aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-08-2017, 8h22

Tramitação veloz de recurso de Lula é indício de perseguição

Pedido da defesa do petista foi o mais rápido a chegar ao TRF
44

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A tramitação recorde do recurso do ex-presidente Lula na segunda instância reforça a argumentação da defesa do petista de que ele sofre perseguição do Poder Judiciário.

Segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, o recurso de Lula teve tramitação recorde no âmbito da Lava Jato. Foi o que chegou mais rápido ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Demorou 42 dias desde a sentença do juiz federal Sérgio Moro sobre o processo do apartamento no Guarujá.

Essa tramitação veloz é uma evidência de parcialidade na análise do caso de Lula na comparação com outros processos da Lava Jato. É ruim para a imagem do Judiciário e também da operação.

Em julho, o presidente do TRF de Porto Alegre, Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou que o tribunal julgaria o recurso de Lula antes da eleição presidencial de 2018. Ora, não cabe a Thompson Flores, que não faz parte da turma do TRF que analisará o recurso de Lula, estipular um tempo. Isso pode ser entendido como forma de pressão, na pior hipótese, ou bravata, numa interpretação mais benévola.

A tramitação recorde do recurso, no entanto, reforça a versão de pressão, o que é negativo para o Judiciário e o ambiente político no Brasil.

Lula representa uma parcela importante do eleitorado. Tem direito a um julgamento imparcial. Tudo o que fugir à normalidade na análise desse recurso reforçará a narrativa de perseguição política e jurídica para tirar Lula do páreo eleitoral em 2018.

*

Aos tapas, mas no muro

O PSDB manteve a tradição de ficar no muro, que se traduz na continuidade da dubiedade em relação ao governo Temer. Em reunião ontem em Brasília, prevaleceu a acomodação. O senador Tasso Jereissati (CE) foi mantido interinamente na presidência do PSDB e disse ser “página virada” a discussão sobre abandonar o governo Temer.

Uma decisão contra Tasso agora, no sentido de tirá-lo do comando do partido por causa do programa de TV e rádio do PSDB na semana passada, causaria um racha no partido com risco de perda de parlamentares para o DEM. O PSDB já se encontra dividido em relação à candidatura presidencial. Existe uma disputa entre o governador Geraldo Alckmin e o afilhado político dele, João Doria Jr., pela candidatura tucana ao Palácio do Planalto.

Por ora, Alckmin leva vantagem no jogo interno do PSDB. Tem maior apoio da máquina partidária. Cresce a possibilidade de o partido escolher o candidato em dezembro, quando renovará a direção da legenda. A antecipação da candidatura é prejudicial ao prefeito de São Paulo. Alckmin conta ainda com um desgaste administrativo de Doria, devido à série de viagens pelo Brasil e dificuldades reais de gestão na cidade de São Paulo.

Já Doria aposta num fato consumado: ganhar peso nacional e ficar numa posição de tamanha vantagem em relação a Alckmin nas pesquisas que o PSDB se veja obrigado a lançá-lo candidato.

Com tanta divisão interna, a acomodação entre governistas e oposicionistas joga a briga para o futuro. É uma estratégia correta e também a possível no momento. Indiretamente, houve uma vitória de Temer, que segurou o PSDB na maior crise do seu governo.

*

Temer fala

Na entrevista do presidente Michel Temer ao SBT, houve alguns destaques importantes. Temer esclareceu a posição dele em relação ao semipresidencialismo.

O presidente disse que o Congresso poderia aprová-lo sem consulta popular, mas falou da necessidade de um referendo para dar legitimidade a uma emenda constitucional que mude o sistema de governo. Afirmou que não acredita na possibilidade de implementar na eleição do ano que vem para valer em 2019. Mas sim em 2022, com entrada em vigor a partir de 2023.

