aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
22-03-2016, 9h05

Xepa gera pressão por delações da Odebrecht

É ilusório governo apostar em via judicial para barrar impeachment
54

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Além de reforçar o atual ciclo de notícias negativas para o governo, a 26ª fase da Lava Jato, a Xepa, acontece num momento em que há rumores de que executivos da Odebrecht negociam delações premiadas. Nesse contexto, a Xepa, concentrada na Odebrecht, gera mais pressão a favor de colaborações premiadas de integrantes da empresa.

A cada nova fase da Lava Jato, surgem revelações que trazem impacto negativo para o governo Dilma Rousseff. Todos os dias há vazamentos da investigação feita sobre o ex-presidente Lula em Curitiba. Isso mantém aceso o clima de mobilização nas ruas contra o governo.

Agora que o pedido de abertura de processo de impeachment começou a tramitar na Câmara, mais uma fase da Lava Jato joga gasolina na fogueira do impeachment.

*

Jogo é político

É ilusório o governo apostar na via judicial para tentar barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O rito do impeachment definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) deixou muito clara a preponderância do fator político sobre o jurídico. Isso não significa que o jurídico deva ser desprezado, mas o entendimento do que pode ser considerado crime de responsabilidade é amplo. O governo terá pouca margem de manobra jurídica.

A melhor chance que o governo tem é obter votos no plenário da Câmara para barrar o impeachment. Os sinais na comissão que analisa o pedido de abertura de impeachment são preocupantes para Dilma. O presidente da comissão, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), e o relator, Jovair Arantes (PTB-GO), já deram declarações que sinalizaram dificuldade para o governo.

No atual clima político no país, se o Palácio do Planalto apostar suas fichas no STF, corre o risco de quebrar a cara. Os caciques que conhecem o Congresso dizem que, agora, o governo precisa evitar que a oposição reúna 342 votos a favor do impeachment.

Ontem, em reunião no Palácio do Planalto, a presidente e auxiliares chegaram à conclusão de que hoje não sabem se teriam votos para barrar o impeachment. Logo, o governo deveria concentrar suas energias nessa tarefa.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
54
  1. Sônia Ribeiro disse:

    Esta Sra. “mórreeeuuuu” pra vida política. Ela é incapaz de gerir o que quer que seja. Foi invenção do Sr. Lula.
    Ela perdeu a chance de fazer as reformas necessárias, quando lhe estava favorável. O país se enterrou numa crise sem fim, institucional, moral, que reflete na economia. Ela não tem confiabilidade e para governar um país é essencial que se tenha esta característica. Acabou pra ela! O povo está decidido a tirá-la do cenário político nacional…
    O ideal, se ela tivesse um pouquinho de dignidade, seria A RENÚNCIA! Mas ela sairá da vida pública pelas portas dos fundos! O Brasil é maior que esta classe política podre, avarenta e corrupta! Nós colocaremos todos, repito, todos, sem exceção, em seus devidos lugares….Quem viver verá!

    • domingos alfredo lopes disse:

      Sônia, concordo 100% com o que escrevestes. Parabéns.

    • Carlos Magno disse:

      Gostei muito do seu comentário.

    • walter disse:

      MUITO BEM SÔNIA RIBEIRO; estamos revoltados mesmo, “quem vê ódio; não enxerga a dor que estamos vivendo”; esta hipocrisia constante; TUDO O QUE VEMOS NOS DIAS DE HOJE; COM EXCEÇÃO DO TIRIRICA, QUEM RECEBE A PROPOSTA, SE VENDE, POR “30 DINHEIROS”…
      Caro Kennedy, não existe nenhuma xepa; os fatos são gritantes; o brasil não aguenta mais esperar, as mutretas davam certo; os conchavos funcionavam, até acabarem com os recursos…
      A “gestão dilma”, vivia do quem quer dinheiro; ao estancarem a “sangria”; ou seja, a fonte secou, radicalmente com a lava jato
      acabou-se o governo dos BILHÕES, O CRIME HEDIONDO, NA HISTÓRIA DO MUNDO, A RETÓRICA, NOS FARÁ PAGAR POR ISSO MORALMENTE, AO LONGO DO TEMPO; SOMOS PIADA DE MAU GOSTO, EM TODOS OS CANTOS…
      Estamos próximos das “Olim-pidas”; seremos um fiasco, mais uma vez; triste história…lá no RIO, não se tem dinheiro para segurança, e nem para a SAÚDE; esta enterrado em obras”…

