da História”. Enquanto o mundo todo trava uma luta Contra a Fome, a falta de terras para cultivo, a Falta de Moradia, o Armamentismo Civil, o Racismo, Homofobia, etc… Não podemos seguir na onda que, infelizmente, tem sido até defendida por certos candidatos, que hoje arrastam o apoio de uma parcela da população.
    Estamos em um momento onde, acima de tudo, há que se ter Serenidade para refletir sobre o que apoiamos e o que criticamos. Que Bandeiras são Legítimas e que Bandeiras são Podres e Manchadas com o Sangue da nossa população, já tão Sofrida.

  11. Alberto disse:

    Sugiro leitura da reportagem abaixo,publicada no BOL/UOL “Lixo, banho gelado e ‘gato’ do semáforo: como era a ocupação em prédio que desabou em SP….”
    Esclarecedora em diversos ângulos,mas……..

  12. Luis Carlos disse:

    Porque o MSTeto para quem eles pagavam alugueis… nao se mobilizou para ajudar essas pessoas? para onde vai esse dinheiro??? porque ao inves de invadirem predios nao compram um terreno para esses movimentos sociais e controem Casas com o proprio dinheiro do aluguel que essas humildes pessoas pagam?

    Porque a Igreja no largo do paissandu nao abriu as portas para as pessoas adentrarem ao inves de deixarem dormir no relento???

    Partindo do principio o maior culpado sao sim os movimentos sociais que empurram as pessoas desprotegidas pra dentro desses imoveis invadidos e cobram deles para viverem como miseraiveis… esses caras que estão a frente desses movimentos deveriam serem presos isso sim

  13. Se há imprudência em condenar os movimentos sociais, apesar de ter uma fumaça desses movimentos nestas ocupações, mas também é imprudente de sua parte Kennedy responsabilizar o Doria, o que o PT protagonizado pelo Haddad fez durantes os anos na prefeitura do que apoiar esses movimentos nefastos.

  14. nataly mconcey disse:

    lições não aprendidas… é todos querer ter direitos , sendo poucos os recursos & por traz sempre tem / surge os malandros & espertalhões que ludibriam a justiça ,que fica sem saber quem realmente tem razão e/ou está com a verdade !!!

  15. Alberto disse:

    Sugiro,também, leitura da matéria do Reinaldo Azevedo do dia de hoje,mas……..

  16. renata disse:

    Realmente uma tragédia este acidente em São Paulo

  17. AVCB disse:

    Isso mesmo que eu procurava, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-09-20 03:18:59