aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-06-2017, 21h30

Vitória no TSE dá fôlego a Temer para enfrentar Janot e Fachin

Cresce chance de presidente barrar na Câmara seguimento de denúncia
7

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente Michel Temer obteve uma vitória importante no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que lhe dá fôlego para enfrentar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e também o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal).

Se a chapa Dilma-Temer tivesse sido cassada, ainda caberia recurso, mas o presidente ficaria enfraquecido no poder e poderia perder apoio no Congresso e no empresariado. Temer ganhou fôlego para enfrentar outra batalha, a denúncia do procurador-geral da República que tende a ser apresentada em breve.

Para que o STF dê prosseguimento à eventual denúncia, dois terços da Câmara precisam autorizar. São 342 deputados federais. Com o resultado do TSE, aumenta a chance de Temer obter os 172 votos de que precisaria na Câmara para barrar a denúncia, porque muitos deputados querem que o presidente enfrente o Ministério Público Federal.

No entanto, será necessário averiguar o grau de octanagem das acusações que Janot pretende levar ao STF, a fim de aferir a capacidade de reação do presidente. Essa capacidade cresceu com a decisão do TSE, mas a crise continua.

A decisão da Justiça Eleitoral também complica o discurso do PSDB para desembarcar do governo. Do ponto de vista ético e moral, os tucanos não estão em melhor situação do que peemedebistas e petistas, como tem mostrado a Lava Jato.

O PT e a ex-presidente Dilma Rousseff obtém uma vitória menor, mas importante para a narrativa de que o TSE agiu com dois pesos e duas medidas em relação a ela e a Temer. Também reforça a tese de que o impeachment foi um golpe parlamentar.

*

Reação política e jurídica

A recusa do presidente Temer em responder às 82 perguntas da Polícia Federal faz parte da estratégia de carimbar como abusivas as investigações da PF e do Ministério Público Federal. Temer avaliou que, como o procurador-geral da República provavelmente fará uma denúncia contra ele nos próximos dias, seria melhor não responder à Polícia Federal e esperar quais são as armas de Janot.

Tende a crescer ainda mais o conflito entre Temer e Janot. O governo também avalia que o ministro Edson Fachin estaria agindo de forma parcial. No entanto, ataca Fachin com mais cautela porque ele é ministro do STF e tem poder sobre o inquérito que investiga o presidente.

Assista e ouça as análises no “SBT Brasil” e na rádio CBN:

Comentários
7
  1. walter disse:

    Enquanto isso caro Kennedy, o país fica a deriva, com muitas ameaças ao temer pairando; como é o caso do Funaro e o Rodrigo da mala…o temer é culpado, e vai jogar sujo; isto é bom para o Brasil…a dilma fazia o mesmo, onde chegamos…infelizmente, nada a comemorar…este resultado já estava em evidência a uma semana…o tal Napoleão ganhou um cargo para o sobrinho na CCJ, e os outros votos, quanto ganharam…são caras de pau…ignoraram o relator, por sinal brilhante…fomos usurpados, como no impeachment, quando garantiram os direitos a dilma; esta hora, esta fazendo festa, mas por pouco tempo. As reformas vão sair? Será que o temer terá tempo para as reformas? São perguntas e perguntas…O País precisa do povo exigindo mudanças, com greves constantes em Brasília..se o presidente antes de devolver as perguntas não respondidas, a colocou na calça, antes de devolver.Que tipo baixo nos temos a frente do governo;o Avião da JBS que ele não sabia de QUEM,tinha o irmão Wesley no mesmo VÔO

  2. jonas disse:

    Gilmar Mendes, o fiel escudeiro do PSDB, decidiu manter Temer e assim provou de uma vez por todas que o PSDB é o partido mais corrupto e hipócrita do Brasil, já que deram um golpe de estado em nome do “combate à corrupção” e agora que tomaram o poder de assalto defendem abertamente a corrupção e a impunidade com a absolvição do Temer.
    E os trouxas que foram para as ruas “contra a corrupção” no governo Dilma são realmente isso, trouxas. Olhem bem o que o PSDB, o partido do Aécio e de vocês, acabou de fazer, e tudo para poder passar as “reformas” (hahaha) que acabam com a aposentadoria e direitos trabalhistas de vocês. Esse país é uma piada mesmo.

  3. Andre Oliveira disse:

    O Temer brinca com fogo, o ganho no tribunal eleitoral deve-se mais ao fato do partido denunciante fazer parte do governo do que mérito próprio, o inferno para ele tem data certa para começar, 02 de janeiro de 2019, mesmo porque acho que o STF, ou mesmo Curitiba, não seriam doidos de mandar prender um ex-presidente no dia da posse do seu sucessor. O caminho seria tentar arquivar as denúncias contra ele até lá, mas isso precisa combinar com a oposição.
    Não se pode esquecer também, que a vitória do Temer também é a vitória da Dilma, mas ainda não sei dizer qual será o seu papel nas eleições do ano que vem.
    Por último, reitero a minha pergunta, até quando os Deputados e Senadores ficaram do lado de um presidente impopular?

  4. Stanislaw: O EXEMPLO QUE VEM DE CIMA É DE ROUBALHEIRA, DESOBEDIÊNCIA, MENTIRA ETC. disse:

    Renan se recusou certa feita a obedecer a ordem judicial. Agora Temer se recusa a responder às perguntas da PF. A coisa está indo num caminho estranho. O exemplo que tem vindo de cima quanto a desonestidade, corrupção, roubalheira etc é constante; imaginemos se 200 milhões de brasileiros começarem a se achar no direito de fazer o mesmo que Renan, Temer e outros em altos cargos andam fazendo!

    • Wellington Alves disse:

      Não defendendo o Temer, pois para mim é um golpista descarado. Mas que eu saiba, silêncio é um direito da pessoa diante de um inquérito policial. Ninguém é obrigado a responder nada.

  5. gunz disse:

    Diante de tanta vergonha no país, essa do TSE endossando os corruptos no poder, só temos uma coisa a fazer: ter vergonha desse Judiciário!

  6. Joaquim disse:

    Para serve o TSE???? Nunca vi em minha vida um tribunal absorver por excesso de provas. Deveriam pelo menos ter feito um teatro mais ensaiado. É difícil colocar adjetivos no espetáculo que vimos pela TV, mas tentarei: ridículo, vergonhoso, deprimente, temerário, desastre. A quem serviu a decisão do TSE??? Para o Temer com toda certeza não, pois apenas ficou evidenciado a sua participação em toda esta organização criminosa. Sua situação fica ainda mais frágil. E a população que ainda tinha alguma esperança nas instituições, fica agora pronta para eleger um novo Collor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-12-08 11:34:19