aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Geral
10-08-2015, 12h24

Transposição das águas do São Francisco começa a funcionar

Veja as primeiras imagens, gravadas em teste na semana passada
92

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A transposição das águas do rio São Francisco começou a funcionar. Na semana passada, foram feitos testes na EB1 (Estação de Bombeamento 1) em Cabrobó (PE). Acionadas as bombas, foram captadas águas do São Francisco e enviadas pelo canal que chega à Barragem do Tucutu, Eixo Norte da obra que fica no território pernambucano.

A obra da transposição teve início em 2007. Deveria ter ficado pronta em 2012. A tendência é que esteja completamente concluída até o ano que vem.

O Eixo Norte, que já está funcionando, é a primeira etapa da obra.

Auxiliares da presidente Dilma Rousseff estão finalizando detalhes para uma viagem dela à região até o fim do mês como parte da estratégia de reação à crise. A data da visita está prevista para o dia 21. Havia uma ideia de realizar a viagem no dia 28, mas, por ora, houve decisão de antecipar.

A seguir, veja três vídeos feitos por funcionários no teste da última sexta. Eles mostram as primeiras imagens da transposição das águas do Velho Chico:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Comentários
92
  1. CLAUDIO PALMA DIAS disse:

    O Velho Chico não tem água suficiente para ele mesmo correr até sua foz e ainda estes megalomaníacos irresponsáveis ainda vão tirar parte dele para a a “transposição”? A transposição é só até enquanto durarem as “transposições’ de dinheiro publico para alguns espertalhões – mais um gigantesco desvio – águas do São Francisco para mais um lava-jato. Quando a fonte secar, isso é, quando não jorrar mais dinheiro público para faraônica construção, secará também a obra e teremos mais um fantástico esqueleto abandonado no semi árido – e o povo chupando o dedo.

    • VALDIR disse:

      Prezado Claudio,

      Vá dizer isso aos Milhares de nordestinos que passam Sede e Fome pela falta d’água e de comida. Antes desta obra ser aprovada, Técnicos e Especialistas em recursos hídricos fizeram profunda análise. Portanto, não sou eu, nem você, que vamos afirmar o contrário.

      Sei que a capacidade do rio tem sido reduzida a cada ano. Mas isso tem solução. Basta que se recupere os trechos degradados, arborizando os afluentes. É uma questão de vontade. Quem não quer ajudar, apenas critica. Quem quer ajudar, apóia e faz projetos para ajudar.

      • Helena/S.André SP disse:

        É isso aí, Valdir! Gostei da resposta. Uma obra tão cobrada, finalmente vai levar a tanta gente a água que tanto esperavam. Valeu PT! Valeu Lula! Valeu Dilma! Enquanto isso o Cantareira em SP secando…. que contraste!

        • luiz jr disse:

          vc nao sabe nem o que esta falando, eu moro em petrolina-pe e hj a situaçao esta tao critica que eu atavesso o rio andando com agua no maximo na cintura, onde a profundidade era aproximadamente 6 metros, a CODVASF ja afirmou que so tem agua nos canais que irriga o vale ate o dia 30/08 pois a barragem de sobradinho nao tem como mais fornecer agua.

          • Ernandes disse:

            A seca que tem castigado o sudeste realmente afetou o Rio São Francisco, todavia a situção não é tão catastrófica assim. Estive em Petrolina há poucos dias e a vazão recebida da barragem de sobradinho é a mesma. O que tenho observado em relação à transposição do velho Chico é que, os petrolinenses, individualistas que são, esqueceram o ciúme de Juazeiro e passaram a considera o Rio como patrimônio privado da cidade, isso sem pedir licença a Minas e Bahia, por onde começa o seu curso.

          • José Carlos Silva disse:

            O rio são Francisco não pode perder suas aguas para o mar, o correto e desviar pra aproveitar o máximo possível dessas aguas pernas que aqui em são Paulo nossos governantes não tem essa capacidade de fazer uma obra dessa, desculpa PT, Lula e Dilma por não ter acreditado.

        • Valdir disse:

          Infelizmente Helena.

          É assim. Quem quer, Faz Acontecer. Quem não quer, deixa seu povo beber Água de Reuso.

          Não sei como o povo de São Paulo ainda tem coragem de defender o ALCKMIN. E ainda tem uns loucos dizendo que a culpa da falta de água em SP é da DILMA.

          Atenção Paulistas! Vcs sabem rezar? Quem não sabe, é bom ir aprendendo. Pois vocês estão entregues nas mãos de São Pedro. Agora, nem ALCKMIN, nem DILMA poderá ajuda-los. O inverno está terminando e os reservatórios nunca estiveram tão secos nessa época.

          • Helena/S.André SP disse:

            Pois é, Valdir, até hoje não entendo como Alckmin ganhou no 1o. turno em SP. Estou convencida que paulista gosta mesmo de sofrer. Morre de sede mas não dá o braço a torcer. Sem falar no surto de diarréia que esta tendo em SP, conforme noticiou o jornal El País no mês passado.

