aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
07-02-2014, 15h34

Violência tira legitimidade de manifestações

Brasil é democracia, não há razão para protestos que não sejam pacíficos
31

É dever da polícia carioca esclarecer rapidamente que tipo de artefato atingiu o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, e quem foi o autor da agressão. São fortes as cenas dessa agressão, num protesto na quinta, no Rio. Surgiram testemunhos e novas imagens que indicam a autoria de um manifestante e que diminuíram a possibilidade de ter sido uma bomba de efeito moral da polícia.

Devemos cobrar da polícia que se prepare melhor para enfrentar protestos violentos e que evite abusos de poder. Mas também devemos cobrar responsabilidade e respeito à lei da parte dos manifestantes.

O Brasil é uma democracia. Não há motivo para protestos violentos. Não existe uma ditadura que justifique o uso da força para resistir.

Black blocs são os suspeitos de sempre. O grupo já virou uma espécie de marca de fantasia de quem sai para a rua disposto à agressão. No mês passado, a queima de um colchão em via pública em São Paulo acabou incendiando um Fusca. Aquele episódio poderia ter resultado em mortes.

Quem tocou fogo no colchão agiu como um bêbado ao volante. Assumiu o risco de causar ferimentos e mortes. O mesmo vale raciocínio vale para quem disparou o artefato que atingiu o cinegrafista. Esse tipo de instrumento não deve ser usado por manifestantes. Está errado. Tira legitimidade dos protestos.

Portanto, os organizadores devem ter a responsabilidade de avaliar as companhias e o rumo dos eventos que marcam. Parece que estamos no pior dos mundos: manifestantes pacíficos que precisam saber se separar dos manifestantes violentos e uma polícia que precisa se preparar melhor para proteger os cidadãos e garantir o livre direito de manifestação.

 

Comentários
31
  1. Fernandão disse:

    1-Só gente muito mal intencionada não reconheceu de imediato que o cinegrafista foi atingido por um rojão.

    2-É vetado o anonimato em manifestações públicas, é constitucional, deveriam ser todos presos caso não tirassem as máscaras.

    3-A violência orquestrada que esvazia os protestos serve apenas aos que não aceitam os protestos, serve apenas aos alvos dos protestos, os que esperavam gratidão por nada terem feito. Tirem suas conclusões.

    • EDIEL disse:

      Esta e a educação do brasil.Já esto desconfiado que estão plantando estes caras no meio das manifestação para desestabilizar.Quer acabar com a bagunça e só atender as revindicação JUSTAS do povo que vai as ruas pedir SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,SANAMENTO BÁSICO E RESPEITO MÁS FICÃO NESSE BLÁ BLÁ BLÁ,VAMOS APRENDER A VOTAR 1 NÃO VOTEM EM PARTIDOS ELES VENDEM BER GAIA CÉU VOTO POR CARGOS E SALARIO VOTEM EM CARA NOVAS

  2. Ronaldo disse:

    Não consigo me ver como um apologista da violência, entretanto gostaria de saber como em um país engessado se consegue chamar a atenção da sociedade por meio de pacifismo. Se as ditaduras convencionais controlam e cerceiam os direitos das massas populares, o que dizer de uma democracia aparelhada que coopta mentes em troca de cargos e favores, sejam lá quais forem, em nome de uma possível governabilidade, palavra que hoje parece significar perenidade no poder. Acredito que quem não luta por seus direitos, não os merece e lembro que as lutas da humanidade nem sempre puderam ser travadas em batalhas de rosas.

    • Allan disse:

      Brilhante o seu comentário, Ronaldo. Um sopro de esperança num meio árido de mentes que parecem desconhecer a história mundial.

    • Tursi disse:

      Já ouviu falar de Ghandi?