    • Antonio Oliveira disse:

      Parabéns, Sônia pelo comentário! De um lado, uma quadrilha que se locupleta com o bem coletivo e rouba o dinheiro público, provocando a morte de MILHARES de inocentes pelo desvio de recursos – mais de 3 bilhões já foram recuperados só na Lavajato, uma prova REAL do crime; do outro lado, um movimento espontâneo da população decente e uma equipe de agentes da lei íntegra que dá exemplo de conduta, com sentimentos imensos de lateralidade e preocupação com o verdadeiro significado da palavra Ética! De que lado ficar? Democracia, como alegam os que ingenuamente apoiam o populismo que lhes rouba a chance de progredir, não é sinônimo de ROUBALHEIRA. O impeachment é inevitável!

    • Diego Silva disse:

      Eu acredito no Brasil! PT, NUNCA mais!!!

  2. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA. DIANTE DOS FATOS NÃO TEM NADA O QUE FAZER. SE A PRESIDENTE DILMA TIVER AINDA UM POUQUINHO DE ÉTICA, UM POUQUINHO DE AMOR PELO BRASIL, RENÚNCIA JÁ.

  3. Joaquim disse:

    Kennedy, vamos falar a verdade você acha que este “desgoverno” irá conseguir fazer agora uma coisa que não conseguiu em 5 anos e durante as vacas gordas?
    Dilma, tenha um gesto de grandeza e renuncia.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    “Xepa” no linguajar popular arcaico é fim de feira, sobras do que restou e coisas do tipo.
    Essa é exatamente a imagem e o clima desse desgoverno sindical-pelego.
    Nesse ambiente de fim de festa as pessoas que sobraram no governo são apenas aquelas que não querem largar o osso, porque sem ele não sobreviveriam em qualquer outro lugar ou profissão.

  5. Juliano Roberto disse:

    O governo passa 25 horas por dia trabalhando pra não cair. Isso há meses. Assim, claro, não sobra tempo pra governar. O país vive um clima de eterna sexta feira pré-carnaval: ninguém faz nada porque amanhã é carnaval. E esse dia maldito está durando uma eternidade e se repetindo, tal como ocorria no filme “Feitiço do Tempo”. Infelizmente a Dilma não é Andie McDowell, capaz de inspirar o país a se livrar dessa zica. Ops….Zika? Esquecemos até mesmo do mosquito!

  6. joão mario disse:

    Também acho ilusório pensarem que um ministro irá modificar a decisão de outro, aí só se for os onze ministros para reformar a decisão dele, Lula tem que partir para outra alternativa, o Brasil não pode continuar nessa “maré de quarto crescente”, ou seja muito lento.

  7. Fabio disse:

    Com o governo Temer, tendo apoio total do judiciário, midia, MP e outros o nosso Brasil vai se desenvolver, seremos uma nova nação e vamos com a ajuda do grande Temer por fim ao estado corrupto que se instalou.
    Temer terá total apoio de Cunha, do Aécio, do dr Moro e do MP e assim faremos um governo limpo e de união nacional.

    • Francisco Miranda disse:

      FÁBIO. VOCE TÁ FALANDO SÉRIO ?? APOIO DO CUNHA , AÉCIO ? SÓ FALTOU O APOIO DO MALUF, ZÉ DIRCEU E CIA.

      • Fabio disse:

        Amigo Francisco, essa é a fala dos brasileiros que querem a derrubada da Dilma.
        Ouço isso 24 hs por dia das pessoas que pregam a derrubada dela.
        Veja como é assustador isso que escrevi, as pessoas não querem um país melhor, porque se quisessem iriam as ruas e defenderiam novas eleições.
        Mas não, importa é derrubar a Dilma e nada além disso.