          • Olha eu sinto que muita gente se agrra nos fenomenos da natureza para buscar culpados eu creio que qualquer projeto que traga o desenvolvimento para uma determinada região é muito bem vinda o que eu não pisso compartilhar e quando determinados politicos baseados em seus marqueteioros ficam se vamgloriado de projetos inacabados quando deu certo sou o primeiro a aplaudir
            Sou gaucho e vejo muitos estados em seria dificuldades para manter a maquina emquanto que são paulo continua como o locomotiva brasileira se parar são paulo de gerar divisas federais para fazer as obras que o pais precisa vamos virar uma venezuela não vamos querer matar a vaca que continua dando leite

        • jose nogueira disse:

          quem mora em minas sabe que a nascente esta seca., ou a senhora vai negar que minas gerais e o berço da água doce. fanfarrões isso sim estes dois Lula e Dilma eleitoreiros., não gosto de mentiras e nem partidos políticos fato é que o rio são francisco pede socorro.
          uma obra inacabada e cheia de super faturamentos e desvios de vergas, mais uma para se investigar
          todos ladroes.

          • João Sardinha disse:

            Está secando porque Aecim não fez as obras de proteção às margens do rio em MG. O projeto de Lula prevê a recuperação que já está sendo feita em todo Rio. Se informe es de criticar.

        • Albertino da Silva disse:

          O progeto Cantareira foi uma obra tão grandiosa quanto essa há 20 anos atras e hoje qual é a situação?
          Não vamos ficar falando de politico A ou B vamos falar do custo beneficio da fortuna empregada nesse mega projeto..essa conta vamos pagar no futuro.

        • Paulo Renato Versiani Velloso disse:

          Eu só quero saber quem é que vai pagar a conta da energia para recalcar tanta água (isto se tiver água suficiente), será você?

      • carlos disse:

        Sr. Valdir, moro em Propriá/SE e vejo de perto a situação do velho chico, falta pouco para atravessarmos a pé o rio até a cidade de Porto Real do Colégio/AL, da tristeza em vê o mesmo na situação como está, era bom você como também outros que aqui vem comemorar a alegria de uns e com certeza a tristeza de outros, saber como anda o rio e não comentar sem provas e fatos, tinha outras opções como fazer a mesma transposição dos rios que até hoje transbordam inundando muitas cidades do norte do amazonas, caso não seja morador de alguma cidade de beira do Velho Chico, faça uma visita a qualquer delas e veja a realidade “Fato” só assim vc muda sua opnião e fica bem informado.

        • Luiz Antonio Martins Moura disse:

          Não tem jeito não! Não adianta discutir com esses pseudo petistas. Não observaram que a rede social, proporcionalmente têm muito mais petistas do que a vida real? São milhares e milhares de perfis falsos, de pessoas pagas para defender o partido, a Dilma e o Lula. Nem percam tempo com eles que eles não são “convencíveis”…

      • Nordestino disse:

        Ok Valdy, digamos que você tem razão, agora você a de convir que essas obras de recuperação no rio deveriam ter sido feitas antes da tranposição, agora duvido que sejam feitas, me desculpe a sinceridade isto é uma obra política feita com irresponsabilidade.

      • Raquel disse:

        Valdir, o que você está fazendo para ajudar??? Só apoiar NÃO serve, meu caro!
        Qual sua formação acadêmica para dizer algo a respeito da transposição do São Francisco achando que sabe muito? É Geógrafo? E sim, isso é jogada política, porque só agora que agilizaram tudo? Justo agora que a Excelentíssima Dilma blá blá blá está envolvida em muitos escândalos e o Brasil em crise. Sempre votei no Pt, Sempre votei no Lula e na Dilma, mas não sou cega. E sei que os outros partidos são tão safados como o PT. Você já esteve na região da seca para saber como está a situação? E tem uma outra aí para baixo( que não lembro o nome) que bateu palmas para a Dilma! Vamos rir! Por que não batemos palmas para o escândalo do Lava jato e a crise financeira no Brasil? Não sou Cientista política, sou Geógrafa, mas não sou alienada!!!

      • Elaine-SP disse:

        Parabens Valdir pelo comentário, só quem conhece e viu o sofrimento do povo nordestino pode tecer alguma opinião contra a transposição.

      • Marcelo disse:

        Antes tivessem usado esses bilhões para cavar poços artesianos, e ajudar verdadeiramente esse povo, pois começaram uma obra que esta até hoje inacabada, num rio que esta cada vez mais seco, e que, caso viesse a funcionar essa transposição um dia, acabaria com o rio de uma vez. Quanta flora e fauna foi destruída para fazer essa obra que só jogou dinheiro público fora e encheu o bolso de alguns políticos e empresários? Agora você vem falar que para recuperar o São Francisco basta que se recupere os trechos degradados arborizando os afluentes. Veja as imagens (fotos, videos) e pense se tem sentido, nexo, as merdas que você ta dizendo. Primeiro vamos desmatar uma enorme área para fazer a transposição e acabar com a pouca água que resta no São Francisco, para depois arborizarmos seus afluentes e tentar ressuscita-lo. Fodam-se as florestas, os animais, a dinheirama desviada, etc. Especialistas em recursos hídricos fizeram analise profunda? É, percebe-se o quão especialistas eram.

      • jean pimentel disse:

        Sr. Valdir concordo plenamente com seu comentario.

