aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-09-2018, 11h15

TSE favorece aposta do PT em Haddad

Judiciário interfere no processo político-eleitoral
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Apesar dos recursos que o PT deverá apresentar aos tribunais superiores, o jogo está jogado com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que excluiu nesta madrugada Luiz Inácio Lula da Silva da corrida presidencial. Foi morte matada, como se diz em Minas Gerais.

Na prática, a pressa do TSE acelerará a aposta do PT em Fernando Haddad, o plano B que virou A. Isso favorece a estratégia dos petistas que defendem que não seja mais adiada uma tentativa de transferência direta de votos de Lula para o ex-prefeito de São Paulo.

O voto de Edson Fachin deixou o colega Roberto Barroso mal na foto, porque expôs que a desqualificação da decisão liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU seguiu a tendência de todo o calvário de Lula na Lava Jato: o fator jurídico ficou em segundo plano em detrimento do aspecto político. Em 2018, o Judiciário interferiu no processo político-eleitoral como nunca antes na História deste país.

Ouça a análise feita ontem à noite, com o julgamento ainda em curso, sobre os efeitos da previsível decisão do TSE:

Comentários
22
  1. Então como a justiça no Brasil é uma bagunça, veja só veja desde quanto tempo investigam o Presidente Lula, até agora ainda não conseguiu uma prova real; e não sabem como fazer se deixa o Presidente Lula concorrer ou não…Agora fica aquela pergunta: Porque essa mesma justiça não vai pra cima Áecio Neves: Geraldo Alkimin, Beto Richa e Temer, ficam o tempo todo nos candidatos do PT…

  2. Jairo Andrade disse:

    meu caro Kennedy, o que diz a Lei da Ficha Limpa? A lei foi apenas cumprida, ou o placar de 6×1 não quer dizer nada?

    • Wellington Alves disse:

      Convenções Internacionais tem peso constitucional. O Brasil assinou concordando com isso. Assim, lei da Ficha Limpa torna-se-ia irrelevante. Isso se os juízes entendessem de leis. Porque entendem de política e não de direito.

  3. Antenor disse:

    Meu caro Kennedy: O que temos que entender é que o Brasil tem pressa. Precisamos sair dessa indefinição, dessa politicagem sem fundamento e dessa farsa que é a candidatura de um presidiário. O TSE agiu corretamente e dentro dessa perspectiva de agilizar os processos. Os interesses mesquinhos de alguns estão atrasando tudo no nosso País! temos que acabar de vez com essa política de OPORTUNISTAS que só visam seus interesses ideológicos. Eu parabenizo o TSE e o relator, Min. Barroso por ter dado por encerrada essa “brincadeira” de querer ser presidente, sabendo que não seria de jeito nenhum, em função de ser FICHA SUJA. Se age com leniência, reclamam! Se age com celeridade, estranham! O PAÍS TEM PRESSA! ótimo que nossas instituições estão céleres. A ONU não nos deu nenhum direito de defesas, no caso. Lula é carta fora do baralho e está encerrado!

  4. Douglas Dogol Sucar disse:

    Momento de grande tristeza e indignação ao ver a justiça se desqualificar sem nenhum pudor. O entendimento sobre um fato, pode gerar divergências, mas nunca um entendimento com posições antagônicas; onde fica a cientificidade e o papel regulador da norma? Que momento ímpar de pura mediocridade, precisamos repensar urgentemente um modo meritório de se ter acesso aos níveis mais altos da justiça, essas instâncias precisam de mecanismos que barrem homens medíocres, despreparados e ambíguos de estarem nesse lugar. Corremos o risco de formarmos um estado dirigido por homens despreparados, por vezes medíocres e/ou perversos. Alguém, alguma coisa precisa ser feita para se restaurar o estado de direito civilizatório e o restabelecimento de uma justiça que se fundamente no seu princípio fundamental de equilibrar os poderes, para aquele que pode mais, não tenha mais direitos do que o que pode menos.

  5. João Ferreira disse:

    … PLANO A … PLANO B … C, D, E… M, N, O… R, S, T…V ! NENHUM “PLANO” VAI SALVAR A ORGANIZ, DIGO, PARTIDO… “PT” ? NUNCA MAIS !!!

  6. José Adauri Ribeiro disse:

    “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” ( Art. Primeiro – Parágrafo Único CF. 1988). Se fosse realizado um plebiscito hoje sobre a participação de Lula nas eleições a maioria do povo brasileiro votaria sim, que ele deve participar. Também se for realizada uma pesquisa já para o segundo turno, colocando Lula frente a qualquer outro candidato, ele venceria as eleições. Portanto concordo com sua afirmação de que o Poder Judiciário interferiu diretamente nestas eleições e qualquer que seja o vencedor, mesmo o Haddad, não representará a real vontade do povo, que deixou de exercer o poder neste momento da história.