Diferenciou o parlamentarismo do semipresidencialismo, dizendo que o presidente indicaria o primeiro-ministro, que não precisaria ser necessariamente um congressista. Ao presidente caberia funções de Estado, como as relações exteriores e o comando das Forças Armadas. E disse que o sistema eleitoral deveria ser o distrital misto.

Afirmou que não pratica “presidencialismo de cooptação”, numa resposta direta ao programa do PSDB e ao ex-presidente FHC, que, nas palavras  de Temer, teria esquecido como governou no passado.

Declarou não ter medo da delação do doleiro Lúcio Funaro. Disse que não o conhecia e que, no máximo, pode tê-lo cumprimentado num encontro rápido. Temer prometeu ainda encontrar um modelo de venda da Eletrobras que não resulte em aumento da tarifa, mas isso é algo complicado, levando em conta o que tem dito a própria (Aneel) Agência Nacional de Energia Elétrica.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
44
  1. Murilo Marçal disse:

    Na verdade ele já deveria estar preso, foi condenado com provas robustas e vive por aí enganando os ignorantes do país.

    • paulo disse:

      concordo! se fosse um pais governado por gente seria ele já estaria preso a muito tempo.

    • walter disse:

      Chegaremos lá Murilo, precisamos de agilidade sim, e acabar de imediato com a hipocrisia; tem muitos presos, que nem julgados forma, e continuam presos…este cidadão que se diz injustiçado; governou o país por 13 longos anos, e nada fez de fato, para melhorar o sistema…teremos que fazer justiça de verdade; quem deve, após a primeira condenação, só deveria recorrer com o ônus do aumento de pena; devidamente trancafiado…no dia que chegarmos a este patamar, estaremos com nossas escolas, a pleno vapor na educação…

    • Jorge Mendes disse:

      Prova um comprovante de Pedagio, o imóvel está no nome de quem mesmo?
      Da OAS, cujo dono sofreu um “infarto”

  2. JOSE NETO disse:

    Mas em geral os recursos (habeas corpus por exemplo) de pessoa publicas, independente do resultado, são julgados em velocidade impressionante. Dignas de justiças de primeiro mundo.

  3. Fabio disse:

    Se tem uma coisa certa no Brasil de hoje é que o poder judiciário se tornou golpista e anticonstitucional.É um poder que rasgou as leis e nossa Constituição e opera de acordo com a vontade politica de cada uma de seus membros.

    • Fernandes disse:

      Se tem uma coisa no Brasil, são pessoas como você não querendo enxergar a verdade. Quem deu mesmo o golpe foi o Lula, roubando descaradamente uma nação inteira. Usou a estatal Petrobrás para fazer o maior esquema de corrupção jamais vista na história do Brasil. Se enriqueceu como poucos, justamente nos 2 mandatos dele. Sua família da noite para o dia saiu da miséria para se tornar empresários em um curto espaço de tempo. Quanta capacidade heim?! e justamente no mandato do pilantra do Lula.

      Não precisa ser nenhum gênio no assunto, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!!!

    • Lilian disse:

      Verdade. Desde que rasgaram a constituição do impedimento da Dilma. Ela deveria ter pedido o mandato e a inegibilidade por oito anos, mas os amiguinhos do PT deram um jeito de fatiar e beneficiou.

  4. edson disse:

    quem tem que destruir o monstro é o judiciário,pois, caso contrário será destruido por ele.há uma má intensão sim, e acredito que tem que haver, é o jogo, grande parcela do povo é miserável, sem percepção e incapaz de análise de tal situação.Minar corrupção é obrigação da instituição.

  5. José Marques disse:

    Quem está perseguindo Lula são os crimes que ele cometeu!

    • José Antonio Moreira disse:

      Esta nova declaração de q está sendo perseguido politicamente, será o próximo salto para traçar uma rota de fuga para a Venezuela ou Cuba. Acorda justiça, ele vai pedir asilo político, para não ser julgado e condenado. MUDA BRASIL

  6. Coragem ao brasileiro e cadeia aos políticos corruptos. O povo é o dono e deve ter o poder de decidir sem a politicagem existente hoje.