    • India disse:

      Claudio, coitados daqueles que vivem próximos a ti.É o típico da pessoa que veio ao mundo só para reclamar. Se Fizer alguma coisa, reclama. Se não fizer reclama mais ainda.AFFFFF!

      • jean disse:

        Boa tarde India , Você paga seus impostos , Eu pago os meus , e fico indignado quando o dinheiro vira lixo . Ex: Refinaria passadina Obra orçada em 2 bi , hoje está custando 52 bi será que todos os que planejaram sabiam o que estava fazendo !!! O rio Paraíba na minha cidade está dando para atravessar a pé , e ainda aprovaram uma retirada de água dele . Você ainda confia em projetos com esses estudiosos , e como dar doce para criança , só alegra na hora … e ainda sim vc diz que algumas pessoas reclamam , collor mas uma vez eleito pelo povo .. mas uma vez investigado por roubo .. Não vamos reclamar , e sim elogiar a politica de nosso país .

      • Beto disse:

        Esqueçam PT e PSDB, coloquem a justiça no meio, embora fraca mas de vez em quando funciona. Não será Dilma, Lula, Aécio, Serra ou sei lá quem que terá a solução. Esta obra de transposição é para técnicos, engenheiros e pessoas que entendem da coisa. Se há algum desvio de verba, superfaturamento ou coisa parecida façam o favor de denunciar. Esta obra é muito importante para os estados dos quais ela faz parte. Se há pouca água a ser distribuída é mais um ítem a ser estudado com atenção e cobrado dos responsáveis.
        Um grande abraço a todos que buscam as melhores soluções.

    • José Djamar disse:

      É muito desagradável ver bobagens sendo escritas por todo lado, se ao menos tevesse o mínimo de conhecimento, poderíamos aproveitar para refletir, mas não é o caso, é apenas bobagem.
      Pegue um barco e suba o Rio São Fransisco apartir da foz ou, o veja em Januária-MG.

    • eros alonso disse:

      O sr parece os urubólogos da Mídia.Mas não será como o ser quer ou imagina.Melhor o sr se preocupar com a água da Cantareira, se for tucano, gosta de Serra e Alckmin. É no Sudeste que está faltando água agora.O mesmo Sudeste que recebeu pela primeira vez energia elétrica produzida no Nordeste, fato único e pioneiro ocorrido no mês passado. D. Pedro queria, depois dele só Lula quis.quis e fez, Dilma completou. Hoje é um dia para entrar na História deste país.Dizem que as almas secas secam os rios de esperança. Elasnão torcem apenas contra os rios, mas contra a vida, contra o povo, contra a pátria.Meus profundos pêsames pela alma que carrega, caro Claudio Palma Dias.É seu espírito que deveria levar umas palmadas, palmadas com as palmas do Nordeste, cheia de espinhos. Att.

    • Alexandre Lopes disse:

      Se a transposição fosse pro sistema cantareira estava tudo certo, obra de tucano.
      Parabéns contrários a essa 0bra, Teotônio Vilela Filho, ACM Avô falecido, graças a Deus, Josè Agripino que mata o povo do RN de sede desde os anos 80. Vamos levar o velho chico pra São Paulo, ou jogar suas aguas doces no mar, pra quem conhece Alagoas, de Pão de Açucar até a foz é só lazer, pra que a transposição? Matar a sede de 5 milhões? só se for no cantareira.

    • Estudante disse:

      Cara você por acaso e engenheiro? fez estudo prévio para ficar falando uma asneira dessas, tem que procurar se informar não só por comentários, sobre o rio e sua capacidade de abastecimento.

    • clovis jr disse:

      quanto odio ? quanto rancor? com certeza nao e nordestino, o nordeste era sempre visto como a regiao pobre do pais, ninguem fez nada pela regiao, foi so um conterraneo levar o projeto a frente , as miserias agourentas ja estao criticando, porra os paulistanos estao sem agua e ai? para que fica chato , que saco.

    • Átila disse:

      Total desconhecimento e ignorância de sua parte em relação a transposição. Do Rio São Francisco sairá apenas o excedente das cheias. Como o sr mesmo falou, o excedente que vai para o mar. Informe-se antes de publicar uma bestialidade dessas.

    • cicero disse:

      A transposição irá funcionar quando houver agua, época de inverno, então a agua excedente será armazenada para uso durante a seca, é o mesmo que se faz com as cisternas construidas no verão acumulam agua do inverno.

    • Jorge Andrade disse:

      Se você é contra ou à favor do governo que aí está ninguém tem nada a ver com isso, mas deveria basear suas críticas em algo que tenha mais lógica ,pois essa obra está sendo feita por profissionais qualificados que estudaram anos pra saber o que estão fazendo .O seu comentário pessimista não atinge só “políticos” da situação não , atinge em cheio todos os nordestinos que a anos sofrem com falta de água e também todos os profissionais envolvidos na obra.Quer criticar o governo ,tem outros grandes motivos pra isso ,mas pesquise antes ,pois de “ANALISTA ECONÔMICO DE REDE SOCIAL” o Brasil já está lotado.