      • Daniel Salles disse:

        Eu percebi a ironia dele, num tom parecido com aquele Brasil que a Dilma pregava em sua campanha política, ou seja, estamos perdidos agora e estaremos perdidos para sempre…

      • Carlos Eduardo Veiga Alcantara disse:

        Não deu para perceber que era ironia de um petista de chororo?

      • Luiz Alexandre disse:

        Francisco o cara foi picado pelo Zika…. 🙂

    • RAYMUNDO AVELINO disse:

      Concordo plenamente com você Fábio. O importante, é a convergência dos partidos de oposição, para que haja um governo de transição, com uma unidade política em torno da proposta de governo do PMDB, uma Ponte para o Brasil, que aposta os caminhos para que o país retome o crescimento econômico.

    • Gilberto Campos disse:

      Perfeito Fábio, ai todo mundo esquece que a verba corrupta que elegeu a Dilma foi a mesma que levou o sr. Temer a vice. Também vamos brincar que os outros partidos não recebem doações para campanha das mesmas empresas, está bem! Esse não é o foco no momento, nós agora só queremos tirar a presidente do posto, não importa qual será o outro salafrário que assumirá, vamos criar vergonha, investigar tudo até o fim, e convocar novas eleições, ai sim poderemos escolher outros representantes mais dignos para nosso povo.

    • Amalia Maria de Oliveira disse:

      Fábio, pelo o amor de Deus, nós queremos é passar este País a limpo. banir todos os corruptos!

      • Joaquim disse:

        Infelizmente a melhor opção ( nova eleição geral ) não irá acontecer dentro do regime democrático, seria necessário a renuncia do presidente e do vice. Pois uma decisão via TSE, levará muito tempo. A continuação deste governo só nós levará ao caos, não existe condição moral para sua continuidade, que me desculpe quem pensa o contrario. Por tanto só nós resta o impedimento. Gostaria de lembrar a quem não viu ou a quem esqueceu que o Itamar, foi eleito na mesma chapa do Collor, que o mesmo era ridicularizado na mídia ( republica do pão de queijo ), no entanto sai do governo com aprovação de 84% e nos deu o maior avanço social e econômico brasileiro no século XX, o Plano Real. Renegociou a divida externa e colocou o Brasil novamente no mapa. Gostaria de dizer que apesar de tudo acredito na capacidade do Temer, como político, pois é a nossa única saída, como Itamar o foi em sua época.

  8. Xico Neto ( Manaus-Am) disse:

    Parabéns Kennedy Alencar,esse teu blog é o meu vicio.

  9. Salvina Maria Santana de Jesus disse:

    Dignidade é para os nobres, essa senhora (se é que merece esse trato) deveria aproveitar quando estava em alta e fazer as melhoras e não aceitar tudo que o molusco propos, não é inteligente vai ser escurraçada do país………….é o que ela merece e sua corja todinha.

  10. andre disse:

    A questão é: quem no Congresso vai querer ser enterrado junto com o pt?

  11. Zezão sem emprego disse:

    Resumindo: o governo vai distribuir o suado dindim do povo comprando votos dos parlamentares…

  12. Alberto disse:

    Xepa? Disse tudo,nada mais a acrescentar.Certamente uns vão alegar golpe da xepa,rsrsrs.

  13. João Alberto Afonso disse:

    Eu entendo que não é importante a Dilma estar ou não envolvida com a corrupção. Até penso que não. Mas, o que efetivamente importa é o fato de ser uma pessoa totalmente incompetente e, por isso, o País está na draga em que está. A sua incompetência advém do fato de que sua inteligência é absolutamente limitada, sendo o bastante relembrar a estocagem do vento, a saudação a mandioca e besteiróis afora.

  14. Daniel disse:

    Desespero total do governo.
    Vão atirar para todos os lados mas não vão acertar nada.
    Fora Dilma, Lula e PT… pra começar.

