aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-01-2018, 9h23

TRF-4 recebeu bola quadrada de Moro

Sentença dá margem a absolvição do ex-presidente
96

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Os três desembargadores que julgarão o recurso de Lula terão desafio inédito na Lava Jato, porque analisarão sentença extremamente contestada por boa parte dos juristas e advogados _situação diferente de outras condenações de Moro que chegaram a Porto Alegre.

Há margem jurídica para absolvição, o que não é o comum nas sentenças que saem de Curitiba. As sentenças de Moro normalmente chegam redondas a Porto Alegre e são confirmadas na sua grande maioria pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre. Agora, os três desembargadores receberam uma bola quadrada.

Advogados criminalistas apontam fragilidades na sentença de Moro, como inversão do ônus da prova, condenação por fato que não consta da denúncia e incapacidade de provar a ligação entre a reforma no apartamento com três contratos da OAS com a Petrobras.

A decisão do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, se confirmada ou não, terá forte influência no rumo político do Brasil. Isso aumenta muito a responsabilidade dos desembargadores. Como há fragilidade jurídica na sentença, o correto seria a absolvição.

Quem quer uma condenação política e moral de Lula pode fazer isso nas urnas. Portanto, os desembargadores terão de fundamentar melhor as suas decisões, caso optem pela condenação. Diferentemente de casos em que delatores assumiram culpas e apresentaram provas, no processo de Lula, há contestação à condenação de Moro com argumentos jurídicos consistentes.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
96
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    A grande condenação deveria ser nas urnas. Entretanto o Bolsa Esmola tem papel fundamental no resultado das urnas, já que é o maior programa de compra de votos do planeta.
    Se Lula for absolvido, justo seria extinguir o “benefício” e aferir a verdadeira (im)popularidade da esquerda fajuta que assola o país.

    • Jorge da Silva Bock disse:

      Se um presidente que não foi eleito e confessou através de conversa gravada suas falcatruas, como condenar um ex-presidente sem provas? Ademais quem não aceita os auxilios que o governa nos devolve (porque na verdade não estão dando nada, estão devolvendo uma parte dos impostos que são injustamente cobrados da infeliz população) é porque não necessita deles.

      • MAC disse:

        Como não foi eleito? E a chapa DILMA-TEMER? Quem votou na Dilma, votou no Temer.

        • Fábio disse:

          Sejamos francos. A opção de voto deve ser feita pelo o programa de governa que cada candidato apresenta. Acredito que ninguém vote comparando a beleza de cada candidato. O problema é que Temer não cumpre o projeto de governo que os eleitores de Dilma aprovaram em urna. Esse projeto é neoliberal tipicamente do PSDB. Aliás, assemelhar-se ao projeto defendido outrora por Aecio

    • Wellington Alves disse:

      Se o o empresariado pagasse salário decente para as famílias, talvez não fosse necessário bolsas.

      • Acilep Horob disse:

        Concordo que os salários são baixos. Há muitos anos atrás quando o Sr. Everardo Maciel era Secretário da Receita Federal declarou no Senado que se os políticos tivessem coragem votariam um projeto que taxa as altas fortunas deste País. Asseverou na época que se os banqueiros pagassem impostos a classe baixa e média não teria que pagá-los como faz hoje. O Poder Econômico continua penalizando com leis injustas os menos favorecidos. A fiscalização deve crescer contra os empresários que sonegam impostos e enriquecem às custas do trabalhador. Tem muita gente sonegando e tem muito dinheiro que foi roubado que precisa voltar para o Brasil. Cadeia para os ladrões, impostos para os endinheirados e melhores salários para os trabalhadores. Para os vagabundos que passem fome e vivam na miséria. Quem não quiser trabalhar que não coma. Excetuam-se os doentes, idosos e aqueles que por problema de saúde não podem trabalhar.

    • Otávio Pacanaro disse:

      Você deve ter nascido num berço, se não de ouro ou prata, pelo menos num berço de bronze. Um país que não consegue gerar empregos suficientes para todos os trabalhadores, tem sim que prover pelo menos o sustento físico das pessoas. E não venha aqui com a conversa de que os beneficiários ‘são todos vagabundos, não gostam de trabalhar etc…’ essa conversinha furada de classe média ou rica que acha que tem o que tem só porque ‘trabalham’. A diferença de falta de oportunidades no Brasil é imensa. Em todos os setores há pessoas que trabalham e há os vagabundos. Compare com outros países, e você verá que o Brasil, tendo esse desemprego escabroso, ainda subsidia muito pouca coisa ao cidadão. São direitos constitucionais que são desrespeitados no dia a dia do cidadão e os governos não fazem nada para compensar.

      • Jose R Moreira disse:

        Eu concordo com você; a distribuição da renda é mais perversa aqui no Brasil. Mas que o bolsa família ultrapassou todos os limites do razoável, ultrapassou sim. Foi usado como compra do voto da população pobre de entendimento e foi muito além da população necessitada. Ainda serviu de biomo (como o fies) para esconder a roubalheira.

      • Julio Maciel disse:

        Não fique alterado não…..