    • Victor disse:

      Querido, você deveria realmente fazer uma visita as cidades do interior ou a Campina Grande, na Paraíba. Aqui o reservatório de água está com apenas 17% da capacidade e não caiu um pingo de chuva. Estamos com um racionamento seguido de 4 dias sem água. Pessoas estão morrendo de cede no interior do nordeste, o gado morrendo, não há água. O que fazer? A transposição têm sido uma esperança para os milhões de nordestino que estão com sede. Não fale, se não conhece a realidade e nossos anseios.

    • Alberto disse:

      Então,segundo sua ótica,é melhor jogar a água fora,como acon-
      tece,no mar?

    • Wilson de Almeida júnior disse:

      O Oceano já entrou 3 ou 4 KM para dentro da foz do rio São Francisco. Vai acabar matando o Velho Chico!

  2. Uitinei Figueiredo disse:

    Concordo com o Claudio mais uma fanfarrice do PT e como no caso é o Rio São Francisco, teremos uma nova operação, “Operação Lava São Francisco”. Tá difícil viver nesse pais.

  3. anderson padoan disse:

    Esses irresponsáveis vão acabar com o chico, um desvio nessa magnitude e com a temperatura daquela região, essa água evapora, não tem sentido.

  4. marcel disse:

    Ironia do destino o rio que idealizou todo este projeto: Rio São Francisco esta localizado em sua maior parte dentro de MG,em alguns municipios se tornou um Rio Perene que Seca completamente nos periodos de estiagem…um pequeno probleminha no projeto..ou melhor neste sonho!

  5. Marc disse:

    Parabens a todos os envolvidos.!!
    O Brasil é mais!!

  6. Fernando MB disse:

    Isso ainda ñ justifica

  7. Quando começou o projeto era mentira, demagógico e impossível. Faz 500 anos que o povo nordestino aguarda este projeto e coincidentemente a grande imprensa não publica nenhuma linha sobre este assunto de capital importância para o país. Provavelmente todos esperam que o lava a jato leve água para o nordeste e para São Paulo.

  8. adilson dilmar dudeck disse:

    Me recordo de um padre que ficou dias em greve de fome para impedir esta obra carissima e que será inutil. Seria bem mais barato perfurar poços, construir represas com dupla finalidade (energia e água), dessalinização usando energia eólica. Financiamento de estufas hortifrutigrangeiras para os sertanejos, incentivo para criação de cooperativas e estruturas para escoamento. Ou seja, dar o anzol e não o peixe. Dar o peixe é comprar votos.

  9. Valter Barbosa disse:

    Água para o Sertanejo ? ou para os grandes fruticultores da região ? haja visto que a vazão do Rio São Francisco irá diminuir na Foz, o impacto ambiental e o avanço das marés prejudicará muito a região, divisa entre Sergipe e Alagoas.

  10. José Adelino da Silva disse:

    Mais uma obra importante inaugurada pelo governo de Dilma; obras dessa natureza que mais favorece o povo simples os mais necessitados é mais uma prova que devemos afirmar: “FICA DILMA” para ajudar os mais necessitados; os mais abastados com absoluta certeza vão fazer críticas improcedentes mesmo eles assim como os mais necessitados irão usufruir do que essa obra é capaz de fornecer, água necessária para a vida das regiões do nordeste.

    • samucasat disse:

      prezado senhor, erra ques acha que tamanha quantidade de água bombeada para canais ficará de graça, pode ter certeza que este projeto assim como muitos outros já existentes no país se não houver investimento de grandes empresas para custear os gastos de energia que serão necessários está fadada ao fracasso se tornando um grande elefante branco solto no nordeste. além do que uma projeto de revitalização da Bacia do São Francisco será mais que necessário para melhorar a vazão do rio que já sofre agonizante por onde passa.

    • Pasquale disse:

      José Adelino,vc me emocionou as lágrimas desceram.
      Lembrei do pobre Dirceu preso de novo,da Petrobras com uma ´divida de dar inveja.
      Etc…e as falas da Dilma.
      Estou chorando,de pensar que o brasileiro é um idiota.

  11. Paulo Mario disse:

    Só por curiosidade, onde vocês moram, Claudio e Uitinei?

    • Ângelo Oliveira disse:

      Paulo, é interessante que hoje a manipulação da mídia consegue atingir “paulistas” e “nordestinos” igualmente! Minha família mora na região do São Francisco, na Bahia, e sabemos de cor e salteado os prós e os contras da obra. Vi que muitos aqui estão reclamando de possíveis ações de corrupção nos gastos, como se fosse a primeira vez que isso acontecesse. As pessoas precisam focalizar suas memórias para que não reclamem injustamente. Obras superfaturadas no Brasil existem desde sempre, elas aconteceram com fartura na época dos governos militares. Uma diferença era que ninguém era doido de reclamar. Aconteceram nos governos posteriores. Itamar criou uma lei para estabelecer investigação de corrupção. FHC revogou, e quanto aos “engavetamentos” de quaisquer processos que pudessem manchar o governo, isso não deveria ser novidade para ninguém. FHC criou o mensalão para comprar os votos a favor da re-eleição. Mas todo mundo esqueceu. Busquem dados no site do Banco Mundial e do próprio FMI (ninguém pode dizer que os dados lá foram manipulados pelo PT). Nos 8 anos de governo FHC, o PIB diminuiu de em torno de 534 bilhões de dólares para em torno de 500 bilhoes. Renda per capita caiu de 3426 dólares em 1994 para 2810 dólares no último ano de governo FHC, endividamento público aumentou e as canalhices cometidas nos processos das “PRIVATARIAS” são história agora(que infelizmente muita gente desconhece). Nos governos Lula/Dilma o PIB foi elevado de 500 bilhões de dólares para 2 trilhões 346 bilhões de dólares(mais de 400%), renda per capita aumentou de 2810 dólares para 11208 dólares(dados do Worldbank). Salário mínimo de FHC caiu de 108 dólares para 81 dólares no final do governo FHC. Hoje é mais de 250 dólares. E assim sucessivamente. Crise na Europa: muitos grandes Bancos quebram. Crise no Brasil: Bancos Brasileiros terminam o primeiro semestre com gigantescos lucros e Petrobras(apesar de todo o processo investigatório que paralizou muitas atividades da empresa)terminou o semestre com um resultado melhor que a BP, Exxon e outras. Finalmente, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA A CORRUPÇÃO ESTÁ SENDO INVESTIGADA E ESTAMOS, AO MENOS, TENTANDO UMA SOLUÇÃO QUE AMENIZE O SOFRIMENTO DO NORDESTINO COM A SECA – O QUE EM SI JÁ É MUITO MAIS DO QUE O SR ALCKMIN FEZ PELOS RECURSOS HÍDRICOS DE SÃO PAULO!!!!! MUITO CUIDADO COM A MANIPULAÇÃO DA MÍDIA!!!!

      • Josué disse:

        Ângelo, você tem toda razão sempre houve corrupção, a Presidenta Dilma, está cortando a própria carne vendo muitos de seus companheiros de partidos (que fizeram coisa errada) serem presos e deixando que a justiça investigue até o final. A Dilma tem tem meios para para frear o impeto da Policia Federal, mas não, ela até investiu para que a PF ser, o que é hoje. Eu admiro as mulheres porque elas não tem medo de homem, se fosse um presidente homem, as investigações contra a corrupção já estariam engavetadas, Parabéns Dilma Você merece uma estátua….

      • Helena/S.André SP disse:

        Disse tudo, Angelo! Porque será que SP e os paulistas ficam torcendo o nariz para essa obra de Lula/Dilma e não reclamam de Alckmin e do governo PSDB de SP, que não fizeram nada durante ONZE ANOS para se prevenir contra a seca que fatalmente chegaria, como chegou forte desde o ano passado.

  12. Denildo Gomes Silva disse:

    Vamos comemorar !!!

    Essa obra custava inicialmente 4 bilhões e hoje já está em torno de 9 bilhões.

    E não foi feito sem nenhum estudo técnico que comprovasse que pessoas que realmente precisam irão se beneficiar dessa obra.

    Essa operação lava jato ainda vai longe ….

  13. Bruno disse:

    Leio os comentários e vejo que tem pessoas que sempre falam mal, rsrsrs… até acho graça, sério! Ha algum tempo ouvia-se criticas que o projeto não sairia do papel, agora que esta se concretizando ha criticas por existir o projeto. As vezes penso que o problema do Brasil não é só os políticos, mas também os brasileiros! Que o governo pode ser melhor e fazer mais, concordo! Mas criticar tudo ate quando se leva água pra quem tem sede já é ridículo!!!!!!!

  14. José Antonio Bastos disse:

    A maioria que é contra deve morar nas grandes capitais, estão so o ar condicionado, tomando banho quente, bebendo cerveja nos botecos finais de semana. Não sabem o que é sede e fome. Hipócritas!!

  15. Bruno GH disse:

    Gostaria que o sr. Claudio Palma estivesse errado, mas infelizmente não está.
    A água não é suficiente. À época, e nisso o sr. Valdir tem razão, foram realizados estudos que demonstraram não haver água suficiente. Primeiro deveria-se ter recuperado a Bacia Hidrográfica para, DEPOIS, transpor qq quantidade de água. Infelizmente a lógica da natureza foi invertida para atender os interesses do capital. O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco NEGOU a outorga de água para a transposição. O governo federal atropelou a decisão do comitê (que por lei tem autonomia para deliberar sobre outorgas) e fez a Agência Nacional das Águas – ANA, emitir uma outorga a despeito da decisão colegiada do comitê (sociedade, governos, usuários compõem os comitês de bacia).

  16. Jose Maria disse:

    Coisa mais desconexa. Quem conhece o velho chico sabe que essa aberração que estão fazendo o irá destruir. O rio já sofre com problemas naturais, não suportará mais esse entrometimento. Pode apostar.

  17. Cristiano de Oliveira Menezes disse:

    Os Marketeiros do PT são muito bons, parabéns.
    Emitiram uma nota dizendo que começou a transposição do velho Chico, mas a obra sequer acabou, ok, é apenas a primeira parte, ms já gastaram mais que o dobro do orçamento previsto. Talvez estejam precisando transpor água para lavar mais dinheiro e continuar enganando pessoas boas do meu nordeste…afff…. Abreu e Lima, cadê? Parque Eólico, cadê? transposição do RIO SF?
    Na verdade quando a PF começar a investigar a operação se chamará “Operação SEM ÁGUA para o jato”! rsrs

    O mais cego não é quem quem não vê e sim quem não quer ver.

