aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-10-2018, 9h51

TSE e MP devem resposta sobre suspeita de manipulação eleitoral

Bolsonaro deveria condenar ataques a jornalista
33

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Como o financiamento privado de pessoa jurídica foi proibido no Brasil, é grave a informação de que empresários que apoiam Jair Bolsonaro estão contratando disparos em massa nas redes sociais. Se for comprovada tal tentativa de manipulação, trata-se de crime eleitoral que poderá resultar na cassação da chapa.

Reportagem de ontem da “Folha de S.Paulo”, feita pela jornalista Patrícia Campos Mello, revelou que empresas estão comprando pacotes de mensagens conta PT para distribuição em massa no WhatsApp _inclusive com ação planejada para acontecer a uma semana do segundo turno de 28 de outubro.

Essa notícia vai além da enxurrada de fake news que tem assolado a eleição presidencial a favor do candidato do PSL. O ponto principal é que as empresas não podem, de acordo com a legislação, fazer esse tipo de contrato em massa. Essa prática pode ser enquadrada como caixa 2.

As instituições brasileiras, como a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Federal, costumam agir com rapidez para punir o PT e o ex-presidente Lula. Agora, deveriam dar uma resposta ágil e clara em relação à revelação da “Folha de S.Paulo”.

Pedidos do PT e do PDT de punição a Bolsonaro vão seguir o trâmite jurídico para produzir eventual resultado. Isso é diferente de uma providência rápida da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Federal para notificar empresas e empresários a fim de impedir disparos em massa de mensagens que contrariam frontalmente a lei. Isso dá para fazer logo. Aliás, já deveria ter sido feito pelas instituições competentes, sob pena de omissão.

*

Ataques covardes

Em relação à jornalista Patrícia Campos Mello, só devem ser ditas palavras de elogio à excelente e profissional reportagem que ela fez. É um trabalho que honra toda a carreira dela. A jornalista está sendo atacada de forma covarde e injusta nas redes sociais por eleitores e simpatizantes do candidato PSL.

Esses ataques têm de ser condenados de forma veemente. Um candidato à Presidência não pode dizer que não controla e não tem nada a ver com o que os seus apoiadores fazem. Tem de liderar seus eleitores e condenar tais ataques covardes nas redes sociais que buscam intimidar o trabalho da imprensa. Aliás, trabalho necessário numa democracia.

Esse pessoal que ataca Patrícia Campos Mello tem muita dificuldade de conviver com a democracia. É um pessoal que gosta muito de defender ditadura e torturador. Mas é preciso aprender que, na democracia, a imprensa pode fazer o seu trabalho sem agressões nas redes sociais.

Críticas à imprensa e jornalistas são democráticas, mas ataques de baixo calão são covardes e detestáveis. Bolsonaro e integrantes de sua campanha deveriam condenar o que estão fazendo os seus apoiadores.

Ouçam os comentários feitos ontem no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
33
  1. Lucia Santos disse:

    Gosto dos seus textos!

  2. Fabio disse:

    Essa eleição suja, fora da lei, uma eleição feita sob o ódio e pior, com o amém da instituições com judiciário e MP

    • walter disse:

      Fabio, eles estão perdidos, tanto MP, quanto o Supremo; ainda tem a fogueira das vaidades; Lewandowski como exemplo, voltou a determinar, acima do presidente da corte e do FUX a entrevista do lula a imprensa…vc acha que não tem pressão encima dele??? vamos admitir, que estão perdidos…ainda tem a eleição do Bolsonaro causando insegurança na casa….as regras das eleições deste ano, começou com o fator Urna, dizem ser segura, mas nenhum especialista independente afirmou tal fato…a questão da internet nas eleições, foram mal resolvidas desde o inicio; condenar a FAKE NEWS, depois do que houve nos EUA, deveria ter sido cuidado com muito Zelo; deixaram a Rosa weber, sem traquejo, na maior saía justa de todos os tempos…uma certeza podemos ter; seremos totalmente diferentes, nas próximas eleições; nada de meios termos; precisaremos definir critérios, antes dos próximos pleitos; seremos felizes…