    • Raimundo Melo disse:

      Esse processo todo é uma estúpida farsa para tirar o Lula das eleições de 2018!
      A juíza Luciana Correa, de BRASÍLIA JÁ ATÉ PENHOROU O TAL TRIPLEX. Assim fica provado que o triplex é da Construtora OAS!
      O TRF4 tem a oportunidade especial de fazer JUSTIÇA, reconhecendo que Lula não tem nada a ver com isso e que o Moro cometeu erro brutal, por seu partidarismo.

      • Talvez o Dr Moro tenha errado, tenha sido mal assessorado, mas acredito que um juiz Federal não fosse capaz de ignorar sua CARREIRA, em virtude de um cidadão como o lula. Para que isso acontecesse, o Ministério Público estaria envolvido. Saibam todos, inclusive você, que o Dr Moro não pegou o lula pelo braço e o levu ao Tribunal. O Dr Moro atewndeu à denúncia do MP e PF. O destino do lula, TODOS NOTAM, já está decido pelo povo, que já não mais se contenta com migalhas que não o tirou da miséria. É sabido que nunca o rico ficou tão rico como ficou no governo do lula. E quanto a isso, não há contestação.

    • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

      Ue’? Mas, quando ele foi eleito a primeira vez, nao tinha Bolsa? E ai, como ele comprou a primeira eleicao?

    • Analista Alpha disse:

      Bom, nesse sentido seria interessante o fim do Bolsa Empresário, que também compra votos, através do financiamento criminoso de campanhas. Ou você acha que o empresário dá dinheiro porque gosta de gastar? Dá em troca de benefícios como as reformas trabalhistas e da previdência. Compra políticos, compra governos, municipal, estadual e federal.
      Basta se informar mais D. Maria …..

      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/08/1907561-bolsa-empresario-superabrprogramas-sociais.shtml

    • joni disse:

      Se acham que a força de Lula está no Bolsa Família e outros benefícios implantados em sua gestão, como se explica então a sua primeira Eleição quando estes benefícios (que outros governantes nunca tiveram a coragem de implantar) não existiam.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Respondendo à sua questão e dos leitores abaixo: o programa de assistência às famílias carentes foi idealizado e desenvolvido pela antropóloga Ruth Cardoso… O PT como sempre, pegou carona.
        O “New Deal” de Franklin Roosevelt sempre adotou programas com prazo de validade, nunca foi compra de votos ou esmola sem capacitação.

        • Julio Moreira disse:

          Senhora M.A.Ramos Dinheirão, bueno se algué tenta lhe rebater é de uma inutilidade impar, melhor seria bater em gato morto até fazer miar, sua cabecinha nada aceitará, seu cérebro está doente a muito tempo, mas por pouco, muito pouco mesmo, pessoas como a senhora quase entregaram o Brasil ao playboi e ladrão Aécio, a senhora acha bonito, talvez chique fazer dois aeroportos com dinheiro público em fazendas da própria família, ou acha lindo o Aécio ter desviado 40milhões da Cidade Administarativa, ou acha lindo ele mandar matar o primo para não delatar.
          Ora faça-me o favor senhora, vá ler Zelotes, Castelo De Areia, Sathiagraha, falcatruas da Globo, da CBF, da Merenda escolar do governo de São Paulo, do Rodoanel, do Paulo Preto, do Coronel Lima, do procurador de SP De Grandis, CPTM, Metrô Paulistano, tem uma gama aí de boas leituras apenas para arejar um cérebro contaminado, preguiçoso e cego.
          Sem querer ofender é claro, mas pessoas com vendas me irritam.

        • Paulo Lima disse:

          Isso mesmo esse programa pra quem não sabe começou la no governo do FHC o PT esperto mudou de nome pra ser o pai da criança.

        • Nelson Okado disse:

          Um programa que não beneficia ninguém é como se não existisse. Os programas sociais só começaram a fazer sentido quando efetivamente começaram a beneficiar os pobres necessitados.

        • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

          Voce, Aparecida Tinhorao, alem de nao ser isenta, tambem e’ incoerente e distorsiva. O governo FHC implantou sim um sistema de esmola (usando seu vocabulario). Mas a ideia original no Brasil foi do Eduardo Suplicy com o projeto Renda Minima, que FHC pegou carona. Mas, o governo Lula (que venceu as eleicoes em 2002 sem ajuda do entao Bolsa Escola – isto para te desmascarar), aprimorou a “esmola” (adjetivo usado por voce) e ai, aconteceu de verdade, uma renda minima, uma redistribuicao de renda.
          Como isto deve doer em voce, hein, aparecida (com minusculo, para denotar aparecer). E para outros direitistas egoistas, como o tolo Walter (este, que nao sabe nem se expressar e ai nao da’ para esperer discernimento)