    Acorda povo!

    • João Sardinha disse:

      Sabidão 80% da obra já está pronta. Aqui em SP teu PSDB está atolado há 30 anos na lama e esgotos do Tietê e o Rio continua um esgoto a céu aberto gastou mais de 3 bilhões e o rio continua uma vergonha e a cidade sem água.

    • Marco Antonio disse:

      Justamente, vc leu certinho, começo a transposição e ainda não acabou..mas é melhor ter começado não é?

    • Helena/S.André SP disse:

      E das obras do Rodoanel de SP, sr. Cristiano, vc não vai falar nada? Esse Rodoanel (ou seria Rouboanel) está sendo construído há VINTE ANOS e não há prazo para terminar. O que será que está atrasando tanto essa obra. Seria corrupção?

  18. Cleber Silva disse:

    É inacreditável a maneira como o povo é feito de trouxa, com isso agora se bobear o PT volta a ser o partido os pobres e oprimidos e daí esquecem todas as outras roubalheiras e falcatruas.
    Diga-se de passagem a quem quiser pesquisar um pouco e estudar “Fato raro no brasil” o Rio São Francisco está com sua nascente comprometida e essa obra mentirosa além de não levar água a quem realmente precisa ainda vai apressar o declínio.

  19. Jackson Barros disse:

    PA-RA-BÉNS LULA E DILMA.
    Sou Potiguar e esta transposição ficando pronta até o término do seu mandato pode entregar o osso para a carniça.
    Agora, cuidado a todos, pois alguns perdedores mineiros podem querer inviabilizar o projeto cuspindo na nascente do Rio (desculpem os pessimistas).
    Bejim no ombro do nordeste prá vc…

  20. Bruno GH disse:

    Em tempo…
    Apenas explicando. O sr. Valdir tem razão que, antes desta obra ser aprovada, Técnicos e Especialistas em recursos hídricos fizeram profunda análise. MAS, os resultados indicavam que a obra não conseguiria cumprir o prometida E manter a vazão de segurança na calha do rio. Além disso, foram previstos 6 bi e os especialistas informavam que a esse custo não era possível. resultado, o custo mais que dobrou e a obra ainda não terminou.
    Na época, o Comitê de Bacia propôs outras alternativas para garantir água “aos Milhares de nordestinos que passam Sede e Fome pela falta d’água e de comida.” Aliás, esse nordestinos aí serão os menos beneficiados. A maior parte da água vai atender grandes plantações e capitais.

  21. Dimas disse:

    Moro em Campina Grande, Paráiba, o reservatório que abastece a cidade está com 17% de sua capacidade, se essa água não chegar logo Campina, com 400 mil habitantes, e mais 18 cidades menores, não têm onde buscar água.

  22. Cristóvão Spalla disse:

    Quem critica uma obra desta envergadura tem três pontos de partida:
    1º – Não conhece a realidade do povo nordestino.
    2º – Não conhece o projeto;
    3º – É despeitado!
    Se for novo, com pouca idade, ainda vai ver nos noticiários, a produção agropecuária, onde a transposição passar.
    Deixem que critiquem, o tempo dirá!

  23. Oide Carvalho de mOUra disse:

    O que 1% de agua não faz…È uma maravilha esse projeto. Tomara que dê certo. isso prova que o governo do PT sabe olhar com sensibilidade para os mais necessitados.Em 13 anos pagamos a divida com o FMI e agora estamos concretizando aquilo que D. Pedro falava em fazer.100 escolas técnicas em um século e o PT 160 em 13 anos. E nem vou falar de Reuni, ProUni, bolsa-família, Pronatec, jovem aprendiz, minha casa minha vida, copa do mundo, olimpiadas…a elite raivosa morre com seu veneno. Porque nunca fizeram nada e nunca farão o que o PT fez nesses poucos anos pelo Brasil e seu povo.

  24. RAIMUNDO disse:

    Obra importante pro nosso povo sertanejo. Só alegria.

  25. ROBERTO disse:

    Galera vamos parar com essas picuinhas e deixar a mulher trabalhar.

  26. Marcos disse:

    Moro as margens do Rio e vejo a cada dia a situação indo de mal a pior, onde antes era cheio agora se vê pedra e mais pedras, arriscando até a vida de quem por ali trafega no rio, para mim, antes de gastar esse gigantesco montante na construção da transposição deveriam ter gasto o mesmo valor na revitalização do rio que está assoreado, seco e doente. Cada dia que passa o rio recua metros e metros enquanto a agua do mar vai tomando de conta de tudo. Sou a favor sim de distribuir a agua para os principiais lugares atingidos pela seca, mais antes disso sou a favor da revitalização, pois do jeito que vai quem já tinha a agua do rio irá ficar sem e quem sonha em ter a agua do velho Chico vai continuar sonhando com o rio matando a sua sede! Minha humilde opinião.