  15. raimunda Ferreira da Silva disse:

    Kennedy,
    Eu torço pelo um Brasil melhor e acredito que a maioria do povo brasileira também o faz.
    Peço a Deus, que a Suprema Corte faça as justiças necessária, que seja imparcial nestes episódios.
    Até pela credibilidade que temos por essa Instituição. Pois, pelo transcorrer dos fatos que assistimos todos os dias na grande mídia de maneira tendenciosa e repetitiva deixa o povo brasileira atônito e muito confuso. Parte da grande mídia não está cooperando com a democracia está incitando o ódio, a raiva e a intolerância.
    O povo não é bobo, vem acompanhando os fatos e sabe distinguir o certo e o errado.
    Uma democracia não se constroem com baderna e nem com injustiça. Que a Suprema Corte ponha ordem neste país.

  16. Augustinus disse:

    O resultado das eleições nunca foi aceito por esse eleitorado que está nas ruas nas grandes cidades (lembremos que o PT não foi bem votado nessas praças e sim no interior). Mas vão jogar o país num abismo tão escuro que em pouco tempo estarão escondendo a cara!

  17. Carlos Soares disse:

    Há muito carecemos de brasileiros que se interessem pelo bem de nosso País e de seu povo. Estadistas e políticos que desenvolvam políticas para o crescimento e desenvolvimento de nosso povo, seu bem estar, sua esperança em dias melhores. Ainda somos vítimas de atitudes egoístas e individuais (ou coletiva apenas para suas famílias e os mais próximos !) de pessoas que buscam locupletar-se e perpetuar sua ganância predatória em detrimento daqueles que lhe confiaram seu voto. Como mudar isso? Em quem confiar nas próximas eleições? Infelizmente Janot´s, Moro`s e Joaquins Barbosas não florescem nas esquinas !!!

  18. Rogerio Fonseca disse:

    Muito triste ver a falta de humildade deste governo na insistência em caminhar ao buraco. Qualquer CEO de uma multinacional nesta situação ja teria saído a tempos. Mas diferente de uma empresa, somos um pais com 200 milhões de pessoas. A incompetência de nossa presidente mostra que ela irá sair da forma mais humilhante possível, o governo acabou e a ficha ainda não caiu. Infelizmente somos governados por uma facção criminosa que aos poucos vai sendo descafelada pela operação Lava jato. Pelo menos meus filhos poderão ter a esperança de uma pais mais justo no futuro.

  19. Edison Vander disse:

    Que vergonha colocar o País nessa berlinda…

  20. silverio disse:

    Bom dia,

    Concordo que as noticias não são nada boas para o governo, mas e para quem as produzem? Outra coisa é falar num governo pós impeachment, quem acredita num governo inseto da corrupção? Os 54 milhões de votos legítimos vão para quem? A democracia será a mesma depois do impeachment? São apenas algumas perguntas para toda a sociedade brasileiro refletir. Eu sugiro bom senso para todos os brasileiros.

  21. Aílton disse:

    Kkkkk A Dilma vai cair!!!

  22. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Kennedy. No campo jurídico, o governo já sofreu mais uma derrota, com a decisão do ministro Luiz Fux, em manter a posição tomada pelo ministro Gilmar Mendes, sobere a posse do Lula como ministro da Casa Civil, cujo objetivo, era o de influenciar votos para que pudessem contribuir favoravelmente ao governo, no processo do impeachment.
    Quanto à possibilidade de alcançar o número de 172 votos na Câmara, é uma questão preocupante não só para o governo, mas para todos os brasileiros, que continuarão ser governados, por uma presidente, que não terá massa crítica política para aprovação de suas propostas no parlamento.