    • walter disse:

      Estamos vivendo época de vacas magra Fernando; onde ministro liberta bandidos com prisão decretada; Senador que deveria ser modelo, se esconde atrás, da imunidade…ou seja, a impressão que temos, “que o errado é que esta certo”…condenados julgando juízes, tentando causar impressão improdutiva; já que a Lei é p/ todos, e quem, não deve não teme…presidente que libera mineração na Amazônia, sem cuida do desmatamento; nossa sorte, que não será aprovado, pelos grupos ambientais…nossa sorte caro, que o Povo HJ tem um celular, com informações instantânea…foi-se o tempo, que o sertanejos eram enganados com bala e camisetas…mundo NOVO, e todos os candidatos, deverão ser novidade; o velho será na grande maioria, execrados da política, nas próximas eleições, e o Brasil caminhará sem amarras poderosas, e as leis serão vigorosas; estamos perto…

  7. Ricardo Dourado Bsb disse:

    Enquanto Isso, Eduardo Azeredo do Psdb , depois de vários anos foi condenado em 2ª estancia e nada acontece. Mas só o Fato de um politico do Psdb ser condenado , já estava admirado mas agora fui entender ; A condenação veio 1 mês antes do crime prescrever. ( 16 anos )

    Parabéns ao Jornalista Kennedy , que tem coragem de expor a realidade.

  8. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A tramitação veloz do recurso de Lula NÃO É perseguição em hipótese alguma… É uma resposta rápida à sociedade que anseia pela agilidade que falta em outros poderes.
    Justiça tardia é justiça negada !

  9. Maria Antonia disse:

    Isso e obvio.E so comparar com os processos do Senador Aecio Neves. O presidente Temer . Eu sei que noa e o mesmo setor que julga que eles tem foro privilegiado mas a diferença no julgamento e gritante .A justiça e para todos.. Era para o senador e o nosso presidente estarem presos.Temos as vozes deles nao e so denuncia .

  10. Jaqueline disse:

    Essa Lava-jato com esse Moro nunca foi anti-corrupção. Tudo muito tendencioso e partidário.
    Fotos deste “juiz” aos risos, conversas ao pé do ouvido com figuras como Aécio Neves, Temer, etc.
    O povo deveria ter o direito de escolher quem o governa, mas esse país é uma piada e democracia nunca existiu. Golpes, perseguições é só o que temos…

    • José disse:

      Mas, o Temer foi eleito junto com a Dilma pela maioria dos eleitores brasileiros pela urna eletronica.

    • Fabio disse:

      Concordo Jaqueline, hoje vivemos num pais onde as instituições não respeitam leis, a Constituição não existe mais e a leis são feitas de acordo com o pensamento politico de cada juiz.
      Incrivel é ver quantos brasileiros estão cegos e só veem aquilo que a midia passam para eles.
      Vomitam odio e não conhecem o minimo da realidade dura desse pais e da maioria da população honesta que nele vive

  11. walter disse:

    caro Kennedy, o lula deveria agradecer, a celeridade de seu processo; não estou entendendo, o tempo é previsto por lei…se fossem sagaz, estariam enxergando, uma luz no túnel; até por se julgar inocente…se for condenado, terá a decisão arrastada para o supremo, onde seus amigos, pelo menos metade, vão quem sabe favorece lo, postergando o concedendo o direito a candidatura…não tem jeito, “se correr o bicho pega”…quanto ao PSDB, foi inteligente manter o Tasso, que não fala a língua da irregularidade…quanto a candidaturas deles, podem vir com quantos candidatos quiserem, mas o Povo quer sangue novo; por isso, a insistência do lula, é inócua; não se reelegerá mais…

  12. carlos augusto disse:

    Só faltava essa, a mídia reclaar da velocidade da justiça. apenas em protocloar e receber e encaminhar o pedido de análise do réu. Justiça seja feita! Rápido sim

  13. Gilberto dos Santos Neves Junior disse:

    É preocupante a demonstração, quase diária, de poder do Ministério Público e do Judiciário. Vai de entrevistas com opiniões políticas e pré-julgamentos, passa pela celeridade do TRF4 e chega até ao pedido de prisão do Aécio Neves.
    Kennedy, você está coberto de razão quando questiona a imparcialidade do Judiciário.