    • Vixe disse:

      O forum adequado para mudanças se chama “URNA ELEITORAL”.
      Estamos em uma democracia e como tal, esta deve ser respeitada.
      Não está contente com os mandatários atuais?
      Associe-se a um partido ou crie um e vá disputar eleições.
      Respeite a vontade da maioria, mesmo que ela vá contra aos seus interesses e opiniões.
      Tentativas de mudanças a força, de governos legitimamente eleitos, se cham GOLPE e como tal, todo GOLPE é uma DITADURA.

    • greyce disse:

      Há muito tempo os jovens vem sendo alimentados com a violência da ignorância de que “as elites” são responsáveis pela pobreza material e(mental) do nosso pais. Agora, colhe ai o que LULA plantou a vida toda.
      Greyce

    • Roberto Locatelli disse:

      Os EUA são uma democracia engessada. Dois partidos se revezam no poder há décadas. Então foi válida a atitude do Bin Laden de explodir as torres gêmeas?

    • Marco Valverde disse:

      Muito bem comentado, Ronaldo. Ratifico suas palavras dizendo que ainda não vivemos numa democracia plena devido ao nosso sistema político corporativista invadido pelos políticos de carreira que enxergam nele um meio de ganhar o pão de cada dia.

    • Bruno GH disse:

      De fato Ronaldo “quem não luta por seus direitos, não os merece” e “as lutas da humanidade nem sempre puderam ser travadas em batalhas de rosas.”. Entretanto, fecha ruas, fazer greves gerais etc. são coisas bem diferentes de invadir propriedade privada, quebrar praças, agredir ou colocar em risco pessoas. As urnas tampouco trarão mudanças. Se os manifestantes estão dispostos a invadir, por que não invadem, então, as sedes dos poderes? As câmaras de vereadores, assembleias legislativas e o congresso, as prefeituras, os palácios dos governos e o presidencial? Aí sim, a invasão teria sentido e traria algum resultado. Como estão fazendo apenas prejudicam a própria população, já tão combalida.

  3. gesiel disse:

    Rojões MATAM e isso ja foi comprovado quando um torcedor de torcida UNIFORMIZADA atirou um Rojão num MENINO LÁ NA BOLIVIA. Sei que FOI UM TORCEDOR DA TORCIDA DO CORINTHIANS, mas ISSO ACONTECE EM TODAS AS TORCIDAS UNIFORMIZADA. Eu acho que “DIRIGENTES DE TIMES DE FUTEBOL e LIDERES DE MANIFESTAÇÕES”, “””DEVERIAM SER PUNIDOS, quando TORCEDORES DE TORCIDAS UNIFORMIZADAS E MANIFESTANTES MASCARADOS PROMOVEM O VANDALISMO E A VIOLENCIA”; porque “””OS DIRIGENTES DE FUTEBOL DÃO INGRESSOS GRATIS ao torcedores de torcidas UNIFORMIZADAS e os LIDERES DE MANIFESTAÇÕES PACIFICAS, PERMITEM A PRESENÇA DOS BLACK BLOC no seus movimentos”””. No entanto, NÃO SE PODE ESQUECER QUE “”PELO MENOS AQUI EM SÃO PAULO, essas duas praticas PODERIAM TEREM SIDO EVITADAS””, se o governador Alckmin do PSDB “”TIVESSE PROIBIDO OS MASCARADOS NAS MANIFESTAÇÕES, COMO JA FIZERAM OUTROS GOVERNADORES”””; e se o governador “””TAMBÉM TIVESSE EXTINGUIDO AS TORCIDAS UNIFORMIZADAS QUE NÃO PAGAM INGRESSOS E AFASTAM OS TORCEDORES ORDEIROS E FAMILIARES, dos estadios”””.