    • Matemática básica: no auge do Bolsa Familia, ele tinha 13 milhões de beneficiárias (mais de 90% dos cartões são emitidos em nomes de mulheres), Lula teve mais de 55 milhões de votos nas eleições, tendo turno com mais de 60 milhões, os outros 42 a 47 milhões de votos viram de onde mesmo?
      O Bolsa Família representa menos de 1% do PIB e do Orçamento da União… contra por exemplo em países desenvolvidos as políticas de assistência social (excluindo saúde e educação), consomem acima de 20% do PIB… europeus vivem de esmola também, se menos de 1% do PIB é compra de votos, mais de 20% do PIB na Europa é o que mesmo?
      Seus argumentos demonstram claramente a discriminação contra pobres e miseráveis e a sua provável ideia de mante-los na miséria absoluta para serem explorados e escravizados
      Se informe antes de sair falando besteira de políticas sociais que são largamente utilizadas em todos os países desenvolvidos e que as nossas não chegam nem no chinelo

    • Mario H.Fuentes disse:

      Quando Franklin Delano Roosevelt assumiu a presidência dos estados unidos em 1932, teve como uma das primeiras medidas “dar” para cada família americana sem emprego 15 dólares da época (não sei quanto seria nos dias de hoje dona), mas este feito teve a grande virtude de destravar a economia americana, combalida á época por causa da queda da bolsa de 29. O tal do “bolsa escola” como a sra. diz tem a coisa maravilhosa de fazer o pais crescer do jeito certo, de dentro para afora, foi assim com a América de ROOSEVELT e foi assim Brasil afora com o Lula, e eu não me lembro de ter visto qualquer meio de comunicação alegar algum prejuízo para a nação ou que o dinheiro para ação social tenha levado algum ministério a falência.

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida, seja bem vinda…vc tem razão com relação ao bolsa família; temos que admitir, foi uma jogada de mestre do PT, com a expansão deste beneficio…tanto isto é fato, que os mesmos usam nas campanhas como instrumento, em seus discursos; comícios que inflamam o povo; “se o lula não ganhar, o bolsa família vai acabar”…não podemos condena los como políticos do terceiro mundo, todos de uma forma geral, fariam a mesma coisa…quanto ao TRF 4, foi pressionado ameaçados, mas farão justiça e nada poderá mudar isso….

    • Valdir disse:

      Prezada Maria, Visto sua crítica veemente ao programa Bolsa Família, elogiado e até copiado mundialmente, devido à simplicidade e rapidez com que serve de instrumento de combate à Fome e à Pobreza, gostaria de ouvir sua sugestão.

      Se eleita Presidenta, após acabar com o Programa Bolsa Família, o que a Sra. faria para solucionar, de forma imediata, tal qual este programa o faz, o problema da Fome, Extrema Pobreza e até Morte de Recém Nascidos no Brasil???

    • AYRTON FARIA disse:

      O “crime ” de Lula é que, pode ser eleito e tomar o petróleo de volta. Tudo que estamos passando foi planejado , no exterior, logo que as jazidas do pré -sal foram divulgadas. As multinacionais bombardeiam, matam, derrubam governos, estrangulam os países que não ENTREGAM O PETRÓLEO. São os comandantes da CIA, especialista em subornar políticos, desmoralizar os que não se submetem, etc. Lula está sendo condenado porque PODERIA ser dono do triplex da OAS, do sítio de Bittar, do apto. do tal Coutos que emprestava ao PT e de um terreno que a Odebrecht ofereceu para o Instituto e não foi aceito. Mr. Moro é o juiz que odeia o réu. Isto é julgamento tipo a Inquisição!

    • Frei Chico disse:

      É, dona Aparecida. Como demonstram os muitos comentários em resposta ao seu, perdeste grande oportunidade de ficar quieta.

    • Alceu Nova disse:

      A previdência está quebrada mas não cobram ou confiscam de grandes devedores como Rede Globo e Flamengo, etc, onde cada um deve mais de um bilhão. Cadê a divulgação de auditorias e cálculos atuariais? Só divulgam papos de políticos.

    • fernando antonio ferreira disse:

      Espero que um dia D.Maria a senhora precise do Bolsa familia para entender o projeto social que eh. A senhora deveria parar de falar besteira. O bolsa familia ajuda sim a pessoas que nao tem o que comer, diferentememte da senhora.

    • Ribeiro disse:

      Realmente vc não gosta de pobre e bastante preconceituosa.
      O nome sra. inculta é bolsa-família e pra quem recebe faz uma grande diferença.
      Sabe vc o que é faltar pão, gás, comida pra filhos ou só sabe de restaurantes finos, lanchas e aviões.
      Melhor $ 46 bilhões n mão de 25 milhões de brasileiros do que na mão de banqueiros e amiginhos.
      Experimenta votar e Lula e vai se apaixonar ou então morra de inveja de ser tão amdo kkkk

  2. Andre disse:

    Sim,Lula levará uma surra nas urnas , não passará pro segundo turno !

  3. Edi Rocha disse:

    É isso. A justiça precisa seguir a lei. Se não há provas aceitáveis que se superem aos argumentos da defesa, só resta a absolvição. Culpa do MPF (que fez um péssimo trabalho) e de Moro que endossou mesmo assim.