  14. paulistano disse:

    jamais acreditei no mouro , muito menos nesse judiciário mais caro do planeta elitizado e agora politizado , essas pessoas vão jogar o pais em uma guerra civil .

  15. JULIO THOMPSON disse:

    Conforme indicam as pesquisas, Depois da Condenação LULA subiu ainda mais na preferencia do Povo, isso mostra claramente que a maioria inteligente da população Não Acredita no MORO e na Justiça, e que tem a unica intensão de condená-lo para tirar ele das eleições , Lula se perdesse no voto dai sim acabaria sua carreira e sua influencia, Mas Sendo INJUSTIÇADO como está Sem Provas com certeza será como Mandela, uma Lenda que deixará sementes importantes que mudarão o Brasil

  16. Fernando M.A. disse:

    Já vi muito o que ocorre com tramitações de processo dentro do sistema e normalmente faz atrasar não é a parte investigativa (este mal tem como fazer) e nem a analisadora (o qual o Moro faz parte), mas sim funcionários burocráticos (no sentido técnico, não no pejorativo), estes sim tendem a enrolar uma tramitação, segurar processos e os “perdem” por algum tempo.
    Como são muitos funcionários responsáveis por estas funções então é muito provável que tenha algum punhado que tenha acelerado o processo intencionalmente e tecnicamente não cometeu nenhum delito, mas ele pode cometer quando não trata todos os processos da mesma forma.
    Concluindo, não vejo perseguição ao Lula nas partes mais importantes do processo, que são a investigação e o julgamento, mas na parte burocrática é provável que tenha, porém isso muda nada no resultado final.

  17. ANDRE disse:

    O judiciário brasileiro se tornou um tribunal de exceção de péssimo mal-gosto. Não falo tanto pelo fato da celeridade no julgamento do Lula, mas pelo fato da seletividade. Os desdobramentos dos processos são diferenciados, depende dos interesses de quem está julgando e dos relacionamentos deste com quem está sendo julgado. Uma pergunta: Como anda os processos dos políticos do PSDB? Os do PT, PMDB e outros, vemos a justiça até se mexer, mas quando é PSDB…..

  18. Claudir Mistrini disse:

    A história julgará se é perseguição política ou não.
    Eu gostaria que ele fosse julgado pelo eleitor, não pelo judiciário, visto que nosso judiciário, está extremamente sendo influenciado por tendencias políticas.
    Por outro lado, nossa população insiste em votar sempre nas mesmas pessoas, nos mesmos grupos políticos.
    Eu realmente não sei o que seria pior, o lula voltar ou o grupo do PSDB ganhar as eleições.
    Quem sobra então, Bolsonaro? Marina Silva?
    Eu não acredito em nenhum dos dois.
    Desesperança é o que resta.

  19. Janes disse:

    Não deveriam estar satisfeitos com essa agilidade? Afinal,já que acreditam na inocência de lula,ele ficará livre mais rápido! Ou o recurso foi apenas protelação?

  20. Barezze disse:

    EU quero saber quando as investigações das obras do Rodoanel vai começar……pelo geito NUNCA!!

  21. Barezze disse:

    Na opinião do Dr Laymert Garcia dos Santos, sociólogo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a grande mídia funciona como uma caixa de ressonância do golpe no Brasil, mas o grande ator desse processo é o Poder Judiciário. “Utiliza-se a lei de forma excepcional. Isso implica justamente dizer que o Estado de Direito é suspenso”, explica. Nesse sentido, segundo Santos, a construção do discurso por meio do próprio Direito, através de apurações seletivas promovidas pela Operação Lava Jato, serviu para criminalizar a esquerda no país.