  4. Alberto Aggio disse:

    A violência nas manifestações está inteiramente legitimada na medida em que o que mais importa, nas avaliações dos protesto desde junho de 2013, é criticar a ação legitima da política. Se poderia critica-la se ela abusou da violência, mas a critica é integral e permanente. Por outro lado, há uma convicção a respeito do uso da violencia e sua relação com a política no Brasil. A frase do Kennedy revela isso: “Não existe uma ditadura que justifique o uso da força para resistir”. O que se enfatiza é que o uso da força pela esquerda armada foi legitimo, esquecendo-se de que a luta política foi mais eficiente e fez a ditadura recuar e depois se isolar e se enfraquecer. Estamos nessa ainda.

  5. Infelizmente com toda a repressão e aparato policial, com toda a censura e tentativas de acabar com as manifestações, a violência se torna necessária, pois dentro de um grupo de manifestantes, se a polícia recebe a ordem para atirar, é claro que o grupo irá reagir e agir conforme uma unidade, é claro que estará declarada a guerra, para evitar a violência, basta a polícia não interferir, deixar a manifestação acontecer normalmente, e somente os investigadores trabalharem com a finalidade de identificar e punir posteriormente os criminosos, se interferirem, infelizmente haveram muitas baixas.

  6. Sebastião disse:

    Sr. Kennedy, não sou a favor de nenhum tipo de violência, mas havemos de convir que manifestação pacífica é o mesmo que cachorro que só late, o que difere é a forma que a informação ou os informantes abordam a notícia.

  7. carlos eduardo disse:

    cade o capacete vcs nao falam disso a band tambem e culpada de tudo isso cade o capacete capacete capacete

  8. Will Maudo disse:

    A frase “parece que estamos no pior dos mundos: manifestantes pacíficos que precisam saber se separar dos manifestantes violentos e uma polícia que precisa se preparar melhor para proteger os cidadãos e garantir o livre direito de manifestação” é a mais perfeita síntese para a situação. Parabéns, Kennedy.

  9. edivaldo reis dos santos disse:

    O engraçado é que os meios de comunicação são corporativistas. Quando qualquer outra pessoa é ferida ou até mesmo morta a imprensa não dá tanta ênfase. Agora só porque foi um repórter eles só faltam pedir a pene de morte para o que eles sempre chamavam de “suposto suspeito”. Bando de hipócritas. Sem falar que a primeira coisa que foi veiculada é que o artefato partiu da polícia.

  10. Vixe disse:

    Numa democracia o fórum adequado para se realizar manifestações é a URNA.
    Qualquer coisa diferente disto e com o emprego da violência se chama FASCISMO.
    Não me consta que ninguém, aqui no Brasil, não tenha acesso à meiso de comunicação de massa para expor suas idéias, vide a INTERNET.
    Portanto, defensores do terrorismo, os Black Blocks, não passam de um bando de terroristas que querem desestabilizar uma democracia, favorecendo golpistas que querem voltar ao poder, mas não tem capacidade democrática para tal.
    Estas manifestações tem sim que ser reprimidas pela polícia e seus participantes enquadrados em crimes previstos no código penal.
    E quem os apoia, processados por apologia ao crime.

  11. João Leite disse:

    A violência é causada pela certeza da impunidade. Em inúmeros atos de violências causadas por atos de vandalismo ou (terrorismo) inúmeros ônibus queimados. estabelecimentos comerciais danificados e saqueados. Até agora não sei de nenhum elemento que queimou ônibus ou participou de atos de vandalismo está preso. Para se manifestar não precisa depredar nada. Com depredação eles vão e conquistar a rejeição popular.

  12. Marcio Melo disse:

    Faço um desafio ao autor Kennedy: Abandone o termo Generalizador “polícia preparada” e cite ações concretas que o sr. considere aceitáveis em uma manifestação. Pois vejo as polícias de todo o mundo usarem as mesma técnicas de repressão a distúrbios provocados por manifestações populares violentas, mas no Brasil os jornalistas abominam o uso de bombas de gás e balas de borracha (ambas não letais). Como controlar manifestantes radicais e violentos??? Vale lembrar que o alvo do rojão não era o jornalista, e sim a polícia!