  4. ALDO CARVALHO disse:

    Acabo de concluir o curso de direito e em todas as disciplinas havia controvérsias entre os ensinamentos com a realidade, sobretudo a área penal. A qualquer operador do direito cabe pronunciar-se de posse dos autos e, talvez, os meus professores ficavam tão cabisbaixos verem seus ensinamentos caírem por terra com a “espetacularidade” dada pela imprensa, sem saber de fato dos pronunciamentos processuais. Embora a Lava Jato seja um caso atípico, super politizado, em detrimento do CPP; não poderia ser uma premissa por parte das faculdades a discussão processual através das peças? Amenizaria o processo de inicialização no ofício!

  5. Pedro Souza disse:

    Os desembargadores são juristas experientes. Estão acostumados a decisões difíceis diariamente, e especialmente com os argumentos usados pelas defesas dos réus. Não existe essa história de bola quadrada. Basta acreditar na sua capacidade jurídica, e apoiar a decisão final, seja ela qual for. Assim que se constrói a democracia, com respeito a decisões judiciais.

    • Sandro Feliciano disse:

      Só lembrando que decisões judiciais devem ter base objetiva, ou seja, conforme a lei. Não pode ser em nenhum momento subjetivas com base em achismo.

  6. cego os que não querem ver, MORO e cia pisou na bola na louca vontade de condenar o LULA e o transformou em herói, os idiotas que ver no bolsa família uma esmola, só merecem o desprezo pelo despreparo intelectual é LULA rumo a 2018

  7. Clodoaldo Melo disse:

    Estranha é a alegação de programa politiqueiro (Bolsa Esmola), pois pior seria se esse programa não existisse, visto que a verba destinada a ele seria mais uma desviada para os políticos corruptos de todos os partidos. Com ele, pelo menos, temos a certeza que alguém necessitado recebeu uma ajuda do estado, conforme determina a Constituição.
    Quanto aos crimes cometidos por todos os corruptos, que paguem na justiça! Se é que temos justiça para julgar com imparcialidade!

  8. Dulcineia Guimarães disse:

    Se for feita JUSTIÇA o Presidente Lula será absolvido. A elite da direita não consegue admitir que o LULA foi o melhor presidente que este pais já teve. Acho muito difícil ele ser absolvido porque existe um lobby da imprensa golpista que morre de medo da volta do Lula ao poder o que, com certeza, acabaria com os privilégios escusos dessa cambada.

  9. Fabio disse:

    Kennedy, a Justiça no Brasil se tornou um enorme partido politico e nesse momento do país essa justiça não segue mais o regramento juridico.
    Juizes querem apenas manter suas altas regalias e a margem disso rasgaram a Constituição e vivemos assim uma enorme desordem juridica.
    Lula ou qualquer cidadão que seja não pode ser condenado sem provas e se o TRF manter isso teremos a prova real que esse judiciario se afundou de vez no lamaçal que se tornou o Brasil.

  10. zezo rosa disse:

    e uma Ignorãncia falar mal do Bolsa Familia, e vocês não Sabem quem criou o Bolsa FAMILA não Foi o PT.

  11. Nelson Toledo Ferreira disse:

    O medo da elite, que atrasa este país, é de Lula sair candidato, porque sabe que ele ainda é o maior líder político deste país e vence fácil essas eleições. Ainda mais depois deste atual Governo impopular, com essas reformas. O voto em Lula será de resistência a este modelo cruel contra os trabalhadores.

  12. J. Alexandre Senatore disse:

    Sim sem duvida que a melhor resposta a esse individuo seria nas urnas, mas também concordo que a politica populista de compra de votos influenciara as eleições, e quanto as algemas do Cabral não vi problema nenhum de cessão dos Direitos Humanos, afinal ele e um condenado, apenas virou comentário de jornalistas pois e uma pessoa pública importante no cenário nacional, como acontece todos os dias outros detentos menos competentes que Cabral são transportados da mesma maneira (questão de segurança) diferente de ser agredido ou torturado, o que nunca acontece em nosso pais!

  13. Alexandre disse:

    O Lula já deveria estar preso há muito tempo, ele desperdiçou o dinheiro do povo, incompetente, não sabe administrar o Brasil, nem mesmo um carrinho de pipoca.

  14. Antonio Lombardi disse:

    Parabéns, Kennedy, pelo equilíbrio e lucidez de seu comentário, como sempre. O fato é que o golpe que foi dado com a destituição da presidente Dilma só será integralmente consumado alijando-se Lula da cena nacional. Quem deu o golpe não o fez para entregar o poder novamente ao PT depois de 2 anos, muita água ainda vai rolar debaixo da ponte. Se houver eleições e se Lula puder ser candidato ainda outras invencionices serão tentadas como o semi presidencialismo e que tais. O bando de gafanhotos que tomou o poder não vai largar o butim facilmente.

  15. Felipe Ferreira disse:

    QUERO FAZER UMA APOSTA COM OS FASCISTAS GOLPISTAS…Se o TRF4 mostrar a assinatura do Lula ou de algum familiar dele na ESCRITURA do tal triplex. aí eu nunca mais voto no Lula.

  16. Armando Pinto disse:

    Tem que prender logo esse cara e acabar com tanto mimimi.