  23. Paulo Rosalém disse:

    Prezado Kennedy Alencar, poucos neste pais, sabem das possíveis implicações que podem ocorrer, diante deste cenário Político/Judicial/Policial que estamos vivenciando, …”nunca antes, na história desse país”… se viu isso, nem mesmo no período pré-regime militar.
    Os interesses são muitos, inclusive de atores internacionais e, quem conhece um pouco de história mundial, sabe que, as grandes nações de hoje, passaram quase que obrigatoriamente, por uma situação chamada de “Guerra Civil”.
    Leitores assíduos desta coluna, analisem o seguinte cenário: Impeachment de Dilma, Lula na cadeia e Michael Temer na Presidência da república, preparando o caminho para a oposição assumir.
    Vocês “imaginam”, qual será a atitude dos Militantes, Sindicatos, Movimentos Sociais e simpatizantes?
    Esclareço que NÃO sou PETISTA.
    Estou muito preocupado com nosso futuro próximo.

    • Daniel disse:

      Paulo, vejamos as possibilidades:

      Primeiramente, independente da competencia/honestidade ou não de Temer, teremos uma onda de otimismo no mercado, isso significa investidores soltando o dinheiro que estava represado aguardando a saida da Dilma. As melhorias serão percebidas pela população(não tem nada a ver com o Temer, e sim com a saida da Dilma).
      Segundo, a militancia do PT(puxadas pelos sindicatos de pela CUT), estarão em um espirito de vingança e farão paralizações atras de paralizações. Vao ficar com discurso de golpe por mais uns 5 anos…
      Terceiro, tambem espero que caiam Cunha, Renan e Aecio. Aí o mercado da um novo salto de otimismo e abaixo os animos da militancia petista.
      Ou NDA e a guerra civil será instalada.

      • Paulo Rosalém disse:

        Daniel,
        Concordo com muitas coisas escritas por você, principalmente sobre o mercado reagindo que, por efeito dominó, atrairá investidores e etc, mas não se esqueça que a base do atual governo, principalmente o PT, ainda estará no congresso, tentando sabotar o que for possível.
        Os Sindicatos e movimentos sociais, principalmente o MST, que são muito bem estruturados e financiados pelo atual governo, estarão nas ruas de maneira nada pacífica e ainda não podemos esquecer do “aparelhamento do estado”, tens ideia de quantos funcionários públicos, Petistas de carteirinha, o Lula e a Dilma nomearam de forma “Legal”, nestes últimos 14 anos.
        Minha expectativa é que esse trio, Cunha, Renan e Aécio (que na verdade sabemos que esse grupo é muito maior) também desembarquem para sempre de nossa política.
        Abraços.

  24. É GOLPE! É GOLPE! O crime organizado sofre o 26º golpe. Viva os golpistas da Polícia Federal! Viva os golpistas do Ministério Público Federal! Viva a Justiça Federal que tem combatido o “crime organizado” a “golpes de Lei”, “código penal” e “Constituição Brasileira”. O Brasil honesto se orgulha de tê-los a seu lado! Muito obrigado!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  25. Alexandre Bruno Rissato disse:

    Eu estava com vergonha de ser brasileiro!, e ai, apareceu finalmente alguem pra lutar pelo povo SÉRGIO MORO. Ele esta devolvendo o nosso orgulho através de um trabalho verdadeiro e transparente , e no fim teremos nossa Pátria de volta.
    Chega de ladroagem, lavagem de dinheiro e tantas mentiras que temos que conviver com elas.
    Basta para esse governo. Dilma, lula e companhia o melhor para vocês e estarem na cadeia!.

  26. Viva o Supremo Tribunal Federal! Que não se acovardou e provou que tem brio.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  27. Avante Brasil disse:

    (Chico)! Apesar de você, amanhã hei de ver Lula no presídio! Ele vai se dar mal tem Juiz Federal atrás do seu deliiiito. Como vai suportar quando o pedalinho afundar e o Marcelo abrir o biiico. Lava Jato, afinal vai levando os meliantes pro Supremo Tribunal. Chico! apesar de você …..