  27. Celio Canuto disse:

    Sinceramente eu não sei onde 1% da água que vai para o mar vai matar o Velho Chico. Se a água for usada para irrigação é só vê o que é hoje o cinturão verde do São Francisco e o que se tornou Petrolina. Quem não conhece fica nesse fla x flu político. Bando de zé mane!!! Quem conhece e fala mau é um pobre de espirito, que não consegue ficar feliz com o bem estar dos outros. Vamos parar com essa palhaçada. Isso aqui é Brasil e quem vai se beneficiar são brasileiros que precisam de algo vital para o seu desenvolvimento (um conceito mais amplo para os mais inteligentes) ÁGUA. Se perderam o bom senso é melhor ficarem quietos e pararem de chover no molhado. A obra está ficando pronta (graças a Deus) e ponto final. Vão perder tempo com outra coisa, ou dar um melhor uso ao tempo de vocês….bando de Zé mané.

  28. Sidney Franco Ribeiro disse:

    Foi preciso que um nordestino, retirante, conhecedor do flagelo da seca, da miséria, da desesperança de um povo, levasse adiante, depois de quase 500 anos, a transposição do Velho Chico. Agora, é comemorar e se o pessoal de Sampa desejar importar know how sobre “escassez hídrica”, não precisa mais sair do país…

  29. Olvio disse:

    Gente isso é conversa pra boi dormi pois , onde foi feito para receber as águas já estão todo esburacadas e danificadas com ação do tempo pois não aguentou o sol quente e terá que se refeita , e mais as próprias empresas ja diziam que para continuar o projeto teria que ser mais milhões e milhões de reais, isso que esta sendo feito ai não é nada mais que água acumulada de alguns reservatórios que existe na região, porque vcs. acham que a tomada da câmera que grava fica pela metade????, ate os caras que estevão na parte de baixo arriscam um self, se realmente tivessem tanto volume de água a mesma não sairia daquele aforma, uma água represada , começo a campanha do pt novamente foi isso??

  30. Nilson Nunes disse:

    O projeto de transposição do RSF é bem antigo, remonta ao ano de 1847, ( existe desde o tempo de Dom Pedro II, já sendo visto por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste ), teria novamente ocorrido recentemente em 2007, com o argumento de sanar essa deficiência hídrica na região através da transferência de água do rio para o abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. Creio ainda ser um tema gerador de muita polêmica. Duas são as correntes que tentam através de argumentos defender suas posições. o fato é que 70% dessas águas serão destinado á irrigação, 26% para área industrial e 4% para á população difusa, o projeto prevê o abastecimento de 390 municípios do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entretanto, uma corrente contrária ás obras de transposição do RSF, afirma que a obra é nada mais que uma “ transamazônica hídrica ”, e que além de demasiadamente onerosa, a transposição não será capaz de suprir ás necessidades da população da região, uma vez que o problema não estaria no déficit hídrico, que segundo eles não existe, além do que afetaria todo aquele meio ambiente. Enfim, independente de partido político “A” ou “B”, a obra está aí, certa ou errada, não saberia responder, embora tenha sido tema de meu TCC para a Pós em Direito Ambiental. Minha única indagação: ” É possível que um doente, doe sangue ?”. Esse é meu ponto de vista do Rio São Francisco – ” O Velho Chico “.

  31. Gutão disse:

    Enquanto a água está chegando ao sofrido irmão nordestino aqui em São Paulo sob a batuta dos bicudos ela some das torneiras… Isto é o inicio do fim da indústria da seca.

    Parabéns Lula, parabéns Dilma.
    Dá-lhe PT.

  32. Raphael disse:

    Interessante, quero ver essa água realmente chegar para quem precisa. Isso aí é apenas um teste de bombeamento, não tem nada de transposição nisso. Que gente mais iludida esses nordestinos, passam fome, sede e falta de mínimo de conhecimento. Uma obra orçada por um valor que depois mais que duplicou, é a meta sendo dobrada, como a PRESIDENTA quer. Lembrando que a maioria dos recursos empregados nessa obra são provenientes do Estado de São Paulo, que é o maior pagador de impostos do país, para dar de comer a esse povo ingrato que nos brinda com a reeleição do comunismo. Queria ver as regiões Norte e Nordeste sobreviverem sem os Estados de SP e MG !

  33. Guilherme Luis disse:

    Eu leio cada coisa que me surpreende .kkk Dilma entrega mais uma obra?? pelo amor de Deus esse projeto vem desde 1985 Jose Sarney (PMDB) e foi o departamento nacional de obras e saneamento (DNOS) em 1999 foi transferido para outro órgão ministério da integração projeto de conclusão era em 20 anos ser entregue,valor estimado para conclusão da obra 4,5 bilhões e hoje já esta em mais de 8,2 bilhões… sera que tem algo de errado?? e povo que não vê não abre os olhos vão continua ate quando?? FORA DILMA FORA DILMA FORA DILMA

  34. Nelson Silva disse:

    Sempre tem alguém pra reclamar. Acho essa obra uma maravilha. Tenho certeza que, daqui dez anos, essa região vai se desenvolver muito. Aparecerão cidades enormes com um povo vivendo dignamente. Haverá indústrias, comércio, agricultura, universidades e gente feliz. Temos que tocar o Brasil pra frente. Governo é pra isso. Dessa eu gostei.