    • Fabio Guerreiro disse:

      Uma parcela do Judiciário está torcendo (e talvez sendo conivente com as práticas anti republicanas do mesmo) pelo Bolsonaro, mas depois do vídeo do filho do Bolsonaro ameaçando no STF no final de semana que não teve uma resposta a altura os Ministros parece que estão é com medo do “MITU”

  3. Wyverton Salviano Gongora disse:

    Parabéns Kennedy. Acompanho e admiro seu trabalho e mais uma vez nos traz uma opinião concisa e imparcial.

  4. jose disse:

    Justiça, ministério público… No dia 1º de dezembro de 2107 houve um massacre em um dos presídios de Manaus, AM. Imediatamente, a então presidente do STF aterissou em Manaus, disse que não falaria com a imprensa e se reuniu com os “doutores” da lei. Cena implacável. Até hoje não houve uma mudançazinha, continua pior. O agente público deve, tem obrigação de falar com a imprensa, pois é através de jornalistas que o Estado se comunica com a sociedade, com o trabalhador que lhes paga as mordomias.
    O país pega fogo, mas nos tribunais continuam como se nada de ruim estivesse acontecendo. São pessoas alheias à realidade porque não costumam lidar com o cotidiano da sociedade, vivem em palácios, em salas vips. Os petistas precisam acabar com o PT e criarem outro partido e quando fossem perseguidos usariam o argumento de que não são mais do PT, mas de outra sigla, assim, como essas pessoas não lêem, não vivem realidades concretas iriam acreditar e deixá-los em paz.

  5. […] Fonte: TSE e MP devem resposta sobre suspeita de manipulação eleitoral | Blog do Kennedy […]

  6. Adalmo disse:

    Estes ataques pelo Whatsapp tem acontecido dos 2 lados, prejudicar somente Bolsonaro ? A chapa Dilma/Temer não foi cassada por abuso do poder enconomico e tinha amplas provas. Emfim, não vai dar em nada, ?Bolsonaro vai se eleger e não será cassado, é o desespero do PT que não quer largar o poder.

  7. walter disse:

    Kennedy, tudo isto nos leva a perceber, como todo este Show de horrores não tem limite; abusam do direito, no Quarto poder, não tem sentido tal acusação; o candidato esta convalescendo de um atentado, não tem quase equipe; haviam sido doados, por empresas, valores a favor da campanha; Isto a imprensa não divulga,TUDO DEVOLVIDO, PELO PARTIDO; deveriam aceitar o fato que o Bolsonaro já esta eleito; este tipo de postura, só demonstra como o PT age sempre…quanto as criticas a Patricia, autora deste ato, como outros num passado recente, por outros voluntários, que acusaram a oposição sem provas; sempre a favor do PT, nada acontece com contra; este caso deve ser exemplar, se o candidato deve, terá que pagar por isso, SE nada FOR COMPROVADO, esta senhora deverá pagar caro, e a quem representa; nada justifica, aos 48 do segundo tempo, esta presepada…Triste imaginar como nosso País esta largado…

  8. Alberto disse:

    Quem viver verá se é verdade ou apenas uma manobra para provocar escândalo e reverter resultado.Na terra brasilis tudo é possível.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Concordo c/ sr. Alberto… cumprimentos !

      • Alberto disse:

        Aliás,em caso de nada provado,cara sra/srta Ramos Tinhorão,servirá como desculpa caso uma derrota venha a acontecer.Alegarão,como costumeiramente,vítimas de “disparos digitais mortais”.Teremos um candidato um candidato esfaqueado e um “fakenewsado”.Cumprimentos.

    • Mauro disse:

      O PT não admite derrota e tenta construir uma estória de fraude para justificar o massacre que sofrerão no próximo dia 28/10.
      Querem convencer que os quase 70 milhoes de votos que Bolsonaro terá foram influenciados por mensagens falsas.
      O Que todos sabem e que o PT nega tambem, são os roubos, escândalos, corrupção nos governos de Dilma e Lula. Disso eles não falam nunca!