  13. ´Lia Costa disse:

    De qual violência o articulista fala? Só dos manifestantes? A PM fuzilou moradores na Maré, agrediu, barbarizou, acertou a testa de dezenas de pessoas com tiro de borracha, cegou uma dúzia de manifestantes e só agora se revoltam contra a violência? A grande imprensa está aí pra defender o status quo, a atual situação, a imprensa brasileira é uma vergonha e desgraça. Não saiu uma única linha sobre o senhor atropelado, nesse mesmo protesto , que estava fugindo das agressões e chuva de bombas de gás da puliça. Vergonha alheia pelo jornalista.

  14. wagner teixeira de deus disse:

    A profissão de repórter é uma atividade de risco e exige segurança. É injustificável os manifestantes usarem artefatos de fogos em uma passeata.Um repórter cobrindo passeatas, ou cobrindo uma ação policial não precisa de equipamentos de segurança? Capacete, colete à prova de bala e outros .

  15. Luiz Pinheiro disse:

    Violência é um meio de comunicação mostrar em todo país um jovem levando um tiro na cabeça, na calçada em uma via pública. Porque pessoas que não dependem de governo algum, fazem “justiça”.
    Quando um repórter sofre um arranhão por estar numa área de risco, a imprensa fica tão indignada que até muda o foco do assunto.A imprensa precisa mostrar sua cara, e tirar a máscara da auto proteção.
    Se continuar assim acho que a hora da imprensa vai chegar!

    • ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO É UMA COISA, E VIOLÊNCIA PRATICADA POR BADERNEIROS É OUTRA COISA. – UMA PESSOA QUE QUER COMEMORAR, ACENDE O FOGUETE E O SEGURA EM DIREÇÃO AO CÉU NA PRESENÇA DE TODOS. OBSERVEM QUE: “FOI ENTREGUE A TERCEIRO, QUE ESTAVA MEIO ENCAPUZADO (DIANTE DO QUE FOI MOSTRADO NA TELEVISÃO). NÃO POSSO AFIRMAR, TOMO COMO BASE O QUE A TELEVISÃO MOSTROU. PORTANTO, PERGUNTA-SE: HÁ JUSTIFICATIVA PARA ACENDER ARTEFATO EM MANIFESTAÇÃO PACÍFICA? – É LAMENTÁVEL!… QUANTAS PESSOAS IREMOS PERDER, QUANTAS VIDAS, QUANTAS FAMÍLIAS EM DESESPERO, QUANTOS TRABALHADORES EM PÂNICO NA HORA DE RETORNO AO LAR, APÓS UM CANSATIVO DIA DE TRABALHO? POR MUITO MENOS AS FORÇAS ARMADAS TOMARAM CONTA DO PAÍS. CHEGA DE ANARQUIA, DE BADERNA, DE BAGUNÇA. QUEREMOS SEGURANÇA NAS RUAS, QUEREMOS SAÚDE, QUEREMOS PROTEÇÃO DAS AUTORIDADES, NÃO A INCERTEZA DE NÃO PODEREMOS RETORNAR PARA NOSSOS LARES APÓS UM DIA DE TRABALHO.

  16. Ed disse:

    O nosso pais esta em guerra urbana á um bom tempo… Violência e a palavra mais conhecida dos brasileiros, não temos paz para andar nas ruas, para irmos as compras viramos refém de uma sociedade falida alimentada por mentiras. A coisa tende a piorar e os principais responsáveis pela violência em protestos é o proprio governo que convocou a massa baderneira para mudar o foco dos protestos, todo mundo sabe que quem infiltrou os baderneiros foi o governo … O GOVERNO É O ÚNICO BENEFICIADO COM A ILEGITIMIDADE DAS MANIFESTAÇÕES.. Senhores não somos otários…

