José Hamilton Ribeiro conta histórias sobre Audálio Dantas
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
A morte do jornalista Audálio Dantas, que morreu ontem vítima de um câncer no intestino, foi um dos principais temas do “Jornal da CBN – 2ª Edição” desta quinta-feira. Além de uma grande carreira jornalística, Audálio teve militâncias política e sindical respeitáveis e fundamentais no combate à ditadura militar de 64.
Num momento em que muita gente defende intervenção militar por uma mistura de ignorância, má-fé e desconhecimento histórico, é importante falar de Audálio, uma pessoa doce e firme, ousada e inteligente.
O jornalista José Hamilton Ribeiro, que trabalhou com ele, conta como Audálio foi importante na resistência contra a ditadura militar e na cobrança para esclarecer o assassinato de Vladimir Herzog nos porões do regime. Com destemor, Audálio disse aos militares que Herzog não havia se suicidado. “Foi o primeiro manifesto da sociedade brasileira contra a ditadura.”
Vale muito a pena ouvir José Hamilton Ribeiro falando de Audálio Dantas:
salve Zé Hamiltom Ribeiro
Como havia dito antes, mas um genio parte, caro Kennedy; um cidadão de primeira na imprensa a lenha, segue para o descanso merecido; imaginem, quantos fatos o Audálio Dantas revelou de forma discreta, mas que atingiu seu objetivo; não era fácil ser jornalista lá atrás…descanse em paz…
Muito interessante Kennedy!