  7. walter disse:

    Em primeiro plano, caro Kennedy, o TSE foi benevolente com o lula, obteve a meia pena, da Rosa Weber, e por tabela do Fachin, numa votação confusa; provavelmente por peso e pressão; todos já perceberam, que o fachin, o próprio nome já diz, fraqueja na hora H; realmente o PT do lula pode comemorar, se o Haddad conseguir a transferência de votos, o que ao meu ver, será difícil em sua totalidade, demoraram muito; o lula já sabe, que seu pupilo, é pior que a dilma, precisaria dele a seu lado…herdará parte destes votos, pela ordem, a marina, Ciro, e até o Bolsonaro…quando ao Ministro Barroso foi primoroso, seguindo o principio da Lei da ficha limpa; nenhum comite internacional, tem o direito a interferir, nos desígnios da LEI de qualquer País, por crimes comuns principalmente; fica definitivamente consagrada, a pena do jararaca; ninguém em sã consciência e de boa fé, pode desconsiderar todo o tramite seguido…

  8. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Não me parece sensato comparar o processo penal de um criminosos já julgado, com o local santo onde Jesus Cristo foi crucificado.
    Cabendo lembrar, que Marxistas não acreditam em Cristo e em qualquer religião.

  9. Paulo Roberto disse:

    Pois é, o judiciário governando onde não tem governo. Pais desgovernado, ode impera um judiciário tte prepotente e desrespeitador da constituição. Aliás, para que essa tal constituição? assim mesmo constituição no minúsculo.

    Abc.

    Paulo Roberto

  10. Edna Soares disse:

    Cumpre com o dever que te cabe, porque a ação é superior à inatividade; e a vida normal sequer seria possível na inação.

  11. Caio Teixeira de Freitas Junior disse:

    1) O voto de Edson Fachin deixou o colega Roberto Barroso mal na foto, porque expôs que a desqualificação da decisão liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU: está havendo muita celeuma em torno do voto de Edson Fachin, como se sua decisão minoritária fosse legalmente correta. O ministro Fachin ficou repetindo que o Brasil tinha que aceitar a decisão do Comitê de Direitos Humanos, sem demonstrar legalmente o porquê. O voto de Rosa Weber, que só na cabeça dela poderia ser denominado de “breve”, demonstrou a razão legal pela qual a decisão do Comitê NÃO poderia se superpor à nossa decisão e quais são os passos legais para que um tratado internacional seja incorporado à lei
    2) Em 2018, o Judiciário interferiu no processo político-eleitoral como nunca antes na História deste país: verdade, tudo porque um político preso por corrupção tenta se transformar em preso político, o que significa que a justiça teve que intervir

    • Dimas disse:

      Porque é lei. É simples e está acima da Ficha limpa. Por outro lado, e mais importante, a lei maior diz que todo poder emana do povo e não do Barroso.

    • cristiane disse:

      Se vc não consegue perceber o que está em jogo…

      Perdão!

      Mas vc foi contaminado e está sendo utilizado para referendar o golpismo e o entreguismo no Brasil.

      Pior, está sendo utilizado para condenar o o Brasil a permanecer/voltar a condição de sulbarternidade e de país sub desenvolvido.

  12. Lucas Bala disse:

    É verdade… O problema é que eles mantiveram preso sem provas o melhor presidente que o país já teve e agora vão perder para Haddad. Iam perder para Lula, que é o nosso Lênin, o nosso Fidel, o nosso Mandela. Agora vão perder para Haddad. Vai ficar mais feio ainda.

  13. Marcelo de Souza disse:

    A ordem será estabelecida, que não sejam covardes os que novamente irão perder para o PT a Eleições 2018. Saíra mas fortalecido do que entrou contra todas projeções. Com a democracia não se brinca.

  14. Marcos disse:

    O que os reaças de plantão não entendem ou fingem não entender é que mais de 65% dos eleitores do Lula estarão com seu substituto, inclusive eu.Só isso dá mais de vinte e tantos pontos percentuais.Estaremos no segundo turno, com certeza.

  15. Alvaro disse:

    Alguém sabe o nome e a nacionalidade dos únicos dois conselheiros do Comitê que fizeram a recomendação?. Agradeço a ajuda.

  16. Haddad ganhando para qualquer cargo, seria a gota dágua!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:37:37