  17. marcio silva disse:

    tudo isso não passaria de, apenas só mais um julgamento, se a justiça brasileira não fosse tão eletista-seletista.

  18. MARCELLO RIBEIRO disse:

    Sugira ao Temer que suspenda o Bolsa Família… Vai ajudar não só o candidato dele, mas também qualquer candidato dessa direita amalucada que não sabe mais para onde correr para evitar a derrota na eleição de outubro.

  19. Celso disse:

    Acho no mínimo esquisito está questão de se empurrar goela abaixo do povo brasileiro está questão de triplex do Lula. Um cidadão minimamente inteligente sabe que o direito de propriedade de imóveis está baseado em escrituras, RGI, etc. Se não estão no nome do Lula ou família, continuem investigando até aparecer algo com sustentação jurídica aceitável. Francamente …

  20. Ton Pereira disse:

    Como sempre, excelente comentário do sempre ponderado Kennedy Alencar.
    Em relação ao Sérgio Cabral, gostaria de vê-lo pagar por tudo de ruim que ele fez ao estado do Rio de Janeiro, atolado em sua mais perversa crise, porém, é vexatória o que a PF, em especial de Curitiba fez, uma coisa é justiça, medidas desta chamada república de Curitiba.
    Infelizmente, o juiz Sérgio Moro, que diga-se de passagem, tem prestado um grande serviço ao país, mas tem tido um comportamento pessoal com o ex-presidente Lula, desde a condução coercitiva, a divulgação de áudios, e esta contestável condenação.
    Sabemos que parte da população o quer preso e outra parte o quer eleito, mas a justiça deve julgar de forma isenta, sem avaliar o apelo social, sem posição política partidária, e principalmente, sem vaidades.
    Espero que estes exageros sejam também julgados.

  21. Sucaneiro disse:

    Como os delatores não apresentaram as provas acho que o correto seria deixar essa perseguição de lado e se focar na eleição para ai sim, retirar o Lula não votando nele.
    Só não concordo com o argumento de que o bolsa família é bolsa esmola.

  22. É triste olhar para o Brasil e ver que nós Brasileiros que vivemos honestamente poderemos ter que aguentar mais quatro anos com esse canalha como Presidente. Só nos resta agora contar com a ajuda
    dos Militares para fazer uma limpeza nêste Paiz.

  23. Odair disse:

    Engraçado, fotos do Lula durante as reformas não prova nada? Emails que ele trocou com a empresa durante as reformas tambem não valem nada? Se não era dele o apartamento porque não estava a venda e ele acompanhou as reformas? Ele é empreiteiro? Engenheiro? Mestre de Obras? Para com isso vai, diante de tantas provas, testemunhos de moradores, porteiro e demais funcionários vocÊs ainda dizem que não tem provas?

  24. wando henrique disse:

    O ideal seria o Lula concorrer em 2018. Porém, afirmar, como afirmou o ilustre blogueiro, que o TFR-4 recebeu uma “bola quadrada” é demonstrar que não leu a detalhadíssima quanto bem fundamentada sentença proferida pelo juiz Moro (962 itens, 218 páginas), de resto calcada em provas documentais, e também testemunhal. Quem tiver interesse que confira a sentença na íntegra disponibilizada na internet, isso sem falar nas manifestas contradições do Lula quando do interrogatório, minudentemente analisadas na sentença. A decisão condenatória será mantida. Poderá haver divergência na fixação da pena.

  25. Ivano Ricardo disse:

    O testemunho é um meio de prova disciplinado nos arts. 202 a 225 do CPP. O Juiz, tendo em vista o sistema do livre convencimento, pode valorá-lo livremente à luz das demais provas produzidas. No antigo sistema da certeza legal ou da prova legal prevalecia o brocardo testis unus, testis nullus (voix d’un, voix de nul, para os franceses), onde uma só testemunha não valia como prova. Hoje se admite até uma condenação com base em um único testemunho, desde que corroborado com os demais meios probatórios colacionados aos autos. Por outro lado, muitas vezes vários testemunhos não são suficientes para uma sentença condenatória. Portanto, o que importa não é o número de testemunhas, mas a credibilidade do respectivo depoimento e o critério com que o julgador o aferirá.

  26. Alex disse:

    ANDRE diz: “LULA LEVARÁ UMA SURRA NAS URNAS” … pois André, é isso que deveria acontecer. Lula disputa as eleições e as Urnas lhe dão a resposta. Quem deve dizer se ele deve ou não ser eleito somos nós. Democraticamente. Vc tem toda razão. Tapetão, não! Numa nação civilizada o povo é quem determina quem administrará o país. Não é meia-duzia de gatos pingados. Não é um “juiz” que burla os autos.

  27. Roberto Alexandre disse:

    Conforme apresentação no “Fantástico” da Globo….Mostraram as provas onde o Juiz Moro fundamenta a condenação deste meliante.