  22. POR FAVOR, JUDICIÁRIO, CORRA COMO NUNCA CORREU ANTES! disse:

    Não devemos questionar quando o judiciário age com rapidez na tramitação de processo, julgamento, recurso etc. Não podemos tomar como parâmetro a demora de tramitação de processos como o correto – há necessidade urgente é que o judiciário aja sempre com rapidez na tramitação dos processos. Devemos questionar sim, demora na tramitação de investigações, inquéritos, processos, julgamentos, recursos de figuras do nível de lula, como: Temer, Renan, Jucá, Aécio,Barbalho, Gleisi, Eunício Oliveira, Rodrigo Maia e todas as outras coisas semelhantes. Eles influem na vida de toda uma nação, do país, enfim, é necessário que haja uma solução o mais urgente possível de seus processos! A demora só prejudica, só beneficia quem fez, faz e continuará fazendo o mal ao país e a toda a nação, enquanto não forem julgados, condenados ou absolvidos. Ninguém está acima da lei: não importa a que quadrilha travestida de partido político pertença o criminoso!

  23. Marcelo Silvestre disse:

    Alguns aqui se fazem de bobos. A pressa de julgar o Lula antes das eleições de 2018 e torná-lo ficha suja é um indício de que ele já está condenado antes mesmo de recorrer. Aliás, todos sabíamos que Moro condenaria Lula antes mesmo da denúncia. Se em momento algum o Lula teve qualquer perspectiva de ser absolvido, então ele não teve direito à defesa.

    • Stanislaw p/Marcelo Silvestre. disse:

      Marcelo, com todo o respeito à sua opinião, mas se Lula, Aécio, Temer, Renan, Jucá e outras coisas semelhantes não forem condenados, nosso Judiciário ficará “completamente” desmoralizado, a nação não acreditará mais na justiça e seremos considerados um povo “sem vergonha na cara” !A Lava Jato, os juízes Sergios Moros Brasil afora, têm feito suas partes – o povo tem que fazer a sua, exigindo que o Judiciário julgue a todos igualmente, considerando que ninguém “está acima da lei”! E, nas eleições de 2018, não votar nos corruptos de sempre!

  24. Ailton Roque de Sousa disse:

    A lava-jato faz um grande serviço ao país e o juiz Sergio Moro também, mas, estrategicamente as ações de Moro e do MPF são seletivas e esse caso do Lula prova que a parcialidade existe em todos os lugares. Não deveria, mas faz parte da cultura humana.

  25. Emílio disse:

    Quando peço que alguém cite uma, apenas uma das “provas robustas” contra Lula, todos mudam de assunto.

  26. Claudio Corrêa disse:

    A turma das “provas robustas” pra condenação de Lula. Citem uma, apenas uma.

  27. Sonia Maria disse:

    O caso de Lula e Sérgio Cabral pede urgência, aliás, se não fosse o Foro Privilegiado os casos de corrupção deveriam ser urgentes, principalmente para o corrupto que faz campanha antes da hora, como o Lula. O povo é perseguido a muito tempo e precisa de urgência na punição da corrupção e recuperação dos roubos.

  28. Monteiro disse:

    Enquanto isso o Aecim, o megadelatado e com gravação, já teve pedido de prisão feito duas vezes pelo MP, e esta aí no famoso cozinhado em a água fria.

  29. Direto ao assunto! disse:

    Lula, Temer, Renan, Jucá, Jader Barbalho, Eunício Oliveira, Gleisi Hoffman,Collor, Sarnei e todas as “coisas” semelhantes, deveriam ser julgados “URGENTEMENTE”, para que o país ficasse livre desses cânceres que apodrecem a política do país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-14 00:27:18