  9. Antonio José Ferreira disse:

    Vejamos qual vai ser a postura do TSE com relação a esta situação. Já esperamos, de pronto, que se pronunciem desfavoralvemente ao PT. A candidatura do PSL já provou, por inúmeras vezes que não tem ética. Se os tribunais se furtarem a isso, definitivamente estaremos fadados a amargar mais uma ditadura na América do Sul.

  10. QUESTÃO DE "DNA": ESPERNEAR É MELHOR QUE “MEA CULPA”! disse:

    Os petistas, após os desatinos: “Nem Deus vai impedir que eu concorra à eleição em 2018″ (presidiário lula); “Somos capazes de tudo para ganhar uma eleição” (dilma); “Para prender lula vai ter que matar gente” (gleisi); Vamos tomar o poder” (presidiário Dirceu); “O MST invade terras improdutivas e a casa do Bolsonaro não é produtiva” ( boulos incitando invasão à casa de Bolsonaro).etc, não fazem “mea culpa” de seus erros, como o aliado Cid Gomes aconselhou-os. Sequer reconhecem que os eleitores de Bolsonaro o ajudaram, pela mídia, graciosamente, por amor – primeiro a Deus, segundo à Família, terceiro ao Brasil! Também, esperar o quê de quem troca a Bandeira Nacional , cujas lindas cores: “branco, que significa o desejo pela paz; azul, simbolizando o céu e os rios brasileiros; amarelo, as riquezas do país; verde, as matas, a rica floresta brasileira – por uma bandeira “VERMELHA”, símbolo do sangue derramado em nome de ideologias estranhas à nossa índole – COMUNISMO, SOCIALISMO etc?

  11. Miguel Ângelo disse:

    Pode colocar na fita de investigação a HINODE. Minha companheira que tem vínculo à empresa como representante. Chegou a pedir de mim interferência pois não estava mais aguentando receber mensagens dizendo que o PT vai acabar com as Igrejas, vai tributar (ele não diz, eu disse um monte de vez aqui), que não existem igrejas na Rússia, que os comunistas mataram milhões no Mundo (o que é um erro), em verdade o Imperialismo foi e até que matemos bilhões (estudem conflitos na China, relembrem invasão espanhola, portuguesa, inglesa pelo mundo todo), o que mais matou humanos na face da terra. Procurem também grupos ligados aos justos e perfeitos (se verdade ou mentira). O Vice-Presidente de Bolsonaro entre uma golada e outra, proferindo a mensagem: Saúde, Força e União). Será que Bolsonaro tem avisado aos seus eleitores evangélicos que Mourão é Maçon (ou é um molhado na chuva?). Investiguem Grupos Whatsapp Militar e se trocam mensagem em serviço. É ilegal. Também uso da máquina em favor dele.

  12. É GRAVE A "INDIFERENÇA" POR PARTE DA MÍDIA À TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA BOLSONARO! disse:

    Parte da mídia ataca a Bolsonaro. Jornalistas da Globo News (sou telespectador) rangiam dentes na vitória de Bolsonaro no 1º turno – vozes embargadas – ênfase especial a Miriam Leitão, que chegava a gaguejar. Jornal da Globo: Renata Vasconcelos dava as notícias tremendo os músculos da face. Meu querido e admirável Kennedy, cujo blog leio e do qual participo há anos – basta ler seus comentários. É triste, pois acho que os jornalistas, embora cidadãos comuns, pelo menos durante o processo eleitoral deveriam se conter mais, visto serem profissionais com desproporcional poder de formação de opinião – “disfarçar”, tipo faz a “maioria” dos locutores esportivos em relação aos times de futebol, durante o desenrolar de uma partida. Fico impressionado como podem preferir vitória de um partido político há 16 anos no poder, causador da maior crise moral, política e econômica do país – com a maioria de seus membros e de seus principais colaboradores de outros partidos, envolvidos com a justiça!