  28. LUCIA MARCIA ANDRE disse:

    Democracia é isso! Não há provas, sequer há crime, visto não haver nenhuma prova de que Lula “solicitou ou recebeu, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitou promessa de tal vantagem.”
    Ele não aceitou o apartamento, nem a promessa do mesmo. Isso está claro nos autos. Não há crime. Se não há crime, não pode haver condenação. Simples assim. A lei é clara!

  29. Romeo Schmitt disse:

    O Lula é tão responsável pelo caus que estamos vivendo no Brasil, quanto a Dilma, o Temer, a Câmara, o Senado e todos os demais políticos corruptos e mal preparados, razão pela qual temos que eleger novos candidatos, principalmente, de ficha limpa, preocupados em resolver os probledmas da nação.

  30. Javam disse:

    A condenação sem provas será a condenação do próprio judiciário e do Estado Democrático de Direito. O dito popular será alterado para: “Aos amigos, tudo. Aos inimigos, nem a lei.”. Pobre de nós brasileiros comuns, meros cidadãos contribuintes, apenas isso, deste estado de exceção.

  31. Luiz disse:

    Não podemos punir ninguém sem provas legítimas e circunstanciadas. O ódio que muitos tem de Lula deve ter limite. E este limite é seu julgamento na urna. Que se faça valer a vontade do povo. Se a maioria quiser colocá-lo como Presidente novamente esta vontade tem que ser respeitada. Com Lula no poder todas as classes sociais serão privilegiadas. Afinal somente um bom sindicalista para negociar com todos, patrão e empregados. O Brasil ganha e sobe novamente no ranking mundial.

    • Fábio Holanda disse:

      Luiz, com as bençãos de Deus, teremos novos governantes em todos os níveis da eleição. Presidente, governador, senador e deputado. Mudança geral, e a oportunidade é agora. Votemos certo.

  32. Se o lula for absolvido só perderá o Brasil porque haverá uma polarização entre um radical de esquerda e direita no caso o Bolsonaro. Ficara os mesmos, fazendo a mesma coisa para que tudo fique na mesma e piorando.

  33. ANDRE disse:

    O judiciário não deve e não pode ser contaminado pela política. Se isto acontece enfraquece-se um dos principais pilares de sustentação de um estado de direito e da democracia. O Lula e qualquer um deve ter um julgamento justo, cabendo a justiça julgar dentro do que é cabível na lei. Aos que torcem pela condenação do Lula, não culpem a justiça caso o mesmo seja absorvida, mas dirijam toda as suas lamentações aos procuradores que não demonstram competência para incriminar o Lula neste processo que envolve o apartamento do Guarujá.

  34. Paulo Stempniewski disse:

    Concordo com a reportagem e com você Edi Rocha. O importante agora não é a torcida a favor deste ou contra aquele. O que se julga é o crime, com as
    provas. Há que se ter provas robustas para qualquer condenação e não a famosa “convicção”. Na dúvida, pró réu.

  35. Fré Barbosa disse:

    Mais triste,além de ver o jogo de empurra político é ver o povo falando em urnas eletrônicas fraudulentas como solução confiável…Capaz do Collor ganhar e o povo crer que votou nele,assim como acreditou que votou na Dilma …Brasil, País de inocentes…

  36. Marcelo de Souza disse:

    É impressionante como tem “gente” que não se importa com os afagos de um Governo Golpista para Empresários e Banqueiros, mas se mostram indignados quando pela primeira vez na História deste País houve distribuição de renda.Aliás ganha o Governo, a Sociedade e porque não os empresários que vê seus faturamentos aumentarem por conta do aumento na renda dos beneficiados. Num País de Analfabetos Políticos quanto mais estudo mais emburreço diante da retórica dos Falsos Moralistas.

  37. JOSÉ GOMES disse:

    Os comentários, a plenamente recheado de preconceito, ódio, intolerância, DE AMBAS AS PARTES, faz cegar nossa visão do que realmente está acontecendo.

    Seja você simpatizante ou anti-petista, não poderá perder de vista que:
    a) num processo penal, QUEM ACUSA TEM A OBRIGAÇÃO DE PROVAR;
    b) em caso d dúvida, PELO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA e pelo princípio IN DUBIO PRO REU”, do Processo Penal, se o Ministério Público não provou sua alegação, caberia TÉCNICA E PROCESSUALMENTE, ao Juiz Sérgio Moro, abolver o ré, no caso o ex presidente Lula.
    c) como ele condenou, e com uma fundamentação inconsistente, baseada em PRESUNÇÕES, abriu margem legal para ser a condenação revertida e, com isso, desmoralizar a Justiça.

    Bom para uns, e Ruim para outros, o DATAFOLHA fala que Lula tem 34% dos votos no primeiro turno e mais de 50% no segundo turno. Se o Sistema condenar esse cara, MESMO COM ESSA FALTA DE PROVA, ficará claro e escancarado que só há uma intenção; impedir Lula.

  38. Rogério Soares disse:

    Se o cara que ja foi presidente do brasil for condenado sem provas, o que sobra para nós?