  17. A violência nos protestos demonstra apenas o nível cultural de um povo, que não teve formação educacional suficiente para reivindicar, de forma civilizada, seus direitos, como se a ignorância fosse capaz de convencimento e mudar algo senão para pior, porque a destruição é sinônimo de retrocesso e de atraso. Com certeza, se as manifestações fossem realizadas de maneira pacíficas, que parece que é esse o desejo das classes dominantes, haveria maior participação das pessoas, que têm desejo de mostrar sua indignação sobre os desastrosos fatos que estão acontecendo na administração pública brasileira, em que os governantes se esforçam para mostrar que estão produzindo, mas o seu sacrifício não atende nem pouco os anseios e as carências da população. Não há dúvida de que o povo precisa se mobilizar, para patentear o seu repúdio ao desgoverno, ao desperdício de recursos públicos, a exemplo repasses de recursos para países comandados pelo governos socialistas, que oprimem o seu povo e estrangula os princípios democráticos e os direitos humanos, entre outras barbaridades que os administradores públicos fazem, principalmente a omissão quanto ao combate à criminalidade e à violência, que só crescem e nenhuma medida efetiva é adotada para, pelo menos, mostra interesse em cuidar de questão tão delicada e grave, a ponto de deixar a sociedade atordoada e desesperada com os alarmantes níveis de assassinatos, sequestros, roubos, furtos, estupro etc. O povo tem que fazer a sua parte de mostrar insatisfação e inconformismo com as ruindades dos governos, mas seus movimentos de protestos precisam ser feitos de maneira ordeira e civilizada, sob pena de piorar a situação, ao invés de contribuir para resolver os problemas. Acorda, Brasil!

  18. RDalvia disse:

    Bom dia,

    Minha opinião é que aqueles que agem com violência nas manifestações, conseguiu algo que nenhum governante do Brasil conseguiu. Foi acabar com a cobrança mais pura que o cidadão poderia fazer -protestar- hoje o cidadão de bem que quer protestar contra algo não vai a uma manifestação, pois aqueles de bem não coadunam com depredações e violência.
    Há interesses escusos por trás desses grupos (black blocs e cia), cabe ao Estado investigar e punir, os grupos e seus financiadores.

  19. Eloisa disse:

    A verdade é uma só: manifestantes de verdade não se escondem atrás de máscaras. O que estamos vendo são bandidos, que nem sabem pq estão lutando. São filhinhos da classe média, entediados.São criminosos comuns que deveriam ser presos sumariamente. Eles querem disseminar o ódio que sentem no coração. Black Bloc é uma MILÍCIA e como tal deve ser combatida.

  20. Carl Dexter disse:

    Nenhum tipo de violência deve ser aceito.
    Entretanto deve-se avaliar o peso com que a imprensa tem tratado as coisas.
    Os policiais que trabalham diariamente para tentar viabilizar que as manifestações aconteçam com segurança são alvos da mesma violência que afligiu o cinegrafista da Band. Inclusive sendo alvos de matérias até mais elaborados como garrafas incendiárias e bolas de gude arremessadas por estilingues.
    Porque então a imprensa não dá a mesma cobertura e solidariedade àqueles que estão também cumprindo seu dever constitucional de garantia das liberdades?
    Percebe-se uma verdadeira orquestração contra às Instituições do Estado para sua desmoralização. Qual seria o fim desejado de tudo isso?

  21. Não existe preparo para o inesperado. Não se pode oferecer flores a quem vai a manifestação com sentido de destruir. Vandâlismo é crime e deveria ser tratada com muito mais rigorosidade. Os criminosos que ateiasm fogo em ônibus deveriam ser tratados a tiros de borracha ou tiros paralisantes e depois fiçcar preso na Cadeia. A imprensa só corre em favor dos bandidos. Quem provoca as manifestações são os proprios bandidos que as vezes se infiltra no meio de um inocente que eles mesmos matam e depois ainda a titulo de protesto incendeiam ônibus onde os pobres vão ser aS MAIORES VITIMAS POR NÃO TEREM TRANSPORTES PUBLICOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 21:26:51