  28. PAULO MIGUEL VAZZOLER disse:

    Kennedy me informe uma coisa por gentileza…
    A AGU tem como função cuidar da vida jurídica do governo…correto?
    Pois bem, o Sr. Lula ainda não é ministro e nem mesmo membro oficial do governo, (embora tenha ele governado o País nas sombras), pois então porque a AGU gasta imensas horas, dias, semanas, mês, cuidando de proteger, defender, e cuidar do amor passional entre Dilma x Lula x Cardoso……..com nosso dinheiro…………dinheiro de impostos exagerados, e desonestos. Isso é PATÉTICO… Literalmente é chamar nós Brasileiros pagadores de seus impostos de BURROS.

  29. José Tadeu disse:

    A verdade é que, a esta altura do campeonato, a permanência de Dilma tornou-se prejudicial ao Brasil. Há uma enorme má vontade contra ela & o PT e uma enorme vontade de experimentar algo novo & diferente, ainda que ninguém saiba ao certo como seria isso. Se Dilma ficar, essa agonia em que seu governo vive se prolongaria até 2018, o que não se aguenta mais.

    Mesmo a política sendo imprevisível, ninguém acredita (ou deseja) que ela dê a volta por cima. A solução menos dolorosa e mais rápida, a meu ver, seria a renúncia. Mas isso é pedir demais a uma pessoa tão orgulhosa quanto nossa atual presidenta.

  30. Ruy Teixeira disse:

    A cerveja e a carne já estão na geladeira, vou fazer uma festa, o Brasil sem o PT não tem preço.

  31. DIRETO AO ASSUNTO: NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO...É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    O PT, LULA E CIA. DURANTE ANOS ACUSARAM OUTROS GOVERNOS DE CORRUPÇÃO, PEDIRAM IMPEACHMENT DE VÁRIOS PRESIDENTES, CHAMARAM DE CORRUPTOS MUITOS POLÍTICOS E GOVERNANTES.
    O MALUF, O MAIS BOMBARDEADO POR LULA, DE TODOS ELES, HOJE ESTÁ DO LADO DO PT E LULA.
    SÓ QUE O MALUF, TODOS SABEM, NÃO MUDOU UMA VÍRGULA, SEMPRE FOI O MESMO… MUDARAM O PT E LULA, PASSANDO A SER FARINHA DO MESMO SACO DO MALUF.
    HOJE O PT, DILMA, LULA E CIA. SÃO PROTAGONISTAS DOS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, OS QUAIS AFUNDARAM O PAÍS NUM VERDADEIRO MAR DE LAMA DE CORRUPÇÃO E VERGONHA – DURANTE 24 HORAS POR DIA LUTAM PARA EVITAR CADEIAS, CASSAÇÕES E IMPEACHMENT!

  32. Tom disse:

    É isso mesmo Kennedy, o golpe e a Lava-Jato são 100% políticos. Não tem nada a ver com “combate a corrupção” e todo mundo sabe disso, mas não dão a mínima desde que consigam o que querem.
    Todas as instituições do judiciário, executivo e legislativo se mostraram aparelhadas, partidárias e corruptas. A imprensa então nem se fala, é o câncer do Brasil.
    Pelo visto é muito fácil dividir e conquistar o Brasil, que é uma república das bananas.

  33. Boanerges disse:

    Todos os políticos estão à margem da lei, aqueles que não são corruptos (se é que existem) são omissos, portanto cadeia para todos e novas eleições. A pergunta é: em quem votar? Nestes que ai estão, faltam competência administrativa e honestidade.

  34. Jorge Diógenes de Souza disse:

    Lembram-se da fala do Lula na última campanha eleitoral da Dilma, em ataque aos seus adversários eleitorais,assim ronronava”Dilma, esta gente não sabe do que nós somos capazes de fazer!”

    Agora nós sabemos do que eles estavam falando.

  35. NÃO VAI TER GOLPE: VAI TER IMPEACHMENT! disse:

    ATÉ QUANDO O PT, ALIADOS, DILMA, LULA, RESOLVEM FALAR UMA VERDADE, O FAZEM PELA METADE.
    ESTÃO DIZENDO: “NÃO VAI TER GOLPE” – E NÃO COMPLETAM: “VAI TER IMPEACHMENT”!

  36. joão lima disse:

    Impeachment na veia. Abaixo a corrupção já

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 07:56:13