  35. Sérgio Rodrigues disse:

    Essa obra mudará extraordinariamente a face do Nordeste. Um grande ganho para o Brasil. Parabéns aos governos do PT que tiveram vontade política para realizá-la!…

  36. jose fernandes disse:

    Quanta falsidade ,, quanto ganho p falar sobre beneficios mentirosos do rio? vai beneficiar 200 (Força de expressão) e prejudicar 1.200.000 pois apressaram a morte do rio que já está quase morto ….. Vai PTTTTTTTTTT….pra o inferno

  37. Léo Babiski disse:

    Melhor proveito jogar de helicóptero os bilhões de reais gastos com transposição, a, esqueci, já tem o bolsa esmola.

  38. Fernando disse:

    Qualquer pessoa com um pouco de juízo sabe muito bem que o rio São Francisco suplica por socorro faz tempo. Com uma obra tão demorada, nenhuma ação de revitalização do rio foi empreendida. E não adianta dizer o contrário. A obra é eleitoreira e significa grave ameaça à sustentabilidade do rio e de suas comunidades ribeirinhas. Mais lógico que antes da transposição e durante as obras, a CODEVASF tivesse recebido os recursos necessários para a recomposição das condições sócio-ambientais do velho Chico. Não foi feito! Agora é rezar. Cobre-se um santo e o outro fica à mercê.

  39. Ricardo Neme Nasralla disse:

    Qual a possibilidade de em 20 anos para ele secar. Talvez em dez anos o fluxo de água já tenha reduzido 80 por cento. Não falo isso por conhecimento técnico, mas por histórico. Já li, há tempos, que todos os grandes rios que tiveram seus leitos modificados pelo homem sofreram essas consequências e inclusive alguns grandes, como um da Russia. Houve alguns casos de rios menores, aqui no Brasil, que secaram rapidamente. Por isso, se cuida “Velho Chico”.

  40. RodrigoR disse:

    Antes de mais nada, aos desinformados, as águas que estão sendo captadas são aquelas que tem destino o mar, então, não esta havendo captação das nascentes ou do meio do rio e sim ao final da vasão do velho Chico.

    Lembrando novamente que ha 500 anos, muito se foi prometido e nada fui cumprido com relação ao combate a seca do nordeste, e precisou que um nordestino analfabeto e uma mulher guerreira fizessem o que monarca, ditador ou presidente algum conseguiu.

    Estou vivo para ver a água irrigando o meu sertão.

    • Pasquale disse:

      500 anos novamente,vcs querem me matar de rir?
      Não é possível… a Dilma esta fazendo escola,com seus discursos maravilhosos.
      Rodrigo não siga por este caminho,o final do caminho é uma PAREDE.

  41. Ivan disse:

    Bom dia a todos, não moro no Nordeste mais sou nordestino e sei bem como é a luta desse povo por água e dignidade … duas coisas que percebi nos comentários foi que: 1º) Nós Nordestinos sempre ficamos putos com a discriminação por parte do Sul e Sudeste, sendo a todo instantes chamados de Paraíba, Morto de Sede, Come Farinha e por ai vai, é legal isso ? não, não é mais estamos nos equiparando a eles quando dizemos que agora temos água e eles estão morrendo de sede que nem água pra tomar banho eles tem, ou seja a discriminação é a mesma 2º) Não se iludam em falar que uma obra dessas não tem desvios de milhares e milhares de Reais escorrendo junto com essas águas é sabido que os políticos que temos em nosso país, então vamos baixar nossa bolinha é vamos cobrar sim melhoras sobre o velho chico e seus afluentes, pois a obra é de suma importância mais com plena responsabilidade e vamos tb parar de defender partidos A e B no resumo geral estamos na lama e ainda vem gente gostando de ser estuprado … acordem !!!

  42. É uma obra necessária e já chega atrasada desde a sua idealização inicial por D. Pedro II. Havia outras prioridades antes e só agora pudemos investir nessa empreita. Vamos elogiar a obra sem criar rixas políticas vazias. O gerenciamento hídrico é uma questão de estado e a sua realização uma obrigação daqueles que foram eleitos para administrá-la. No início do Governo Lula as obras faziam parte de seu programa, foram aprovadas no Congresso e os fundos para a sua realização aprovados, portanto, a sua realização é obrigação e não um presente de um governante possuidor de uma fantástica visão para os brasileiros. Parabéns à todos os funcionários que a projetaram e a estão construindo.
    Outros países, onde a água é mais escassa, já desenvolveram tecnologias e a aplicaram em grandes obras. Tecnologias para a construção de canais de irrigação, bombeamento, Dessalinização, Ultrafiltração, e outras, já estão dominadas e os seus custos também atingiram patamares que podem ser assumidos por nós, nesse momento que se tornaram necessárias. Outras obras importantes com mais canais de irrigação, estações de tratamento de água, reuso, dessalinização, saneamento e como também, a necessária recuperação de nossos rios poluídos precisam ser iniciados e entregues.

  43. Luciano disse:

    A direita nunca vai admitir a incompetência e a irresponsabilidade de Alckmin no que diz respeito a segurança hídrica…, imaginem se irão admitir a vontade política do PT em levar água à um povo que sofre com a seca à 515 anos. – um dia um maluco disse que o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão… Outro desmiolado um dia disse que Lula estava virando o Brasil de cabeça para baixo…. PT Saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 17:52:02