  13. ANDRE disse:

    A disseminação de informações falsas na internet é uma ameaça às escolhas democráticas em todo mundo, mas confesso que não sei como combate-la. Se realmente houve o fato de empresas estarem pagando para a produção de fake news, com o objetivo de beneficiar o candidato Bolsanaro, isto é grave. Será que o Bolsonaro, caso ganhe, governará como a Dilma, com a espada de uma cassação de chapa no TSE sobre sua cabeça? Até porque com o Mourão, o impeachment não pareceria atraente à câmara, parece que o dispositivo anti-impeachment do Bolsonaro tem lá suas falhas.

  14. LUCILENE DE FATIMA FERRI AMARAL disse:

    Boa tarde. Caro Kennedy: a imprensa foi conivente com tudo que aí está. E, infelizmente, muitos de seus colegas não seguem o seu exemplo ético de condenar os ataques à Patrícia. A História mostrará que tanto a imprensa quanto o Judiciário se omitiram e até incentivaram práticas que levaram o país ao caos.

  15. mariza disse:

    Kennedy, não acredito em resposta antes das eleições. No caso do Presidente Lula era público e notório que ele não era ficha limpa, e mesmo assim, o julgamento se arrastou por um bom tempo. Imagine no caso do Bolsonaro que ainda será necessário investigar, provar, etc…

  16. jose disse:

    É comovente o zelo que o STE tem para não comprometer a censura prévia e deixa a bagunça (covarde e desonesta) avacalhar a sociedade com agressões físicas, verbais e MORTES, mas eles dirão do alto da arrogância que essas agressões são matérias de delegacia, da área penal. Tão zelosos com a liberdade de expressão que proibiram o Lula de dar entrevista.

  17. jose disse:

    Quando estudei História na escola, (já tenho 55 anos de idade) li sobre líderes que foram oprimidos pelo poder político do Estado, Zumbi, Ajuricaba, Tiradentes, dentre vários outros. Hoje, vejo que a elite não mudou nada, Raymundo Faoro tem razão até agora. Toda a elite pública e privada tem medo do Lula que mesmo preso colocou um desconhecido em segundo turno e está no paréo mesmo com as covardias e badernas feitas tanto por inécia como por ação à revelia da lei. Lula está preso, mas é vivo, então, o censuram como que numa tentativa de omiti-lo da memória das pessoas. É covardia deixarem o fernandinho beira mar falar, mas tirarem o tão zeloso direito à liberdade de expressão do Lula. É medo do Lula que sozinho ganha de todos e de todas elas, juntos. O PT disputa eleição contra todos da elite estatal e privada. E está no segundo turno. Haddad e Manuela sairão muito fortes dessa campanha.

    • p/José. disse:

      Olha, José, respeito sua opinião, como respeito a de todos, mas discordo dela. As elites temiam a 1ª eleição de lula (lembro-me bem disso)), porém ele se manteve no poder durante 4 mandatos através das urnas – (sem entrar nos detalhes dos meios usados para tal). Acontece que o nível de corrupção extrapolou os limites, culminando com Mensalão, Petrolão, Lava Jato – quando esquemas de quadrilhas organizadas para o assalto aos cofres públicos foram ardilosamente montados, entre governantes, políticos e empresários corruptos. Não haveria outro meio de se eliminar isso, a não ser por “impeachment, ação permanente da Lava Jato, novas eleições”. A maioria dos eleitores tem demonstrado que quer mudanças, dentro da lei, e isso inclui “faxina” nos quadros eleitorais (bem mostrado já nas eleições para governos estaduais e legislativos) e um presidente o mais distante possível dos corruptos. Só começou. A luta será grande e o novo presidente precisará muito do apoio do povo para governar!