  39. marcelo disse:

    Na realidade o sistema todo não funciona como é esperado , por isso não adianta quem esta no poder.
    Cometeu crime precisa ter punição , em qualquer nível social , independente de quem seja, outra coisa os partidos deveriam ser punidos pois precisam assumir a responsabilidade dos seus candidatos, Eu não entendo de leis , nem de politica, mais sei se que se partido não for de integro , se o candidato eleito não for pessoa integra, melhor se vc for civil ou funcionario publico , se não for uma pessoa de principios uma pessoa integra com certeza teremos problemas .

  40. wellington brandao disse:

    qual presidente desse País fez mais pelo Brasil? resposta: LULA

  41. Antenor disse:

    Para os que acham que Lula foi o melhor, vão estudar melhor os fatos: O que ocorreu foi que Lula deitou e rolou nos efeitos benéficos do Plano Real (do qual sempre foi contra) sem mexer sequer uma vírgula do plano econômico estabelecido no governo Itamar/FHC. A economia mundial, naquela época, começou a crescer à taxas médias de 5, 6 e até 7% ao ano e o Brasil, já com a inflação dominada (por força do Plano Real) navegou nessa onda de crescimento das grandes economias e foi levado pelos bons ventos. Se há qualquer mérito, não é do Lula e sim dos que tiveram a coragem de implantar um plano econômico, mesmo depois de outros três planos terem naufragado (Plano Cruzado, Plano Verão e Plano Collor). Se o Lula era contra o Plano Real, por que, então, não acabou com ele? Quero ver se ele tivesse pego a economia do Brasil logo após o Collor ter saído, como aconteceu com Itamar Franco /FHC. Será que teria toda essa “GARGANTA” hoje?
    Com Bolsa Família é fácil!!

  42. luis disse:

    Confiemos na Justiça Federal, os indícios constituem provas!!

  43. Ronaldo disse:

    Sinceramente sequer imaginar que desembargadores se insurgiriam contra os interesses dos poderosos grupos que orquestraram a maior farsa da justiça em toda história do país e iriam corrigir o “equívoco” do paladino de Curitiba, denunciado pelo MPF por “convicção”, seria supor que o país repentinamente tornou-se uma séria nação republicana na qual o povo decide quem irá governá-lo e não se admite que se mande na Nação sem o devido mandato. Afinal por aqui quem tem governado é a classe dominante através de seus prepostos como imprensa, empresariado e até membros de instituições nacionais. Vide por exemplo a recente iniciativa de órgão midiático que pretende “escolher”os vídeos representativos dos anseios populares colhidos nos municípios brasileiros, ora senhores, mais uma descarada tentativa de orquestrar uma mistificação nacional indicando como vontade do povo o que na realidade virá a ser a intenção malévola dos mesmos que a décadas tentar governar sem voto.

  44. Júnior Magalhães disse:

    Cadê as provas????
    O Direito EXIGE isso!

  45. Felipe Silva Antonio disse:

    Mesmo que todos achem que Lula é criminoso, e que ele tenha recebido propinas em seus mandatos, ainda assim todo esse processo bem com outros que o acusam, carecem de provas e confissões. Se assim fosse, a justiça brasileira, que prima em mandar para trás das grades, negros e pobres sem direito a defessa, necessitaria de 1 milhão de presídios, para tantos desafortunados, que os lotariam, é verdade que muita gente quer ver Lula atrás das grades antes das eleições que se aproximam, mas o correto é que não haja à condenação por falta de elementos probatório concisos!

  46. Não há somente convicção. Há prova documental testemunhal. Convenhamos…. assinatura, visitas, rasuras propositais…..e, será que todos aquelss homens sérios, executivos terial que motivos para mentirema respeito ? E os milhares de reais devolvidos também fazem parte de um suposto teatro para incriminar Lula ?

  47. Alberto Machado disse:

    A grande sacada de Lula é que ele não faz diretamente nada, absolutamente nada. Ele terceiriza tudo. Foi assim desde seu início na vida pública. Nada está em nome dele e nada foi feito diretamente por ele . Ele não deixa digitais, permita-me dizer com uma ponta de ironia. As outras (várias e várias ) pessoas fazem as coisas por ele. Vários de seus próximos amigos foram presos e condenados. Outros estão enrolados na justiça. A Lula nada o atinge pois nunca é ele o responsável pelas falcatruas. E fica a pergunta : se ele não é responsável por nada como pôde governar ? Como pode mover um partido político definindo suas estratégias ? E ainda tem gente que acredita nessas histórias de que ele é uma alma pura e inocente, de que nada sabia das tramóias e roubalheiras que seu partido e aliados fizeram para se perpetuar no poder.

  48. "EU NUM SABIA DI NADA"! disse:

    É incrível como os comentários são desviados para fatos que nada têm a ver com o fato de lula ser ou não o corrupto que recebeu o apto do Guarujá como propina. As evidências são muitas: visitas ao apto por lula, esposa, filhos. Por que visitariam o apto se não fosse o mesmo para a família? As declarações de Léo Pinheiro da OAS, engenheiros, porteiro do prédio, moradores, planos de reformas, elevador privativo etc. Documento assinado, passado em cartório o corrupto é bagre ensaboado, e quando o fato veio a público, interromperam o ato.