      • jose disse:

        Os petistas têm as costas largas. O deputado eleito mineiro foi pego combinando propina, foi entregue e rastreada até MG. o que aconteceu com esse político… está soltinho da silva enquanto o outro silva está preso sem prova. Impultaram nos petistas a corrupção como se eles a tivessem criado e os outros políticos fossem santos e honestos. Se fossem honestos, o Brasil não estava nessa situação. Se são tão honestos e virtuosos, por que agem com prutalidade dizendo fechar o STF, o país pertence à família bolsonaro. Lula ficou oito anos na presidência, criou universidades federais, programas para pobres estudarem em particulares, luz pra todos. Vá ao interiorzão do Brasil e veja porque aquelas pessoas votam no Lula. Onde está a certidão do cartório do triplex comprovando a posse de Lula. Sugestão: “Os donos do Poder” do jurista Raymundo Faoro. Leia.

  18. Dumaotv disse:

    Kennedaço! Cumprimentos de um apreciador do seu trabalho, que não estava mais te acompanhando depois que saiu do SBT. Vou ficar de olho por aqui agora. Tens consciência do SEDUTOR que és, não? Cava teu espaço numa mídia de renome, belo. Abraço!

  19. João Bosco disse:

    #BolsonaroCaixa2 Não pela normalidade democrática e resgate da nossa Dignidade #HaddadPresidente

  20. mano disse:

    prezados: as instituições democráticas estão desmoralizadas. O capitão e família falam o que bem entendem. Imagina coronel e general. Tem ministro do STF que está colhendo o que plantou. Caixa 2 já é uma evidência no marketing digital das fakenews. A presidente do TSE está “cuidadosíssima” com as palavras. Boa parte dos que lutaram pela redemocratização estão omissos ou puseram o rabo entre as pernas. Nessa eleição, se acontecer uma virada e o PT ganhar, acho que não assume e se Bolsonaro vencer, conforme previsão das pesquisas, fará o que quiser. Conclusão: Não vejo sentido nessa eleição! Nomeia o cara e acabou.

  21. Francisco Ricardo disse:

    Kennedy, porque você não faz um paralelo entre a eleição de 2014 e esta de 2018? Será que tem algo em comum? Campanha difamatória e manipulação da verdade não é especialidade do PT? E quem disse que este partido também não tentou manipular a opinião pública agora? (vide o caso da blogueira que entregou o esquema do PT). Acho que o TSE já vem sendo conivente desde 2014. Essa indignação é super parcial e parece mesmo esperneio. Sendo tão grave assim, que tal impugnar o Haddad e o Bolsonaro e ascender os 3º e 4º colocados para um novo 2º turno??

  22. Antonio disse:

    Eh.Eh.Eh. Quantas opiniões de frustrados e fanáticos, de militares, parentes de militares, parentes e afilhados de juízes, de procuradores, de desembargadores, de delegados e de caciques políticos. Quanta opinião fomentada pelos “barrados do baile” (o PT ficou no governo por 12 anos. Dois não contam pois foi período de intensas atividades de boicote e sabotagem contra o país por toda essa gente). Quanto ódio. Tudo se resume a preconceito e “grana”. São bilhões e bilhões que são gastos com essa gente. É a elite ou os que se julgam elite (os que comem mortadela e arrotam peru). Pobre não tem que cursar universidade não é?. Educação? para que? Cuidado, muito cuidado, para que no futuro não sejam espetados pela ponta de uma baioneta e que novamente não venha a ter censores nos jornais e nas emissoras de rádio e tv.

  23. Lucas TB disse:

    Se não me engano a expressão baixo calão é redundante (aprendi isso recentemente, estudando para concursos) pois não existe alto calão. Todo calão é baixo, errado. Enfim. O que me deixa realmente fulo é o fato de que o TSE e o MP nada farão sobre tudo isso, e se o coiso vencer, vai ficar por isso mesmo e os que nele votaram e votarão farão de conta de está tudo bem e que não houve golpe e segue o baba e é tudo mimimi e por aí vai. Cretina e bizarramente.

  24. Este país esta realmente perdido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 19:35:20