  49. Alceu Nova disse:

    Lula e Dilma foram os reis do endividamento do Brasil. Agora o Brasil tem dívida impagável, logo fará uma moratória ou introduzir impostos como grandes fortunas. O povo põe nos bancos e estes em títulos públicos, mas o governo nem consegue pagar os juros. A previdência tá quebrada, mas ninguém divulga dados atuariais, só lenga lenga de políticos. Os grandes devedores da previdência não são cobrados (deveriam ser confiscados bens e renda), isto inclui Rede Globo 1 bilhão, Flamengo 1 bilhão, etc

  50. Jose Bertulino Santos disse:

    Um cético é alguém preocupado com a verdade a ponto de querer duvidar dela. Ele quer saber se pode ou não confiar no que lhe é apresentado como verdadeiro. Será que os pedidos de absolvição de Lula, deve ficar a mercê de quem grita mais alto ou cria mais confusão?

  51. fernando antonio ferreira disse:

    Ultimamente seus comentarios sao mais coerentes. Eh claro que nao ha provas para incriminar o Lula. O Moro extrapolou. Querem condenar alguem, seja do PT< PSDB ou de qualquer partido, facam com provas. Moro pisou na bola. Virou claramente um caso pessoal

  52. Caro Juiz Sergio Moro está luta para condenação do Lula, digo não sou petista, mais o melhor presidente que nós tivemos até este momento foi o Lula, porque nós não tínhamos este índice enorme de desempregado no país, tem muitas pessoas devido esta crise estão passando necessidade. caro Juiz Sergio Moro, o senhor esta batendo em cima de um tríplex no Guarujá e de uma reforma de um sitio no Guarujá. Na verdade quem quebrou o país foi estes políticos que estão lá em Brasília há mais de 20 a 40 anos dos partidos do PSDB e PMDB e tantos outros que vem roubando o dinheiro do povo que vem sendo massacrado em todos este anos. Agora no meu modo ver o Lula como presidente em sua gestão ele fez um bom governo e ele não tinha como combater e impedir toda esta corja de politico sujo ladrão em nosso país, agora com as eleições que esta a porta e podemos retirar todos esses ladrões de lá. O lula pode fazer um ótimo governo porque ele deve ter aprendido que não vale apenas se vender ou ser omisso.

  53. Célio Jorge Lasmar disse:

    Quem olhar para este processo com a devida imparcialidade e sem paixões políticas verá que não ha nada nele para incriminar Lula, nem o tal do triplex se encontra no nome dele nem de laranjas, mas no próprio nome da OAS, ao contrário de outros políticos por aí escrafuncharam toda a vida e família de Lula e não encontraram nem um tostão, ou melhor nenhuma conta no exterior ou no Brasil, nenhuma mala com 54 milhões de reais, nenhum assessor gravado recebendo mala de dinheiro, nenhum dinheiro enterrado em suas legitimas propriedades ou nas supostamente jogadas nas costas dele sem provas, nenhuma gravação, nenhum encontro em porões com corruptos, etc… Assim, sendo, à luz da verdade o que estamos vendo é uma perseguição politica onde corruptos verdadeiros tentam crucificá-lo para livrarem suas caras e ainda de sobra se livrarem da força politica dos trabalhadores e de sua influencia na política nacional, a fim de manterem o status que sempre tiveram e que sempre usaram para lesar a Pátria

  54. egberto ubirajara da silva godoy disse:

    essa teoria de fragilidade na decisao de sergio moro deixa bem claro, a finalidade das reunioes da sra carmem lucia, e daqueles que compartilham a mesma linha comunista, simpatizantes de um sistema corrupto e falido no mundo inteiro, com certeza o Dr.Sergio Moro, com toda sua bagagem, nao daria uma sentença, por interesses politicos, como dizem os tais especialista, que por sinal, nunca arrumaram soluçoes para o pais, a nao ser criticar depois que o trabalho foi realizado, como todo sindicalista que nao gosta de trabalhar, se o lula for inocentado, infelizmente estara confirmado, pode chamar o brasil de venezuela, por que vamos para o mesmo buraco

  55. andrade disse:

    Muito bom o texto, concordo plenamente. Na verdade os desembargadores do TRF4 vão entrar para história. Os livros que serão lidos no futuro por nossos netos, vão dizer em qual classificação eles estarão. Ou seja, como vilões que não observaram as provas nos autos e ou a falta delas e impediram um candidato lider das pesquisas, por enquanto, a ser julgado pelo povo, ou se serão observados como verdadeiros jurístas, que observando os autos sem política, em dubio pro reú, permitiram a candidatura de Lula e o povo decidiu o que queria.

  56. Fernando Monteiro disse:

    Vamos ver se os juízes do TRF4 irão confrontar os interesses das Organizações Globo e os demais grupos de comunicação e seus seguidores e aplicar a lei. O TRF4 sabe que se absolver Lula, no mesmo dia a Globo conclama seus patos amarelos para irem as ruas… A sentença do Moro foi política sim, ele inverteu o ônus da prova e se mostrou um juiz fraco e deslumbrado com os holofotes…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-08-20 08:39:43